
Boff sugere um acordo entre FHC, Lula e Temer
Gabriel Cariello
O Globo
Apoiador dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o teólogo Leonardo Boff defendeu que o PT faça uma “séria autocrítica” em sua próxima reunião nacional para não correr o risco de “nunca se redimir” por erros cometidos enquanto esteve no comando do país. O PT tem uma reunião da Executiva Nacional marcada para o próximo dia 2, em Curitiba.
Ontem, depois de ir a público para negar ter feito críticas a Lula em seu site, o teólogo afirmou ao Globo que o petista vai receber “duras lições pela frente” e “se dar conta de que um ciclo se encerrou”. Boff afirmou ainda que o país passa por um momento turbulento, no qual as reformas não serão “suficientes”. E defendeu uma união entre Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB) para “repensar a nação”.
NOVO DISCURSO – O teólogo, que no ano passado criticou o processo de impeachment contra Dilma, disse que o PT precisa se refundar e buscar um discurso “construtivo”.
— Eu acho que o partido, se na próxima reunião nacional, não fizer uma séria autocrítica que nunca fez antes, nunca vai se redimir. Ele não é mais uma referência global. Foi uma vez, pela bandeira ética, dos mais empobrecidas. Ou ele refaz esse caminho com muita humildade, e diz: “fomos mordidos pela mosca do poder”… O PT tem que se refundar. Não é se remendar. É fazer autocrítica e voltar às suas origens, que são as bases populares. Num sentido construtivo, não criticando o Estado, o sistema, mas começando a fazer coisas novas — disse o teólogo, citando que temas como ecologia e combate às mudanças climáticas deveriam ser adotadas pelo PT. — Eu mandei cartas para que usassem essa questão, mas nem lhes ocorre (incluir os temas como bandeiras do partido).
POLÊMICA – O teólogo foi envolvido em uma polêmica depois que compartilhou em seu blog, na sexta-feira, um artigo da jornalista Carla Jiménez, do jornal espanhol El País, com críticas a protagonistas do cenário político citados na delação da Odebrecht, entre eles Lula. Na ocasião, Boff escreveu uma introdução para o artigo, na qual dizia que não defendia o PT, mas sim “políticas sociais que beneficiaram milhões de excluídos, realizadas pelos dois governos anteriores, do PT e de seus aliados”. Ontem, Boff publicou um novo texto afirmando que não compartilhava da crítica feita pela jornalista a Lula.
Carla Jiménez escreveu que Lula, “mais do que os crimes a que responde, feriu de golpe a esquerda no Brasil”. Segundo ela, isso aconteceu porque o petista ajudou “a estigmatizar as bandeiras sociais e contribuiu diretamente para o crescimento do que há de pior na direita brasileira.” Ontem, Boff elogiou Lula, mas disse que o petista precisa aprender com os erros políticos:
— Ele vai ter duras lições pela frente. Vai se dar conta que um ciclo se encerrou. Não dá mais para se repetir. Mas é um homem aberto a aprendizagens. Eventualmente, se ganhar (as eleições em 2018) não pode mais fazer as alianças com os partidos, precisa de um pacto social.
GOVERNO DE COALIZÃO – Boff criticou o presidencialismo de coalizão como modelo de governo. Para o teólogo, Lula incorreu no erro de seus antecessores de “dar as costas para o povo”.
— Acho que devemos fazer uma crítica radical ao paradigma de Estado que reinou e se mostrou absolutamente inviável. As classes dominantes sempre fizeram reconciliações (entre elas) de costas para o povo, inclusive o Lula, com o presidencialismo de coalizão. Essa política se extenuou. É o momento de fazer uma crítica global do sistema brasileiro. Que tipo de sociedade, que tipo de Estado (queremos)?
O teólogo defendeu, ainda, o diálogo entre Lula, Fernando Henrique e Temer:
— As reformas são insuficientes. Temos que refundar o Brasil, reinventar o país. Esquecer ideologias e partidos. Quem puder pensar junto, começando por Fernando Henrique, Lula e Temer. Ou aproveitamos essa chance, ou afundaremos como países falidos.
VIRALIZOU NA WEB – O teólogo explicou que escreveu o segundo texto após receber mensagens de amigos perguntando se ele havia abandonado o partido:
— Isso viralizou nas redes sociais, saiu de um jornaleco que eu conheço em Vitória da Conquista (BA). Não me chateio com essas coisas. Quem se expõe publicamente está exposto à incompreensão. Acho ruim quando se faz uma divulgação para ofender a pessoa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Boff acerta ao criticar Lula, Dilma e o PT, mas erra ao menosprezar o jornal que identificou sua mudança de opinião. Agora, o jornal pode chamá-lo de “padreco” ou “freideco”. Aliás, parece que Boff também está precisando de uma autocrítica, não é mesmo? (C.N.)
Assim como o pt este padreco vão para o limbo da história.
A que ponto chegamos… sugerir a reunião de três patifes para reinventar o país? Essa reunião poderia acontecer na cadeia…
Senilidade é realmente triste…
O país não precisa dessa escória que já provou ser incapaz de fazer qualquer outra coisa que não seja roubar…
Reunir os três, só na frente do paredão.
Boff se envolveu de tal maneira com esta política deletéria e abjeta, que é a brasileira, que mesmo tentando criticar o PT incorre em erro crasso.
Acena que o Brasil precisa ser reconstruído, e cita os três responsáveis pela crise e caos que ora vivemos e padecemos:
Lula, FHC e Temer, que precisariam se reunir e reinventar o país.
Boff enlouqueceu de vez!
LOGO os três maiores ladrões que tivemos na história??!!
Qual é a confiança que o trio de bandidos tem com a população?!
Qual é a credibilidade que esses três pústulas ostentam com o povo?!
Quem ainda acredita no PT, PSDB e PMDB, quadrilhas de criminosos travestidas em partidos políticos?!
Boff se debate no redemoinho de águas turbulentas ocasionadas pelo lulopetismo, cuja correnteza violenta protagonizada pelo PMDB e ondas muito altas geradas pelo PSDB, impedem que alcance a margem desse rio traiçoeiro e muito perigoso!
Boff, em consequência, se afoga nessas águas turbulentas e desesperadamente porque não consegue vir à tona sequer para respirar.
Boff tá doido, com Lula, FHC e Temer, tá doido!
Vendo,a pergunta que não quer calar, é justo partido como PT, PP, PMDB, PR e PSDB e outros que comprovadamente infringiram as leis continuarem existindo e mamando na teta dá viúva?
Acordo entre o trio FHC, Lula e Temer:
estricnina via oral
Acordo entre PT, PSDB e PMDB: tripla extinção!
Lula, FHC e Temer repensar o Brasil? Ele só pode estar de sacanagem.
Ele e todos, devem de uma vez por todas saber que o PT não representa a pobreza e as classes mais baixas da sociedade brasileira.
O PT, quando muito, pode representar os trabalhadores assalariados, empregados e de baixa renda, só isso.
O partido por ser formado por sindicalista, representa apenas um segmento da sociedade.
A explosão de populismo, só se deu em função do discurso moralista e principalmente o assistencialismo irresponsável como o tal bolsa família.
Em fim compraram a popularidade como agora sabemos com dinheiro roubado.
Partidos que representam determinadas categorias, só fazem mal a democracia, porque põe os interesses dos protegidos acima dos interesses de toda a população.
.Penso que ao invés de refundação, o PT por suas lideranças, devia era proceder a extinção e seus adeptos, se recolocarem em outros partidos
ideológicos e não classistas.
O PT, por tudo o que fez e principalmente o que disse que faria e não fez, não tem mais salvação, esta queimado e a tendência é o desaparecimento.
Pergunta em um ponto de ônibus, em uma fila de supermercado, na central do Brasil ou no calçadão de Madureira, quem é Leonardo Boff?
1) Oremos pelo Teólogo, parece não estar em bom momento.
2) Os três mosqueteiros que vão salvar o país: Lula, FHC e Temer ? !
3) O quarto mosqueteiro é o próprio Teólogo.
4) Vixe !
Faltaram o Sarney e o Collor para ” re(a)fundar o pais”!
Ainda dão trela a esse BOFE!
O Boff não sabe o que quer, ora critica, ora defende o Lula e o PT, critica o ‘presidencialismo de coalizão’, mas defende um absurdo acordo entre Lula, Temer e FHC. Que nome ele
Parece que está ao sabor dos ‘likes’ e ‘dislikes’ no seu facebook.
A época do PT fazer autocrítica passou há muito tempo, até porque as pessoas que tinham alguma idoneidade e podiam constituir possíveis
lideranças alternativas já saíram do partido, quando entenderam o que ele havia se tornado. Hoje restam apenas chefetes subservientes a Lula. Dá pra imaginar um Rui Falcão criticando Lula e a corrupção que ele engendrou?
Boff sebóf…
PT dizimado, Lula quase preso….
Quando começa o ataque as frentes malignas sobreviventes??
Hora de fazer o Alkmin vestir a saia justa que lhe cabe e tomar a atitude de escafeder-se…
Hora de espremer até expor o verme, esse furúnculo chamado Doria….
Hora do Serra cavar sua própria sepultura e curtir suas dores lá mesmo…
Hora de avisar o Borsonaldo que se re-eduque e talvez, na próxima vida, seja gente de verdade.
Hora de comprar uma bola vermelha para o Ciro e esque-lo, feliz,com seu brinquedo.
Hora de montar um FAU na frente do Senado, pra se algum desses pulhas manifestarem intenção de concorrer a presidência.
Hora de dizer a Marina que se aposente-se do tao pouco que fez verdadeiramente, abra uma lojinha de colares indígenas nos shoppings e seja feliz, bye…
Hora de revogar a licença de partido politico do PT e mais todos os outros PARTIDOS FICHA SUJA que contenham inimigos da Pátria, estelionatários da União.
Hora de prender e escafeder com o alto escalão da Vergonha Nacional:
Sarney, Collor, Renan, Temer, Dilma, Lula, etc…
PS: o mais urgente, passado da hora:
IMPEDIR O TEMER
O ultimo ato de decência que o pt pode fazer é entregar os outros bandidos que estão no poder para ficarem todos presos junto,
MAS COMO TODO PTSTA É BURRO NÃO VIU AINDA QUE SÓ O PT ESTÁ DE FORA DO ACORDO.
ACORDA PT E ENTREGA OS OUTRO BANDIDOS DE TODOS OS PARTIDOS DIGO DE TODAS AS FAMÍLIAS.
ACORDA E ENTREGA TODO MUNDO ANTES QUE SO RESTE O PT OU QUE NÃO RESTE
Trio Calafrio:
FHC, Lula e Temer = limite da irresponsabilidade!
Reinventar só se for mais uma arma de extermínio em massa!
Só sai merda da boca desse freideco de araque!
Ele não deve estar nas suas plenas condições mentais. Ou então, o bom caráter passou longe.
Bom dia, o PT não tem que fazer uma “auto crítica”, TEM QUE ACABAR POIS ROUBOU E SAQUEOU A NAÇÃO! Lula tem que ser preso e toda essa corja de gente vigarista que compõe essa QUADRILHA disfarçada de partido politico deve ir com ele (Lula) morar em Curitiba! Lula é um CAFAJESTE, CRETINO, CORRUPTO, um ser menor! Homem que é homem e tem dignidade assume seus erros mas esse cretino sequer assume os erros que comete e cometeu. Bandidinho de rodoviária mas o povo brasileiro, em sua grande maioria, merece esse CANALHA pois é igual a ele! Quando um caminhão tomba na estrada ao invés de pararaem os carros para ajudar, PARAM PARA SAQUEAR!!! Um povo de m…, cria instituições de m…, elege representantes de m… e acabamos por viver em um país de me…!!!! Esse VAGABUNDO do Lula deveria ser apedrejado em praça pública pois os bons e os maus exemplos vem de cima e esse CANALHA incitou um país a ser MALANDRO como ele! VAGABUNDO, CANALHA, CRETINO, MESQUINHO, BILTRE, PARLAPATÃO!!! Morrer poara esse VAGABUNDO é pouco! Deveria sofrer nas filas dos hospitais públicos assim como Pezão e Sergio Cabral! CORJA DE VAGABUNDOS!!!
Somente voltarei a dar atenção a esse senhor se se dispuser a começar de novo, como coroinha, de alguma igrejinha do Santo Ofício !
Esse Boff vive no mundo da lua. Acorde, corte essa barba, tome juízo, viva a vida que Deus te deu, cara.
Mr. Leonardo Boff, formador de opinião ou de confusão.
Caramba, a cúpula da Igreja Católica sabe das coisas, não a toa exconjurou este cidadão de suas fileiras. Realmente tem desculpas quem leu este cidadão continuamente.
Êle, desdiz o que disse; insanidade total
Abraços.
Os erros do PT nao foram por acaso mas intecionais , nao tem perdao.
Críticas e exageros à parte, a repercussão do texto o freio Leonardo Boff colou em seu blog se espalhou como ele conta: — Isso viralizou nas redes sociais.
Quem tiver dúvida confira como a polêmica rolou, em meu face. Não é pra menos que O Globo correu atrás da exclusive. http://www.facebook.com/valmor.stedile/posts/1880381072178155
Leonardo Boff não vale NADA! É simples assim! O melhor é não se dar bola para o que ele diz!
Não foi apenas o pt que se perdeu. Agora vemos que a suposta “intelligenza” foi atrás.
Estimado Carlos Newton, de minha parte, o ridículo farsante Genésio já nasceu merecedor de críticas e autocrítica. Oremos!