Caiado quer cópia de depoimento sobre propina negociada por Lula

Deu no Blog do Caiado

O líder da Oposição no Congresso Nacional, senador eleito Ronaldo Caiado (Democratas-GO), anunciou que vai pedir o conteúdo do depoimento dado por Miguel Horta e Costa, ex-presidente da Portugal Telecom, investigado em seu país pelo pagamento de de € 2,6 milhões (euros) em propina ao PT mediante negociação com o então presidente Lula.

O depoimento foi feito no dia 9 de janeiro no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) português, onde Horta e Costa é investigado por “corrupção no comércio internacional”. No Brasil, a Polícia Federal abriu um inquérito mantido em sigilo e chegou a pedir às autoridades portuguesas uma cópia do depoimento, que já teria sido entregue, segundo reportagem do jornal O Globo desta sexta-feira (23/01). Caso não tenha acesso ao material aqui no país, Caiado informou a intenção de criar uma comissão externa no Senado para acompanhar as investigações no país lusitano.

“Vamos agir em duas frentes: primeiro vou solicitar ao procurador Rodrigo Janot o envio de informações sobre o depoimento do ex-executivo da Portugal Telecom. Se ele não teve acesso ao processo que corre em Portugal, então nós vamos propor a criação de uma comissão externa do Senado para ir lá acompanhar o processo. Precisamos fechar o cerco que não se concluiu com a investigação do Mensalão”, explicou o democrata.

MARCOS VALÉRIO

O democrata se refere a uma afirmação feita por Marcos Valério em 2012, de que a Portugal Telecom financiou o PT durante o Governo Lula em troca de uma facilidade na compra da Telemig. O dinheiro, de acordo com o publicitário mensaleiro, teria sido negociado diretamente entre o então presidente Lula e o então presidente da empresa portuguesa em encontro no Palácio do Planalto.

“Assim como o Petrolão só começou a ser desvendado após o Ministério Público holandês investigar propinas pagas à Petrobras, este caso da Portugal Telecom pode nos trazer informações cruciais que levem ao grande operador dos esquemas de propina, roubo ao dinheiro público e financiamento ilegal de campanhas milionárias do PT”, afirmou o senador.

Ainda de acordo com Marcos Valério, a transferência do dinheiro seria feita por uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China) para a conta de publicitários que prestavam serviços de campanhas do PT. Valério citou uma viagem realizada por ele e seu ex-advogado, Rogério Tolentino, a Portugal, em 2005, como prova da existência do acordo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O assunto é explosivo e merece ter ampla repercussão. Faz sucesso na internet uma reportagem da TV portuguesa “TVI 24” informando que Lula estaria sendo investigado por autoridades de Portugal em razão de um suposto suborno de 2 milhões de euros que teria sido pago por Miguel Horta e Costa, então presidente da Portugal Telecom, para financiar o PT. É isso que Caiado quer saber, em detalhes. (C.N.)

12 thoughts on “Caiado quer cópia de depoimento sobre propina negociada por Lula

  1. É…Precisamos saber dessa história envolvendo Brasiltelecom, Telemar, OI, Portugal Telecom, Fundos De Pensão, falência do Banco Espírito Santo.
    E o dinheiro público no meio disso tudo? Como está o investimento dos Fundos de Pensão?

  2. Isto é o início do fim deste demagogo. Este cara não chega em 2018. A oposição também também tem que investigar o BNDES, por que até agora não se tem notícias do o caso da amante Rose. A oposição tem que trabalhar duro para desmascarar este demagogo (o Barba).

  3. Pela reportagem, o PT – Portugal Telecom tem tudo a ver com o PT – Partido dos Trabalhadores (muitos não trabalham faz tempo…).
    Interessante é que Lulla, com todo o lixo levantado aqui, até o momento se safou da nossa justiça. E vai pagar para a justiça de Portugal.
    Após 500 anos, Portugal poderá nos prestar relevantes serviços. Parece piada, mas se for que final feliz, para nós!

    • Uma grande verdade, amigo Renato.
      Um grande brasileiro. Está colocando a mostra o que muitos péssimos brasileiros estão escondendo.
      Quem sabe um dia, algum legislador inteligente, homenageia os heróis nacionais dos últimos anos: Roberto Jeferson, Cerveró, Paulo Costa e mais alguns que, após sentirem o “cutuco” da polícia, abriram o bico e entregaram os saqueadores da nação.
      Quem diria que um dia, ou melhor, todos os dias, teríamos um escândalo petista.
      Assumiram o governo e não comprovaram um pedacinho da “herança maldita de FHC”.
      Não desfizeram nada do que FHC fez. Pelo contrário, usaram ministros, planos de governo, obras, tudinho. E agora, estão na lama – para não dizer coisa pior.
      Fernando Henrique, tua herança maldita se chama “PT NO PODER”. Fostes incapaz de deixar teu sucessor e nos entregaste para o partido mais corrupto da história do Brasil!
      Carregarás esta pecha pelo resto de teus dias.

      • Penso também assim, FHC cooperou com o PT, em dois momentos cruciais, o primeiro na 1 eleição do Lula, lavou as mãos como Pôncio Pilatos. no segundo ato, foi no mensalão, quando Duda Mendonça em seu depoimento no congresso, relatou, que recebia honorários , via ilhas Cayman, aí dizem que a liderança do PSDB-FHC, conteve o IMPEACHMENT, que deveria ser o caminho natural das coisas, alegando que seria fácil derrotá-lo nas urnas. FHC, acertou em determinadas coisas, mas seu lado chocho esquerdizante, nos levou a um excesso da carga tributária, agigantando demasiadamente o Governo, prejudicando a iniciativa privada, elevando os custos. Governo Brasileiro, é igual vampiro brasileiro do Chico Anísio, totalmente incompetente, gasta muito e produz muito pouco.

  4. Taí. Confiram :
    P ortugal T elecon. Fechou ? È lógico. Exatamente PT.
    Estão só festejando…
    E ”nóis” ? Hó, hó, hó …Para quem sabe ler.. um pingo É LETRA.
    Pam … parará. PAM , PAM , PAM !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *