Biografia de Luiz Fux o fará “honrar as tradições centenárias do STF”, avalia diz Carlos Velloso

Ex-presidente do Supremo, Velloso faz projeção de atuação de Fux

Deu no Correio Braziliense

Em entrevista ao Correio, Carlos Velloso, ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faz uma projeção de como deve ser a atuação do ministro Luiz Fux à frente do Supremo. Fux torna-se presidente da mais alta Corte do país nesta quinta-feira, sucedendo Dias Toffoli.

Na Presidência do Supremo, o ministro Luiz Fux deve pautar menos assuntos que repercutem no setor político?
O ministro Luiz Fux é um magistrado de carreira, tem uma longa experiência como juiz, foi juiz de 1º grau, desembargador, ministro do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior Eleitoral, ministro do Supremo Tribunal. É um professor universitário, presidiu a comissão de juristas que elaborou Código de Processo Civil vigente. De modo que há de pautar os processos de forma a honrar as tradições centenárias do Supremo Tribunal Federal.

Por sua experiência, o senhor avalia que o ministro Fux deve ser mais discreto do que o presidente Toffoli à frente do Supremo?
Não me agrada e nem seria ético fazer comparações entre magistrados. O estilo é o homem. O que posso dizer é que o magistrado deve ter comportamento austero, discreto. O presidente do Supremo Tribunal tem tarefa administrativa ampla. Nessa situação, deve falar à imprensa dando conta das atividades da Casa. No tocante à função jurisdicional propriamente dita, a discrição e a prudência por parte do juiz são relevantes, inclusive para o prestígio do Tribunal.

Quais assuntos devem ter mais espaço na pauta após a troca de comando?
Em primeiro lugar, começo por dizer que o presidente do Supremo não comanda o tribunal, não comanda os seus juízes. Quem comanda é militar em função de comando. No Supremo, o sistema é o colegiado. O presidente, portanto, é um coordenador dos trabalhos da Corte, administrando os serviços administrativos. É um primus inter pares (primeiro entre iguais) e chefe simbólico do Poder Judiciário, como costumava dizer o ministro Pertence. A pauta deve ter a participação de todos os seus juízes. Assim era no meu tempo e assim penso que deve ser. Considero mais importantes, no momento, as questões em que há a declaração de repercussão geral.

A Lava-Jato pode ganhar um aliado na Presidência da mais alta Corte do país?
Juiz somente é aliado da Justiça e decide conforme a sua consciência e a sua ciência. Assim é e será, estou certo, com o ministro Fux, um juiz experiente, um jurista que tem uma biografia.

A propósito, a Operação Lava-Jato deve acabar?
É engraçada a natureza humana. Até há pouco tempo, as ações da “Lava-Jato” eram louvadas. Afinal, as investigações dela decorrentes comprovaram o conluio adúltero do poder econômico corruptor com o poder político corrompido. Revelou-se a maior corrupção do mundo na administração pública. Bilhões de reais desviados foram devolvidos aos cofres públicos, a partir de delações e confissões. Hoje, tudo isso está sendo esquecido. Há associações contra a “Lava-Jato”. Durma-se com um barulho desse.

8 thoughts on “Biografia de Luiz Fux o fará “honrar as tradições centenárias do STF”, avalia diz Carlos Velloso

  1. Fux sempre me inspirou confiança, retidão, e determinação. Além de tudo isso ele é faixa preta em karatê. Bolsonaro que não se meta a barrigudo com ele.

    • kkkkkkkkkk Pano rápido, nobre Sapo!

      A pseudo valentia do Imbrochável se desvanece quando ele está diante de homem. Só dá aqueles arroubos diante da platéia de jumentinhos amestrados.

      As única ameaças de altercações físicas que ele teve foram com mulheres e afins como a Maria do Rosário ou com Jean Willys, que cuspiu nele sem que ele reagisse. É o machão de araque que só demonstra valentia com gente mais fraca fisicamente.

      Quanto ao Fux, ele é faixa preta de jiu-jitsu, não de karatê.

      • “Ainnnnnnnnnnnnnnnnnn, como meu Imbrochável é machoooooooooooooooooooooooooo!!!!!

        (Escrito em MODO JUMENTINHO HISTÉRICO E BINÁRIO APAIXONADO PELO IMBROCHÁVEL E COMEDOR DE CAPIM E MACARRÃO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *