Brasileiros precisarão pedir autorização para entrar na Europa, por questões de segurança

Turistas brasileiros podem entrar nos Estados Unidos? | Mercado

Os brasileiros terão de pagar uma taxa e serão rastreados

Beatrice Teizen
Site Panrotas

A Comissão Europeia implementará uma autorização de viagem chamada Etias (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização) para todos os visitantes que atualmente não precisam de visto para entrar na Europa até o final de 2022, que deverá estar funcionando completamente em 2023.

Atualmente, os viajantes brasileiros que visitam o continente têm entrada permitida para estadas de até 90 dias, sem a necessidade de nenhum tipo de visto. Isso se deve ao fato de os cidadãos brasileiros estarem isentos de visto para a zona livre do Espaço Schengen, formado por 26 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos; Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

PEDIR AUTORIZAÇÃO – Agora, com a implementação do Etias, os cidadãos brasileiros precisarão solicitar a autorização de maneira on-line (que ainda não está disponível), a uma taxa de 7 euros, a partir do final de 2022 para poderem entrar nos países da União Europeia. O documento será necessário para brasileiros que viajam à Europa para fins turísticos, comerciais, de trânsito e para tratamento médico.

Todos os portadores de passaporte brasileiro que solicitarem o Etias serão rastreados em bancos de dados de segurança europeus. De acordo com o site oficial, a triagem de segurança é realizada com todos os solicitantes a fim de identificar e prevenir possíveis ameaças aos países do Schengen antes que um viajante tenha sua autorização de viagem e entre nessa área.

No momento, os brasileiros estão isentos de apresentar qualquer tipo de documento, além do passaporte, para estadas de até 90 dias nos países da UE. A partir de 2023, será necessário apresentar o Etias e, para obtê-lo, é necessário: Passaporte brasileiro válido até três meses além da data de estada pretendida; Cartão de crédito ou débito para pagar a taxa do Etias; Endereço de e-mail para receber a aprovação do Etias.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A reportagem enviada por Mário Assis Causanilhas mostra que o sistema europeu é semelhante a outros controles de autorizações de viagens, já adotados por Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e outros países. Caso o pretendente à viagem tenha cometido algum crime, seu cadastro irá para uma análise mais aprofundada para decidir se lhe é concedida ou recusada a autorização de viagem. O objetivo é melhorar a segurança interna e prevenir a imigração ilegal de criminosos. O Brasil deveria fazer exigências semelhantes, mas não se interessa. (C.N.)

3 thoughts on “Brasileiros precisarão pedir autorização para entrar na Europa, por questões de segurança

    • O passaporte brasileiro é um dos mais fáceis de serem conseguido por estrangeiros. Basta um ano de relacionamento com uma brasileira p o sujeito conseguir a naturalização (passa a ser brasileiro) e , por consequência, o passaporte brasileiro. Tá cheio de nigeriano e iraniano com passaporte brasileiro. Antes de escrever besteira, procure informar-se !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.