Boicote à Lava Jato é motivo para haver pedido impeachment de Temer

Resultado de imagem para boicote à Lava jato charges

Comportamento de Temer na Presidência é altamente suspeito

Jorge Béja

Depois dessa entrevista que o jurista Fábio Medina Osório deu à revista Veja, o Ministério Público Federal que atua nos processos da Lava Jato em Curitiba e até mesmo o juiz federal Sérgio Moro, este de ofício, estão na obrigação e no dever, legal e moral, de chamar o doutor Medina Osório para dizer o que sabe, o que ouviu e contar tudo sobre os bastidores do Palácio do Planalto do governo Temer no tocante às investigações que apuram a corrupção que os procuradores da República e a Polícia Federal do Paraná desvendam, denunciam e o Juiz Moro julga e já condenou mais de cem réus.

Como advogado, o dr. Medina Osório tem a proteção legal de não revelar segredos que ouviu no exercício de sua profissão privada. Mas quando a advocacia é na defesa dos interesses da nação, quando a advocacia é pública, como assim é denominada pelo artigo 131 Constituição Federal a Advocacia-Geral da União, aí não existe segredo. A clientela do advogado é o povo brasileiro.

Nem poderia existir segredo. Seria inconstitucional eventual disposição que obrigasse a guarda de sigilo em tal situação. Isto porque tudo precisa ser contado ao povo brasileiro, à polícia e à justiça. Guardar segredo em tal situação não é republicano, mas próprio das ditaduras.

GRANDE BRASILEIRO – O jurista Fábio Medina Osório, que se preparava para recuperar para a União o prejuízo financeiro que o país sofreu com a corrupção, foi demitido por isso. E suas declarações à Veja mostram a altivez deste grande brasileiro que, não podendo agir no desempenho de seu múnus de Advogado-Geral da União e em defesa do Estado e do povo brasileiros, ou seja, agir como verdadeiro e eficiente chefe dos advogados-defensores do Brasil, deixou o cargo mas não saiu calado.

As pessoas de bem sempre agem assim. Não se curvam, não se calam, não aceitam nem formam conluio. Ou quadrilha. Ainda mais o dr, Medina Osório, de reputação imaculada e o mais notável especialista no combate à improbidade administrativa, com importantes obras jurídicas publicadas a respeito.

IMPEACHMENT DE TEMER – As revelações que o ex Advogado-Geral da União fez à Veja são de extrema gravidade. Justificam até mesmo o impeachment de Michel Temer. Sim, impeachment. Ou será que planejar ou mesmo cogitar a criação de obstáculo(s) ao livre exercício da Justiça, ou seja, à ação do Poder Judiciário não é aquele crime que o artigo 85, item II, da Constituição Federal prevê como causa motivadora do Impeachment?. E se tanto não for — e aqui vai apenas um mero exercício de raciocínio — as revelações de Medina Osório à Veja não trazem à tona gravíssimos atos de improbidade administrativa da cúpula do governo Temer, atos esses que o mesmo artigo 85 da Constituição, agora no item V, também elenca como motivadores do pedido o impeachment de Michel Temer?

E nem se diga que foram meras cogitações, meras intenções palacianas que nem chegaram a ser postas em prática. Defesa governamental nesse sentido não vingaria por dois motivos.

Primeiro porque a demissão do jurista Medina Osório é fato consumado e conta com esta manchete da edição de hoje do Estadão que mancha a República e o governo Temer, que até agora não mostrou e nem nunca mostrará o que não tem, que é brio e brilho: “Ação contra políticos investigados na Lava Jato teria levado à demissão de ministro. Fábio Medina Osório solicitou acesso a inquéritos no Supremo com o objetivo de ajuizar ações de improbidade; governo Temer rechaça versão e diz que ele foi mandado embora da AGU pelo conjunto da obra”.

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA – E o segundo motivo é porque os membros de uma organização criminosa para serem punidos não precisam, necessariamente, ter praticado crime algum. Basta a intenção de praticá-lo, conforme dispõe o parágrafo 1º do artigo 1º da Lei nº 12.850/2013, que define organização criminosa.

Para concluir. Senhores procuradores da República em Curitiba, senhores Delegados da Polícia Federal no Paraná, Senhor Juiz Federal Doutor Sérgio Moro, chamem o jurista Fábio Medina Osório para contar o que sabe, o que viu, o que ouviu e o que fez e não pode fazer nos poucos meses que chefiou a Advocacia-Geral da União.

59 thoughts on “Boicote à Lava Jato é motivo para haver pedido impeachment de Temer

  1. O Medina ai bancar o que disse, ou aproveitou a espuma da onda e saí como santo. Interessante que todos conhecem o PMDB, mesmo assim sentam juntos para um café. Tem algo que não está batendo nessa história.

  2. Caro Dr. Jorge Béja … saudações!!!

    São minhas lembranças de quando a Constituinte criou a AGU … foi para poder dar poder ao MPU – chefiado pelo Procurador Geral, que é nomeado pelo Presidente da República, com mandato de 3 anos, e precisa se submeter à aprovação do povo por meio do Senado Federal.
    Já o AGU é de livre nomeação (e demissão) do Presidente da República … ou seja: deve procurar atender também aos interesses do Executivo – e não ficar tomando decisões de enfrentamento.
    Como procurar indenização se ainda não há condenações definitivas de políticos???
    quanto às empreiteiras, não há a tal da leniência???
    Desculpas por querer entender melhor – Direito é muito complicado!!!

  3. O Medina tem prerrogativa de advogado. Mas qual motivo de sair na capa da VEJA. Ederrepente pega seu celular é mostradando conversas com juiz e procuradores. Algo está errado, que vai aparecer rápido. Será que o bom samaritano tinha outras Pretensões. Procura-se um justo em Brasília.

  4. Dr. Béja, que Deus lhe abençoe, minha alma lhe beija às mãos, por essa defesa da “Moral e Bons costumes”, agora tenho certeza, houve troca de 6 por meia dúzia. vejo dois caminhos, o TSE, julgue de imediato a corrupção eleitoral de Dª Dilma com seu Vice, para nova eleição, com a Esperança de um novo Governo, que Ame o Brasil e seu povo, ou “impedimento”, para exercer o cargo de Presidente da República, o problema é o Congresso podre, com um garoto deslumbrado, o Rodrigo Maia e Renan, com mais de 10 processos, estamos em “sinuca de bico! se “correr o bicho pega, se parar o bicho come”
    Vou gravar, considero o apelo, de Salvação Nacional, estamos sobrevivendo em uma republiqueta, democradura, humilhados.
    Chegar aos 87 anos, em ver tanta falta de caráter e podridão, o vilipendio e estupro da Nação, faz nosso coração chorar, mas, tenho a Esperança que o Criador, com sua Misericórdia, nos ajude, mas façamos nossa parte, Não reeleger, repudiando nas urnas eletrônicas fraudáveis, esses servidores das trevas.

  5. Dr. Béja
    Mais um comentário sem reparos e com fundamentos sólidos.
    Só uma coisinha me deixa chateado: pode passar o episódio, como tantos outros, sem qualquer providência.
    O mesmo poderia/deveria ser aplicado aos líderes de movimentos sociais, como o MST.
    O que já ameaçaram e continuam ameaçando e praticando e nada acontece com eles.
    Seria preciso que parcela da sociedade, com algum conhecimento e vontade, servisse para encaminhar estas questões. O MP tem de ser provocado ou age automaticamente? isto complica as coisas.
    O mesmo ocorre com a justiça eleitoral. Propaganda expostas durante anos, em muros, paredes e todo o lugar e é preciso que seja denunciada.
    Não basta existe e ser visto. É precisa que seja denunciada. os agentes ficam cegos, ou melhor, fazem que não enxergam.
    E o país vai se esvaindo-se, esboroando-se, vendo suas instituições apodrecerem. os próprios servidores públicos fecham os olhos.
    Perdoe o desabafo. Cansado ainda não estou, mas desanimando, um pouco.
    Abraço e saúde.
    Fallavena

  6. Estranha esta história. O Medina não é aquele que logo ao assumir deu um carteiraço pra usar avião da FAB? Naquela ocasião o Temer saiu em sua defesa…Agora, dizer que Temer atua pra acabar com a Lava Jato? Espera aí. A questão está fora da área do executivo. Quem investiga é o MPF e a PF e NÂO a AGU! Não estou dizendo que Temer e outros do governo não desejariam acabar com a Lava Jato, mas, neste caso, querer não é poder.

  7. Prezado leitor Lionço. Respondo aqui, longe do seu comentário, porque ao responder antes, no espaço adequado, apareceu na tela um “….calma lá”.

    Lionço, a AGU é instituição de assessoramento ao presidente da República, aos ministros de Estado e, primordialmente, à defesa da União. Esta vinculação ao Executivo não significa que a AGU e seus membros sejam servis ao governante e aos ministros. Ela é independente porque somente pode agir na forma da lei e da Constituição. Caso contrário, seri-lhes-ía instituição subalterna, quando não é. O assessoramente há sempre de ser dentro da lei, da moralidade administrativa, da imparcialidade, da publicidade…enfim, com fundamentos em todos atributos dos atos da administração.
    Quanto à responsabilização.
    A responsabilidade civil independe da criminal. As instância são independentes. Necessariamente não é preciso primeiro haver uma condenação criminal para daí surgir a responsabilização civil.
    Grato por ter lido e comentado.

  8. Depois dessa do Medina, Temer mostrou-se que não presta. Aliás, a prisão “futura” (e distante), o aumento das asinhas do multiprocessado Renan e o estupro da CF mostram que ainda temos uma quadrilha no poder.

  9. Bendl,
    todos os comentários são importantes. Quem escreve sempre quer ler o que os comentários dos leitores. Que graça teria escrever um artigo e não ler comentários, altivos, bem escritos e fundamentados, sem ira, sem deboche, com cuidado e atenção ao articulista? Sem comentário não faz sentido escrever.
    Por isso é que estou agurdando o comentário do Francisco Bendl, lá da cidade de Rolante, no extremos sul do Rio Grande do Sul. Que venha o Bendl.
    Obrigado.

  10. Dr. Jorge Béja,
    Bravo!
    Bravíssimo!
    É um privilégio poder assistir a este exercício de civismo com excelência e coerência irretocáveis.
    Penso ainda, que a Dra. Janaína Pascal deveria ser chamada a mais uma vez a contribuir para com a Nação Brasileira.
    Parabéns!

    • Gratíssimo. Rubens.
      Permita uma observação. A Janaína é Paschoal. No mais, bem que ela, Bicudo e Miguel Reale Junior poderiam tratar disso. Que são competentes, são.
      Janaína costuma ler a Tribuna da Internet.. Quem sabe que dela e seus companheiros não vem mais algo de bom. Dilma se foi. Ficou o Temer. Que apesar da avançada idade, já começa com Temer à frente e a idade em seguida. Nada mais do que temeridade.

  11. Caríssimo Dr.Béja,

    Sinto-me constrangido pelo pedido feito, que eu comentasse o seu artigo, irrepreensível, como sempre, perfeito como consequência do seu conhecimento jurídico!

    Agradeço imensamente pela consideração, e eu não poderia negar de registrar meu pensamento, portanto, com relação a este governo Temer, que se mostra antagonista do povo, porém extremamente próximo desta política abjeta, nociva, nefasta, que não a suportamos mais!

    Temer merece o impeachment por várias razões:

    1 – A questão da Lava-Jato:
    Ao demitir o advogado Medina, Temer demonstrou que existem acordos intramuros com as construtoras envolvidas com vistas a recursos financeiros em 2018, onde pretende se candidatar a presidente, na esperança de tirar o Brasil da estagnação econômica até esta data, assim como mantém com parlamentares que hoje lhe dão apoio político no Congresso, o compromisso de protegê-los e ampará-los nas investigações levadas a efeito pelo Juiz Moro!

    2 – Eliseu Padilha:
    Quem é do RS, tem plenos conhecimentos sobre o ministro da Casa Civil, permanentemente envolvido em tramoias e acordos espúrios, uma espécie de símbolo de um poder degenerado, decadente, onde somente à base de conluios se consegue levar adiante um projeto, que não é para o povo se beneficiar, mas para se obter vantagens políticas ao governo.
    Padilha exercia esta função no governo de FHC, sendo o seu interlocutor para assuntos nada transparentes e evidentes, muito pelo contrário.

    3 – Sacrifícios para o trabalhador:
    Temer arranca do ponto de saída em alta velocidade, porém erra a curva e sai da pista!
    Absolutamente impróprio, imoral, inconsequente, inadequado, querer que recaia sobre o povo e ainda quem está empregado, reformas na leis trabalhistas e previdenciárias!
    Erro crasso.
    Querer aumentar a jornada de trabalho, conceder apenas R$ 60,00 (sessenta reais) de reajuste para o salário mínimo, diante de uma inflação que atingiu dois dígitos, alterar mais uma vez a aposentadoria, Temer comprova que não pensa e não age em benefício do povo, mas em detrimento deste, esquecendo que o Legislativo NÃO TRABALHA, e aumentou seus salários em mais de SEIS MIL REAIS POR MÊS!!!
    Nessa correnteza favorável do uso despudorado e irresponsável do erário, o Judiciário exige o mesmo tratamento, enquanto resta à população SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS!

    4 – Economia ainda em recessão:
    Temer ainda não fez a economia sequer sair do lugar.
    Tendo escolhido um ministério absolutamente político, naturalmente incompetente, portanto, com vistas apenas a interesses, conveniências pessoais e partidárias – o povo que continue padecendo! -, o vice-presidente, agora na presidência, poderia se lançar como um dos maiores vultos da história!
    Igualmente omisso, apenas se preocupando com o jogo político, Temer poderia imitar Roosevelt, após a falência americana com a quebra da Bolsa em 1.929, e transformar o Brasil em um canteiro de obras!
    Que abrisse aos chineses o território brasileiro para estradas de ferro;
    Que abrisse as nossas terras para rodovias, túneis, viadutos, elevadas e pontes;
    Que modernizasse nossos portos de exportação;
    Que fizesse um acordo – desta vez decente e útil! – com os sonegadores de impostos, concedendo prazos e juros menores, mas desse entrada no erário de bilhões de reais perdidos;
    Que incentivasse o emprego, proporcionado descontos nos impostos federais às empresas que contratassem 10% a mais de funcionários conforme a relação de empregados na Folha de Pagamento.
    Que implantasse VINTE CASSINOS, que absorveriam milhares de desempregados os mais variados, além de impulsionar a construção civil;
    Que CONGELASSE OS PROVENTOS ACIMA DE TRINTA MIL REAIS POR UM ANO (alô, mestre Bortolotto!) através de uma Medida Provisória com vistas à estabilização do Brasil, mas concedesse – após as providências acima elencadas por mim – ao Salário Mínimo um reajuste acima da inflação, que o tornasse maior que R$ 1.000,00 (mil reais).

    Temer se mostra acanhado, sem iniciativa, sem criatividade.

    O seu governo se destaca pelas irregularidades e escolhas mal feitas, exatamente como atuava a sua antecessora.

    O povo está cansado e decepcionado deste tipo de governo que, além de possibilitar o roubo às estatais, erário, fundos de pensão, empréstimos consignados, ainda impede que a Operação de maior vulto contra a corrupção em todos os tempos seja IMPEDIDA DE CONTINUAR, SEJA ABAFADA, atitude impensável, condenável e repudiável!

    Desta forma, compactuo com o senhor, caríssimo Dr.Jorge Béja, mais uma vez, que o presidente Temer sofra o mesmo processo de Dilma, mas que não saia impedido de governar apenas, mas também com seus direitos políticos cassados por oito anos, conforme reza a Constituição, ultimamente estuprada e humilhada como nunca antes registrado na História do Brasil!

    O meu abraço forte e fraternal, caro Dr.Béja.
    Muita saúde e muita Paz!

    • Assino embaixo de tudo o que escrevestes, só acrescentaria um outro fator que também usei para a Dilma. Como alguém que não pode ir a um estádio , não pode falar na TV , tem uma enorme taxa de rejeição pode governar e dar um rumo no país , no estado em que ele se encontra. ?
      Abrs.

      • Virgílio,

        Não há condições morais de Temer querer governar o Brasil agindo desta forma!

        Estúpido, inconsequente, incompetente, deveria levar em conta primeiramente as necessidades do povo, para depois pensar em reformas;
        Deveria elaborar, concomitantemente às carências da população, uma grande frente de trabalho para dinamizar a economia estagnada, no entanto, Temer apenas se preocupa com o jogo político e de se preocupar em proteger seus aliados, mesmo que aja em detrimento das investigações da Lava-Jato!

        Assim como a Dilma foi banida pelo “conjunto da obra”, Temer deverá sofrer o mesmo processo, pois a sua obra em tão pouco tempo se apresenta tão avassaladora contra as aspirações do povo, que deve também ser retirado do poder, e que venham novas eleições gerais!

        Um abraço.
        Saúde e Paz!

    • Esqueci .
      Essas contas que o Temer está querendo jogar somente em cima dos trabalhadores e aposentados, vai piorar o que já está ruim a partir de segunda feira.
      Por que não criar um IR para quem recebe dividendos de ações? É capaz da viúva do Amador Aguiar pagar menos IR do que muita gente da classe média.

  12. Prezado Caliman, também já sou setentão, feitos no último 23 de Abril. A idade do presidente Temer fez-lhe carregar de bastante experiência em todos os setores e campos da vida humana. Até na conquista amorosa ele escolhe bem e sabe bem o que faz. A alusão à idade serviu para um instante de descontração, porque a situação do país não anda nada boa.
    Sou defensor dos idosos. Mês passado passei mensagem e-mail ao Papa Francisco. Disse que a iniciativa de João Paulo Segundo de instituir a Jornada Mundial da Juventude foi iniciativa oportuna e indispensável.
    Mas lembrei a Francisco que ele deveria também criar a Jornada Mundial dos Idosos, ou das Pessoas Idosas, que têm muito a dar e a ensinar aos jovens, uma vez que experiência de vida não comporta atalho. É preciso viver, viver e viver para só então aprender com a vida.
    Disse ainda que existindo apenas a JMV, tanto deixaria os idosos sentindo-se descartados, ou mesmo fora da Igreja. Disse que se não fosse possível uma Jornada Mundial das Pessoas Idosas da forma colossal e universal como é feita a Jornada Mundial da Juventude, que se criasse algo mais regional, que possibilitasse a viagem dos idosos para se reunir com o Papa. Poderia ser feito da Europa, Ásia, Oceania….ou com outras divisões.
    Francisco me respondeu apenas com uma frase, suficiente para me sentir muito feliz:
    “usted tienne mui buona inspiración”.
    Vamos aguardar. Somos todos idosos. Os que ainda não são, serão.
    Grato
    Jorge

    • Dr. Jorge de OLiveira Béja, duas pessoas ilustres e sapientissimas, uma conheço atualmente outro de alfarrabios. O Oliveira de hoje, tambem é um gentleman, sabedor o sou.
      Mas, iluminadissimo Dr. Béja, sabedores somos, dos nossos tombos, vitorias. Somos guerreiro ainda vivos neste Pais, que tomou conta de nossos filhos fazendo leis que tiraram o patrio poder e a educação paternal. Nosso tempo em vida, se com saude é muito pequeno.
      A dignidade, o respeito, não tem no supermercado.
      Não teremos tempo de ve-las jamais, com a intensidade que necessitamos. Serei mais pratico, perdoe-me a sinceridade, Deus, nos deu esse mundo maravilhoso gratuitamente e um pequeno tempo para dele usufruir. Aos trancos e barrancos até aqui chegamos, não decepciona-lo-ei, como uma andorinha, procurarei outro ninho.
      Pedro escrevendo sua carta afirmou o seguinte: “Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas.” (1 Pedro 4:2, NTLH).
      Agradeço-lhe suas gentis palavras.
      Saude e paz ao Dr. e sua dignissima esposa.
      Caliman

  13. Dr. Jorge Béja,

    Peço desculpas pela involuntária e equivocada grafia do sobrenome da ilustre Dra. Janaína Paschoal, em meu comentário.
    Obrigado pela correção.
    Aprendi com o Senhor, aqui na TI, a expressar, que o nome de uma pessoa é personalissímo, e por isto não admite maltrato.
    Obrigado, naus uma vez parabéns e abraços.

  14. Caro Dr. Jorge Béja
    Mais uma vez, parabéns pelo artigo. Com a devida vênia, penso que o problema é muito pior, e não vejo como termos uma saída dentro dos limites constitucionais.
    Concordo que o Sr. Fábio Medina Osório deve ser ouvido e, caso seja comprovada a intenção do atual governo de melar a Lava Jato, o impeachment é a única solução. Mas aqui começa o problema…
    O Presidente do Senado (Renan Calheiros), envolvido até a medula em maracutaias, jamais vai dar andamento a um pedido de impeachment. Para ele, é mais vantajoso manter no poder alguém que lute contra a Lava Jato.
    Recorrer ao STF seria uma alternativa, mas o próprio ex-presidente (Lewandowski) foi o primeiro a combinar o estupro coletivo da Constituição, e os seus pares não terão coragem para modificar a sua decisão. O corporativismo prevalecerá e eles serão coniventes com o estupro.
    O PGR, por sua vez, já tem demonstrado que não tem interesse em investigar (de verdade) os políticos que se alinharam com o PT (a maioria deles participando do atual governo). Só o faz quando não tem mais jeito.
    Se a operação ainda não parou, é por causa da coragem e da heróica resistência de alguns Procuradores, alguns Policiais Federais e do Juiz Moro.
    Não sei onde vamos parar, pois os poderes que deveriam zelar pela Constituição a transformaram numa Geni, que só servia para ser estuprada. Temos agora a Constituição Geni.
    Abraços,
    Yulo

  15. Caríssimo Dr.Béja,

    Não ha interesse verdadeiro nessa corja atualmente na politica de estabelecer um pais melhor e mais honesto o mais do mesmo vai continuar acontecendo, os politicos cada vez mais ricos as custa do povo brasileiro essa e a nossa realidade. Enquanto não existir uma lei que permita os corruptos cadeia mandatoria pelos crimes a pena de 20 anos e tantos recursos a serem impetrados , os roubos vão continuar e os politicos quando forem pego vão ficar com tornozeleira , desfrutanto suas casa de praias

  16. É muito complicada a situação, admitindo-se a impeachment do Temer, quem iria assumir a presidência neste ano seria o presidente da câmara. Se for para o ano que vem o impeachment do Temer, se não estou enganado, haveria eleições indireta. Mas o fato é que qualquer um que assumir a presidência no lugar do Temer, terá que governar com alguns políticos denunciados que cometeram desvios nos governos do PT, tamanha é a quantidade de político envolvidos, caso contrário não vai governar. Infelizmente, Isso é mais um item da herança maldita do PT. É a dura realidade.

  17. uma nova constitiuição.

    Código de HAMURABI.
    O Código de Hamurabi contém um conjunto de artigos a respeito de relações de trabalho, família, propriedade e escravidão.
    Embora repouse sobre a tradição anterior do direito sumério, o código é conhecido por ser o primeiro corpo de leis de que se tem notícia fundamentado no princípio da lei de talião, que estabelece a equivalência da punição em relação ao crime. O termo talião é originado do latim e significa tal ou igual, daí a expressão “olho por olho, dente por dente”.
    Um exemplo desse princípio está no artigo dois do código: “Se alguém acusar um homem e o acusado mergulhar em um rio e afundar, quem o acusa pode tomar posse de sua casa. Mas se o rio provar que o acusado é inocente e ele escapar ileso, então quem o acusa será executado, e o acusado tomará sua casa”.
    saude e paz a todos.
    Caliman

    • Carmen Lúcia, sem dúvida é um excelente nome, mas com esses políticos que estão aí, democraticamente, nem Jesus conseguiria governar, sem o apoio do Congresso, composto por diversos envolvidos na Lava Jato e que é altamente corporativo.

      • Quem ia embarcar escondidinho na comitiva do Temer a China ? Vicente Candido um dos maiores operadores do Lula… Só não foi porque descobriram…. E o ” andar debaixo” se mata…

  18. Estou fazendouma leitura errada sobre o fato. Mas esse capa da Veja deixou possibilidades que o Medina não é esse bom samaritano. Espero que o mesmo prossiga somente com a verdade. Vou esperar…

  19. O doutor Beja conhecedor profundo das leis,presta um grande serviço a todos nós, quiçá ao povo brasileiro, alertando-nos dos acontecimentos gravissímos que vieram à tona, com a demissão do Advogado Medina Osório, demitido da AGU.

  20. Carissimo Dr. Beja

    A uns tempos atras li que o senhor teve compaixao por um corrupto que se nao me falha a memoria estaria doente ou idoso e a maior pena a ele seria a humilhacao de ter sido condenado a viver seus dias com esse carma, , mas quem se mete a roubar os sonhos e vidas de brasileiros a comida e a educacao de uma crianca nao merece ter piedade. Somos criados iguais uns ao outros, se eu cometo um crime tenho que ser punido , portanto respeito muito o direito e deveres , educo meus filhos a serem honestos e que tenham honra e carater para saberem o que e certo ou errado, mas infelizmente tenho a sensibilidade de chorar lendo a historia que contou outro dia sobre tocar o piano com um mestre de piano da paraolimpiadas no aeroporto do rio de janeiro. Estamos todos nesse barco que afunda a cada dia e vemos pessoas morrerem sem poder salvar alguem.. e triste ver a Nacao brasileira sem rumo e sem homens de carater para por um basta nessa corja mediocre que nos representa , rouba e se dizem politicos …politicos de merda! Desculpa a vulgaridade a todos, mas eu nao tenho compaixao por eles .

    • Caríssimo Luiz Emílio, seu comentário é singular. Muito me toca. Tenho compaixão e por isso Choro, sim. Chorei porque fui surpreendido tocando modestamente a peça Jesus Alegria dos Homens de Bach, no piano do restaurante 14 Bis do Aeroporto Santos Dumont ,quando entrou o mais notável pianista brasileiro, o único no mundo que gravou ao piano toda a vastísssima, difícil e complexa obra de Bach. Chorei porque estava fazendo o que ele não podia mais fazer eis que suas mãos e seus dedos sofreram atrofia.

      Choro pela mediocridade do próximo, que ignora ser ele condutor de um Espírito Infinito e que também não sabe que Deus nele reside. Choro quando vejo um governante que se aproveita do dinheiro do povo e à custa disso fica rico. Mas não é um choro de raiva, e sim de piedade, de pesar, choro de lamentação. Choro quando vejo o Bumlai, o Cerveró, o Nicolau dos Santos Neto, e todos aqueles muitos outros que tiveram todas as oportunidades da vida, todas as condições físicas, mentais e econômicas e foram ingratos com o destino e desgraçaram suas próprias vidas e a de todas as gerações que deles descendem.

      Se tivesse a oportunidade de chegar perto de um só deles só faria uma pergunta. Somente uma: valeu a pena?

      Tudo me comove. A existência humana me comove. Sou dado à compaixão. Na década de 80 me juntei a um grupo de advogados e prestei concurso para a magistratura. Aprovado na prova escrita, não compareci à prova oral e fui eliminado. Fiz isso de própósito porque me seria muito duro e sofrido julgar. Não nasci para julgar. Nasci para defender o próximo. E ao longo dos 45 anos que exerci a advocacia somente defendi as vítimas de toda sorte de danos: queda do elevado Paulo de Frontin, queda do Palace II de Sérgio Naya, naufrágio do Bateau Mouche, chacina da Candelária, vítimas do mau atendimento público hospitalar, vítimas de acidentes aéreos, mortes dos presídios…Foram cerca de 3 mil ações indenizatórias. Cada causa, cada cliente foi uma lágrima derramada. E agora, aos 70, estou mais emotivo ainda. Mas fui assim e assim serei até morrer.
      Obrigado por ter lido e comentado.

  21. Caríssimo Dr.Béja,

    Na condição de brasileiro, injustamente mal tratado pelo governo, desconsiderado, padecendo porque as administrações são voltadas à classe política, a nova elite brasileira, resta-me apenas e tão somente protestar, e sair às ruas empunhando cartazes contrários à falta de medidas adequadas para o povo e às providências sub-reptícias no sentido de impedir que as investigações avancem na Lava-Jato, de modo a vermos na cadeia os ladrões que agiram contra a população e patrimônio nacional!

    Se faltaram essas palavras ao meu texto acima, ei-las, de modo que eu realce as razões pelas quais me tornei antagonista desse governo medíocre, insensato, e coadjuvado por figuras sempre contrárias à honestidade e lisura que tanto queremos à nossa tão vergastada política, humilhada e violentada através de chicotes da corrupção desmedida e roubos intermináveis, acordos espúrios e alianças imorais!

    Grato, Dr.Béja, por esta oportunidade ímpar, de dividir com o senhor este espaço democrático, e dar a minha humilde parcela de contribuição para o seu artigo incontestável, indiscutível e primor jurídico!

    Mais um abraço.
    Mais saúde e mais Paz!

    • Bendl, estou felicíssimo. Você me atendeu, comentou, completou o comentário e fez outras intervenções. Tudo com talento e sapiência. Você é do Rio Grande do Sul e sabe muito mais do que todos nós sobre Eliseu Padilha. Apontei um e outro motivo para o impechment de Temer. E você veio com quatro outros, desenvolvendo raciocínio que analise e convence.
      Muito agradeço. Muito agradecemos. Permaneça entre nós na Tribuna da Internet. Não se vá. Fique.

      • Caríssimo Dr.Béja,

        A Tribuna da Internet é parte da minha vida!

        E é tão verdade o que afirmo, que comentários desairosos eu não consigo me manter à distância, e me envolvo, mesmo não sendo comigo.

        No caso de ontem, a minha reação se deu em razão de uma quantidade enorme de pessoas que são ofendidas, agredidas, e alvo de preconceitos injustificáveis e repudiáveis porque obesas, situação que jamais vou admitir passar incólume sem a minha intervenção, e forte!

        Newton, o nosso incansável Mediador, deletou o comentário infeliz, portanto, não tenho mais motivos para me afastar do blog, do convívio dos seus brilhantes artigos, Dr.Béja, e dos editoriais sempre atuais e pertinentes de Newton, assim como dos meus colegas comentaristas e amigos que fui colhendo ao longo desses quatro anos registrando minhas opiniões.

        Muito obrigado pelo pedido e solidariedade, que me impulsionam a ter este nível de comprometimento com este espaço democrático, e nele permanecer até que alguém da Tribuna, que eu respeito e admiro e que são muitos, me mande embora de vez.

        Até lá, caríssimo, vamos dividir o blog durante o tempo que me resta de vida!

        Mais um abraço.
        Mais saúde e mais Paz!

  22. Nobre Dr.Beja..

    Tenho imenso orgulho de ter conhecido o senhor na epoca do Bateau Mouche,, fui amigo de infancia da familia espanhola que era e continua sendo proprietaria do melhor restaurante no Leme , mas infelizmente teve culpa em tantas mortes. Que deus te proteja sempre e continue a te dar saude para continuar sendo o bom homem que tanto o Brasil precisa.

  23. Respeitado Jurista,DrºJorge Béja. Desejo salientar que Srº Eliseu Padilha responde alguns processos, bem como este senhor”estava”envolvido na operação RODAM-RS,salvo melhor juízo,não deu nada.
    Foi pras calendas….
    No mais,a sua carreira “exitosa”deve-se ao ex.prefeito de Tramandaí,Eloí Braz Sessin..
    Pois não é que a criatura traiu o criador….

  24. Dada a situação geral do país, essa demissão do grande jurista Osório é uma ducha de água fria em quem esperava que o governo Temer não fosse mais do mesmo.

    É bem verdade que com esse PMDB que conhecemos há que se ser muito esperançoso ou otimista para se ter essa ilusão. Eu sou otimista. Às vezes, até demais, confesso.

    O que nos mantém de pé, agora, revelada essa tramoia mor do novo governo, tramoia que, a meu ver, tem uma dimensão maior que vários atos esparsos de corrupção, porque abrange o conjunto das corrupções, pela raiz, o que pode manter nossas esperanças é a cassação do Eduardo Cunha, juntamente com a inelegibilidade – do contrário é solução meia-boca.

    E qual a importância dessa cassação?

    Vindo essa bendita castração política do Cunha, espera-se que ele coloque a boca no trombone, via delação premiada. Mas é necessário que a prisão após o julgamento em segunda instância seja definida de vez.

    Sem isso, não teremos essa delação premiada (nem mais nenhuma outra), e sem ela tudo continuará ruim como até agora.

    Cassado Cunha, posto diante do Moro, servindo-se da delação premiada, quem sabe?, pintaria um novo Brasil.

    Mas, mesmo com isso tudo acontecendo, se a renúncia do Temer somente ocorresse a partir do ano que vem, teríamos eleições indiretas.

    E quem há de suportá-las?

    Será que configurado esse quadro (de eleições indiretas) o povo teria força para, aí sim, impor uma “Diretas Já”?

    Não custa sonhar.

    • Fernando, a matéria original é do Globo, tendenciosa, porque Medina Osório apenas cumpriu a determinação constitucional de garantir o direito de defesa a Dima Rousseff, caso contrário o processo de impeachment poderia ser anulado. Apenas isso. O site cristalvox é ainda mais tendencioso. Quanto a ser advogado de Rosemary, Medina jamais compareceu aos autos, atuou apenas como consultor.

      C.N.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *