Brasil só ficou independente em 15 de novembro de 1889.

Antonio Santos Aquino

Não é correto dizer que 7 de setembro de 1822 é o dia da independência do Brasil. Nossa data magna é 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. Senão vejamos: O Brasil colônia foi alçado com a chegada de Dom João VI, à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves. Com a volta de Dom João para Portugal, Pedro I proclamou a independência do Brasil Reino Unido a Portugal, dividindo o Reino Português. Ficou o Reino Português Europeu e Reino Português do Brasil. Tanto é assim que Pedro I era Pedro IV em Portugal e foi chamado para lá reinar.

Que independência é esta em que aqui ficou um Princípe e um Regente e depois uma Regência Trina? Todos que aqui viviam continuaram súditos e escravos. Neste período continuou a escravidão de indígenas e africanos.

Com a proclamação da República é que nos desligamos institucionalmente de Portugal; deixamos de ser escravos e súditos para sermos CIDADÃOS COM DIREITOS E DEVERES. Nossa Constituição foi a mais justa possível, abrangendo a todos os brasileiros. Se ainda hoje lutamos para que todos tenham direitos iguais para ascender na vida, faz parte da vida dos povos. Mas, só com a Proclamação da República é que passamos a ser reconhecidos como nação independente.

Lamentavelmente nossos historiadores estudam e leem nossa história mas, não a interpretam. Sete de Setembro é apenas uma data simbólica. A verdadeira data da independência do Brasil, como disse antes, é 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

7 thoughts on “Brasil só ficou independente em 15 de novembro de 1889.

  1. rfaela dorei saber mais sobre o nosso brasil nao sbia disso fiquei sabemdo agora dessa hidtoria do nosso brasil nao ligava para isso mais agora ligo para historia bem legal

  2. Estou escrevendo um livro e para tanto, estou fazendo pesquisas sobre este assunto. Nele, constara algo sobre a independencia do Brazil e o impacto na qualidade de vida dos povos do interior do Para daquela epoca.
    Muito grata pela informacao, sera de grande valia para meu livro

  3. Não havia entendido até ler aqui. Então Don Pedro I deu o grito da independência no dia 7 de setembro de 1889 mas só foi ouvido em 15 de novembro do mesmo ano? Ficando então o Brasil proclamado República.

  4. Subscrevo totalmente foi com a implantação da república que Brasil e mesmo Portugal adquiriu a independência do jugo monárquico Português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *