Bolsonaro ameaça recorrer às armas contra a Constituição e perde apoio no Congresso

Acuado, Bolsonaro pensa que pode salvar o que resta de seu mandato

Pedro do Coutto

Manchete principal da edição de hoje, quinta-feira, da Folha de S.Paulo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que poderá recorrer às armas fora da Constituição do país como forma de escapar do processo que lhe é movido pelo Supremo Tribunal Federal e como meio de tentar salvar o que resta de seu mandato em meio à tempestade política, cujo desfecho poderá, e a meu ver deverá, ocorrer hoje.

A reportagem é de Matheus Teixeira e Ricardo Della Coletta, colocando em destaque, portanto, de acordo com o próprio Bolsonaro, a perspectiva imediata de um golpe armado no país. O golpe não interessa nem ao Centrão, que de acordo com Merval Pereira, hoje no O Globo, tomou de assalto o governo do país. Entretanto, na minha opinião o golpe militar, bandeira do presidente da República, só pode incluir o fechamento ou o recesso do Congresso Nacional e tal hipótese não interessa, de fato, nem ao Centrão.

FIM DAS ELEIÇÕES – Seria o fim das eleições e o fim da presença do próprio Centrão no Poder Executivo, pois se o golpe prevê um desfecho contra a Carta Magna deixa evidente que Jair Bolsonaro deseja tornar-se imperador e como tal não precisa do apoio dos senadores e deputados.

Esta é contradição essencial que envolve o destino de um governo tem como a sua mais forte oposição a sua própria presença no poder, configurada nos atos tomados e nas palavras proferidas. Ele próprio, Bolsonaro, a meu ver, decretou sua queda. Pode ocorrer ainda hoje e se não ocorrer o Brasil mergulhará na longa noite de mais uma ditadura.

MANIFESTO – É preciso aguardar, entretanto, a reação militar ao pronunciamento de Bolsonaro que a cada dia mais se isola na Esplanada de Brasília. A sociedade organizada, entretanto, já reagiu à ameaça que veio no anoitecer de ontem. O Globo e a Folha de S.Paulo publicaram manifesto de empresários, juristas, professores, sociólogos e intelectuais defendendo as eleições de 2022 e assegurando a posse dos que forem eleitos.

É preciso lembrar que a eleição não será somente para a escolha do novo presidente da República, mas também para governadores de 27 estados, para o Senado, para a Câmara Federal e para as Assembleias Legislativas. Toda a classe política, portanto, tem interesse direto na sua realização e a política, mistura de ciência e arte, exprime as tendências humanas dentro de uma realidade em que não se confunde o desejo de algumas correntes com a perspectiva traçada no país.

SELIC – Para quem não conhece os números, a taxa Selic subiu um ponto, de acordo com reportagem de Larissa Garcia, Folha de S. Paulo de hoje, passando de 4,25% para 5,25% ao ano. 

A taxa Selic incide sobre a dívida interna brasileira que se eleva a R$ 6 trilhões. Além desse reflexo, temos que considerar o seguinte: não tem cabimento o devedor propor ao credor pagar juros mais altos do que aquele que já vinha pagando. A proposta só pode ter como objetivo colocar mais papéis do Tesouro no mercado financeiro. Não há outra explicação lógica e verdadeira.

20 thoughts on “Bolsonaro ameaça recorrer às armas contra a Constituição e perde apoio no Congresso

  1. Sendo o voto impresso ou não sempre, já a possibilidade de fraude na apuração das eleições.
    O dever da Justiça Eleitoral é aprimorar seus controles, ser inclemente com fraudadores, e extremamente transparente.
    Só o voto impresso não garante a Lisura.
    Os partidos deveriam ter mais interesse, mas poucos estão opinando sobre esta matéria.

  2. O Jumento está criando factóides para desvirtuar a atenção do povo para a mortandade que ele propiciou com seu comportamento irresponsável e irracional. Há milhares de mortos cuja sorte é atribuida ao negacionismo desse sujeito desumano.

  3. Se ainda existir uma parcela das forças armadas que não esteja comprometida com as NARCOmilícias – está passando da hora dessa parcela se manifestar…

    * Pelo afastamento imediato de Bolsonalha e toda a sua familícia

    * Pela celeridade nas investigações da morte de Marielle e Anderson, cujo assassino, Ronnie Lessa, miliciano, é vizinho de condomínio de jair messias Bolsonalha.

    • Obs. Com relação à morte de Marielle, a questão não é só quem mandou Ronnie Lessa matá-la:

      É demonstrar de forma incontestável que Ronnie Lessa era um dos pistoleiros de aluguel do Escritório do Crime, cujo um dos principais chefes e sócio era Adriano da Nóbrega, assassinado na Bahia como queima de arquivo.

      Resta lembrar que na primeira prisão de Adriano por assassinato ele ainda era da ativa da PM carioca, tendo sido preso juntamente com Fabrício Queiroz… que logo depois foi requisitado para trabalhar com o filhote zero-um de Bolsonalha.

  4. AFINAL DE CONTAS, qual é a terceira via que o Brasil e o povo brasileiro estão querendo, pedindo e necessitando, até desesperadamente, como restou claro nas ruas do país em Junho de 2013, onde, difusa e espontaneamente, gritou firme, forte, alto e em bom som contra o continuísmo do sistema apodrecido: ” basta, chega dos mesmos, sem partidos, sem violência, sem golpes, sem corrupção, vocês nãos nos representam” ? SERÁ a TERCEIRA VIA DE VERDADE, antissistema, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a Nova Política de Verdade, a Democracia Direta com Meritocracia, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso, alicerçado na paz, no amor, no perdão, na conciliação, na união e na mobilização pela mega-solução, focado no sucesso pleno do bem comum do conjunto da população, tendo em vista o IDH n. 1 do Planeta Terra, que projeta o Brasil como uma possível Nova Europa Brasuca, capaz de assumir o comando da vanguarda democrática do mundo civilizado ? OU SERÁ a mesma e velha terceira via mentirosa do mesmo e velho sistema mentiroso, apodrecido, tocado à base de fake news, mentiras e enganações, inerentes à velha política, tipo camaleão ensaboado, ou lobos que perdem os pelos mas não perdem os vícios, forjado, protagonizado e desfrutado pelo seu complexo de ditaduras (partidária, militar, sindical, midiática, econômica, criminal e miliciana) que perfazem a república dos me$mo$, que ai está há 131 anos, fantasiada de democracia porém praticada como plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, em estado de guerra tribal, permanente e insana, com prazo de validade vencido há muito tempo, cujo custo operacional torna mais caro o molho do que o frango, operando o tempo todo no vermelho tipo bola de neve que só cresce a cada novo golpe ou nova eleição da dita-cuja, sediada numa espécie de Ilha da Fantasia, tipo Triângulo das Bermudas do dinheiro público, afundando-se mais e mais no déficit e na dívida pública, conduzindo o Brasil para uma espécie de Brazuela com chance de se tornar um HAITIBRAS, ou coisa pior ? Por que os veículos que se dizem de informação não informam corretamente a população sobre as terceiras vias: a do velho sistema mentiroso, da velha política, e a do novo sistema verdadeiro, da nova política, antissistema apodrecido ? https://www.brasil247.com/poder/mourao-defende-terceira-via-e-diz-que-parte-da-sociedade-nao-se-sente-representada-nem-por-lula-nem-por-bolsonaro?fbclid=IwAR2rfjZQlBUCpSH7m5pmjVIrl0XHG15nB_MARftsh-M5fwwgBpNtXTU9djE

  5. A situação é muito mais séria do que se pensa.
    Não é momento para brincadeiras ou textos de robôs ou sectários ou adoradores de Bolsonaro.

    Os indicadores apontam que o presidente está completamente desestabilizado emocionalmente, e precisa com urgência ser afastado do cargo!

    Não podemos tolerar que as FFAA sejam convocadas para impedir que a lei seja cumprida.
    O golpe que Bolsonaro pretende será muito maior e mais grave que o de 64 onde havia, na ótica de parte da sociedade civil, e amplamente no meio militar, alegações de avanço do comunismo.

    Agora não.
    Bolsonaro quer se esquivar de responder pelos seus atos ignóbeis, seu desprezo pela vida do povo, sua administração voltada única e exclusivamente às castas, elites e poder econômico!

    Um presidente jamais, em tempo algum, poderia declarar que pegará em armas contra o próprio povo!
    Bolsonaro mostra as suas garras, e quero ver os idiotas e imbecis postarem comentários que ele é democrata!!

    O Brasil está diante de uma crise política nos moldes daquelas da década de cinquenta do milênio e século passados.
    Se precisávamos mesmo de comprovação que estamos vivendo um carma e dos mais intensos, só faltava essa, de o povo pobre, miserável, desempregado e morrendo às centenas diariamente através da pandemia, que sofresse ameaças de um tresloucado, irresponsável, criminoso!

    Quero ver qual será a atitude das FFAA com este gesto altamente provocativo e desafiador do presidente.
    Se o apoiar, cospe nas suas próprias palavras, que sempre afirmaram defender a CF;
    se aceitarem o impeachment de Bolsonaro ou com o seu afastamento, pois em seu lugar assume um general de 4 estrelas, os militares resgatam o conceito que sempre desfrutaram com o povo!

    Veremos, mas a panela de pressão está prestes a explodir!

  6. O TSE mentiu. O TSE destruiu provas. O TSE cometeu crime.
    Provas contundentes e inquestionáveis!

    “Eu por mim, colocava todos esses bandidos na cadeia, começando pelo $TF.”
    Abraham Weintraub

    #CPIdoTSE #BarrosoNaCadeia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *