Bolsonaro promete (mais uma vez…) novas regras para porte de armas de fogo

Resultado de imagem para decreto de armas charges

Charge do Gabriel Renner (Arquivo Google)

Deu em O Tempo
(Estadão Conteúdo)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o governo prepara um conjunto de normas que vai alterar as regras de porte de armas de fogo para praças militares, colecionadores, caçadores e atiradores esportivos. Bolsonaro não detalhou o decreto em elaboração, mas disse que haverá surpresas e novidades.

O presidente disse que já discutiu o tema com o Ministério da Defesa e obteve aval do ministro Fernando Azevedo e Silva. Segundo Bolsonaro, ficou praticamente garantida a concessão do porte de arma aos praças que atingirem a estabilidade na carreira militar, após dez anos de serviço. A ideia é dar o porte permanente aos militares, para que possam portar a arma 24h por dia e em dias de folga, inclusive na reserva.

NOVIDADES – “Teremos novidades. É o que vocês querem. O que a gente pretende é tratar os colecionadores, atiradores e caçadores com o devido respeito que eles merecem”, disse Bolsonaro. “E vamos ter surpresa, já foi acertado com o Ministério da Defesa, nesse novo decreto, para os praças com estabilidade assegurada nas Forças Armadas. Se um praça após 10 anos não puder portar uma arma ele tem que sair das Forças Armadas. Teve aceitação do ministro da Defesa.”

Bolsonaro também afirmou que o governo vai defender a aprovação de um excludente de ilicitude a cidadãos que fizerem uso de armamentos em legítima defesa da própria vida ou da propriedade. Segundo ele, um projeto em defesa da vida e do patrimônio próprios ou de terceiros será enviado à Câmara dos Deputados nas próximas semanas.

PARA DEFESA – “Invasão de domicílio, uma chácara, o proprietário pode se defender atirando, e se o outro lado resolver morrer é problema dele. A propriedade privada é sagrada na Itália, e tem que ser no Brasil também”, afirmou o presidente. Em janeiro, decreto facilitou posse para civis.

O presidente disse que vai instar parlamentares a criminalizar de fato as invasões de terra no País. Ele citou a queda nas ocupações pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo. “No que depender de mim vai ser tipificado como terrorismo”, disse ele.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A matéria contém uma incorreção. O decreto de Bolsonaro não facilitou em nada a posse de arma pelo cidadão de bem. Ao contrário, foi uma tremenda embromação. Deveria restabelecer o sistema antigo, em que cada cidadão de bem tinha direito a uma arma. (C.N.)

11 thoughts on “Bolsonaro promete (mais uma vez…) novas regras para porte de armas de fogo

  1. Acredito que um dos poucos temas em que discordo da Redação do Blog, é sobre esse tema. Não tem que facilitar porte de armas para ninguém. Fazer isso é fomentar tragédias.

  2. Uma medida pouco responsável e, altamente, ameaçadora à parcela à paisana da população. Logo agora: quando policiais e EXs roubam dos bandidos escusos a exclusividade, nos comandos das facções criminosas pelo Brasil afora!
    À mais ingênua das criaturas, Bolsonaro parece querer armar uma milícia de alcance nacional, constituida por seus simpatizantes e congêneres militares. Quiçá, com o propósito de dissuadir quaisquer entes ou agentes, que, porventura, ousar-lhe remover da presidência.

  3. -Algum amigo próximo precisa avisar ao Bolsonaro que ele saiu do Legislativo e está agora no Executivo. E como Chefe!
    -Por melhor intenção que tenha, acabou-se a hora de falar, de protestar e de acusar. Chegou a hora de fazer.

  4. Segurança que matou jovem em supermercado é bolsonarista

    Cidadão de bem militante bolsonarista mata taxista em discussão de nove segundos

    Bolsonaristas milicianos mataram Marielle

    Bolsonarista mata namorada a marteladas e a esquarteja

    Bolsonarista matou o ativista negro com 12 facadas

    Fã de Bolsonaro que desfilou com arma em carreata é morto por PM que também é pro bolsonaro

    Tudo cidadão de bem.

    • A situação é bem diferente com o teu chefe e amo. O Lula pessoalmente ACABOU com o Brasil inteiro, matando milhares e milhares de cidadãos honestos e de bem. Ele próprio e não os seus camaradas petistas. Essa é a diferença.
      Como você ficou mais mentiroso depois que perdeu a bocada da UFF…

    • Agora só falta descobrir o nome da indústria de armas que o “capitão Virgulino” quer beneficiá-la!
      Ou se ele pretende apenas formar uma rede de jagunços armados, para a sua pronta-defesa, no caso de ele ser ameaçado de perder a presidência da república.
      Existe aí um forte indício de má intenção.

  5. passei 30 aanos e 16 dias no Exército, sendo submetido anualmente ao TAT ( TESTE DE AVALIAÇÃO DE TIRO), ao passar para a Reserva, virei bandido, pois me privam de possuir porte de arma.

  6. Quem não quer arma não compre e nem use.
    Se o elemento não gosta de macarrão que não coma macarrão, não pode impedir que outro coma.
    Se eu tivesse com meu macarrão na mão meu parente não seria morto impunemente.

  7. Sou a favor que todo cidadão de bem tenha uma arma em casa ou em seu estabelecimento.
    Sou contra o porte de arma. Quem tiver portando arma e for surpreendido por um bandido, perderá a arma e ainda corre o risco de levar um tiro, Bolsonaro sabe disso: perdeu a arma e a motocicleta, teve sorte de não levar
    um tiro.
    Tenho um amigo policial. Eu o aconselhei, que fora de serviço a não andar armado e portar a carteira de policial, é assim que ele faz. O assaltante tem a seu favor o fator surpresa, vem com a arma na mão, se o assaltado se coçar certamente levará um tiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *