Bolsonaro diz que número de casos de coronavírus em São Paulo está “superdimensionado”

Bolsonaro não baixa a guarda e tenta desqualificar Doria

Daniel Carvalho e Ricardo Della Colletta
Folha

Em meio a um embate com o governador João Doria (PSDB), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na tarde desta sexta-feira, dia 27, que não acredita nos números de casos de coronavírus no estado de São Paulo. Para ele, os números podem estar superdimensionados.

O número de óbitos relacionados ao novo coronavírus no estado de São Paulo cresceu 209 % em cinco dias, segundo balanço da Secretaria da Saúde divulgados nesta sexta-feira. No último domingo, dia 22, o estado registrava 22 mortes, contra 68 agora.

“TEM QUE VER ISSO AÍ” – “Está muito grande para São Paulo. Tem que ver isso aí”, disse o presidente em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes. O jornalistas insistiu no questionamento, indagando se ele não acreditava nos dados de São Paulo. “Não estou acreditando”, afirmou Bolsonaro.

O presidente também foi questionado sobre os resultados de seus testes de coronavírus. Bolsonaro disse que ambos tiveram resultado negativo, mas nunca apresentou o comprovante do laboratório.

“JUSTIFICATIVA” – Bolsonaro afirmou que, por precaução, seus exames são feitos com o nome dele em código. “Se mostrar os códigos vai parecer que é mentira”, disse o presidente.

Em outro momento da entrevista, Datena perguntou se Bolsonaro seria capaz de dar um golpe. “Quem quer dar o golpe jamais vai falar que quer dar”, respondeu o presidente, ao negar qualquer tipo de iniciativa nesse sentido.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO discurso sem provas de Bolsonaro tornou-se comum. A justificativa, caso reclamem, é que ele se engana, brinca ou se expressou mal. Ataca para desmoralizar, mesmo que suas meias verdades sejam sem fundamentos. A estratégia é colocar o adversário em dúvida perante a opinião pública ainda que mentido sem pudor algum. A exemplo do que ele mesmo repete, “tem que ver isso aí”. (Marcelo Copelli)

43 thoughts on “Bolsonaro diz que número de casos de coronavírus em São Paulo está “superdimensionado”

    • Ele delegou a médicos a possibilidade de atestar, nos chamados para atendimento que costate óbito.
      Qual problema disso prevendo uma pandemia e o aumento do número de casos e da carga de trabalho?
      Vai levar a outro local para realização de outro atendimento por também médico (legista)?

          • Nelson, seja mais criativo. Essa fala é minha (só é homem por detrás de um monitor).

            Seja autêntico, Nelson. Seu chefe acabou e, com isso, você também.

          • Quem tem chefe é índio (e , a propósito, aquele do Distrito Federal não morreu em função do “coroavírus”. A “criação” faz parte do seu cotidiano, pois é muito confortável a sua bunda sentadinha na poltrona (de repente, está em outro lugar), achar que o “apocalipse” vai reinar no Brasil. Vergonha de você, animal irracional! Deve ser um ” peido” alijado pela família e fica, aqui, conturbando…Cara, Feliz Natal! Boa viagem! Vá para,,,

        • Caro leitor e comentarista Sebastião Barros,
          O senhor não me conhece.
          O senhor é DESRESPEITOSO.
          Eu não sou cabo eleitoral de NINGUÉM.
          Eu sou BRASIL.
          O meu partido é o BRASIL.
          Então, já que o senhor me atacou, também me dá o direito de afirmar que o senhor é cabo eleitoral da ORCRIM e dos que estão em ABSTINÊNCIA hoje do DINHEIRO PÚBLICO.
          O país precisa de UNIÃO e não de DESUNIÃO, para que possamos passar com os menores estragos possíveis dessa pandemia de COVID-19, tanto no que concerne a saúde dos brasileiros quanto no tange aos empregos, à manutenção da atividade econômica.
          Tenha um ótimo final de semana com paz, saúde e amor, extensivo aos seus familiares.

          • Desrespeitoso é colocar notícias tendenciosas. Somente isso. Essa não foi a primeira, somente hoje. A verdade não é pra todos.

            Quanto à abstinência do dinheiro público, mais uma vez o senhor demonstra ser tendencioso, pois quem não comunga das suas preferências são bandidos.

            Lamentável essa sua colocação, pois ela comprova o quanto o senhor quer impor suas preferências, mesmo que essas sejam com segunda a intenções.

            Para seu conhecimento, estou muito bem empregado sem ter que defender qualquer político que seja. Sou independente. Não sou encabrestado.

            Quanto a ter um bom fim de semana, agradeço, desejando o mesmo para o senhor.

          • O véio da Havan vive dizendo aos quatro cantos que é Brasil e, no entanto, coloca a Estátua da Liberdade americana na frente de suas lojas e, recentemente, anunciou que poderá demitir mais de 20 mil empregados colocando a culpa na paralisação por autoridades locais (no combate à propagação do coronavírus) que está prejudicando o seu negócio.
            Obs. Já a Magazine Luiza anunciou que irá doar R$ 10 milhões para ajudar a saúde no combate ao Covid-19…
            Sacou a diferença?
            Quem diz ser brasileiro, patriota, blá blá… é o que menos se importa com as pessoas, apenas consigo próprio

          • Não adianta, Tião Patético é inimputável. Deveria estar em uma camisa de força, pois o que mais gosta é atacar as pessoas. O chefe dele Lularápio deve pagar bem para o Tião Patético.

  1. O Presidente do Hospital Albert Einstein já estimou:
    “Há 15 casos para cada paciente notificado”

    https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,presidente-do-hospital-albert-einstein-preve-pico-do-novo-coronavirus-em-duas-semanas,70003239115.amp?

    Já um membro do Hospital Beneficência Portuguesa estimou em 10 para 1.

    Outro estudo, da Escola de Londres de Higiene e Medicina, aponta também para subnotificações

    https://www1.folha.uol.com.br/amp/equilibrioesaude/2020/03/nove-em-cada-dez-casos-de-covid-19-nao-sao-detectados-no-brasil-diz-estudo.shtml?

    Vários cemitérios estão enterrando os mortos, numa escalada incomum, por suspeita de Covid-19 sem diagnósticos

    https://epoca.globo.com/sociedade/a-escalada-dos-enterros-das-vitimas-suspeitas-de-coronavirus-no-maior-cemiterio-de-sp-24331182

  2. “Ministério da Saúde reage a Bolsonaro e quer ampliar isolamento, fechando escolas e universidades.

    Integrantes da pasta organizam movimento de resistência para adotar medidas mais restritivas a partir de abril”
    (Estadão)

    Pois é, na tentativa de salvar a economia de Paulo Guedes, onde relegou a segundo plano a vida humana, parece estar chegando ao fim a irresponsabilidade do presidente imbecil.

    • Tião Patético continua a sua sina de atacar as pessoas e querer o pensamento único. Muda para a Venezuela, lá o pensamento é único. E quem coloca alguma coisa que Tião Patético não concorda, ele chama o sujeito de bolsominho. A grama continua verde!

      • Por favor, quando eu fizer um comentário, finja que não leu.
        Essa é a primeira e última vez que darei atenção e gastarei me precioso tempo com um desclassificado como o senhor.
        Não possui estatura moral e intelectual para divergir e nem abalizar meus pensamentos.
        Se é para brigar, somente os gigantes que frequentam o espaço merecem o bom combate.
        Estes, estão perante aos meus olhos e os admiro, apesar de divergir.
        O senhor é um mero funcionário que está aqui somente para tumultuar.
        Nem é um mero café com leite, como alguns outros.

        • Baseado no seu comentário, se não houver “corte” por parte do CN, deixo a minha mensagem para você: foda-se,indivíduo asqueroso que não sabe conviver em sociedade.E ainda tem o nome de “jaco”…Valha-me Deus!

          • Baseado no seu comentário, se não houver “corte” por parte do CN, deixo a minha mensagem para você:”Vai para a …,indivíduo asqueroso que não sabe conviver em sociedade.E ainda tem o nome de “jaco”…Valha-me Deus!

    • Então…rasgue a CLT…rasgue a Constituição ( o merda chamado “Lewandowski,” já rasfou faz tempo). Reparou? Estamos nos agredindo e o Brasil espera…Não confio na Globo, na Folha e outros que, educadamente, não vou citar. A batalha contra o “vírus” é nossa! Reivindicar, isso sim. Tião, desculpe-me por qualquer coisa, pois sou humano. Assunto encerrado. Fique na paz!

    • Caro leitor e comentarista Sebastião Barros,
      O senhor afirma que desrespeitoso é colocar notícias tendenciosas.
      Então o que o leitor fez no seu comentário acima é o que?
      O senhor é de uma DESFAÇATEZ.

      • Mais uma vez o senhor se sentiu atingido, talvez por entender que o que está no site “especializado”, e não em site jornalístico de viés ideológico, foi de encontro ao que o Bolsonaro disse e, talvez, de encontro ao seu entendimento.

        Nem sempre a gente ganha.

        Como frisei acima, o excerto da matéria é de um site especializado na área jurídica e não de um site jornalístico tendencioso.

        Portanto, não foi descaramento meu, mas sim INFORMAÇÃO.

        Agora, relaxa, nem eu nem o senhor temos razão, pois esta depende da perspectiva de quem olha e analisa.

        Vou abrir uma pra relaxar. Faça o mesmo.

        Boa noite.

  3. Mandetta, Ministro da Saúde depois de ter uma reunião com Bolsonaro e deve ter levado um puxão de orelhas, deu uma declaração na televisão contrária ao que vinha defendendo, endossou a fala do presidente Bolsonaro, disse ainda, que vai pedir o isolamento apenas dos idosos e de pessoas do grupos de risco.
    Se o ministro não tivesse amor ao cargo e tivesse ética, responderia ao presidente: eu sou médico, não sirvo para ser seu Ministro da Saúde.
    Bolsonaro se sair de braço dado com a Dilma, formaria um par perfeito.

  4. Lamento, CN! Recortei os comentários do “jaco”. Quando esta tempestade passar, se Deus quiser, ele vai ter que explicar a tal “estatura moral”. A César o que é de César…

  5. Jornal NEWS – Estados Unidos da América – 28/03/2020

    A ITÁLIA POSSUI UM SISTEMA DE SAÚDE DE CLASSE MUNDIAL. O CORONAVIRUS LEVOU-O AO PONTO DE RUPTURA

    “Nunca vi tantas pessoas morrerem diante de meus olhos” , disse uma enfermeira de um dos principais hospitais de Bergamo, uma cidade no norte da Itália

    https://www.nbcnews.com/health/health-news/italy-has-world-class-health-system-coronavirus-has-pushed-it-n1162786?campaign_id=45&emc=edit_nk_20200328&instance_id=17164&nl=nicholas-kristof&regi_id=54886176&segment_id=23206&te=1&user_id=276daff541354d2e2e7aff86a50073cc

  6. Sobre o Bolsonaro citar artigo da CLT para impor às autoridades locais assumir junto aos empregadores o custo de eventual pagamento por conta das determinações de isolamento é de uma ignorância tamanha.
    O Dr. Béja bem que poderia explicar melhor.
    Mas, em minha opinião, o citado texto da Lei Trabalhista é anterior à Constituição.
    Dessa forma, a aplicação segundo a interpretação literal do seu texto é completamente fora de cogitação.
    A competência para a política de saúde no Brasil é assumida por todos os entes.
    O desenho constitucional que privilegiou a União quanto em relação ao sistema tributário, obriga a todos os entes corresponsável mente na saúde.
    Mas de onde virão os recursos se municípios, especialmente, e estados, tem limitadas fontes e vivem com a corda no pescoço? Claro que a União seria chamada…

  7. Caro leitor e comentarista Leão da Montanha,
    Eu prefiro que a minha amada pátria mãe gentil Brasil seja aliada do Estados Unidos, de Israel e da Inglaterra do que ser aliada a países de regimes totalitários da foice e do martelo.

  8. Caro João, são poderosas essas nações que mencionou como sua preferência.
    Mas colocar no lado oposto países que nomina como regimes totalitários da foice e do martelo?
    Mas pergunto: Que foice? Que martelo?
    Não sei de que está falando pois nem defendi regime não democrático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *