Carta aberta á Comissão da Verdade, que tentam desencaminhar e iludir. Fora da ditadura não há tortura, “apenas” abuso de poder. Dona Dilma precisa se concentrar pelo menos em 10 pontos importantíssimos. Renan X Joaquim Barbosa. Feliciano vai ao Supremo contra o Conselho Nacional de Justiça. Exibicionismo.

Helio Fernandes

Dona Dilma vai indo muito bem no relacionamento com a mídia impressa. Com os holofotes da televisão, aí nem se fala, aparece mais do que as estrelas das novelas da Globo. Com seu público cativo, principalmente do Norte/Nordeste, nenhum dissabor. Apesar da alta dos preços e dos juros, da cesta básica, da impiedosa inflação. Mas isso passa. Pelo menos, aposta nisso.

O resto também é contornável. E embora pareça assustador, não é invencível. Para que não haja nenhum contratempo no seu futuro, Dona Dilma precisa melhorar apenas 99 por cento em cada um destes 10 intens, citados aleatoriamente com  importância rogorosamente igual.

1 – Educação.
2 – Aeroportos.
3 – Saneamento básico.
4 – Ferrovias.
5 – Saúde.
6 – Portos.
7 – Segurança.
8 – Rodovias.
9 – Corrupção.
10 – Investimento.

Como se vê, são apenas 10 itens, revelvantes, nenhuma dúvida, mas não irrecuperáveis. Para quem veio de onde ela veio, e chegou aonde Chegou, nada para desesperar. Apenas aumento da preocupação com Lula, cada vez mais visível no retrovisor.

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
E O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO

A Anfavea, porta-voz e rica beneficiária das montadoras, devia agradecer (ou remunerar) condignamente Eduardo Campos. Gastam fábulas em publicidade, e não recompensam o governador. Ninguém promove mais esses felizardos que o suposto e jamais confirmado presidenciável. Ele só usa e abusa de terminologias promocionais, caras às montadoras.

Inicialmente, ele dizia: “Meu carro presidencial não tem marcha à ré”. Agora, mudou de palavreado, mas continua ajudando as montadoras. Ontem: “Continuo com o pé no acelerador”. Ninguém acredita, mas ajuda as montadoras.

RENAN X JOAQUIM
BARBOSA

Critiquei o presidente do Supremo pela falta de credibilidade e profundidade na sua fala, mas reconheci o seu direito de dizer bobagens. O que não faço com o presidente do Senado: critico e não lhe dou crédito. O que ele disse: “As declarações de Barbosa não fortalecem as instituições”.

E a corrupção fortalece? Ou contribui abertamente para o enfraquecimento ou para a derrubada da democracia?

DONA KIRCHNER: O
IMPOSSÍVEL TERCEIRO MANDATO

Ela mal se aguenta no segundo, não sabe como terminá-lo, mas trabalha intensamente, com a obsessão do terceiro. Igualzinha ao corruptíssimo Menem, acha que consegue. Considerando que controla o Judiciário, admite que ganhará o recurso. Mas mesmo que obtivesse autorização da Justiça, perderia nas ruas.

A cada dia mais impopular, não abandona a idéia. Um cineasta do Uruguai estava fazendo um filme (quase documentário) sobre seu marido Nestor. Um terço do filme pronto, disseram a ele, “estão fazendo um filme contra ele”.

Nem examinou nada, tirou o filme do uruguaio, entregou a uma cineasta da Argentina, que destruiu o que estava feito, começou do zero. A popularidade de Dona Kirchner não dá para o segundo mandato, quanto mais para o terceiro. Só ela não percebe.

OBRA BEM LENTA
NO INSTITUTO LULA

A recomendação é exatamente essa: nenhuma pressa, mas pode ser necessário abrir espaço para um notável personagem. Não se admite que seja para este ano. Se houvesse coragem na iniciativa, a obra correria, mas é preciso prevenir.

O EVANGÉLICO FELICIANO
NO SUPREMO

O polêmico, arbitrário, insensato e irremovível evangélico que preside a Comissão de Direitos Humanos e de Minorias, não se conformou com a decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinando que os cartórios, obrigatoriamente , atendam os clientes gays.

O partido dele recorreu ao Supremo, presidido pelo ministro Joaquim Barbosa, contra o decidido pelo CNJ, também presidido pelo ministro Joaquim Barbosa. Feliciano não é parte, não tem nada a ver com isso, visivelmente quer criar tumulto e confusão.

###

PS – Esta decisão do extravagante governador Alckmin, pagando bônus a policial que “reduzir crime” (textual, no decreto) é no mínimo contraditória e absurda.

PS2 – E até desairosa, que palavra, e outra também negativa, desonrosa, para todos os policiais.

PS3 – Primeiro, que estão recebendo “por fora”, mas oficialmente, para cumprirem com eficiência um serviço que estão obrigados a cumprir.

PS4 –E segundo, que o governo atira sobre eles a convicção, sem provas, de que no mínimo, no mínimo, estão fazendo o serviço com displicência.

PS5 – Por que não aumentar os salários, comprovadamente ridículos e reduzidos. E cobrar e fiscalizar a eficiência e competência do trabalho?

ANCELMO: RECONHECIMENTO
A UM AMIGO

Na sala onde funciona o grupo que faz uma das colunas mais lidas do jornalismo, Ancelmo colocou uma placa: “Largo do Rodolfo”.  Ele só chamava o local da coluna de “Beco do Ancelmo”, mas foi difícil de encontrar. Da mesma forma como a saudade é difícil de esquecer e até de esconder.

FINALMENTE O SUPREMO
ENTRA EM CAMPO COM 11

Demorou para que o Supremo ficasse completo. Vem desfalcado desde a aposentadoria de Ayres Brito, em novembro. Luiz Roberto Barroso, o indicado, já foi candidato várias vezes, mas tem o perfil ideal e positivo: é constitucionalista.

Para integrar um Poder que interpreta a Constituição, um especialista perfeito. Agora será examinado pelo Senado, mas não rápida e displicentemente com outros. Senadores defendem, “temos que saber tudo sobre ele”. É o dever do Senado, nem arrogância nem subserviência.

AMANHÃ: AS TORTURAS
DESDE O INÍCIO DO GOLPE

Amanhã, um relato incisivo, mas rigorosamente verdadeiro sobre a tortura, desde os primeiros dias do golpe, apuradas pelo chefe da Casa Militar de Castelo.

PS – A infelicidade da afirmação de que se tortura até hoje, farsa, fraude e empulhação.

PS2 – Leia amanhã: espero que a Comissão da Verdade tome providências, consiga pelo menos localizar meu depoimento ao Senado.

PS3 – Como minha forma de expressão é a palavra escrita, mas também a palavra falada, foi tudo de improviso. Não tenho uma linha do depoimento que pode esclarecer muita coisa, visto do panorama de 32 anos decorridos.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

24 thoughts on “Carta aberta á Comissão da Verdade, que tentam desencaminhar e iludir. Fora da ditadura não há tortura, “apenas” abuso de poder. Dona Dilma precisa se concentrar pelo menos em 10 pontos importantíssimos. Renan X Joaquim Barbosa. Feliciano vai ao Supremo contra o Conselho Nacional de Justiça. Exibicionismo.

  1. O Governo Dilma/Temer, PT-Base Aliada, principalmente a Presidenta Dilma, corajosamente enfrentou e melhorou muitos Problemas Gerais do Brasil, como:
    – Redução da Tx. Básica de Juros (Selic), redução embora menor das txs. de Juros em geral, tendo inclusive que reduzir a sacrosanta Tx. da Poupança de 6%aa.
    – Redução das Tarifas de Energia Elétrica, usando pressão na renovação das Concessões de 30 anos, maioria das quais vencem de agora há 2 1/2 anos.
    – Concessão de Projetos de Infra-Estrutura de Aeroportos, agora Portos, Estradas de ferro, etc, de forma bem regulada, para a Iniciativa Privada, pois o Estado não tem condições de fazer tudo em curto e médio prazo. Fez semana passada, rodada de Leilões na ANP para Contratos de Concessão de exploração de petróleo fora do Pré-Sal onde participaram 30 Empresas,( a Petrobras, 12 Empresas Nacionais, 18 Internacionais a maioria em parceria com Petrobras/Empresas Nacionais, e prepara outra rodada de Leilões da ANP em outubro 2013, para o campo de Libra no Pré-Sal, lá com o regime de Concessão de Participação ( +- 40% do petróleo achado para União e 60% para a Empresa Concessionária, quem der mais petróleo à União, vence). A Petrobras não pode fazer tudo sozinha, tendo já Investimentos programados para os próximos 7 anos, até 2020, de mais de US$ 300 Bilhões, principalmente para instalar no Pré-Sal 20 Mega-Plataformas completas de +- 200.000 Barris/dia , 2 a cada ano à partir deste ano.
    – Criou a nova Lei de Previdência do Funcionalismo Público, que vai aliviar muito lá na frente a Despesa, hoje altamente deficitária e crescente.
    – Tem como meta aumentar o Investimento dos atuais +- 18% do PIB (Produto Interno Bruto), para 25% do PIB.
    Vemos portanto, que à Presidenta Dilma, não lhe falta coragem para enfrentar os 10 ítens, tão bem elencados pelo ilustre Jornalista Hélio Fernandes. Falta talvez um pouco de Descontração, Bom-Humor, e Diálogo com todos os Agentes Políticos. Abrs.

  2. Bacana o artigo Sr. Helio. Gostei demais da lista.

    Insisto em que a Dilma tem de trocar os papéis da dívida interna pela dívida externa; os juros estão lá em baixo – 3,22% a.a. o T-bond. Teria recursos de sobra para prover os dez itens que elencou.

    Quanto à impiedosa inflação, que tem atacado o bolso do cidadão e atenuado o consumo, haja vista a taxa ter recuado, enquanto o IPCA (que mede a inflação de uma maneira ampla) acumulou até maio 2,50%, o INPC (que mede a inflação para a classe de baixa renda)acumulou 2,66%.

    Ela é sempre mais impiedosa para a população de baixa renda.

  3. Faltou o Helio elencar (putz!) em seus dez ítens:
    AMOR PELA PÁTRIA BRASILEIRA
    Tudo tudo tudo que HF colocou é perfeito. Somos um país de décimo mundo, mas … (vou ajeitar o que me resta de cabelos, arrumar melhor a gravata, abotoar o paletó corretamente, lustrar os sapatos, etc) também somos a sétima maior potência do mundo!!!
    Tudo que o nosso Helio colocou irá parar nas mãos de empresários, que, como sempre, roubarão os cofres do país. E farão um serviço de décima categoria, igualmente. Estradas sem sinalização, esburacadas e por isso perigosíssimas, hospitais sem médicos e sem leitos, escolas sem condições mínimas de funcionamento e sem professores, bancos roubando, políticos ladrões impunes,e muito mais.
    Helio Fernandes sempre foi … é .. e será o maior Dom Quixote dos nossos tempos. E lá vai o cavaleiro Helio Fernandes montado em seu raquítico Rocinante, com uma bacia furada como armadura, com um penico como capacete e uma lança enferrujada e rombuda. “Um dia!!!”, grita Dom Fernandes, “estes dez ítens serão fortemente atacados e o Brasil será um gigante!!!”
    Prestes foi o Cavaleiro da Esperança
    Carlos Lacerda tinha a Caravana da Esperança
    Dom Fernandes é “A” Esperança de que as próximas gerações de brasileiros sintam-se encorajadas a lutar, lutar mesmo!!!, para que todos os brasileiros – não apenas os privilegiados – tenham acesso às nossas imensas riquezas.
    Viva o Brasil!!!
    Viva o Povo Brasileiro!!!
    Glórias aos nossos irmãos nordestinos, que morrem sem a Misericórdia dos governantes!!!
    “Os humilhados irão para a Casa do Meu Pai”, disse Jesus Cristo. Se a frase exata não é esta, o sentido é.

  4. O emprego aumentou e está aumentado cada vez mais (registro na carteira). Inflação do mês controlada.
    Segundo moradores dos Estados do Maranhão e Piauí – que estão trabalhando aqui no Estado de São Paulo – sempre preços dos produtos consumido pelos mais pobres são altos: no Maranhão um ovo está custando R$ 0,50 e no Piauí 0,80. No entanto, perguntem a esses trabalhadores como era a situação há mais de dez anos?
    A violência brutal contra os mais pobres (principalmente quando são negros), faz com que, realmente, aí sim, dona Dilma mereça crítica por ter vetado o projeto de lei que dava autonomia à Defensoria Pública.

  5. “Somos um país de décimo mundo, mas … “
    Vixe Maria, quando se escreve aqui que o Brasil é um país de 3º mundo o senhor Jorge Folena espuma de raiva, critica o comentarista e ainda tenta explicar que não é bem assim…
    Agora imagine senhor Folena, o Brasil, país de 10º mundo!

  6. “Ela é sempre mais impiedosa para a população de baixa renda.”
    Se ela for mais impiedosa com os 5, 10 ou 15% mais ricos do país ela cai.

  7. “….perfil positivo: é constitucionalista.” Que “estrupa” a Constituição na maior……Como já foi “estrupada” na questão das cotas, do casamento gay, etc….Constitucionalista amigo do Dirceu, defensor do terrorista Battisti…sei…a Constituição deve estar felícissima…breve, quando o Brasil virar Cuba e Venezuela, e faltará Papel Higiênico (em todo país comunista há falta de papel higiênico…faltar papel higiênico parece ser o objetivo dos regimes comunistas…)a Constituição poderá ser usada para limpar o traseiro da brava gente brasileira…pfui…

  8. O senhor Flávio José Bortolotto sempre educado e otimista para com o Brasil.
    Em casa leio seus textos e sinto-me no “País das Maravilhas”, só que, quando ponho os pés na rua percebo que vivo em outro mundo, e este outro mundo é bem mais real que o dos sonhos.
    Acredito bem mais na reportagem do Financial Times: “Em seu editorial na edição desta segunda-feira, o jornal britânico Financial Times disse que o otimismo dos brasileiros com relação à economia é “DE FACHADA”. A publicação começa o texto enumerando as boas-notícias que o país recebeu nos últimos dias, como a ascensão do diplomata Roberto Azevêdo à presidência da Organização Mundial do Comércio (OMC), a emissão bem-sucedida de títulos da Petrobras, a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) de 11,4 bilhão de reais da BB Seguridade – a maior do ano -, além do leilão de blocos de petróleo, promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na semana passada. “CONTUDO, A APARENTE SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR É UMA FACHADA”.

  9. Segundo o IBGE, em sua pesquisa mensal de emprego, a taxa de desocupação da força de trabalho ficou em 5,8% para o conjunto das seis regiões metropolitanas investigadas. 1,414 milhão de pessoas desocupadas.

    O rendimento médio real (descontada a inflação) habitual dos trabalhadores foi de: R$1.862,40 em abril.

    O rendimento médio real habitual por categorias de ocupação ficou assim:

    – Empregados com carteira no setor privado: R$1.701,10

    – Empregados sem carteira no setor privado: R$1.390,20

    – Militares e servidores públicos: R$3.143,90

    – Pessoas que trabalham por conta própria: R$1.630,60

    O rendimento médio habitual por grupos de atividade ficou assim:

    – Ind. extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água: R$1.968,60

    – Construção: 1.584,20

    – Comércio, reparação de veíc. automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis: R$1.472,60

    – Serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira: R$2.367,10

    – Educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social:R$2.496,10

    – Serviços domésticos: 778,40

    – Outros serviços (alojamento, transporte, limpeza urbana e serviços pessoais): R$ 1.623,70

    Ainda, segundo o IBGE, agora, em sua pesquisa ao Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), dados de 2011, com salário médio de R$4.135,06, o pessoal assalariado de nível superior, no Brasil, apresenta-se 219,4% acima do pessoal sem nível superior, cuja média salarial foi de R$1.294,70. Mas é a diferença de crescimento entre os dois níveis de assalariados (8,5% com nível superior, contra 4,4% sem nível superior) que traduz melhor o interesse crescente do mercado empregador em relação ao trabalhador que apresenta o maior nível educacional.
    É bem vantajoso fazer faculdade!

  10. Fitzcarraldo Silva,saudações.
    O dia em que o Eike pagará sua dívida com o BNDES?
    Ora ora, essa é muito fácil!!! Nem precisamos das valiosas e esclarecedoras análises do Helio.
    Resposta: “No dia em que os brasileiros tomarem vergonha na cara e abandonarem, definitivamente, esta postura pusilânime e covarde de apenas ficarem citando estatísticas, taxas, juros disso e daquilo, selic, e mais um monte enorme de blablabla e mais blablabla. Como temos magos e mágicos em finanças!!! E em economia!!! Os brasileiros deveriam ir para as ruas gritar e reclamar e bradar e lutar pelo que é seu!!! Por que razão o Estado deve prosseguir sustentando um monte de vagabundos … com o dinheiro do povo??? Isto …esta violência … será que não choca ninguém, não??? Este mundão, Fitzcarraldo Silva, é uma Mulher Bomba que explode todos os dias nas casas onde vivem bilhões de famílias!!! Como seria o nome deste “sistema”? Com a palavra … você!!! Abraços.

  11. dr. kalil e genoíno
    na fita da rose

    Documentos do Palácio do Planalto revelam detalhes sobre como Rosemary do Lula atuou para obter no Ministério da Educação o reconhecimento do curso de Medicina da Univix, grupo de faculdades no Espírito Santo. Segundo informações do jornal O Globo, ela conduziu todo o processo.

    Após receber o pedido para acelerar os trâmites no ministério, Rosemary fez contato com o ocupante de um cargo de chefia e o encaminhou à autora do pedido, a médica Cláudia Cozer, mulher de Roberto Kalil Filho, médico particular de Lula e Dilma.

    Em 2012, Cláudia Cozer reencaminhou ao e-mail de Rose um pedido feito por Eliene Gava Ferrão, diretora acadêmica da Univix, que pedia a publicação da portaria com o reconhecimento do curso de Medicina. Rosemary, então, acionou Rogério dos Anjos Araújo, que exercia a Assessoria Parlamentar da Educação. Eliene disse que o reconhecimento do curso chegou a ser aprovado, mas não saiu a portaria, por isso ela acionou Cláudia Cozer, que é endocrinologista da Rosemary do Lula. A mulher do médico Kalil confirmou que repassou o e-mail da diretora da Univix a Rose, o que classifica como um ato de “ignorância”. Seu marido Roberto Kalil afirmou que não sabe do assunto.

    Noutro capítulo da novela, interceptações telefônicas feitas em duas operações mostram que Rosemary fez gestões para ajudar o mensaleiro José Genoino e o médico do Lula e da Dilma, o Roberto Kalil.

    Aí foi em em outubro de 2004, a PF flagrou uma conversa entre Rose e o delegado Wagner Castilho, responsável pela segurança do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ela tenta resolver o trâmite de um porte de arma para o segurança de Genoino. Seu advogado disse que o deputado “não tem a menor ideia de porque a Rosemary estava agindo no caso”.

    No outro diálogo gravado, em 14 de setembro do mesmo ano, Rose briga com o delegado Castilho, porque ela tentara falar com ele mais cedo porque a Receita Federal havia multado a mãe do médico Roberto Kalil em cerca de R$ 4 mil quando ela chegava ao aeroporto vinda de Paris, na França. Essas informações são do jornal Estadão. O médico afirmou não se lembrar se ligara “para Rose ou para alguém”, e sustentou que tentou ajudar a família porque seu padrasto estava passando mal, vinha recém-operado do coração e a Receita decidiu aplicar-lhes uma multa às 7h, mas o banco só abria às 10h. A assessoria da sua mulher Cláudia Cozer afirmou que não se manifestaria porque não teve acesso aos autos.

    do blog Trem Azul

  12. enquanto isso, vejam o que disse a Ministra da Propaganda, filha do Carlos Chagas : “Temos de regulamentar e elaborar uma legislação de proteção ao cidadão que se sentir atingido na sua honra e dignidade por acusações da mídia”. Não se preocupe não, dona Helena Chagas. Agora, com o STF aparelhado, regulamentações da mídia não faltarão….

  13. Sr. Almério, com todo o respeito, não sou pusilânime, não sou covarde, nem mago, nem mágico. Trouxe apenas alguns números produzidos pelo IBGE, sobre os quais o governo trabalha. E que é, ou pelo menos, deveria ser.

    São números que retratam a nossa realidade. Sem números a humanidade não seria nada. E nós não saberíamos nos situar.

    O IDH, o índice de GINI e tantos outros, Sr. Almério, também são números. O seu salário, o seu consumo etc., são estatisticas, Sr. Almério.

    Cultive esta ideia.

    Grande abraço!

  14. O Sr. Almério Nunes, na sua impaciência de querer ver mais Justiça Social no Brasil, não vê com bons olhos as análises Econômicas, as estatísticas, etc, tão bem mostradas por nosso Colega Sr. Wagner Pires, e outros. É verdade, as Análises/Estatísticas não resolvem nenhum problema, mas são indispensáveis para a Solução. É humano e compreensível, mas temos que lembrar que o Hebreus já aboliram o Analfabetismo há 5.773 anos, porque lá quem não lia a Bíblia ia direto para o Inferno (Sheol), e nós ainda temos +- 7% de Analfabetismo em pleno ano 2013, e parece que aqui, a maioria não teme o Inferno. Para solucionar os problemas Nacionais, além de Paciência, temos que colocar todas as nossas Crianças, principalmente as mais Pobres, em CIEPS de 2 turnos (Nutrição, Educação, Esportes). Depois Escolas Técnicas/Universidades. Todas, Todas. Os Professores (Primários/Secundário/Universidades) devem ganhar Salário Básico e surplus por Produção, e em muitos casos o surplus tem que ser maior que a outra parte.
    Eu sou otimista com o Brasil, como bem diz o Sr. João, porque estamos lentamente melhorando, e costumo olhar para trás uns 50 anos. Mas precisamos nos esforçar para fazer mais e mais rápido, isso é verdade. Abrs.

  15. Wagner Pires!!! Flavio José Bortolotto!!!
    Sou admirador do que vocês escrevem!!! Estamos buscando as mesmas coisas, os mesmo ideais!!!
    Mas os números que temos são mais adulterados do que o leite que vendem nos supermercados. E são alardeados como verdades insofismáveis!!! Delfim Netto já costumava dizer que “expurgava, das contas, os ítens (mais pesados) que bem entendia” … e vendia a luta contra a inflação e o crescimento como vitórias suas. O Mário Simonsen era o “gênio incompetente” que mais mentia sobre a realidade do país. “A economia vai bem, mas o povo vai mal”, disse o “presidente” Emílio Médici. Eis tudo!!! Eis o meu ponto de vista!!! Mandavam o monstro dizer … e ele dizia. Muito recentemente, praticamente todos os colunistas apresentaram suas revoltas contra a vergonhosa manipulação feita pela dupla Mantega/Dilma, em relação aos resultados do país. Então, caros
    comentaristas, quando percebo estes “técnicos”, estes “iluminados” citando números, falando em inglês, exibindo siglas que apenas uma meia dúzia de pessoas entendem, e mentindo descaradamente … tenho que manifestar minha total contrariedade. Quanto a vocês, Flávio José Bortolotto e Wagner Pires, leio-os com admiração e apreço. Podemos discordar muito ou pouco, tudo bem. Mas o respeito está acima de tudo. Abraço para vocês, do Almério.

  16. Muitos por inocência proposital ou pieguismo latente, são adeptos de carteirinha das cartilhas do lulapetismo, baseado nas atas do Foro de São Paulo. O conteúdo programático de metas para alcançar o poder, estão ora sim, ora também sendo divulgadas por toda a mídia disponível.

    Os paspalhos, milicianos, esbirros, e canalhas de prontidão a serviço da grande luta, panfletam ardilosamente o discurso para divulgar o céu para todos, mas que poucos irão desfrutar.
    Nessa hora, a imprensa, é a maravilha por onde os petistas se mostram como se fossem pastores mansos ou até mesmo doces carneiros.
    A mesma imprensa, passa a ser ruim e os transformam em cães raivosos, quando investiga, esclarece, pergunta, questiona, discorda, enfim, faz o papel que lhe cabe. Seja com matéria na primeira página, ou nas seções internas, destinadas ao público em geral para expressarem opiniões ou comentários.

    O sonho petista, é todos serem cooptados para a grande “causa”. “Causa”, que ainda está encoberta de mistérios e sigilos, propositadamente longe do conhecimento da população. Enquanto isso, usam a miséria e ignorância do povo como arma revolucionária de conquistas sociais.

    Recentemente, umas da ideólogas do lulapetismo vociferou sua baba fermentada no vinagre. Pregam o ódio como luta pragmática para conquistar o poder, entre tantas outras absurdidades.
    Formulam o engodo como elixir de beatitude. E passo a passo vão ganhando poder e dinheiro. Não importando se as “conquistas” estão dentro das normas legais. Para eles, estar à margem da lei é mais lucrativo e compensador.

    Há todo instante, muitos são fisgados como massa de manobra. Para nossa sorte, muitos outros estão no combate contra a “onda”. É uma questão de escolha, os infelizes estão atados nos grilhões, os outros, simplesmente estão livres.

  17. Sr. Almério, entendo perfeitamente a sua angústia e participo dela como milhões de brasileiros. Mas, o Sr. não tem razão quando desdenha dos números do IBGE. Todos estes dados guardam metodologias e bases científicas. E até isso pode ser pesquisado no próprio site do órgão. Está lá, se quiser saber como é feito.

    Não digo que é perfeito, pois, nenhuma ciência é. Mas é o mais eficiente e realista sistema que temos.

    Veja que o rendimento médio real do brasileiro está em R$1.862,40; se lembrarmos que o DIEESE publicou estudo dizendo que o salário mínimo capaz de garantir o que cita a nossa Constituição (saúde, habitação e lazer) deveria ser de R$2.700,00, veremos que ainda estamos longe de conquistar a situação almejada. Mas, não é impossível; poderemos chegar lá em um breve futuro. Assim esperamos.

    De outra forma, sabemos, também, que o governo estabeleceu, a partir de 2011 uma outra faixa tributária do imposto de renda que até então não havia, ou seja, quem ganha a partir de R$1.637,12 recolhe 7,5% para o leão. Isso quer dizer que, como a média remuneratória é de R$1.862,40 a base de arrecadação do Governo Federal cresceu enormemente, e é por isso, também, que chegamos em 2012 a recolher aos cofres públicos 36,27% do PIB em tributos. Ou seja, o governo dá com uma mão e tira com duas, mostra o lado bom e escamoteia o lado ruim. E isso, só os números nos revelam.

    Grande abraço!

  18. Wagner Pires!!!
    Faço votos que o Brasil do futuro seja próspero, apesar de ludibriarem nosso povo há tanto tempo, como você expôs aqui de forma irrefutável.
    “O governo dá com uma mão e tira com duas, mostra o lado bom e escamoteia o lado ruim” …
    Um dos nomes disso é perversidade. Perversidade que habita as contas dos governos que temos desde sempre. E o povo é subjugado e torturado com estas práticas criminosas.
    E … obrigado por tudo. Graças a você e a tantos outros, prossigo aprendendo. Grande abraço!!!

  19. Nobre jornalista Hélio Fernandes;

    Por que? Não gosta do Joaquim Barbosa, isso é visível em seus textos, acho que esse brasileiro vem nos orgulhando com suas atitudes e Por que nunca fala mal do Lula, isso tem me chamado a atenção

  20. Prezado Jornalista Helio Fernandes, permita-me arriscar, os comentários:

    Tratando de qualquer nação do terceiro mundo inserida no sistema capitalista, ainda por cima, riquíssima em recursos naturais, o controle das elites internas, junto com as externas, sobre as questões abaixo, é muito grande. O Brasil não está fora desse controle. Para piorar tudo, o Brasil continua, irresponsavelmente, destituído de um mínimo de poder de fogo nuclear.

    Assim sendo, segue as observações abaixo:

    1 – Educação: a velha sabotagem das elites contra a boa educação pública continua muito grande, como de sempre;

    2 – Aeroportos: com um pouco de habilidade do Governo, esta questão estará resolvida, em tempo;

    3 – Saneamento básico: tratando-se exclusivamente das cidades do litoral do Brasil, tratar esgoto deveria ser questão de grande prioridade econômica. Possibilitaria em poucos anos, dotar nossas belas praias de mar com água limpas e cristalinas, viabilizando atrair milhares turistas, o ano inteiro, externos e internos, com milhares de euros, dólares e reais para nossa economia;

    4 – Ferrovias: a pressão contrária à ferrovias, por parte da indústria de automóveis e de caminhões, deve continuar grande. É questão conhecida;

    5 – Saúde: a velha sabotagem das elites contra a boa saúde pública continua muito grande, como de sempre;
    6 – Portos: apesar dos pesares, acredito que essa, muito velha questão, está sendo encaminhada;

    7 – Segurança: só vai ter solução adequada quando a miséria for extinta. Sem isso, nada feito. Continua como sempre foi;

    8 – Rodovias: ao final, a pressão das elites será suficiente para dar encaminhamento adequado, nada barato;

    9 – Corrupção: faz parte de todo governo inserido no sistema capitalista, em todo o mundo, em todas as épocas. Enquanto houver moeda circulando em ambiente de extrema concentração de riquezas, a maldita corrupção estará presente;

    10 – Investimento: a política econômica de Dilma Rousseff/PT, aprimorando a do governo Lula/PT, está sendo capaz de passar bem longe da devastadora crise mundial do capitalismo, com milhares de falências e desempregados. Isso, por si só, já é muito bom. Apesar dessa grande vitória, o Brasil continua esperando muito mais do governo Dilma/PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *