
Charge do Paixão (Gazeta do Povo)
Carlos Newton
Já avançando no segundo semestre de sua administração, somente agora o presidente Jair Bolsonaro veio a público admitir “que o Brasil não tem dinheiro e os ministros estão apavorados”. É preciso ser um completo idiota para dar uma declaração desse tipo, que leva qualquer um ao desânimo, prejudica os negócios e dificulta investimentos.
Mesmo que a situação tenha atingido tal gravidade, o chefe do governo não deveria assustar os empresários e alarmar a população, que tanto confia nele.
O pior é que não oferece qualquer solução, não cita nenhuma alternativa. Apenas diz que já falou com o ministro Paulo Guedes, como se isso significasse alguma coisa.
PAÍS-LABORATÓRIO – Já afirmamos aqui na Tribuna da Internet que o Brasil se tornou uma espécie de laboratório do sistema financeiro internacional. É um país gigantesco, com a quinta maior população e um enorme mercado interno, que pode ser considerado um modelo reduzido do mundo, pois em nenhuma outra nação a miséria absoluta convive com a riqueza total em tamanha promiscuidade.
Pelas riquezas naturais e condições climáticas, é potencialmente o país com maiores condições de se desenvolver sustentavelmente, no entanto a economia está sempre emperrada. A única coisa certa a dizer é que há algo de errado no país, tipo enigma da Esfinge de Delfos – “Decifra-me ou te devoro”.
Delegar a Paulo Guedes a função de recuperar a economia foi uma decisão primária e perigosa de Bolsonaro, porque se trata de um economista totalmente ligado ao mercado financeiro, como ex-banqueiro, consultor e corretor de valores.
DOIS ERROS – Além de ter dado carta branca a Guedes, o presidente Bolsonaro errou também ao aceitar que não se fizesse uma auditoria na dívida interna. Trata-se de uma necessidade óbvia. Quando um executivo assume uma empresa em dificuldades, sua primeira providência é fazer uma auditoria, que não se destina a preparar um calote nos credores nem nos investidores, apenas serve para ter real conhecimento da situação e evitar possíveis brechas de escoamento de recursos.
No caso da dívida brasileira, que é a causa da falta de dinheiro no país, a auditoria iria concluir que o maior problema é que a economia brasileira foge ao padrão internacional. Todos os países minimamente desenvolvidos só operam com juros simples, aplicados ao ano, sistema muito mais vantajoso do que o esquema brasileiro de aceitar juros compostos, também chamados de juros sobre juros, aplicados mensalmente. Esta é a diferença.
DÍVIDA INEXPRESSIVA – Até a gestão do grande brasileiro Itamar Franco, a dívida interna era inexpressiva, o governo pedia mais empréstimos ao exterior, com juros baixos e simples. No primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso é que começou a farra do boi dos banqueiros, que não sofreu interrupção.
Se fosse feita a auditoria, seria possível calcular quanto o Brasil estaria devendo hoje, se pagasse juros em padrão internacional, aplicados ano a ano. E assim se saberia também o valor pago a mais com juros compostos, calculados mês a mês.
Para demonstrar a irresponsabilidade do sistema brasileiro (que praticamente só existe aqui), os bancos cobram juros de 322% ao ano nas dívidas dos cartões de crédito, num país cuja inflação não passa de 5% ao ano.
###
P.S. 1 – Nos países desenvolvidos, como a matriz USA, podem ser praticados juros negativos. Aqui na filial Brazil, ninguém sabe o que significam os juros negativos até se duvida que isso exista.
P.S. 2 – No Brasil, o presidente da República e o ministro da Economia falam livremente de qualquer assunto – do golden shower aos quilombolas. Porém, jamais tocam no assunto-tabu – a dívida pública. É por isso que la nave va, cada vez mais fellinianamente… (C.N.)
a isso, chamamos transparência; preclaro CN, quando me falta $$$ peço à secretária que vá à quitanda com a caderneta e empurra no “fiado”, para eu pagar no dia 20… se o quitandeiro me aceitar, estamos quites… simples assim… e pare de chorar pela auditoria da dívida pública, ok?
“Taoquei”. Bom dia!!
A diferença é que a tua máfia não usa caderneta coisa nenhuma, pelo contrário usa e abusa do famigerado cartão corporativo, uma indecência inominável, inventada pelo indecente FHC, tb usada e abusada pelo indecente Lula, pela qual a sua máfia tb se apaixonou, ao que parece, até porque as vossas despesas mensais já estão pra lá de nababescas, às custas do sangue, suor, lágrimas e vidas da população contribuinte, já sem crédito até mesmo na quitanda.
Chegamos a isso pelo PT e pela corrupção. O timoneiro agora pouco pode fazer, eis que a nau que recebeu veio com vazamentos por todos os lados e marinheiros que, podendo ajudar, boicotam e só querem salvar a sua vida. Claro que o timoneiro também desvia sua atenção para ajudar um ou outro, esquecendo dos compromissos para com o barco todo que o colocou a frente da tripulação. Pior, existe uma turma de escritores, que foi deixada no porto, torcendo que a nau afunde.
Tá feia a coisa!!!
Surpresa? Não. Toda a campanha eleitoral foi destacado que o Posto Ypiranga era a solução. reclamar. Aceitamos o que foi escolhido.
E tem gente como o Chicão Bendl, p.ex., já próximo dos 100 anos, que, ao que deixa transparecer em seus comentários, prefere morrer de velho sob esse eterno pesadelo, a Sonhar e acreditar na Utopia possível do Leão, a RPL-PNBC-DD-ME, que de fato muda toda essa desgraceira secular num prazo máximo de 20 anos para propiciar pelos menos 100 anos de paz, estabilidade e prosperidade, com a diferença que a Utopia do Leão diz alto e em bom som, firme e forte, como operar o milagre, dando a todos a chance de contestá-lo. Enfim, em cada cabeça uma sentença, e o que é de gosto regalo da vida.
Mário,
Tu achas que depois de tanta idade vou cair na tua armadilha?!
Basta de promessas não cumpridas e de gente que tem fórmulas mágicas para resolver nossos problemas.
Todos são enganadores, mentirosos, demagogos, venais e corruptos!!!
Do alto do meu quase um século de vida, quero morrer sabendo que EU ERREI, menos que eu tenha caído no conto do vigário ou, no teu caso, no conto político!
Mais a mais, sonhar, ter devaneios, acreditar em utopias, só quem leva em conta a existência de fadas, duendes, gnomos, maus espíritos, fantasmas, BONS POLÍTICOS, e a sua vida é uma grande ilusão ou, resumindo:
UMA MERDA!!!
Ah, claro, muito pior é quem acredita no que propaga!
Mas esse cara tem que ser levado para o hospício em camisa de força!!!
Aiiinnnn, eu vô esperá até 2022 por São Moro!!!!
Aiiinnnn, agora eu sô devota de São Moro!!!!!!!!
São Moro vai nus salvá em 2022!!!!!!!!!
Os ” salvadores da pátria” desses canalhas, cínicos, hipócritas, camaleônicos, embusteiros, não salvam ninguém, senão as suas próprias máfias e comilanças, e o resto que se dane.
Sim. Mas os otários não aprendem….
E os bandidos ainda se dizem patriotas, usam e abusam do verde e amarelo e até se enrolam na bandeira nacional, manipulando assim com as suas mentiras um monte de jumentinhos sem mãe.
Bom Dia Carlos Newton,
Concordo plenamente com suas afirmações e a falta de atitude do governo.
Não está em curso nenhuma mudança significativa para melhorar a situação econômica do país. Algumas medidas que vemos sendo anunciadas como a liberação do FGTS e PIS/PASEP podem até dar algum fôlego ao mercado, mas não trazem crescimento sustentado e de longo prazo.
Os juros brasileiros são os maiores do mundo representando uma gigantesca transferência de renda do setor produtivo para o financeiro, os lucros dos bancos são crescentes e a auditoria da dívida pública nunca esteve no horizonte de nenhum governo por pressão dos bancos e de grandes corporações.
Está claro um processo de destruição do mercado interno, simplesmente porque milhões de pessoas tem cada menos poder aquisitivo para consumir e estão profundamente endividadas. Milhares de indústrias e empresas comerciais de todos os portes estão encerrando suas atividades por todo o país.
Apesar de tudo isso, o senhor acha que podemos ter alguma esperança de que as coisas melhorem nos próximos anos?
Muito Obrigado por sua atenção.
Realmente o espaço foi tomado pela esquerda. Lamentável este pensamento que nos levará para o caminho da Venezuela. Bolsonaro não terá forças para lutar contra a mídia que sente falta das verbas públicas, afinal o brasileiro tem que pagar para os veículos de comunicação. E o dono da Veja quem é? Adivinhem, será que está envolvido na Lava Jato? Pobre país.
Mas e a onda conservadora irrefreável?
Sem dinheiro para governar? Sem economista? Quem é Paulo Guedes na economia – qual trabalho que tem publicado? Isso tudo já era esperado e vai piorar ainda mais. Se vender tudo que o país tem a coisa vai piorar – é preferível monopólio estatal a privado.
Infelizmente, a culpa de termos um Bolsonaro é do PT, FHC … – podiam ter realizado política pública que atendesse o país e não aos mesmos setores – é muita incompetência e corrupção e o cabeça vazia do Bolsonaro não vai fazer nada.
Um país com tantas portas para resolver a situação econômica e nada faz – mas esperar o quê de Guedes?
Para chegar em 2022 vai ser uma eternidade e até lá vai vender tudo e o país e seu povo vai continuar quebrado, com fome, sem emprego, sem moradia, sem segurança, sem saúde… e sem roupa.
O Governo do Brasil nos anos ímpares de não Eleições, sempre gastou o que tinha, e nos anos pares de Eleições sempre gastou o que tinha ” e o que não tinha”. Resultado: Deficits Fiscais e Endividamento até chegar ao LIMITE.
Agora, tanto a Escola Econômica Nacional-Desenvolvimentista, como a Neo-Liberal recomendam que o “tamanho do Estado deve ser reduzido”, via AUSTERIDADE FISCAL.
Tecnicamente não há falta de DINHEIRO porque o Governo Federal por Lei, via Banco Central poderia criar Dinheiro a vontade. “Nenhum País até hoje perdeu uma guerra por falta de DINHEIRO”. Como já vimos a LEI não pode criar RIQUEZA, mas facilmente pode criar DINHEIRO.
O que o Governo BOLSONARO/MOURÃO está tentando fazer é reduzir o tamanho do Estado,
e aproveitando a Crise ( Falta de Dinheiro do Governo Federal), criar as condições de um renascimento do Capitalismo no Brasil via REFORMAS.
A nosso ver, aonde o Governo BOLSONARO/MOURÃO erra, via Ministro da Fazenda (Economia) Dr. PAULO GUEDES, é em fazer a redução do Estado e reativar nossa estagnada Economia segundo a INCOMPLETA Teoria Monetarista de Chicago-IL ( Neo-Liberal) que prega abertura total de nosso Mercado Interno para IMPORTAÇÔES, Câmbio super-Valorizado ( Real muito forte em relação ao US$ Dollar), e uma Política Monetária apertadíssima que resulta entre outras coisas em Juros Comerciais muito altos ( Média de +- 50% aa numa Inflação de +- 5%aa. Tudo isso resultando em nossa Des-Industrialização.
Em suma, criar condições para que o CAPITAL INTERNACIONAL aflua em grande quantidade e reative a Economia.
A Argentina está tentando +- isso e está “dando novamente com os burros na água”.
Mais eficiente seria seguir sem os erros e abusos do passado, a velha e boa Política da Escola Nacional-Desenvolvimentista que coloca a reativação de nossa Economia dependendo mais do CAPITAL NACIONAL e de nosso poderoso Mercado Interno, do que do inconstante CAPITAL INTERNACIONAL, que traz benefícios quando entra, mas causa TRAGÉDIA ECONÔMICA quando sai pelo efeito de manada.
Sempre que dependemos dos outros estamos mal. Quando dependemos de Nós mesmos, mesmo mais devagar no começo, estamos melhor.
O grande Economista Inglês Lord KEYNES nos anos 30′ demonstrou que uma Economia estagnada, muito abaixo de seu uso integral de Mão de Obra e Capacidade instalada, pode permanecer assim eternamente até cair no Comunismo ou Fascismo, ( TOTALITARISMOS) ou usando inteligentemente o ESTADO como indutor criando DINHEIRO e reativando a Economia AUTONOMAMENTE, voltar a prosperidade.
É um caminho KEYNESIANO expurgado de excessos, que o Gov. BOLSONARO/MOURÃO deveria seguir, para reativar nossa Economia, sob pena de: ter pleno sucesso na intervenção cirúrgica ( Zerar o Deficit Público muito rápido) e acabar matando o Paciente (Economia do Brasil) no processo, além de perder as próximas Eleições e o PT transformar em fumaça, tudo o que já foi feito com tanto sacrifício dos Trabalhadores.
Comentário sensato.
Pena que o Wagner Pires esteja sumido. Poderia complementar o comentário com números e estatísticas.
Como o presidente não faz nada, seu redator? Não é assim tão fácil. Primeiro ele quer fazer o seu filho embaixador. Depois o garoto vai fazer amizade com o Eric e Ivanka (filhos do Trump). Através dessa amizade faremos um acordo de comércio muito vantajoso. Depois festejaremos a vitória com muitos hamburgers!
Caro Jornalista,
“Mesmo que a situação tenha atingido tal gravidade, o chefe do governo não deveria assustar os empresários e alarmar a população, que tanto confia nele.”
-Ora, quando o Lula disse que a crise econômica mundial era só uma “marola” para”não assustar empresários e assustar a população”, foi criticado do mesmo jeito e acusado de menosprezar a gravidade da situação.
Não tem dinheiro nem presidente,
Coloca Delubio no lugar do Posto Ypiranga que a grana aparece ou desaparece.
O CN tem uma neura com juros compostos (anatocismo?). É claro que o governo pode escolher como paga seus (dele) empréstimos, mas é bom lembrar que sempre existe uma taxa de juros simples equivalente a taxa de juros compostos para um empréstimo, o que nos EUA é conhecido como “effective annual yield” ou “effective rate”. O CN não gostando dos juros compostos pode sempre calcular os juros simples equivalentes e ficar mais calmo. Também vale lembrar que nos EUA existem diferentes tipos de títulos do governo, com pagamentos de juros diferentes. Do site https://finance.zacks.com/bonds-compound-interest-3999.html
O Brasil (governo) deveria pensar em longo prazo. Algumas ideias que privilegiam o neoliberalismo não fizeram nenhum país crescer economicamente. O Brasil deveria fazer mais coisas (indústria) em vez de eternamente só focar em serviços, de sermos meramente montadores de telefones, PCs, carros, TVs, máquinas, etc de exportação de produtos primários e importação de manufaturados. Os lucros não podem ser pensados somente em curto prazo. O setor financeiro, embora tenha que ser forte, precisa de certos limites. E se há falta de dinheiro, por que não taxar lucros e dividendos? E por que não rever isenções fiscais desnecessárias, redirecionando recursos para a indústria produtiva (principalmente de manufaturados e de preferência com capital preponderantemente nacional) , infraestrutura e P&D? E por que não rever a lei Kandir?
“Os países em desenvolvimento precisam de um regime mais permissivo no que diz respeito ao uso do protecionismo, da regulamentação do investimento estrangeiro e dos direitos da propriedade intelectual, entre outras coisas.”
Claro que as despesas precisam sempre ser rigorosamente analisadas e, onde possível, cortadas.
Taxas de juros negativas são realmente uma boa idéia? Mesmo na Europa há críticas de que isso pode se tornar uma situação permanente, e acabar favorecendo superendividamento e premiando a ineficiência econômica:
“As taxas negativas são uma versão extrema da estratégia padrão dos banco centrais de reduzir os custos dos empréstimos para estimular o consumo e o investimento.
Mas taxas baixíssimas podem permitir o acúmulo de dívidas insustentáveis, já que empresas e consumidores financiam aquisições. A combinação de alta alavancagem e valuations elevados em áreas como o setor imobiliário também pode diminuir a tolerância de uma economia a juros mais altos no futuro, forçando bancos centrais a manter uma política acomodativa.
A política de juros negativos também oferece uma tábua de salvação para empresas “zumbis” improdutivas que desperdiçam recursos e prejudicam o crescimento da produtividade.
Essa é uma das lições do Japão, onde as taxas foram reduzidas a zero duas décadas atrás e que acabaram caindo abaixo desse nível em 2016. A eterna política acomodativa do país também sugere que o que a economia realmente precisa são reformas econômicas estruturais.”
https://moneytimes.com.br/depois-de-mergulho-em-juros-negativos-europa-nao-encontra-saida/
Uma simples medida seria acabar com os altos salarios dos politicos da atualidade, deixar a receita federal fazer o trabalho deles e mostrar como pode O politico no Brasil ser dono de radios, TVS e jornais e nadando em vastas quantias de dinheiro com o roubo e as jogadas de mestre pra enrriquecer enquanto estava na politica ganhando por fora ou fazendo arranjos para ter mais dinheiro, deixamos isso acontecer nos ultimos 45 anos e agora estamos nessa merda por causa de muitos politicos ladroes que deveriam ser presos pro resto da vida. Estava observando a lista dos emprestimos pra comprar os jatinhos, todos na epoca do governo do PT e hoje milhonarios vivendo a custa dos roubos como o safado do Rei Arthur em Miami tirando onda , cade a voz do presidente que nao pede ao FBI pra prender o meliante e mandar ele de volta ao Brasil Imediatamente, e ainda querem roubar mais o nosso ouro na mineracao das terras indiginas, vamos acabar com isso, O Brasil nao tem dinheiro porque esta sendo roubado pela esquerda, direita e o centrao a muitos anos , essa divida tem que ser exposta justamente por estarem fazendo o povo Brasileiro de escravos em pleno seculo 21, ate quando vamos entregar tiudo de valor que a nossa terra amada Brasil produz?