Boff defende “autocrítica do PT” e diz que Lula terá “duras lições pela frente”

Resultado de imagem para leonardo boff charges

Boff sugere um acordo entre FHC, Lula e Temer

Gabriel Cariello
O Globo

Apoiador dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o teólogo Leonardo Boff defendeu que o PT faça uma “séria autocrítica” em sua próxima reunião nacional para não correr o risco de “nunca se redimir” por erros cometidos enquanto esteve no comando do país. O PT tem uma reunião da Executiva Nacional marcada para o próximo dia 2, em Curitiba.

Ontem, depois de ir a público para negar ter feito críticas a Lula em seu site, o teólogo afirmou ao Globo que o petista vai receber “duras lições pela frente” e “se dar conta de que um ciclo se encerrou”. Boff afirmou ainda que o país passa por um momento turbulento, no qual as reformas não serão “suficientes”. E defendeu uma união entre Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB) para “repensar a nação”.

NOVO DISCURSO – O teólogo, que no ano passado criticou o processo de impeachment contra Dilma, disse que o PT precisa se refundar e buscar um discurso “construtivo”.

— Eu acho que o partido, se na próxima reunião nacional, não fizer uma séria autocrítica que nunca fez antes, nunca vai se redimir. Ele não é mais uma referência global. Foi uma vez, pela bandeira ética, dos mais empobrecidas. Ou ele refaz esse caminho com muita humildade, e diz: “fomos mordidos pela mosca do poder”… O PT tem que se refundar. Não é se remendar. É fazer autocrítica e voltar às suas origens, que são as bases populares. Num sentido construtivo, não criticando o Estado, o sistema, mas começando a fazer coisas novas — disse o teólogo, citando que temas como ecologia e combate às mudanças climáticas deveriam ser adotadas pelo PT. — Eu mandei cartas para que usassem essa questão, mas nem lhes ocorre (incluir os temas como bandeiras do partido).

POLÊMICA – O teólogo foi envolvido em uma polêmica depois que compartilhou em seu blog, na sexta-feira, um artigo da jornalista Carla Jiménez, do jornal espanhol El País, com críticas a protagonistas do cenário político citados na delação da Odebrecht, entre eles Lula. Na ocasião, Boff escreveu uma introdução para o artigo, na qual dizia que não defendia o PT, mas sim “políticas sociais que beneficiaram milhões de excluídos, realizadas pelos dois governos anteriores, do PT e de seus aliados”. Ontem, Boff publicou um novo texto afirmando que não compartilhava da crítica feita pela jornalista a Lula.

Carla Jiménez escreveu que Lula, “mais do que os crimes a que responde, feriu de golpe a esquerda no Brasil”. Segundo ela, isso aconteceu porque o petista ajudou “a estigmatizar as bandeiras sociais e contribuiu diretamente para o crescimento do que há de pior na direita brasileira.” Ontem, Boff elogiou Lula, mas disse que o petista precisa aprender com os erros políticos:

— Ele vai ter duras lições pela frente. Vai se dar conta que um ciclo se encerrou. Não dá mais para se repetir. Mas é um homem aberto a aprendizagens. Eventualmente, se ganhar (as eleições em 2018) não pode mais fazer as alianças com os partidos, precisa de um pacto social.

GOVERNO DE COALIZÃO – Boff criticou o presidencialismo de coalizão como modelo de governo. Para o teólogo, Lula incorreu no erro de seus antecessores de “dar as costas para o povo”.

— Acho que devemos fazer uma crítica radical ao paradigma de Estado que reinou e se mostrou absolutamente inviável. As classes dominantes sempre fizeram reconciliações (entre elas) de costas para o povo, inclusive o Lula, com o presidencialismo de coalizão. Essa política se extenuou. É o momento de fazer uma crítica global do sistema brasileiro. Que tipo de sociedade, que tipo de Estado (queremos)?

O teólogo defendeu, ainda, o diálogo entre Lula, Fernando Henrique e Temer:

— As reformas são insuficientes. Temos que refundar o Brasil, reinventar o país. Esquecer ideologias e partidos. Quem puder pensar junto, começando por Fernando Henrique, Lula e Temer. Ou aproveitamos essa chance, ou afundaremos como países falidos.

VIRALIZOU NA WEB – O teólogo explicou que escreveu o segundo texto após receber mensagens de amigos perguntando se ele havia abandonado o partido:

— Isso viralizou nas redes sociais, saiu de um jornaleco que eu conheço em Vitória da Conquista (BA). Não me chateio com essas coisas. Quem se expõe publicamente está exposto à incompreensão. Acho ruim quando se faz uma divulgação para ofender a pessoa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Boff acerta ao criticar Lula, Dilma e o PT, mas erra ao menosprezar o jornal que identificou sua mudança de opinião. Agora, o jornal pode chamá-lo de “padreco” ou “freideco”. Aliás, parece que Boff também está precisando de uma autocrítica, não é mesmo? (C.N.)

24 thoughts on “Boff defende “autocrítica do PT” e diz que Lula terá “duras lições pela frente”

  1. A que ponto chegamos… sugerir a reunião de três patifes para reinventar o país? Essa reunião poderia acontecer na cadeia…
    Senilidade é realmente triste…
    O país não precisa dessa escória que já provou ser incapaz de fazer qualquer outra coisa que não seja roubar…

  2. Boff se envolveu de tal maneira com esta política deletéria e abjeta, que é a brasileira, que mesmo tentando criticar o PT incorre em erro crasso.

    Acena que o Brasil precisa ser reconstruído, e cita os três responsáveis pela crise e caos que ora vivemos e padecemos:

    Lula, FHC e Temer, que precisariam se reunir e reinventar o país.

    Boff enlouqueceu de vez!

    LOGO os três maiores ladrões que tivemos na história??!!

    Qual é a confiança que o trio de bandidos tem com a população?!

    Qual é a credibilidade que esses três pústulas ostentam com o povo?!

    Quem ainda acredita no PT, PSDB e PMDB, quadrilhas de criminosos travestidas em partidos políticos?!

    Boff se debate no redemoinho de águas turbulentas ocasionadas pelo lulopetismo, cuja correnteza violenta protagonizada pelo PMDB e ondas muito altas geradas pelo PSDB, impedem que alcance a margem desse rio traiçoeiro e muito perigoso!

    Boff, em consequência, se afoga nessas águas turbulentas e desesperadamente porque não consegue vir à tona sequer para respirar.

    Boff tá doido, com Lula, FHC e Temer, tá doido!

    • Vendo,a pergunta que não quer calar, é justo partido como PT, PP, PMDB, PR e PSDB e outros que comprovadamente infringiram as leis continuarem existindo e mamando na teta dá viúva?

  3. Lula, FHC e Temer repensar o Brasil? Ele só pode estar de sacanagem.
    Ele e todos, devem de uma vez por todas saber que o PT não representa a pobreza e as classes mais baixas da sociedade brasileira.
    O PT, quando muito, pode representar os trabalhadores assalariados, empregados e de baixa renda, só isso.
    O partido por ser formado por sindicalista, representa apenas um segmento da sociedade.
    A explosão de populismo, só se deu em função do discurso moralista e principalmente o assistencialismo irresponsável como o tal bolsa família.
    Em fim compraram a popularidade como agora sabemos com dinheiro roubado.
    Partidos que representam determinadas categorias, só fazem mal a democracia, porque põe os interesses dos protegidos acima dos interesses de toda a população.
    .Penso que ao invés de refundação, o PT por suas lideranças, devia era proceder a extinção e seus adeptos, se recolocarem em outros partidos
    ideológicos e não classistas.
    O PT, por tudo o que fez e principalmente o que disse que faria e não fez, não tem mais salvação, esta queimado e a tendência é o desaparecimento.

  4. Pergunta em um ponto de ônibus, em uma fila de supermercado, na central do Brasil ou no calçadão de Madureira, quem é Leonardo Boff?

  5. O Boff não sabe o que quer, ora critica, ora defende o Lula e o PT, critica o ‘presidencialismo de coalizão’, mas defende um absurdo acordo entre Lula, Temer e FHC. Que nome ele
    Parece que está ao sabor dos ‘likes’ e ‘dislikes’ no seu facebook.
    A época do PT fazer autocrítica passou há muito tempo, até porque as pessoas que tinham alguma idoneidade e podiam constituir possíveis
    lideranças alternativas já saíram do partido, quando entenderam o que ele havia se tornado. Hoje restam apenas chefetes subservientes a Lula. Dá pra imaginar um Rui Falcão criticando Lula e a corrupção que ele engendrou?

  6. Boff sebóf…
    PT dizimado, Lula quase preso….

    Quando começa o ataque as frentes malignas sobreviventes??

    Hora de fazer o Alkmin vestir a saia justa que lhe cabe e tomar a atitude de escafeder-se…
    Hora de espremer até expor o verme, esse furúnculo chamado Doria….
    Hora do Serra cavar sua própria sepultura e curtir suas dores lá mesmo…
    Hora de avisar o Borsonaldo que se re-eduque e talvez, na próxima vida, seja gente de verdade.
    Hora de comprar uma bola vermelha para o Ciro e esque-lo, feliz,com seu brinquedo.
    Hora de montar um FAU na frente do Senado, pra se algum desses pulhas manifestarem intenção de concorrer a presidência.
    Hora de dizer a Marina que se aposente-se do tao pouco que fez verdadeiramente, abra uma lojinha de colares indígenas nos shoppings e seja feliz, bye…
    Hora de revogar a licença de partido politico do PT e mais todos os outros PARTIDOS FICHA SUJA que contenham inimigos da Pátria, estelionatários da União.

    Hora de prender e escafeder com o alto escalão da Vergonha Nacional:
    Sarney, Collor, Renan, Temer, Dilma, Lula, etc…

    PS: o mais urgente, passado da hora:
    IMPEDIR O TEMER

  7. O ultimo ato de decência que o pt pode fazer é entregar os outros bandidos que estão no poder para ficarem todos presos junto,
    MAS COMO TODO PTSTA É BURRO NÃO VIU AINDA QUE SÓ O PT ESTÁ DE FORA DO ACORDO.
    ACORDA PT E ENTREGA OS OUTRO BANDIDOS DE TODOS OS PARTIDOS DIGO DE TODAS AS FAMÍLIAS.
    ACORDA E ENTREGA TODO MUNDO ANTES QUE SO RESTE O PT OU QUE NÃO RESTE

  8. Trio Calafrio:
    FHC, Lula e Temer = limite da irresponsabilidade!
    Reinventar só se for mais uma arma de extermínio em massa!
    Só sai merda da boca desse freideco de araque!

  9. Bom dia, o PT não tem que fazer uma “auto crítica”, TEM QUE ACABAR POIS ROUBOU E SAQUEOU A NAÇÃO! Lula tem que ser preso e toda essa corja de gente vigarista que compõe essa QUADRILHA disfarçada de partido politico deve ir com ele (Lula) morar em Curitiba! Lula é um CAFAJESTE, CRETINO, CORRUPTO, um ser menor! Homem que é homem e tem dignidade assume seus erros mas esse cretino sequer assume os erros que comete e cometeu. Bandidinho de rodoviária mas o povo brasileiro, em sua grande maioria, merece esse CANALHA pois é igual a ele! Quando um caminhão tomba na estrada ao invés de pararaem os carros para ajudar, PARAM PARA SAQUEAR!!! Um povo de m…, cria instituições de m…, elege representantes de m… e acabamos por viver em um país de me…!!!! Esse VAGABUNDO do Lula deveria ser apedrejado em praça pública pois os bons e os maus exemplos vem de cima e esse CANALHA incitou um país a ser MALANDRO como ele! VAGABUNDO, CANALHA, CRETINO, MESQUINHO, BILTRE, PARLAPATÃO!!! Morrer poara esse VAGABUNDO é pouco! Deveria sofrer nas filas dos hospitais públicos assim como Pezão e Sergio Cabral! CORJA DE VAGABUNDOS!!!

  10. Mr. Leonardo Boff, formador de opinião ou de confusão.
    Caramba, a cúpula da Igreja Católica sabe das coisas, não a toa exconjurou este cidadão de suas fileiras. Realmente tem desculpas quem leu este cidadão continuamente.
    Êle, desdiz o que disse; insanidade total
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *