Bolsonaro tem favorecido pobres e ricos, enquanto massacra a classe média

Wilson Vieira - Jornalismo e Cultura: Charge do dia - classe média...

Charge do Leandro Franco (site Charge Online)

Carlos Newton

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, pode-se dizer que muitos milhões votaram nele para corrigir erros da administração pública e pôr fim aos privilégios das elites dos servidores civil e militares. Essas metas estavam implícitas na campanha do Mito, mas jamais foram pretendidas depois que ele se tornou Presidente da República.

Pelo contrário, desde a primeira hora – na reforma da Previdência – ficou claro que o objetivo de Bolsonaro e de sua equipe econômica não era bem o que pensava.

FORA DO PADRÃO – A reforma da Previdência não seguiu o padrão internacional de reduzir a remuneração dos servidores de elite quando se aposentam. Pelo contrário, o governo e o Congresso jamais se preocuparam com isso, jamais tentaram extinguir os penduricalho e as vantagens.

A reforma manteve as altas aposentadorias e beneficiou especialmente aos militares, enquanto dificultava a aposentadoria de trabalhadores e servidores da classe média, reduzindo até as pensões das viúvas em caso de duplo benefício.

Depois, veio a pandemia. cerca de 10 milhões de trabalhadores tiveram o salário reduzido ou o contrato suspenso, já são quase 60 milhões de pessoas assistidas pelo auxílio emergencial, mas não houve nenhum programa eficiente para acudir os comerciantes e prestadores de serviços que tiveram de fechar as portas. Foi mais uma pancada na classe média, que compõe a maioria dos funcionários e comerciantes.

E A REFORMAS? – Depois da decepção com a Previdência, vem aí mais uma desilusão com a reforma tributária, que se tornou um disfarce para elevar os impostos.

Além de recriar a CPMF, a nova tributação do consumo vai elevar as mensalidades escolares no ano que vem, para liquidar de vez os sonhos da classe média, que acaba de ser penalizada com o aumento dos planos de saúde. Para uma inflação de 3%, foram reajustados entre 15% e 26%. Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Saúde suspendeu os novos reajustes, porém manteve os que já tinha sido feitos, vejam a que ponto chega a desfaçatez dessa gente. 

O pior é que todos sabem que os planos de saúde não significam um alto padrão de atendimento. Pelo contrário, os médicos ligam o taxímetro, dão as consultas em altíssima velocidade, e os pacientes que se danem.

###
P.S. 1A experiência administrativa e econômica das nações demonstra que, para garantir maior desenvolvimento, é preciso incentivar a industrialização como meio de fortalecer a classe média, para aumentar o consumo, distribuir renda e gerar empregos. O Brasil – sabe-se lá por quê? – faz tudo ao contrário. Aqui está em marcha a desindustrialização, que parece inexorável. E o objetivo do atual governom ao que tudo indica, é o massacre da classe média.

P.S. 2 – Na quinta-feira, até Rodrigo Maia se insurgiu contra os planos de saúde, devido aos aumentos abusivos. Mas quem se interessa? O governo não está nem aí. (C.N.)

27 thoughts on “Bolsonaro tem favorecido pobres e ricos, enquanto massacra a classe média

  1. Qualquer semelhança com a quadrilha lulopetista no poder NÃO é mera coincidência! Bolsonaro usa do mesmo populismo neocaudilhista, dando migalhas aos mais pobres, beneficiando os mais ricos, e mandando a fatura para a classe média pagar.

    Bolsonaro aprendeu rapidamente a usar essa manjada estratégia dos petistas.

    Continuará sendo o “mito” para os mais pobres e ignorantes, enquanto deixará ainda mais feliz a nata da elite: políticos poderosos, grandes milionários, e principalmente os bilionários.

  2. Para se entusiasmar com o governo boçalnato é preciso, antes de tudo, ser IMBECIL. Este idiota, eleito pela podridão do PT, ainda carregou os filhos consigo. Nosso futuro é dramático: fome, doenças, falências, pobreza extrema, escolas cada vez piores e com menos gente. E o pior é que estamos vendo um deserto de líderes. Não existem HOMENS para consertar este miserável país.

  3. E daqui a dois anos estaremos iguais como estávamos em 2002. Desemprego. Dividas e mais dividas. Dólar nas alturas. Nada de férias na Disney. Nada de navios de turismo. Nada de carro novo. Imagine a classe que hoje só está sobrevivendo dos R$.600? O resultado será novamente o voto da esperança. Da real mudança. Do progresso. Da expansão da economia. Anotem.

  4. Salve não estava enganado essa ANS foi criada no governo do FHC. Agora gostaria que o presado C.N citasse pelo menos um ano em que o aumento dos planos de saúde tenha sido menor ou igual a inflação. Cite pelo menos um, basta um.
    O que Bolsonaro tem haver com isso? Agora aqui eu nem falo mais nada ficam postando um ladrão desgraçado como o CONDENADO LULADRÃO falando que se arrependeu de ter protegido o ASSASSINO italiano. Rapaz tem quem aguente um negócio desse?
    Ah país vagabundo.

  5. Tanta asneira escrita. A coisa é bem simples: se em 2018 não estivesse Bolsonaro, agora estávamos governados pelo poste e o PT na mesma rota de Cuba, Venezuela, Argentina e similares. Isso é que querem essa gente acima junto ao CN?

    Pior ainda, com o resultado das pesquisas o que opções temos: incrível Lula, PT, e satelites!!! Incluso Moro que disse que nada tem contra Lula sinalizando uma futura aliança. Querem mesmo que o Brasil seja vermelha? A situação está bem clara.

    Assim que quem apoia Bolsonaro é imbecil? Só pode ser declaração do esquerdista que levava pixuleco e como “secou a teta” está querendo de volta a roubalheira, porque senão é, “tonto util” ou realmente verdadeiro imbecil?

    Quem elegeu e apoia o governo somos a maioria (mais de 56 milhões) que queremos esse governo que está lutando pelo Brasil contra essas minorias, que nem sequer alcançaram 1% porém aliados com o judiciário militante travam o governo somente para evitar que o governo continue no poder, porém prejudicam o Brasil.

    Vamos respeitar e viver em Democracia. Quem estiver insatisfeito esperar o 2022 e como parece que dará reeleito, não por robots, esperar 2026. Tudo o demais é mínimo!!!

  6. Jesus Mansilla, meu caro … o que o amigo comenta é muito perigoso para o Governo Bolsonaro; pois é fake não reconhecer que não há corrupção desde o Governo Temer, MDB-SP.

    Cuidado … pois ainda não foi decidida a legalidade das campanhas de 2.018.

    Sds.

      • Não ter havido denúncia de corrupção no governo Temer, MDB-SP … é indicação de que o STF ajudou na Democracia Cidadã (sic) kkk KKK kkk

        Porém, foi insuficiente … pois podem ser questionados os critérios que os Partidos usem na distribuição do dinheiro público.

        É que em 1.974 o MDB do antigo RJ distribuiu o horário eleitoral em tempos iguais para todos os candidatos – inclusive doei gratuitamente (sic) tempo para Itamar poder atingir sul MG e para Lisaneas Maciel que não tinha tempo na Guanabara.

        Em 1.978, não sei como foi feito kkk KKK kkk

    • Prezado Lionco, o único que vejo em forma clara é: se em 2018 não tivesse ou tiveram matado Bolsonaro, agora estávamos governados por quem? É as opções para 2022, segundo as pesquisas é o mesmo. O governo claro que tem seus problemas porém está lutando pelo Brasil. A política é a arte não do ideal senão do possível, e o governo faz o possível. Fica difícil entender, fora dos que levavam pixuleco, como as pessoas não conseguem enxergar a realidade. Chamam o povo de imbecil, porque o povo em sua maioria apoia o governo. Quem será realmente o imbecil? Quem não consegue entender que a maioria elegeu o PR ou quem continus com sua mimimi como uma criança mimada?

      • Correto … é que se precisa de calma … o MDB histórico custou a ter Presidente da República, maioria nas 2 Casas Legislativas e STF com Ministros favoráveis para ter uma Perenização Democrática atendendo o que Mulheres pediram em 19/03/1964 – LIBERDADE, né???

        Vocés pretendem mudar … porém, o mesmo eleitorado que preferiu Bolsonaro … ainda não corroborou no Legislativo … e o pior é que Bolsonaro está sem partido kkk KKK kkk

        Sds.

  7. Caro CN belo texto.
    É assim que vejo a situação. O país sem um plano de desenvolvimento, reformas embusteiras para enganar incautos, manutenção do status quo.
    Tabela do IR sem correção, já nem sei há quantos anos, mensalidades escolares e de planos de saúde só aumentando. O ministro só sonha em vender o patrimônio nacional a qualquer custo.
    E a mídia? Vejam só o episódio da votação do senado no que diz respeito ao veto do presidente para aumentos do funcionalismo público. O congresso não concedeu nenhum aumento, mas o assunto foi tratado como se assim o fora. Lembrei até daquele livro do Umberto Eco, Marco Zero.

    As justificativas para quem apoia Bolsonaro é simplista. Tipo que com o PT seria pior. Falam que o STF e o congresso prejudicam o governo. Pergunto em quê. Se as reformas pretendidas foram aprovadas. A não ser que essa gente pense que todas as proposições governistas deveriam ser carimbadas do jeito que vieram. Aí sim, estaríamos f…. (ralados) e mal pagos.

  8. Como se tornou cansativo e enfadonho ouvir os acólitos do Mito, uns, simplesmente, ainda idiotizados pelas lorotas da campanha e outros com o emprego garantido pelo “gabinete”, berrar as diatribes de sempre contra Lula e sua quadrilha, como forma de encobrir e justificar as reais intenções do fascista no poder e distrair os incautos da sombria nuvem de corrupção que teima em envolver-lo.

  9. WOOOOOOOOOOOOOWWWWWWW !!!

    Bom dia, quadrúpedes! Passando aqui só pra lembrar aos pequenos e médios empresários a frase do Paulo Guedes naquela pseudo reunião de 22 de abril:

    “Nós vamos ganhar dinheiro usando recursos públicos pra salvar grandes companhias. Agora, nós vamos perder dinheiro salvando empresas pequenininhas.”

    Essa frase diz muita coisa sobre o desprezo do atual governo sobre a classe que o apoiou maciçamente em 2018 e que costuma reunir quadrúpedes nas ruas para aquelas Marchas do Orgulho Bovino que massageiam as bolas do Imbrochável…

    Gado é gado mesmo….kkkkkkkkkkk xD

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Pausa pra respirar!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Outra pausa!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (engasgando de tanto rir!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Ufa!) kkkkkkkkkkkkkkkkk xD

      • “Ainnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn, num fala mal do meu Imbrochável que eu fico louquinha da vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

        (Escrito em MODO JUMENTINHO HISTÉRICO BINÁRIO PREOCUPADO COM A HEMORRÓIDA DO IMBROCHÁVEL)

        • EM TEMPO:

          Tem gado que tá mais pra mulher de malandro. Entrega-se de corpo e alma a determinado político, mas este só lhe devolve tapas na cara e hematomas…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

          E no dia seguinte lá está a mulherzinha na porta da delegacia gritando pelo macho preso:

          “Nãããão!!!!!! Ele não fez nada comigo !!!!!!!!!!!! Fui eu que bati com a cara na mãozinha aveludada dele!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

          • Brasileiro é trouxa demais….

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Pausa pra respirar!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Outra pausa!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (engasgando de tanto rir!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Ufa!) kkkkkkkkkkkkkkkkk xD

          • Brasil tem mais galinhas que gente, também.

            E provavelmente tem mais gatos e cachorros que gente, também.

            Qual é o absurdo disso?

            O Brasil quer se ufanar de ser grande exportar de carne, e ao mesmo tempo ter rebanhos pequenos?

          • EM TEMPO 2:

            Ricardo Barros é o novo líder do governo do Imbrochável. E os jumentinhos que demonizaram o Centrão no ano estão naquele silêncio tumular, vendo a outrora virginal e impoluta Nova Política tornando-se concubina assanhadinha da Velhíssima Política….

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Pausa pra respirar!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Outra pausa!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (engasgando de tanto rir!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Ufa!) kkkkkkkkkkkkkkkkk xD

          • O Novo-Velho lider do Desgoverno do BolsoNelson já foi também lider dos Desgovernos dos Irmãos Tucanalhas=Petralhas, FHcorrupto e Luladrão.
            E também foi Ministro de outra Ratazana, Michel Temer-ato.
            Está atolado até o pescoço em corrupção.

            Essa é a nova politica cantada em verso e prosa pelos BolsoNelsons…..

            eh!eh!eh

            Vive La France.!!!
            Alô Cabral cadê as Caravelas….?

  10. carlos p,
    os militares não receberam aumentos em troca do aumento da contribuição?
    Na reforma de 2003 os servidores públicos já não tiveram seu limite do valor de aposentaria diminuído?

  11. Se for cumprida a ameaça de extinguir as despesas médicas no imposto de renda, sugiro a todos que cancelem os planos de saúde e ao mesmo tempo sempre negociem com médicos e serviços médicos par pagar sem nota, de preferencia em dinheiro vivo e com descontos.
    Sonegar que os canalhas classificam como crime, cad vez mais vai passar a ser um ato de legitima defesa contra um estado opressor e parasita que está simplesmente estrangulando as pessoas de bem.

    Esses canalhas ainda hão de pagar caro! Lembrem-se que as revoluções acontecem quando a esmagadora maioria das pessoas perdem o medo de perder alguma coisa porque já perderam praticamente tudo o que tinham na vida, só resta mesmo a vida ou a dignidade, e prá se viver sem o minimo de dignidade resta apenas arriscar a vida para que se tiver que morrer que ao menos se morra com dignidade!
    Sr guedes e outros canalhas, sigam em frente com esse plano odioso de acabar com as classes médias e se preparem para ter suas cabeças a premio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *