Bolsonaro posta vídeo falso de matança de baleias e acusa Noruega

O tuíte de Bolsonaro foi motivo de piadas nas redes sociais

Deu no Correio Braziliense

Depois da suspensão da ajuda financeira da Noruega para a luta contra o desmatamento na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar Oslo e sua caça às baleias, mas usando imagens erradas, o que provocou piadas nas redes sociais. “Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, tuitou Bolsonaro na noite deste domingo, dia 18.

O tuíte inclui um vídeo e fotos que mostram, com uma música melancólica ao fundo, o resultado de uma caça em massa de cetáceos, depois abatidos na praia, com o sangue tingindo as águas de vermelho. O problema é que as imagens supostamente feitas em 29 de maio na Noruega ilustram um festival de caça tradicional chamado ‘grindadráp’ nas Ilhas Faroe, um território dependente da Dinamarca no Atlântico Norte.

Indignação e piadas – O tuíte de Bolsonaro provocou indignação em alguns internautas e foi motivo de piadas para outros nas redes sociais. “Haha, que presidente idiota o Brasil tem! NÃO É a Noruega! Não matamos assim as baleias. Informe-se se quiser ser respeitado! É uma ‘Fake news’, como diria Trump”, reagiu um usuário do Twitter. “Informação falsa é um crime, senhor Presidente”, afirma outro.

Bolsonaro critica a Noruega desde que este país, assim como a Alemanha, anunciou na semana passada o bloqueio de R$ 133 milhões (cerca de US$ 33 milhões) destinados ao Brasil sob acusação de que o Brasil “não quer deter o desmatamento” da Amazônia. Com isso, teria rompido unilateralmente o acordo alcançado com os doadores do Fundo, para o qual Oslo contribuiu com 900 milhões de dólares desde sua criação em 2008. A Noruega é um dos poucos países do mundo que autoriza a caça comercial de baleias, e por isso também é criticada por ONGs ligadas ao tema.

48 thoughts on “Bolsonaro posta vídeo falso de matança de baleias e acusa Noruega

  1. “A economia da Noruega segue os rumos da social-democracia, Estado de bem-estar social, caracterizando uma combinação da atividade do mercado e da intervenção do governo. As áreas chave de controles do governo, tais como o setor vital do petróleo (com as empresas de estado em grande escala). O país é dotado com ricos recursos naturais – petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas e minerais – e é altamente dependente de sua produção de óleo e preços de óleo internacionais; em 1999, o óleo e o gás explicaram 35% das exportações. Somente Arábia Saudita e Rússia exportam mais óleo do que Noruega. O fundo petrolífero da Noruega foi estabelecido pelo governo norueguês para garantir que os benefícios da exploração do petróleo sejam preservados para gerações futuras de noruegueses.”
    (Wikipedia)

    -Pergunte se o governo de lá quer interromper a exploração mineral e de petróleo e baixar a qualidade de vida da população para salvar o planeta do aquecimento global…

    Só mesmo os otários, que até Vargas ganhar a CSN só produzia café, fumo de rolo e feijão de corda e que menos prejudicaram o planeta, se oferecem para permanecer no atraso enquanto os ricos vivem confortavelmente por conta da poluição e das guerras.

    • “Quase 90% das emissões de CO2 geradas pela atividade humana procedem do uso de combustíveis fósseis e da indústria, que em 2017 crescerão 2% após 3 anos de estancamento e alcançarão um novo recorde.”

      Alguém pergunte se algum país que esteja preocupado com a Amazônia e com o aquecimento global fechará alguma indústria ou deixará de produzir/queimar petróleo para salvar a natureza…

      • Ahhhh, o sr. está sendo muito injusto. A Alemanha e a Noruega estão muitissimos preocupados com as plantinhas, os bichinhos e as arvorezinhas da Floresta Amazônia. Por isso, com essa preocupação exclusivamente ecológica, eles, gentilmente, por serem gente boa, doam aquela graninha para o Brasil, pois amam muito a natureza. Que coração bondoso desses europeus!. Esse papo de que o dinheiro é para as ONGs que tratam de seus interesses é tudo papo de gente maldosa.

  2. Não precisava postar vídeo nenhum. Todo mundo sabe que a Noruega é um dos poucos países que pratica intensamente a caça às baleias, e inclusive estaria se tornando líder mundial nessa atividade, sofrendo críticas de ongs ambientalistas.

    https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1273367/noruega-ja-mata-mais-baleias-do-que-o-japao-e-a-islandia-juntos

    Nem estou dizendo isso para defender o Bolsonaro, que não faz muito por merecer. Mas também não é o caso de ignorar o óbvio.

  3. Só uma pergunta.
    Não existe ninguém no palácio, que possa frear este cidadão, e acordá-lo?

    Até que algumas coisas que diz, tem sentido, mas a maneira de se expressar, assusta até cachorro louco…

  4. Tanto faz o vídeo ser da Noruega ou da Dinamarca, pois serve a todos os países que matam baleias. Este é o ponto que deve ser abordado e não tentar esta infantilidade de ele não vale porque não é da Noruega.

    Essa esquerdinha, que destruiu o país não toma jeito mesmo.
    Como criminosos contumazes, a última coisa que ela vai ter, se algum dia por milagre isto acontecer, é vergonha na cara.

    Sua obsessão em procurar alguma coisa, por mais insignificante que seja, para tentar se justificar como honrada diante do público, mesmo depois dos roubos e corrupção que praticou durante seu governo, é caso para a psiquiatria forense.

    • Caro Mário Jr.
      A questão é que ele é o presidente da República é como tal, é imperdoável está postagem feita por ele.
      Admito que votei nele, mas o cara tá ensandecido, me preocupa muito o estado mental dele.
      Convenhamos que ele não está normal, que ele mudou muito.
      É também triste pra mim reconhecer isto, mas o presidente não está batendo bem da bola.
      Simples assim.
      Atenciosamente.

      • Bobagem. O Homem é o ato.

        Bolsonaro sempre foi assim, mas na ação ele tem demonstrado até humildade muitas vezes em voltar atrás pelas suas falazadas destrambelhadas.

        Já conseguiu a reforma da previdência e a liberdade econômica coisa que a bandidagem que nos desgovernou em passado recente não conseguiu. Pelo contrário , conseguiu destruir o país.

        Prezado Espectro, deixe de lado a embalagem e se preocupe com o conteúdo. Abs.

  5. Bolsonaro posta vídeo ‘na Noruega’, mas cenas de caça de baleias são na Dinamarca

    Imagens foram gravadas durante festival tradicional nas Ilhas Faroe
    AFP

    19/08/2019 – 11:19 / Atualizado em 19/08/2019 – 16:14

    Vídeo postado pelo presidente mostra mar tingido de sangue durante caça de baleias

    RIO — Depois da suspensão da ajuda financeira da Noruega para o Fundo Amazônia , voltado para a luta contra o desmatamento na Amazônia , o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar Oslo e sua “caça às baleias”, mas desta vez usando imagens erradas. Na noite deste domingo, Bolsonaro postou no Twiiter um vídeo com cenas de uma caça em massa de baleias , que, abatidas na praia, tingiam as águas do mar de vermelho.

    “Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, diz a postagem do presidente .

  6. Todos sabem que a Noruega mata baleias , agora querer postar um video errado e muita falta de capacidade do ajudante que nem sequer foi verificar se era da Noruega mesmo, Na minha terra isso se chama GAFE , quem deu esse informacao pro presidente deveria ser posto no olho da rua.

  7. RESUMO DESSE ASSUNTO:

    “- Quem tem carro insiste em dizer para quem anda a pé que andar de carro faz mal a saúde. Ser pedestre é ser lindo!
    Só que quem anda de carro não quer dar exemplo e, além de não querer andar também a pé, ainda quer proibir quem anda a pé de comprar carro.

    Tem pedestre que desconfia da boa intenção, mas a grande maioria, ingênua, acredita.”

  8. Ainda agora na TV , o Brasil exige para devolver o terrorista chileno ao seu país, que a pena seja a daqui, ou seja, no máximo 30 anos.
    No Chile ele está condenado à perpétua.

    Este nosso país é ou não é piada do resto mundo: quantas vezes já vimos criminosos hediondos pegar 30 anos de cadeia, mas ser libertado depois de 6 anos de pena.

    Pode?????!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Essa matança de baleias faz parte de um “festival de caça tradicional” ?

    Na Dinamarca, país tão escandinavo quanto a Noruega ?

    E a Noruega, tão preocupada com a natureza, não protestou contra a matança das baleias ?

  10. Agora foi o bem-amado da grande imprensa, o presidente francês Emmanuel Macron, que teve seu, por assim dizer, “momento Bolsonaro”, postando no Twitter uma foto de 2003 para denunciar a degradação da Amazônia sob o atual governo. A conferir se a gafe do galante e politicamente correto governante europeu terá o mesmo tratamento dado à do presidente tupiniquim.
    https://www.oantagonista.com/brasil/macron-usa-imagem-de-fotografo-que-morreu-em-2003-para-falar-de-queimadas-sob-bolsonaro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *