Bomba! Henrique Meirelles está impedido de ser candidato à Presidência

Resultado de imagem para henrique meirelles charges

Charge do Montanaro (UOL Notícias)

Fábio Pannunzio

É muito mais complicado do que parece o xadrez político da eleição indireta, que a Constituição prevê em caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente. O Artigo 81 prescreve o seguinte, em seu parágrafo primeiro: “Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei”. É o que deve acontecer na hipótese cada dia mais provável de Michel Temer renunciar ou ser afastado.

Mas quem então estaria apto a se candidatar para disputar essa eleição? Tudo parece levar ao ministro Henrique Meirelles, o homem que daria continuidade às reformas, aglutinaria a base aliada e teria o apoio do empresariado.

UMA MIRAGEM – Mas essa solução, à luz da legislação vigente, não passa de uma miragem. Vejamos por quê. A habilitação dos candidatos para o pleito é regulada pela Lei Complementar número 64 de 1990. O artigo 1º dessa lei diz literalmente que são inelegíveis para presidente e vice-presidente, entre outros, “ministros de estado” que não tenham se desincompatibilizado com antecedência de pelo menos seis meses. É o que diz a lei.

Bom, mas então muda-se a lei, é o raciocínio dos que entendem que Meirelles seria a solução ideal para a crise. Mas aí aparece um problema ainda maior. De acordo com a Constituição, “A lei que alterar o processo eleitoral (…) não se aplica à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

Ou seja: Não se pode mudar a lei a menos de um ano da eleição. Para que isso aconteça, seria necessário mudar a Constituição.

ELEIÇÕES DIRETAS – Mas se temos que mudar a Constituição com o propósito de atender a um desejo dos que acham que Henrique Meirelles é a solução, por que então não queimar o mesmo capital para instituir como excepcionalidade a realização de eleições diretas? Não, definitivamente Henrique Meirelles não é o cara.

A mosca azul parece ter picado também o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cuja sede de poder não tem limites. Ele controla o Congresso e governa para o baixo clero parlamentar. Teria muitas chances de dar o salto de sua vida, trocando a Mesa Diretora da Câmara pelo terceiro andar do Palácio do Planalto.

Só que Rodrigo Maia está enrolado na Operação Lava Jato. E a qualquer momento pode ser denunciado e se tornar réu. É bom lembrar que o Artigo 86 da Constituição impede que cidadãos nessa terrível condição têm que ser imediatamente removidos da presidência.

Rodrigo Maia, o “Botafogo” do Departamento da Propina da Odebrecht, também não é o nome certo para resolver a crise política. Ao contrário. Com ele, pode se repetir novamente a necessidade de impedir de governar o terceiro mandatário consecutivo. Provavelmente, o Brasil não resistiria a mais uma investida dessa natureza.

FALTOU CRIATIVIDADE – O fato é que a corrupção endêmica que assola o País suplantou a criatividade dos legisladores e dos Constituintes de 88. Eles não foram capazes de prever soluções para a zorra em que se transformou o Brasil do Terceiro Milênio.

A sucessão de fatos imponderáveis deixa claro: Era mesmo impossível prever. O País se transformou numa grande Casa Verde de Itaguaí, cenário do romance O Alienista de Machado de Assis.

Para governar esse hospício, só há um nome adequado: o Doutor Simão Bacamarte, que chegou a internar quatro quintos da população em seu manicômio antes de concluir, com tristeza, que a loucura, que pensava ser apenas uma ilha perdida no oceano da razão, na verdade é um continente.

                                        (artigo enviado por Mário Assis Causanilhas)

6 thoughts on “Bomba! Henrique Meirelles está impedido de ser candidato à Presidência

  1. Excelente. Mas voltando à vaca fria, há que se perguntar: E AGORA, FHC, LULA E QUADRILHAS DO VELHO CONTINUÍSMO DA MESMICE DO $ISTEMA POLÍTICO PODRE, QUEM É QUE VAI TIRAR O “BODE VELHO, CADUCO, FEDIDO” E RESPECTIVA QUADRILHA DE LÁ, ONDE VOCÊ$ OS COLOCARAM ? É sempre assim, o partidarismo-eleitoral, o golpismo-ditatorial, e seus tentáculo$, velhaco$, que perfazem o $istema político podre imutável e a plutocracia dos me$mo$, que aí está há 127 anos, como jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, fazem as cagadas e depois jogam tudo nas costas do povo, o bobo e escravo das cortes bandidas que se sucedem na república 171 dos me$mo$, até que a morte por velhice os separem das tetas do erário, sempre culpando o povo por tudo o que acontece no país, estados e municípios. E o povo, coitado, abestalhado como diz o filósofo Tiririca do pior não fica, tangido como gado por veículos de comunicação e demais tentáculos bandidos, continua votando e apoiando os ditos cujos, sonhando que desse mato seco talvez ainda saía algum coelho novo, como que por um milagre. Está ou não na hora de acabarmos com tudo isso, nem que seja à base do nem que morra, que na verdade seria apenas meia morte até porque meio mortos já estamos há muito tempo, inclusive porque meia vida nossa já pertence a elle$ desde o nascimento face à escravidão em que vivemos em função do estado e do mercado manipulados por bandidos ? O pior de tudo é que o bode velho é anti-povo, é mais um capachão do capital velhaco, marionete de banqueiros, rentistas, agiotas, empresários bandidos e afins, de modo que não vale a pena o povo pegar em lanças por ele, nem a favor e nem contra, a menos que fosse para colocarmos no lugar de todos elle$ a DEMOCRACIA DIRETA JÁ, com meritocracia eleitoral, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, ou seja, no lugar do conjunto da obra do $istema político podre dos me$mo$, com prazo de validade vencido há muito tempo, nos quais, aliás, nunca mais votarei, com certeza, porque, aos 65 anos, eu também estou cansado de ser enganado com tanta palhaçada, canalhice e cinismo…, como já cantou, falou e disse o tb filósofo popular, Dalvan, https://www.youtube.com/watch?v=c1r0MgV0RBY, já em 1986, em sua música, “MASSA FALIDA “. http://www.brasil247.com/pt/247/poder/296897/Temer-desafia-o-Brasil-e-diz-se-quiserem-me-derrubem.htm

  2. O Brasil está numa sinuca de bico, não tem uma solução plausível. Qualquer um que for eleito para a vaga do Temer, vai dar continuidade a política do Temer, com pequenas variações, ou então, não fazer nada, empurrar com a barriga administrando a situação caótica em que se encontra o Brasil, até as eleições de 2018..

  3. Meirelles, é o cara!!
    Vive na Irlanda do Norte, e só fala francês!
    Adora arrancar peruca de mulher recém-casada ortodoxa em Jerusalém!
    Avo de Noé, um Matusalém de 3000 anos e cacetada, que não desencarna porque, pra que ir ter com Deus? Deus é um idiota que não precisa da única coisa que importa no universo, dinheiro terreno…
    Henrique Meirelles, henriquece e fustiga a merreca dos pobres; eca….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *