Boicote aos CIEPs foi um dos maiores crimes já cometidos contra o povo brasileiro

Darcy, Brizola e Niemeyer tentaram legar uma grande obra

Carlos Frederico Alverga

O fato de a solução do CIEP interessar à Inglaterra vem a destruir todas as mentiras deslavadas propaladas pelas elites, pela então deputada Sandra Cavalcanti, defensora da escola de três turnos do governo Carlos Lacerda, pela Organização Globo, por Roberto Marinho que bombardeou o máximo que pôde o projeto especial de educação criado por Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Os argumentos falaciosos eram que as escolas eram muito caras, situadas nas beiras das estradas e outras besteiras desse jaez.

Brizola foi realmente o único governante brasileiro que priorizou a educação. Construiu 6.300 escolas durante seu mandato como governador no Rio Grande do Sul entre 1959 e 1963, e mais os 500 CIEPs no Estado do Rio de Janeiro, com capacidade para 1.000 alunos cada.

A concepção de Anísio Teixeira foi aperfeiçoada por Darcy Ribeiro, que até transformou os camarotes do sambódromo na maior escola pública do mundo.

TEMPO INTEGRAL – No Brasil, as escolas tinham que ser em tempo integral porque as nossas crianças pobres não tinham o que comer em casa nos anos 80, entravam no CIEP às 8 da manhã, tomavam o café e tinham aulas, inclusive de educação física, até o meio-dia, quando almoçavam. À tarde, faziam os deveres de casa no estudo dirigido, auxiliadas pelos professores, pois em casa muitas vezes não tinham nem mesa onde pudessem escrever, muito menos orientação pedagógica. Por fim, no final da tarde, lanchavam, tomavam banho e iam para casa.

Lembro que na época, meados dos anos 80, primeiro mandato de Brizola no RJ, havia uma lavadeira que trabalhava para minha mãe, que sempre comentava que saia tranquila, pois sabia que o neto estava no CIEP e não na rua, onde podia ser cooptado pelo crime.

BOICOTE CRIMINOSO – Cada CIEP comportava 1.000 alunos em tempo integral. Já pensaram se houvesse havido continuidade administrativa em relação a esse projeto? Teriam sido 500 mil crianças beneficiadas por ano nos últimos 30 anos (1986 – 2016). A situação dessas crianças, pelo menos no RJ, seria bem melhor do que hoje.

Além disso, dada a carência socioeconômica de nossas crianças pobres, era necessário ter uma visão integrada em relação à educação no sentido de que, além da instrução pública, a escola pública teria que fornecer alimentação, assistência médica, odontológica e até moradia, como era o caso dos meninos pobres órfãos que moravam com a família de policial militar ou bombeiro no último pavimento do CIEP, onde havia um apartamento e um dormitório.

80 thoughts on “Boicote aos CIEPs foi um dos maiores crimes já cometidos contra o povo brasileiro

  1. Parabéns pelo artigo, essa é a forma de nossa elite ” pensar “.
    Em São Paulo quando a Marta criou os ” Céus ” que ofereciam também cultura e lazer para os moradores da região, sempre ouvia falar do ” alto custo “.
    Certa vez cheguei a ouvir tal asneira de uma ” estrela ” do PT /USP, na mesma hora respondi que o ” custo ” era equivalente a 6% do de um interno da então Febem.
    Esse artigo também me fez lembrar do ” imortal ” direito de resposta que o Brizola conseguiu no Jornal Nacional.
    Está na internet mas estou sem link.
    PS. Hoje um interno da Fundação Casa , antiga Febem , custa o absurdo de R$ 8.200,00 / mês !

  2. EDUCAÇÃO, a única revolução possível. Brizola construiu os CIEPs., para ver a sabotagem dos grandes pilantras brasileiros, Sarney no campo federal e Moreira Franco no estadual, destruírem o grande projeto. Não há como Sarney e Moreira Franco se eximirem do fogo do inferno. Não há essa possibilidade !

  3. Faltou mencionar na reportagem os nomes dos políticos que boicotaram o projeto educacional. No Brasil não há continuidade dos projetos que deram certo, pois o próximo governo destrói os projetos do governo anterior até mesmo os que estavam funcionando bem e atendendo a população.

  4. O projeto dos CIEPs foi o maior projeto de nação criado até os dias de hoje, que cuidava do presente e futuro do país. Lamentavelmente a mesquinhes dos políticos não deram prosseguimento a esse projeto.

  5. Se fôssemos um povo com altivez, orgulhoso, que gostasse de seu país, estaríamos exigindo uma educação muito melhor que esta que nos oferecem, capenga, ineficiente, de baixa qualidade!

    O brasileiro tem os piores políticos do mundo, os mais desonestos, ladrões, corruptos, imorais, então como esperar que esta corja irá se preocupar conosco?

    O problema é que não nos damos valor, em consequência, facilitando a eleição de gente de má fé, que somente pensa em roubar e enriquecer.

    Diante deste quadro caótico que nos encontramos, e com a população sendo omissa e negligente consigo mesma, jamais teremos um ensino como Brizola e Darcy Ribeiro haviam imaginado, mas escolas abandonadas, caindo aos pedaços, sem merenda escolar – quando não roubada! – laboratórios, bibliotecas, computadores, carteiras confortáveis, BANHEIROS, e instalações dignas.

    E NÃO TEMOS PORQUE NÃO MERECEMOS!!!

    Não lutamos contra os governantes como deveríamos para que implantem o que desejamos, e não o que eles querem; não nos fazemos presente nas decisões; omitimo-nos quado aumentam os impostos como solução para suas incompetências administrativas e monetárias; não pensamos no Brasil!
    Resultado:
    Analfabetismo vergonhoso e analfabetismo funcional ultrajante!

    E quando ouço ou vejo ou leio o PT defender as minorias e se dizer preocupado com o social, e não constato que deu sequência ao Ensino Integral, estou diante de um bando de criminosos, travestido em partido político, criado para enganar, mentir, desprezar o povo, e usá-lo como massa de manobra para lograr êxito em seus objetivos deletérios e abjetos!

    Quanto dinheiro que os petistas ROUBARAM DESDE QUE ASCENDERAM AO PODER?!

    FORTUNAS INCALCULÁVEIS, que dariam para construir CIEPs espalhados pelo país em seus quatro cantos, e levando às crianças pobres um local de aprendizado misturado ao lazer, às atividades físicas, além de alimentação, cuidados dentários e médicos.

    Não mesmo. Que tem tais privilégios são os parlamentares, pois ao povo é atribuído sustentar a corja de canalhas, de ladrões, de traidores do Brasil!

    Admito que o autor, o nosso conhecido e inteligente Alverga, tem plena razão no seu artigo e título que deu ao mesmo, definindo como um dos maiores crimes a extinção dos CIEPs, impedindo que as crianças tivessem um ensino de qualidade e à altura do futuro que um dia sonhamos, e que hoje se transformou em pesadelo!

    • Querido para de culpar só o PT repetindo a mesma ladainha dos mesmos donos do poder que acabaram com os CIEPS. Daqui um tempo também estarão reclamando das ações como a criação de 13 universidades pelo reuni que estarão sucateadas e privatizadas.

      • Prezado FERNANDO Luiz,

        Grato pelo comentário dirigido a mim, mas não posso deixar de criticar o PT como responsável direto e único pela falta de CIEPs e, consequentemente, pelo Ensino Médio e Fundamental caindo aos pedaços, em face de que este partido permaneceu no governo central por TREZE ANOS, dizendo-se o representante do pobre, dos excluídos, dos marginalizados.

        Dito isso, quem se preocupa com os necessitados, quem deseja vê-los se desenvolver, crescer, progredir, sabe que há somente uma forma, que é através da Educação.

        Pois foi justamente neste particular, com exceção da Universidade, cujos alunos VOTAM, que os petistas mais foram relapsos, desinteressados, e desprezaram as crianças, deixando-as à margem de um método de tempo integral que, afora aprenderem o currículo escolar, teriam café da manhã, lanche, almoço, lanche à tarde, lazer, diversão, e sairiam da escola no fim da tarde, livrando-as da marginalidade, do crime, da pedofilia, da prostituição infantil!

        Evidente que acuso e de dedo em riste o PDT, cúmplice dos bandidos petistas, que se quisessem se manter ao lado do PT deveriam exigir que este erigisse os CIEPs, e cultivasse a memória de Brizola quanto à Educação, mas não tomou esta iniciativa o seu presidente, Lupi, o apaixonado pela Dilma.

        Porém os petistas deveriam reaver este projeto e meio de diminuir a criançada solta pelas ruas, pois protegidas pela escola de tempo integral, também ajudaria os pais a encontrarem trabalho, melhorando o orçamento doméstico, pois seus filhos estariam estudando e se divertindo na escola.

        Desta forma, não posso culpar os demais partidos, com exceção do PDT, evidente, porém aliado do PT, então teria plenas condições de implantar os CIEPs, se assim quisesse, diante do estado atual da Educação básica, nos mesmos moldes da saúde, sem um mínimo de dignidade na maioria dos prédios que albergam seus alunos, sem merenda, sem biblioteca, computadores, segurança aos alunos, psicólogos, dentistas, médicos, sem o devido amparo governamental.

        Não posso parar de culpar o PT e PDT, pois foram os que nos governaram por mais de uma década, e continuam, pois o PMDB foi íntimo do PT e do PDT, que elaboraram a prostituição na política, mas quem chefiava a rede de devassidão era o PT, portanto, sigo em frente acusando o PT como culpado pela péssima Educação e culpado porque não temos CIEPs.

        Um abraço, FERNANDO Luiz.
        Saúde e Paz!

    • Muito bom o comentário, porém vejo que o Sr. direcionou uma culpa pelas coisas ruins diretamente ao PT, quando sabemos que não é assim. Fora isto, gostei das colocações.

      • Prezado Nereu Guedes,

        Grato pelas palavras a mim endereçadas.

        De fato, fiz este direcionamento de tudo o que não presta ao PT porque SEI que foi assim, e não como tu alegas.

        Na razão direta que os petistas roubaram o Brasil por mais de treze anos, exploraram o povo, assaltaram o erário público, fundos de pensão, estatais, criaram o mensalão, petrolão, o caso Rose, o enriquecimento criminoso do partido e de seus membros, as fortunas obtidas pelos filhos de Lula, as comissões ilícitas absorvidas dos empréstimos consignados, o BNDES e seus empréstimos a fundo perdido para países atrelados ideologicamente ao PT, os envolvidos petistas no petrolão, os tesoureiros do PT todos presos,
        ora bolas, não me resta outra alternativa que não seja culpar os petistas pelo que de ruim aconteceu ao Brasil e ainda surte efeito as suas péssimas, desonestas e corruptas administrações!

        Não foi a política econômica de Dilma a culpada pela recessão econômica e, em consequência, o desemprego, a inflação, os juros extorsivos, a inadimplência?

        Não foi a política social falsa do PT, que deixou aqueles que vociferava como incluso que, neste momento, não só retornou à classe de antes como está pior porque desempregado?!

        E quanto à Segurança Pública?!

        TREZE ANOS de governo, e só temos como lembrança do PT os seus roubos, sua corrupção institucionalizada, sua desobediência à Constituição, desonestidade para com o País, a exploração do povo, uma nação falida ética e moralmente!

        Desta forma, Nereu, sei que foi assim como escrevi, pois quanto ao resto, tratar-se-á de falácia, sofisma, alegações infundadas para aliviar a responsabilidade do PT quanto aos males que hoje nos deixam em péssimas situações econômica, social e política, e sem futuro, salvo prognósticos que ainda teremos muitos e graves problemas pela frente!

        Um abraço, Nereu Guedes.
        Saúde e Paz!

        • Muito bem Francisco Bendl, você expressou exatamente a verdade que está atravessada na garganta do povo que vê e sente isso, tem que jogar na cara desse pessoal que quer tapar o sol com a peneira, vem com mimimi de sempre. Apoiadíssimo, parabéns!

    • Quando voce culpa unica e exclusivamente o pt pelo sucateamento da escola publica no Brasil se esquece de um detalhe importante: ensino fundamental e ensino medio e competencia de estados e municipios e a maioria deles nao foi e nao e governado pelo pt , muito pelo contrario: ha adversarios ferrenhos como exemplo o est de SP onde o psdb domina ha 20 anos e a educacao e um caos.Concordo com vc quando diz que nao sabemos reivindicar uma educacao de qualidade que e a base para um pais se desenvolver, mas culpar somente o pt? Me poupe! Isso e ser seletivo na corrupcao.

  6. E o Darcy morreu sem conseguir realizar um de seus grandes sonhos , a fábrica de escolas.
    Já a UNB coitadinha, foi parar nas mãos de um interventor cachaceiro, que não raramente saia carregado , tanto que os alunos colocavam nas placas indicativas da Reitoria adesivos com a palavra BAR…

  7. Desculpas, hein! Dr. Alverga!!!

    Brizola no RS e no RJ – sim, senhor!!!
    Porém, não podemos nos esquecer que Lacerda/Flexa Ribeiro colocaram TODAS as crianças nas escolas de 3 turnos – sim, senhor!!!

    E Collor com as CIACS, aprovadas pelo Brizola – por que ninguém comenta??? ??? ???

  8. É POR ESSAS E OUTRAS QUE NINGUÉM CONFIA MAIS NA JUSTIÇA BRASILEIRA. VEJAM O INCENTIVO AO “GATO” DE ENERGIA.
    TRATA-SE DE NOTÍCIA DO SITE DO STJ

    Adulteração de medidor de energia é furto mediante fraude, não estelionato

    A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que a subtração de energia por adulteração de medidor, sem o conhecimento da concessionária, é considerada crime de furto mediante fraude e não estelionato.

    No caso, o sócio-administrador da empresa Cerâmica Librelato, localizada em Santa Catarina, foi denunciado pelo crime de estelionato (artigo 171, caput, do Código Penal), após adulterar o medidor de energia por mais de uma vez, reduzindo em aproximadamente um terço o registro do consumo efetivo.

    No habeas corpus impetrado perante o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a defesa afirmou que a conduta descrita na denúncia seria atípica e, por isso, pediu a extinção da punibilidade. Justificou que, como os débitos com a concessionária de energia foram pagos antes do recebimento da denúncia, os fatos narrados “não ultrapassaram os limites do ilícito civil”.

    Trancamento

    Com a negativa do TJSC, a defesa recorreu ao STJ para pedir o trancamento da ação penal. O relator do recurso em habeas corpus, ministro Nefi Cordeiro, verificou no processo que o pagamento do débito foi feito alguns meses antes do oferecimento da denúncia.

    De acordo com ele, o STJ tem entendimento de que “o ressarcimento do preço devido em razão da subtração de energia elétrica, antes do recebimento da denúncia, acarreta a extinção da punibilidade, em respeito aos princípios da isonomia e da subsidiariedade do Direito Penal” (AREsp 522.504).

    Analogia

    Além disso, Nefi Cordeiro considerou ser possível a aplicação analógica das leis 9.249/95 e 10.684/03 quando há o pagamento de preço público referente à energia elétrica.

    Isso porque, de acordo com ele, “se o pagamento do tributo antes do oferecimento da denúncia enseja a extinção da punibilidade nos crimes contra a ordem tributária, o mesmo entendimento deve ser adotado quando há o pagamento do preço público referente à energia elétrica ou água subtraídas, sob pena de violação ao princípio da isonomia” (RHC 59.324).

    O relator disse ainda que o STJ considera que a subtração de energia por alteração de medidor “melhor amolda-se ao delito de furto mediante fraude e não ao estelionato, como imputado na denúncia”. Diante disso, a turma, em decisão unânime, determinou o trancamento da ação penal por estelionato.

  9. Nenhum governo gosta que o anterior tenha alguma obra aplaudida durante seu mandato.

    Acrescenta logo uma coisinha e muda o projeto de nome.

    Os CIEPs começaram a morrer assim que Brizola deixou o poder. Um massacre.

    Era muita ideia.

        • Gente, isso é a maior maluquice. Jamais houve nenhuma prova de matança de mendigos no Rio da Guarda. Aliás, classificá-lo como um “rio” chega a ser piada para quem mora na Amazônia. Se você pretende matar alguém por afogamento no Rio da Guarda, é preciso manter a pessoa ajoelhada, porque o rio é muito raso. Na época, diziam que os mendigos eram atirados ao rio… A ex-deputada Sandra Cavalcanti é uma pessoa séria, foi criadora da bancada evangélica na Câmara, é amiga da Benedita da Silva. Essas acusações me deixam desanimado. Não é para isso que o blog Tribuna da Internet existe. Se querem atacar Sandra e Lacerda, usem outros argumentos.

          CN

          • Falo por mim, Newton: não pensei em atacar Lacerda e Sandra. Repeti o que se dizia na época. E segundo a crença popular, onde existe fumaça há fogo.

            Não culpo a Sandra de nada, nem o Lacerda. Às vezes, Newton, os governos não sabem o que se passa nos meandros do que governa.

            Uma coisa eu sei, com certeza. Tarcilinho e Cheiroso, os lavadores de carro da minha rua de infância, sumiram da noite pro dia, nunca foram encontrados. Jamais voltaram pra casa.

            E não era o Guandu. Era o Rio da Guarda. Não tenho a menor noção de tamanho, profundidade, nada.

            Perguntei se era viva por curiosidade. Está nova ainda.

            O problema é que a gente troca ideias e tem muita gente lendo, não é?

            Vou parar. Desculpa.

          • Gratíssimo, Ofelia. Errei o nome do Rio, mas meu comentário é pertinente. Nunca se provou nada sobre isso. O Rio da Guarda é ainda mais raso do que o Guandu, que ganhou mais volume com a captação de águas do Rio Paraíba do Sul. Vou corrigir o comentário.

            Abs.

            CN

  10. Parabéns ao Sr. Alverga pelo artigo oportuno e de relevância atualíssima, dado o nosso descomprometimento com as futuras gerações, conforme explicitado pelo nobre F. Bendl, supra (19:12).

  11. Com a colaboração desta mídia perversa, não alcançou a dimensão deste grande projeto, inclusive com críticas ao projeto, mas o povo não agradeceu e votou sempre errado para o país e certo para eles.

  12. Ofélia. Sandra Cavalcanti é viva. Conhecida como “sacerdotisa do udenismo”. Teve sua carreira política encerrada ao ser “massacrada” por Brizola na eleição de 1982. Uma pergunta de Brizola a engasgou: A senhora queimou as favelas para matar ratos ou foi para cresser capim verde? A bem da verdade a professora Sandra Cavalcanti não foi a maior crítica dos CIEPS. O maior crítico foi pasmem foi Ernesto Gaisel. Isso criou um reflexo muito grande que até o Alvaro Vale espalhava para população que as crianças podiam estudar até em baixo de uma árvore. Muitos políticos atrasados somente por ódio político e inveja fizeram tudo para destruir e desmoralizar a obra de Brizola Darcy e Niemayer.

  13. Antonio Santos Aquino julho 20, 2016 at 10:11 am
    Ofélia. Sandra Cavalcanti é viva. Conhecida como “sacerdotisa do udenismo”. Teve sua carreira política encerrada ao ser “massacrada” por Brizola na eleição de 1982. Uma pergunta de Brizola a engasgou: A senhora queimou as favelas para matar ratos ou foi para cresser capim verde? A bem da verdade a professora Sandra Cavalcanti não foi a maior crítica dos CIEPS. O maior crítico foi pasmem foi Ernesto Gaisel. Isso criou um reflexo muito grande que até o Alvaro Vale espalhava para população que as crianças podiam estudar até em baixo de uma árvore. Muitos políticos atrasados somente por ódio político e inveja fizeram tudo para destruir e desmoralizar a obra de Brizola Darcy e Niemayer.
    Realmente Instrução é fundamental!
    Foi uma pena terem acabado com os CIEPS!
    Deu nisso aí!
    cresser capim verde!
    Niemayer
    Tem gente que fugiu do CIEP!
    Lastimável!

  14. Obrigado Fernando Doutel de Andrade. Imagino que sejas filho do grande político e jornalista catarinense Doutel de Andrade. Teu pai foi um dos grandes politicos do PTB. Amigo leal de João Belchior Marques Goulart (Jango) e companheiro extremado de Leonel de Moura Brizola. Como trabalhista desde 1950, lembro com respeito de Doutel de Andrade. Era um debatedor presonalissímo e temido pelos adversários. Valeu companheiro.

  15. O Rio teria menos bandido. Conheci a metodologia do CIEP, foi um crime orquestrado pelos políticos que são inimigos da educação. Sou do Estado do Espírito Santo, mas acompanhei todos os passos do saudoso Leonel Brizola na formação do PDT, tenho a honra fazer parte desta história.

  16. Newton, quando falo em Sandra Cavalcanti, tenho cautela de não ultrapassar o limite da história. Você pela experiência que tem como emérito profissional da imprensa, sabe que, a história em sua isenção é implacável. Veja: O próprio Lacerda confirma a morte de mendigos no livro em que da depoimento. Leia esse trexo:Saiu em todos os jornais, em quase todos os jornais do mundo, na primeira página, e fiquei como “GOVERNADOR MATA MENDIGOS”. O importante é lembrar que Tranca Rua, que era o chefe do bando, e todos seus cumplíces foram presos e condenados. Sandra Cavalcanti era responsável pela secretaria de assuntos sociais. Nem Sandra e nem Lacerda acredito, tenham mandado diretamente matar mendigos. Porém, ao mandarem limpar a cidade de mendigos, criaram o clima propício para acontecer o pior.

  17. Sandra Cavalcanti tem outra passágem terrível: Quando a comissão de chineses foi presa logo após a Revolução de 1964. Sandra assistiu o interrogatório. Ficava impassível e com um leve sorriso nos lúbios assistindo os chineses serem torturados.A HISTÓRIA É IMPLACÁVEL.

  18. Sandra foi presidente do “Banco Habitacional” no alvorecer da Revolução de 1964. Quando Lacerda foi alijado do processo político pelos militares (1965/66). sandra fez um discurso contra o governo e foi imediatamente demitida. Sandra sempre foi católica fervorosa. Era frequentadora assidua da igreja da Praça Serzedelo Correia em Copacabana.

  19. Carlos Frederico Wernek deLacerda entra em cena: Na página 255 de seu livro de memórias Lacerda em conversa com o Brigadeiro Grün Moss diz: “Brigadeiro amanhã o senhor vai a Brasília? Ele disse:” Vou amanhã”, “Então o senhor se prepare porque vai ser convidado para um golpe”. Diz o brigadeiro: “Governador, mas um golpe?” E Larceda explicou: “É, mas provavelmente com outro nome. Tem vários nomes para a palavra golpe. Eu chamo isso de golpe.(Digo eu: Isso foi em 1961 quando Jãnio tentou um golpe sem a intervenção direta dos militares) LACERDA JÁ NAQUELA ÉPOCA DIZIA QUE GOLPE TEM DIVERSAS CONFIGURAÇÕES. Golpe não é só com tanques e militares na rua. Vide o que está acontecendo agora.

  20. Pingback: Boicote aos CIEPs foi um dos maiores crimes já cometidos contra o povo brasileiro – Blog Controvérsia

  21. eu trabalho há quase 23 anos no mesmo ciep, e posso afirmar que, pude presenciar ainda no auge o esplendor dos cieps, onde os alunos começavam no ensino fundamental em turno integral e depois completavam o ensino médio tambem em turno integral, e tive o prazer de , ate 1997 ter dezenas de alunso no ensino medio passarem para universidades públicas com louvor e hoje muitos deles são tambem professores como eu…Sinto que educação deixou de ser prioridade de QUALQUER governo em todos os estados do Brasil, inclusive do governo federal! Infelizmente hoje temos uma aprovação automatica descarada, vergonhosa, onde se passa para ter ganhos de verba, se passa alunos inaptos que ao cair no mercado de trabalho, não são valorizados e muito menos tem condições de sequer atingir a conclusao de uma graduação…Triste por ver um projeto maravilhoso se perder, onde os “novos cursos” criados por diversos governos posteriores não tiveram o sucesso que este teve!!!Eu tinha amor, gosto, garra, integração, motivação, de dar aulas no meu ciep, onde ate em dias não letivos e em finais de semana gostava de estar junto aos meus alunos em varias atividades inerentes ou não a minha disciplina….Tinhamos uma valorização, tinhamos um respeito que hoje se perdeu, se esvaiu, se perdeu…..Triste, tragico, melancólico vermos hoje um professor ser tratado ate como bandido, desvalorizado e sem nenhuma motivação para seu mister !!! E a estrutura que vemos leva para um abismo, um tunel sem luz…..quero logo me aposentar…..

  22. Foi um homen publico que trabalhou pela educação.
    Mas também atuou com seriedade e conhecimento no campo, sua origem, (consta que teria tomado frio trabalhando no Uruguai e veio a falecer devido a isto), nos educou sobre os perigos da mídia e evangélicos nos assuntos públicos, cuidou da soberania nacional ao contestar contratos que lesavam a soberania de uma Pátria, lutou com coerência e coragem pela legalidade em 1964, por sinal assuntos tão importantes no cenário político atual.

  23. Quero ressaltar a figura importante dos Animadores Culturais dentro dessa proposta de educação social e cultural nas comunidades da periferia da cidade do Rio de Janeiro. Contribuição das mais futuristas dadas por pessoas comprometidas de domingo a domingo ligando escola e comunidade através dos vários segmentos artísticos e culturais identificados na região. Ainda temos tempo para recuperar esse projeto. O mais difícil está feito: O Projeto e os CIEPS. O que falta agora são políticas públicas que priorizem salvar os nossos jovens através de uma educação séria e compromissada com a família, respeitando-se os bons costumes locais…

  24. Realmente os Cieps bolados por Darcy Ribeiro e executados por Leonel Brizola cumpriam a função educadora holística na ótica de Leonel Brizola.Alem da instrução ,da sociabilização e a conseqüente integração com o grupo.Também a multi funcionalidade do imóvel mostravam a inteiração, entre os alunos e os professores criando o respeito aos direitos individuais e a integridade cidadã. Educação não é apenas instrução.Imaginem um sujeito instruído como ex. um médico. Não tem formação de convívio social ,certamente será uma pessoa especializada ,competente na quela área específica.mas não terá consciência social. respeito ao próximo e comera na mesa como se um garfo fora um espeto e a faca uma grosseira e péssima imitação de bisturi.,

  25. Eu me lembro bem. Não havia um só dia que o jornal O Globo não estampasse matérias contra o projeto, e no jornal “nacional” sistemicamente também. Até que as organizações Goebbels conseguiram eleger Moreira Franco, que de imediato desmantelou a espinha dorsal do projeto que era o de uma Educação Integral, preconizada por Anízio Teixeira e muito bem estruturada pelo Prof Darcy Ribeiro, o lápis de Oscar Niemeyer e a eficiência política de Leonel Brizola.

  26. Bom dia, a todos!
    Quero deixar o meu comentário, nesse grande meio de comunicação e dizer que compartilhei essa grande vitória do ensino público, quando Brizola, Darci Ribeiro e Oscar Niemeyer assumiram a gestão pública, para os mais humildes. Em quanto os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, principalmente não abrirem mão das suas mordomias, vai ficar difícil de sonhar com um país melhor e justo. Aqui no Rio sabotaram o projeto dos Cieps só porque o povo batizou cariosamente de “Brizolões”, para não ligar ao velho caudilho que era o Leonel de Moura Brizola. Quando ele morreu, os mesmos que deram as costas para ele estavam no se velório. Filhos da P… politica brasileira só tem SAFADO E FALSO.

  27. Vejo que muitos que estão comentando não conhecem a história de perto. Eu trabalhava em Nilópolis e um amigo meu teve a Empresa de ônibus encampada pelo Brizola. Devolveu só a sucata. Teve de ser vendida para a Flores, pois não valia a pena recuperar. Outras Empresas também foram encampadas e devolvidas na mesma situação deplorável. Quanto aos Brizolões, como eram chamados, eram construídos com com módulos fabricados por um de seus filhos. No Bairro do Édem, São João de Meriti ele construiu um a menos de 100 metros do outro. Em Campo Grande, às margens da AV Brasil fez a mesma coisa. O pior que só construía onde pudesse ser visto. Brizola? Quem não conheceu que o compre!

  28. AUTOCRÍTICA NECESSÁRIA: Faz ótima reflexão o Milton Temer sobre esta manifestação de ontem no Rio de Janeiro, também lamento que em geral as esquerdas não percebam a nova cartada do conservadorismo em torno de Lula. A legenda do PDT foi citada algumas vezes no ato (sem representação confirmada), assim como Leonel Brizola, mas deviam começar reconhecendo que as eleições de 1989 com Lula no segundo turno foi resultado de fraude com conivência ou omissão do presidenciável petista.

    Como ignorar que a chamada Frente Brasil Popular atuou vinte anos bloqueando Brizola e dificultando seus governos no Rio? Até impeachment contra o então governador, reconduzido ao cargo no início dos anos 90 em eleição consagradora, patrocinaram. http://www.tribunadainternet.com.br/ex-embaixador-chines-volta-ao-rio-para-gravar-programa-de-tv-sobre-cieps/#comment-535364

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *