Brasil é ameaça à Nova Ordem Mundial

Gelio Fregapani

No grande jogo geopolítico as posições relativas dos diversos países se alteram segundo a evolução de suas potencialidades e da atuação de cada um.

A nossa posição já é potência regional e, em função de nossos recursos naturais, temos todas as condições de nos tornarmos uma potência global. Explorando apenas uma pequena parte de nossas terras agricultáveis já somos chamados de celeiro do mundo. Temos espaço para crescer, energia hídrica e as jazidas minerais, inclusive petróleo. Não temos fatores físicos que freiem o nosso desenvolvimento. Se compararmos o potencial do Brasil com o dos demais, percebemos as vantagens evidentes do nosso País, podemos, se quisermos, ser independentes do resto do mundo.

Naturalmente estes fatores despertam ambições. Além disto, tornam o nosso Paísl uma ameaça ao ordenamento econômico  de potências estabelecidas, algumas das quais  vêm diminuir sua influência a cada ano. É lógico que essas potências para manter o “status quo”, procurarão bloquear a ascensão dos demais, entre os quais o de maior potencial certamente é o nosso e o mais frágil militarmente também.

A primeira das barreiras que nos impuseram foi a socioambiental, que somada ao incentivo à divisão étnica de indígena e quilombolas, asfixiaram o nosso progresso impedindo ou retardando a construção de hidrelétricas, estradas, portos e prejudicando a produção agropecuária. É uma guerra onde somos atacados por enorme exército irregular de ONGs, instituições e pesquisadores orientados por uma agenda ideológica, escrita e orquestrada pelos EUA, Inglaterra, Canadá, Noruega, Dinamarca e Alemanha, que pagam a conta e financiam este aparato.

É claro que se trata de uma guerra, e numa guerra o primeiro embate é o das vontades. Nisso estávamos em desvantagem, pois não percebíamos o solerte ataque .  Era como se numa conversa amigável nos surrupiassem a carteira e até nossos títulos de proprietários sem que percebêssemos. A sociedade estava ofuscada pela conversa mole de dívida histórica, a imprensa bem paga pelas ONGs estrangeiras e o próprio governo eleito com o beneplácito dos “inimigos” ocultos.

Agora o jogo está virando. O embate das vontades já está começando. O nosso mal é a mania de nos menosprezarmos e de falar mal de nós mesmos. Mudando esse complexo de vira-lata, incentivando o amor próprio, criando um pouco de orgulho estaremos em condições d e vencer o embate das vontades, e quando vencermos esse embate, se houver embate físico, a vitória estará  assegurada.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

11 thoughts on “Brasil é ameaça à Nova Ordem Mundial

  1. Sábias palavras…
    Por que não há ONGs estrangeiras no nordeste brasileiro onde há aviltante pobreza, ou na periferia das grandes cidades ajudando os dependentes de drogas e os moradores de rua?
    Em SC a duplicação do trecho sul da BR-101 está empacada há anos em grande parte por causa de uma área indígena ao sul de Florianópolis: índios que foram trazidos para o local pela FUNAI e outros órgãos …
    A demarcação da reserva Raposa Serra do Sol simplesmente expulsou os brasileiros da fronteira de Roraima com a Venezuela, vastas áreas do MS e do PR são pleiteadas por “índios retornados” ou quilombolas que dali saíram há séculos, ou sequer lá estiveram…
    E o nióbio da Amazônia?

  2. Caro Jornalista,

    “É uma guerra onde somos atacados por enorme exército irregular de ONGs, instituições e pesquisadores orientados por uma agenda ideológica, escrita e orquestrada pelos EUA, Inglaterra, Canadá, Noruega, Dinamarca e Alemanha, que pagam a conta e financiam este aparato.”

    Ao listar as potências ocidentais, o Fregapani acabará sendo chamado de comunista!

    Abraços.

  3. Com todo respeito, mas achei o texto um tanto anacrônico.

    Todo o holofote sobre o país é apenas para cegar o povo da dilapidação que está sendo feita por trás das cortinas. Além do mais, o Brasil sempre foi o quintal do mundo. Que me perdoe o autor, mas esta argumentação me parece a velha ladainha politiqueira de que “temos a maior reserva, temos a maior floresta / pulmão do mundo”. Qualquer cidadão esclarecido sabe muito bem que não “temos” nada, ‘cara pálida’. Todo patrimônio natural do Brasil está vendido ou comprometido há tempos. O próprio Código Florestal é mais um engana-trouxa, beijo-pra-torcida que acha que ainda há soberania nacional. Talvez ainda houvesse alguma possibilidade do Brasil ser soberano, voltando ao tempo do regime militar, mas de lá pra cá as FFAA foram sendo esfaceladas de modo que não pudessem mais reagir a nada, servindo apenas de segurança de luxo à cleptocracia. Talvez no dia em que os jovens se negarem à servir as FFAA, aí sim, tenha início uma revolução. Caso contrário, continuará a mesma dinâmica do rato correndo na gaiola.

    Conforme dito em comentários de outros artigos neste site, o Brasil tem um dos povos mais manipuláveis do mundo: basta dar pão (bolsa-esmola) e circo (carnaval e futebol/seleção brasileira/copa do mundo) que não querem saber de mais nada. Um país onde o – aclamado pela maioria – maior presidente da história é um sujeito que tem orgulho de só falar (e muito mal) português e de não gostar de ler, não pode ser levado a sério nem em reunião condominial. Não se trata de complexo de vira-lata ou de menosprezar o próprio povo, mas de FATOS históricos e reincidentes. Pra consertar este erro, deve-se rever a história do próprio povo brasileiro que sim, tem muitos prós (como a força de vontade) mas tem contras (falta de organização, egoísmo inveterado travestido de carisma/jeitinho, PASSIVIDADE EXTREMA – pois nunca ter se envolvido em guerras ou conflitos não é motivo de orgulho, pois não somos Cristos, mas seres humanos) que no produto final acabam sobrepondo-se às virtudes.

    Engana-se redondamente que pensa que a condição econômica que a maré nos trouxe vai, por si só, resolver todos os problemas. Ao contrário, vai apenas insuflar os problemas que não resolvemos se assim continuarmos agindo. E aí, todos os países que estão quebrados ou quebrando terão resolvido seus problemas graças ao “samba no pé” do povo brasileiro, enquanto o Brasil sairá desse jogo tomando de 10 a 0 e com a torcida vaiando.

  4. O Brasil não é uma ameaça às grandes Potências, EUA, CHINA, RÚSSIA, INGLATERRA, FRANÇA, etc, mas com potencial de ser um forte Concorrente no Mercado Internacional. Um forte concorrente a menos, é um bom negócio para eles. Temos que passar por cima disso, afinal nossos Pais Portugueses, no seu tempo, enfrentaram muito mais desafios das Potências da Época, para nos legar esses quase 9 Milhões de Km2. Abrs.

  5. O Hino Nacional Brasileiro começa com um verbo no passado: “Ouviram”,ninguém sabe, ninguém viu/ouviu, quem foi que realmente ouviu? Depois fala em “penhor”, “sonho intenso”,”esperança à terra desce” vem do Céu, “futuro” para quando? “Deitado eternamente em berço esplêndido”. Tem pouco de realidade, de presente. Estudando o poder das palavras temos muitas palavras negativas, ingênuas,”gigante” mitológico, a “mãe gentil” acolhe a todos. Vai ser difícil construir uma nação equilibrada socialmente.O “brado retumbante” é a comemoração do gol.O “Cruzeiro” já foi moeda inflacionária e desapareceu. E se é “Cruzeiro” celeste, constelação, está longe demais, por enquanto inalcançável.E se é Cruzeiro do Cristianismo, onde está o Estado Laico? E os outros símbolos religiosos? “Amor eterno” é discutível ficção. Já sei … tem gente que vai dizer que isso é complexo de vira lata, não é amigos(as)é um exercício de crítica literária, análise de uma poesia via Sociologia da Literatura e Sociolinguística.

  6. No dia em que o Brasil conseguir se livrar do PT, das ONGs, do IBAMA e da FUNAI e conseguir ter políticos honestos e dedicados ao bem estar social e não a sí próprios (JÁ SEI: ISTO É UMA UTOPIA!),conseguiremos realizar este sonho.

  7. QUANTA GENTE IDIOTA, O GOVERNO DO PT NAO PRESTA E DO FHC ERA UM LIXO AINDA PIOR, TA DIFICIL PRA QUEM É TRABALHADOR, ANTES COM FHC O TRABALHADOR QUE MERECE APOSENTAR É VAGABUNDO E AGORA COM PT TEM BOLSA FAMILIA PRA VAGABUNDO NAO TRABALHAR E CULPA É SUA…..QUE SÓ ABRE O BOCÃO PUXANDO O SACO DE UM GRUPINHO DE VAGABUNDOS POLITICOS QUE NEM TE CONHECEM AO EM VEZ DE LUTAR PROTESTAR POR TELEFONIA LIXO QUE TEMOS QUE NAO ADIANTA NEM RECLAMAR, TRANSPOTES TOTALMENTE OBSOLETOS, ENERGIA ELETRICA CARA, FALATA DE EMPREGO, ALIMENTOS CAROS, PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS REPLETO DE IMPOSTOS, CORRE ATRAS DISSO SEU PUXASSAQUINHO, ESTOU FARTO DE PESSOAS DEFENDEREM LADROES ENQUANTO MENORES VAGABUNDOS MATAM A GENTE, E OS POLITICOS? PRA APROVAR LEI NAO É SÓ PRESIDENTE NAO SEU TAPADO, SAO SENADORES E DEPUTADOS DE TODOS OS PARTIDOS, VA PESQUISAR, MENORIDADE PENAL 12 ANOS JA… NAO É INCONSTITUCIONAL, RASGUE ESSA MERDA DE ECA, REPAGINE O CP BRASILEIRO PARA TER LEGITIMIDADE, TEM QUE HAVER REVOLUÇÃO, PROTESTOS SIMMMMMMM, POIS ELES LA POLITIOS EM GERAL, NAO VIVEM NO NOSSO MUNDO, VIVEM NUM MUNDO MARAVILHOSO CHEIO DE SEGURANÇA, ALIMENTAÇÃO DE PRIMEIRA E SEM FILAS, ACORDEM BRASILEIROS É MEU CLAMOR COMO MAIS UM BRASILEIRO, TEMOS QUE ACABAR COM ESSES PORCOS DITADORES.

  8. Ninguém é a favor do vandalismo nos protestos que estão acontecendo pelo Brasil. À tônica destes protestos é por causa da corrupção política do país. E convenhamos: O vandalismo é exatamente o efeito colateral da tal corrupção. Pois, se não houvesse impunidade, intromissão na estrutura familiar (Cristã) ao permitir entretenimentos mal intencionados, leis injustas contra a família e mais investimentos na educação, haveria menos bandidos na sociedade. Estes protestos como um todo expressam exatamente a realidade brasileira e do mundo.

  9. Onde estão os caças que deveriam ser adquiridos, não durante o governo lula mas muito antes,com o sucateamento das forças armadas como podemos falar em soberania,por isso que os gringos permitiram com tanta facilidade que a copa do mundo viesse para o Brasil e como se não bastasse as olympiedas de 2016, claro que com esses eventos com tantos gastos, ficou mais distante equipar as forças armadas,COMO PODEMOS FAZER A DEFESA DA NOSSA AMAZÔNIA ONDE ESTÃO AS NOSSAS RIQUEZAS, SEM FALAR NA MAIOR JAZIDA DA NIÓBIO DO MUNDO, QUE É O MINÉRIO DO FUTURO,POR ISSO QUE STALLONE VEIO AO BRASIL E DISSE QUE PODERIA EXPLODIR TUDO,PORQUE ATE O FUZIL USADO O FAL ULTRPASSADO PODEMOS CHAMAR DE (PAU DE FOGO). ISSO É UMA VERGONHA, COM MAIS 600 ONGS DENTRO DA AMAZÔNIA SURRUPIANDO NOSSAS RIQUEZAS SÓ PODIAM DIZER LÁ FORA QUE O LULA É O CARA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *