Cármen Lúcia vira o jogo na Segunda Turma e desfaz armação contra a Lava Jato

Resultado de imagem para carmen lucia

Cármen Lúcia chutou habeas corpus de Lula para o final da pauta

Carlos Newton

Nada como um dia atrás do outro. A substituição do ministro Ricardo Lewandowski por Cármen Lúcia na presidência da Segunda Turma do Supremo, sem a menor dúvida, já começou a virar o jogo e desarmar a sofisticada armação montada para libertar Lula da Silva e demolir a Lava Jato, com apoio estratégico do site The Intercept e de importantes veículos da grande mídia, como a Folha de S. Paulo.

Além de libertar Lula, Dirceu, Cunha, Vaccari, Geddel e outros condenados, o desmonte da Lava Jato evitaria a prisão de Temer, Aécio, Renan, Jucá e outros envolvidos que ainda não foram condenados.

ADIAMENTO – Reportagem de Isadora Peron no Valor  informou que o ministro Gilmar Mendes vai pedir para adiar o julgamento do habeas corpus em que a defesa do ex-presidente petista requer a anulação do processo do tríplex do Guarujá, sob argumento de que Sergio Moro, então juiz da Lava-Jato e hoje ministro da Justiça, não agiu imparcialmente e decidiu sem provas, ao promover uma perseguição política ao réu.

É surpreendente a decisão de Gilmar Mendes, porque foi ele quem tomou a iniciativa de pedir vista e adiar o julgamento, quando já havia dois votos contra Lula, dados pelo relator Edson Fachin e pela revisora Cármen Lúcia.

O que se diz em Brasília é que Gilmar Mendes foi informado  com antecedência das denúncias que iam ser publicadas por The Intercept e devolvera o processo à pauta, aproveitando que o  presidente da Segunda Turma ainda era Ricardo Lewandowski, que é amigo pessoal de Lula e luta para libertá-lo, sem jamais se declarar “suspeito“.

BELA ARMAÇÃO – A manobra da defesa de Lula era justamente usar as matérias do The Intercept e outros fatos anteriores, como o grampo do telefonema de Lula e Dilma em 2016, juntar tudo num só baú e declarar “suspeito” o juiz Moro, para anular a condenação do ex-presidente, naquela base de que sonhar ainda não é proibido.

Acontece que o mandato de Lewandowski terminou semana passada e ele foi substituído por Cármen Lúcia na presidência da Segunda Turma. Rápida no gatilho, a primeira decisão da ministra foi tirar o julgamento de Lula do terceiro item da pauta e passá-lo para o décimo segundo lugar, o que significa que não mais será debatido nesta terça-feira, dia 25.

O fato é que Cármen Lúcia aprendeu a jogar o jogo no Supremo e está usando as armas que estão à sua disposição na presidência da Segunda Turma para segurar a onda dos inimigos da Lava Jato. No período em que presidiu recentemente o STF, retirou três vezes  de pauta o julgamento de um recurso de Lula, levando à loucura o ministro Marco Aurélio Mello, que desabafou: “Estou aqui há 28 anos e nunca vi manipulação da pauta como esta”.

RECUO DE GILMAR – Mas por que Gilmar Mendes teria recuado? Essa é a grande dúvida, pois o ministro chegou a festejar em plenário as denúncias do The Intercept, dizendo que juiz não pode chefiar investigação e fazendo piadas sobre a situação de Sérgio Moro.

Em Brasília a informação é de que o feitiço saiu contra o feiticeiro. O ministro Celso de Mello, cujo voto vai decidir o julgamento, não teria gostado nada da armação contra Moro e a Lava Jato, considerando-a uma tentativa de manipular a Justiça, conforme já está mais do que comprovado.

Para evitar que o habeas corpus de Lula seja derrotado, Gilmar Mendes então teria decidido pedir novo adiamento, para tentar convencer Celso de Mello a voltar à posição anterior, favorável à libertação de Lula.

###
P.S.
Celso de Mello se aproxima da aposentadoria compulsória, aos 75 anos, em outubro de 2020. Como está alquebrado e com dificuldade para caminhar, pode até sair antes, o que significaria o fim das esperanças de Lula ser libertado. (C.N.)    

8 thoughts on “Cármen Lúcia vira o jogo na Segunda Turma e desfaz armação contra a Lava Jato

  1. A grande manobra política de Cármen Lúcia, não retratada na reportagem do link adiante, foi chamar Lula como convidado de honra para sua posse na Presidência do STF, sendo o único ex-presidente a comparecer (se convidaram os outros não sei…). Na jogada, a ministra fez o “inocente útil” dividir sala com o golpista Michel Temer poucas semanas após o “impeachment” da presidente Dilma Rousseff. Há mais de quarenta anos o petista serve ao sistema, só não vê quem é cego ou faz de conta que não enxerga. http://www.patrialatina.com.br/o-historico-de-manobras-de-carmen-lucia-contra-lula/?fbclid=IwAR3VxPWm6AGg9jU0dbouMZlp4H9p7zkNyC0Uf2bt9ZD_PDohlmoAEu_Qvbs

  2. Senhor newton, já havia postado anteriormente opinião sobre a relação íntima de Gilmar e Lula, quando aquele, por conta do falecimento do neto Arthur, telefonou para este. Isto dá uma conotação de suspeição do ministro para os julgamento do réu.

  3. Prezado CN …me desculpe os termos…mas entenda meus direitos …seu artigo é uma bosta jornalistica..seu ódio contra o principio basilar dos direitos civis…chega as raias da insanidade..ninguém aqui que entenda de politica de forma séria diz que o Sr. Luis Inácio É SANTO E NÃO DEVA SOFRER AS CONSEQUENCIAS DE SEUS ATOS..Mais dai ..armar nos subterrâneos manobras para deixá-lo na cadeia com provas armadas e com tantas aberrações juridicas ..JÁ BEIRA AOS PIORES ATOS DA INQUISIÇÃO…Seus artigos assim como milhares de comentários de certos “sabujos” aqui neste blog…é VERGONHOSO … Estão manobrando de novo no STF..contra o Sr. Luis Inácio ..ENTÃO SE O QUE ESTÃO FAZENDO COM ELE NÃO É PERSEGUIÇÃO POLITICA ..ENTÃO É O QUÊ ? Ameaças de GENERAL dizendo que “não’ aceita a liberdade do Sr. Luis Inácio..soa no minimo como DESRESPEITO ao Judiciário Brasileiro..e o que pensa de nós os demais Judiciários de outras nações ?
    Puxa vida que LAMA toda é essa ? Pergunto : O que o Sr. Luis Inácio ..PODE AINDA FAZER CONTRA O ATUAL SISTEMA DOMINANTE ? Tem por acaso algum exército para derrubar o atual sistema traira ?
    Puxa é de estarrecer TAMANHA perseguição…beira a insanidade tantos artigos jornalisticos ..tantos comentarios aberrantes ..esquecendo os direitos civis do Sr. Luis Inácio..E se fosse vc CN …que estivesse no lugar do Sr. Luis Inácio (uma analogia somente ) vc gostaria de ser tratado como ele está sendo tratado ? Tem um comentárista Sr. BENDL ..que só escreve insanidades e bobagens ..apologista da inquisição contra o Sr. LUIS INÁCIO ..um epicureu sofista ..que imputa ao antigo sistema politico ..as mazelas sociais do Brasil ..um degenerado de consciência que prefere o erro do que as normas legais da CARTA MAGNA …
    Puxa alguém já parou para pensar que o Sr. Luis Inácio É UM CIDADÃO que tem direitos civis amparados na CARTA MAGNA .. ?
    Queira ou não YAWHE expressa na sua lei … NÃO LEVANTÁRAS FALSO TESTEMUNHO CONTRA TEU PRÓXIMO E NEM SEGUIRÁS A MULTIDÃO PARA FAZERES O QUE É MAL … YAWHE SEJA LOUVADO … sempre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *