Carta-aberta a Lula, de uma ex-comissária da Varig

Angel Nunes

Lula, a sua prisão nunca trará de volta os sonhos que perdi, os anos que envelheci, as lágrimas que chorei, as noites que não dormi, a casa que não comprei, o conforto que não usufruí, a paz que me deixou, a preocupação, a ansiedade, a depressão, por medo do mês seguinte, as doenças somáticas que adquiri, a suspensão de todo e qualquer lazer e tudo que não pude dar aos meus filhos.

Quando você não pagou à Varig, a quantia bilionária que devia, quando você bateu a porta do BNDES na nossa cara, nos negando crédito, enquanto financiava o metrô de Caracas, quando você não nos recebeu ou nos ouviu, quando você não se importou ou se interessou pelo destinos das milhares de familias dos funcionários. quando todos os setores do governo e da imprensa caçoavam de nós, dizendo que éramos maus gestores e estávamos pagando o preço, sem que dessem a saber que havia uma dívida ganha na justiça que até hoje não foi paga, você quis nos quebrar para se locupletar. Tinha poder e conseguiu!

A sociedade nunca saberá a realidade dos fatos nem a desgraça que foi para as nossas vidas te ter como presidente. Foi e é, pois sua pupila reza na mesma cartilha. Você passará vergonha, mas não passará necessidade como nós passamos. Você terá seu orgulho quebrado, mas não se atirará do décimo andar ou dará um tiro na cabeça como alguns de nós que se suicidaram. Você será desprezado, mas nunca sentirá o desespero de ter um poder monumental, o poder de um governo, te massacrando, te tirando o pão da boca e da boca de seus filhos.

Em memória a todos que partiram em aflição e em honra daqueles que continuam cambaleantes, batendo com o braço fraco mas persistente, mas portas do intrincado judiciário brasileiro, onde teus seguidores recorrem protelatoriamente sem nos pagar, para que morramos um por um sem receber nossos direitos trabalhistas e previdenciários.

Pois bem, de 2006 pra cá, 1200 de nós já morreu, mas 8800 continuam lutando. Somos teimosos e orgulhosos da nossa história, de nossas honradas profissões, e do patrimônio histórico que representaremos sempre na aviação brasileira.

Não seremos ressarcidos nunca. Somos pessoas de bem. Não nos dá prazer o seu mal. Tudo que queríamos era um homem bom e justo como presidente. Tudo poderia ter sido diferente para nós.

Tudo poderia ser diferente para você. Mas, a escolha foi sua. Que a justiça seja feita! Ainda que parcial.

(enviado pelo comentarista Mário Assis Causanilhas)

151 thoughts on “Carta-aberta a Lula, de uma ex-comissária da Varig

  1. Esta carta da Comissária de bordo da VARIG reflete a indignação dela e de todos os seus trabalhadores que até hoje passam pelas piores situações principalmente financeiras. E tudo isto porque este senhor, ex.presidente, fez de tudo, com sua turma aí incluindo a atual presidente da república, para destruir esta que foi uma das maiores empresas aéreas do Brasil e do Mundo. Mas o dia dele e de toda a sua turma está chegando. Quem com o ferro fere com o ferro será ferido.

      • Eu também trabalhei na Varig era minha família e estou vivendo aqui nos USA pois consegui sair a tempo e receber algum mas meus amigos que ficaram não tiveram a mesma sorte eu era Enfermeira do Serviço Médico, “Fundação Rubem Berta “eu tinha muito orgulho dessa empresa ❤️

      • Enquanto isso …muito morrem na miséria, na falência de suas empresas. Enquanto isso …ele tem direito de não ter esse direto, como mordomias, de um presidiário sem diploma superior, nas aqui neste país sem lei
        somos tachados de burros e incapazes de justiças. Ele continua a ter regalias pagas por nós. Injusta são as justas leis para o bem de todos nós. Incapazes somos nós, de ter tido uma ilusão de um ser humano que talvez poderíamos apenas viver dignamente e ele com sua maldade nos deixou no chão e em vão são as leis brasileiros tão sujas e corruptas quanto esse ex governo. Puta merda

        • Lula a cadeia não é nada para ele , os amigos dele sempre conseguem levar o que ele gosta de comer beber ele tem mordomia , eu gostaria de ver ele junto com os outros presos , como ex-presidente ele está na boa ele não se importa com o que ele fez a tantas famílias, que destruiu

          • Triste realidade de milhares de Brasileiros vítimas desses vários anos de governo corrupto. Difícil retomar as rédeas e levar a carruagem por estradas firmes, pois a podridão excretada pelo PT e seus comparsas, apodreceu todo solo brasileiro. A nova gestão vai precisar de muita força para navegar sobre as águas até que toda sujeira do solo seque e se faça em terra firme! Vai ser difícil mas não é impossível m EU CREIO!

      • Meu deus cada vez que entro mais fico sabendo dos podres deste ordinário asquerozo tapuru de esgoto chamado de Lula só queria entender até agora como ainda tem alguém que se acha humano querer a liberdade de uma pessoa tão escrúpulos nenhum como esse vanpiro chamado lula livre alguém poderia me explicar não tou conseguindo assimilar ou digerir isto me expliquem por favor

        • Compartilho o mesmo raciocínio… Não consigo entender isso. Fica a impressão de que essas pessoas estão sob alguma influencia maligna, ou gostam mesmo do que é errado, imoral, Lei de Gérson… Aquele tal de “rouba mas faz”…

    • Muito bem a história dessa senhoria e do demas, esse pais e muoto injusto a hmanidades , vergonhosa nao tem amor pelo proximo nao respeita os animais nao tem amor pelo próximo , mas nao fica nada impunes, se nao paga hoje paga amanha , absurdos tambem esao esse mega salários desses safados , e fica por isso mesmo escrevendo essa testo, ta o jornal Nacional da Globo nesse exato momento fala q a fraca homenagea um veriadora nunca foi na franca e siquer o povo francês conhece, deixa os mesmo de homenagear uma professora que morreu junto com crianças tentado salvar as crenças.

    • O olho grande do Lula a inveja, a ganância pelo poder. Seu ideal comunista, socialista tinha q continuar, com o plano diabólico de acabar com o Brasil. Este cara tinha q ser executado, como reza a construção Brasileira.

    • Isso é o reflexo da má gestão,como sempre escuto de uma pessoa de coração não vou te dar o peixe mas vou te ensinar a pescar , quero dizer a empresa precisava somente de um olhar de atenção porque as pessoas que estavam nela trabalhando estava fazendo sua pescaria e não sou estupido de pensar que com certeza alguém com poder da empresa fez mal gestão empresarial, mas antes ajudar os seus primeiro e não outros países… mas como na sua empresa nosso presidiário hoje estava preocupado com sua riqueza pessoal e de seus pupilos.saibam que haverá o dia que o dono de todas as coisas inclusive de Nossas vidas irá fazer a cobrança.que Deus seja por todos .

    • E não foi só o metro de Caracas não, há ainda obras milionárias, como o Porto de Mariel em Cuba, as obras em países da África, que tem ditadores co mo presidentes, e vários outros países, onde empreiteiras, principalmente a Odebrecht, como a principal, que ajudaram a dilapidar o tesouro do País…É só procurar que se achará os países “beneficiados” enquanto esse senhor, recebia por “palestras”…

    • Tudo mentira. É só ver o processo final que isenta o Lula e o governo, quem decidiu o destino da Varig foi a justiça, é só ver no Google o final das negociações e o que a justiça decidiu…vai chorar na cama da direita Fascista quem sabe você se fode mais ainda.

      • Quanta gente doente,meu Deus.Ficam acusando o Lula de mais uma culpa que esses psicopatas sabem que ele NÃO tem.Vão se informar,se vcs tivessem um pouco de vergonha na cara,um mínimo de caráter e não SÓ a sanha de acusarem o Lula ATÉ por vcs passarem fome,quem sabe vcs dão um google pra se informarem,seu bando de ignorantes,MAUS CARÁTERS.e só pra terminar,eu apoio o Lula sim,pq além dele estar preso injustamente,que vcs sabem MUITO bem disso,eu teria vergonha,isto sim,de apoiar um psicopata, corrupto,fascista,mentiroso,bandido,MILICIANO como o Bolsonaro que SÓ envergonha o Brasil no mundo inteiro por onde quer que ele vá.É SÓ VERGONHA ALHEIA e vexame.

    • Parabéns, você disse tudo que nós brasileiros estávamos engasgados a tempo para dizer sobre esse homem, que é o retrato da maldade intrínseca. Este homem superou as expectativas do egoísmo. Tenho certa pena de uma vida tão vazia, de sequer um sentimento de nobreza.
      Só o fato de não ter uma visão humanista, um desejo de ver sua nação bem e próspera, já não dá para brigar.
      Pois estamos, apesar de saqueados, muito além desse milionário miserável.

    • Não sou um ex-funcionário mais sempre acompanhei esse caso estarrecedor. Fiz várias publicações em minhas redes sociais mais as pessoas parecem surdas. Deus é grande, esse canalha pode não pagar aqui pelas atrocidades que cometeu, mas com certeza será julgado em seu juízo final. Tenho fé nisso. Amigos deixo aqui o meu apoio a vcs e que a justiça dos homens não esperem que os 8.800 morram sem poder usufruir um pouco daquilo que sempre teve direito.

  2. Angel Nunes fala por todos nós e descreve com muita clareza tudo o que estamos vivendo e sentindo ao longo dos últimos 9 anos…
    Os responsáveis por nossa situação, assim como pela situação de crise que vive nosso Brasil, são os mesmos. Esperamos que sejam punidos, de acordo com seus crimes, mas isso…
    “não trará de volta os sonhos que perdemos, os anos que envelhecemos, as lágrimas que choramos, as noites que não dormimos, a casa que não compramos ou que tivemos que vender, o conforto que não usufruímos, depois de tantos anos de trabalho honesto, a paz que nos deixou, a preocupação, a ansiedade, a depressão, por medo do mês seguinte, as doenças somáticas que adquirimos, a suspensão de todo e qualquer lazer e tudo que não pudemos dar aos nossos filhos”.
    Apesar de tudo, a esperança ainda permanece ao nosso lado: A Justiça há de ser feita!

    • DIGO O MESMO EM RELAÇAO AS UNIVERSIDADES FEDERAIS, Q FORAM DESMONTADAS. USADAS PARA LAVAR DINHEIRO SOB A FORMA DE OBRAS P TODO LADO, ASSESSSORIAS FARAONICAS, OFICINAS, CRIAÇAO DE CURSOS NA AREA DE SAUDE, COM METODOLOGIAS DITAS “INOVADORAS”, Q INCLUIAM AS TUTORIAS PAGAS A PROFESSORES Q JA RECEBIAM SEU SALARIO, TUTOR Q RECEBIS P ALUNO P “ORIENTAR-LOS”, SEM AO MENOS, ACOMPANHA-LOS NO CAMPO DE PRATICA!!! A CRIATIVIDADE DESSA GENTE P SE APROPRIAR E ROUBAR O ESTADO BRASILEIRO N TEM LIMITES!!!

    • Minha indignação é ver o patrimônio da Varig,Cruzeiro do Sul, e outras Empresas AÉREAS nos Aeroportos Que Andei Transformados em Ferragens e Sucatas, e Funcionários Com Depressão

    • É FÁCIL CRITICAR SEM CONHECER A HISTORIA… A VARIG FOI O ORGULHO COMO FOI A PETROBRAS, COMO FORAM OUTRAS GRANDES EMPRESAS QUE ESTES PILANTRAS DESTRUÍRAM… AINDA HÁ QUEM CULPE A ADMINISTRAÇÃO… POR FAVOR LEIA MAIS E VIAJE MENOS.

    • Não estamos discutindo má gestão meu caro. Estamos discutindo vidas,sonhos, honestidade e nisso o fdp do lulla rapio é responsável sim. Ele e essa quadrilha que está no poder. Ou voce acha que um governo que destrui uma empresa de petróleo para encher os bolsos pode falar em má gestão? Espero que voce nunca passe pelo que os funcionários da VARIG passaram e como ex-funcionário te afirmo que, após 10 anos voando no exterior, era uma empresa reconhecida sim e TODOS os seus pilotos tiveram as portas abertas em várias empresas do mundo. Vá se informar!

    • Em compensação as montadoras que vendem os carros mais caros do mundo não ficaram sem a ajuda desse desgraçado. Sabe qual é seu problema amigo? Pimenta no cu dos outros é refresco.

      • Provável que estes 8.000 mil funcionários, não tem nenhuma competência, senão estariam trabalhando em outras empresas, impossível com tantas novas no Brasil e exterior. Vamos a luta , chorar não enche barriga.

    • Se o governo fosse salvar todas as empresas privadas, não tem BNDES que aguente. Ou estamos no capitalismo, cada um pega o lucro e paga o prejuízo. Outra opção seria o socialismo, que vcs não querem. Privatizar os lucros e socializar o prejuízo não faz mais parte do pacote.

      • Mas o prejuizo foi causado pelo govêrno e começou com o famigerado congelamento de preços do primeiro plano cruzado do ex presidente Sarney, pois se você congela o preço das passagens em moeda nacional e as companhias aéreas são obrigadas a pagar os insumos da aviação em dolar,você cria um passivo que vai se avolumando cada vez mais.
        Falo isso com plena certeza,pois sou oriundo da aviação. A única moeda usada em aviação é o dolar.
        Para confirmar isso, o STF deu ganho de causa a Varig em todas as instâncias e o governo não pagou.

      • Só mais uma coisa para ficar bem claro:
        Os planos econômicos criados pelo Sr.José Sarney e outros ,fizeram tão mal a economia brasileira como um todo, que até bem pouco tempo atrás,milhões de trabalhadores brasileiros entraram na justiça para reaver perdas em suas poupanças e respectivos FGTS. Agora imagine uma empresa que precisa importar a maior parte dos insumos e pagar em dolar como fica ?

      • Gostaria que me informasse, em que pais do mundo o socialismo esta dando certo. A esratizacao //, que defende, tem como exemplo, paises como CUBA, VENEZUELA, NICARAGUA, BOLIVIA. E Esta a sua sugestao para o BRASIL ????????

      • Concordo, indignada , pelos novos esclarecimentos, revelados pela ex funcionária e seus colegas, a respeito do triste desfecho da ex poderosa VARIG. Espero que todos os remanescentes tenham vida e saúde para testemunharem o retorno que, com absoluta certeza, se cumprirá em algum tempo, no futuro próximo…

    • A vc que certamente é mais um daqueles que colaborou para que fosse implantado este câncer que aí está, e que certamente como muitos se acovarda de sua ação, vai aqui o meu recado! O silêncio e o desprezo é a melhor resposta. Meus mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade aos ex funcionários da VARIG. Saibam vocês que enquanto esta quadrilha estiver no poder, quadrilha esta que teve a colaboração deste senhor, jamais terão êxito em suas reivindicações pois todas as benesses serão dadas aos membros desta camarilha de gravata.Como diria um dos maiores poetas de nossa literatura, a estes bandidos, QUE A TERRA LHES SEJA LEVE!!!

    • Me desculpe mas você não sabe do que está falando.
      A VARIG bancou todos os governos com trechos que não davam lucro só para atender aos políticos. Por favor lave a boca e as mãos antes de falar da VARIG

    • Certo foi dar crédito a Venezuela, Bolivia, Cuba, mesmo sabendo que nunca irão pagar, ou ser incompetente e quebrar o maior patrimônio do Brasil, a Petrobras.
      EM TEMPO , NÃO FOI INCOMPETÊNCIA E SIM ROUBO.

    • Você é um recalcado incompetente. Provavelmente é mais um dos parasitas socialistas ( que por isso já se sabe que é um analfabeto) que defendem a grandiosa esquerda medíocre, vivendo do vultoso valor absoluto que pagamos como imposto.
      Pior que pagar imposto é saber que esse imposto é para beneficiar parasitas idiotas que não recebem esse imposto do governo corrupto que ele mesmo defendem!

    • Não conheces nada nada o que levou a falência da Varig, sacanearam a Empresa sem pensar se quer um minuto da desgraça que iriam fazer com milhares de famílias.Hoje estão pagando toda a desgraça que fizeram conosco.

    • Os creditos tb nao foram devolvidos a varig onde esta a ma administração vc sabe ou e burro varias empresas neste OAIS tem creditos sobre tributos e o governo nunca devolveu onde esta esse dinheiro o gato comeu vc mesmo que critica a ma adm da varig tem credito em tributos que vc mesmo paga corra atras leia mais estude mais saia da sua zona de conforto nao sou da area mas da area petrolifera sim entao nao fale sem antes saber sobre o assunto temos direitos ha muitos creditos qye nunca serao devolvidos o BRASIL e um dos PAISES com mais xmcargas tributarias e bitributacao

    • E poir do isso, é que ainda temos muitos “miltabtes” desta CORGIA no meio de nós, sem a mínima noção do que diz!
      Em que país vivem esses IDIOTAS?
      Fingindo de cego em prol de que?
      Está faltando o que mais pra enxergarem o que acontece no Brasil???
      #abraolhocidadaobrasileiro

  3. Muitos brasileiros conhecem ex-trabalhadores da VARIG que tiveram seus sonhos e projetos de vida demolidos pelo governo Lula, quando este fez virar pó a histórica e valorosa companhia brasileira de aviação, orgulho nacional durante décadas.

    Eu próprio conheço 4 nobres ex-trabalhadores da VARIG, nesta cidade do Rio de Janeiro: um engenheiro de vôo e 3 comissários.

    E sei bem o quanto tal destruição da companhia arrasou suas vidas, pois tive oportunidades para ouvir suas histórias pessoais.

    Fico por aqui, pois nem quero perder meu tempo abordando o nível (baixíssimo) de honestidade de Lula. Afinal a verdade tem vindo à tona, com uma força e velocidade impressionante, pelos sete lados, pelos quatro cantos…

    • A empresa, com certeza passava por dificuldades, porém, outros interesses empresariais nasciam, para não variar, com certeza correu muito dinheiro para afundar a tradicional empresa, propositalmente, e outras despontaram. Mas espera aí, e as pessoas? Parece-me que no projeto político de alguns, as pessoas são questões secundárias a discutir.

  4. Certamente o Brasil carrega consigo o título de ser injusto com o povo. Em contrapartida, extremamente benéfico com aqueles que se aproveitam de suas fragilidades institucionais e o exploram em decorrência, além de roubarem o erário e assaltarem suas estatais, aparelharem o Estado, transformarem o STF em apêndice do Executivo, milhares de cargos em confiança, sem concurso público, um festival de crimes e irregularidades nunca antes registrado na história!
    Lamento profundamente pela situação dessas brasileiros que trabalharam na maior companhia nacional e uma das melhores empresa aérea do mundo, que foi a nossa Varig, hoje abandonados à própria sorte por culpa do PT, e seu menosprezo a esses trabalhadores que esperam as suas indenizações merecidas há tempo.
    Na mesmas dificuldades se encontram os aposentados, absolutamente renegados pelos petistas, pelos criminosos, abutres, bandidos, que tomaram conta do Brasil e entendem que são seus donos, que podem fazer o que quiserem conosco porque eleitos, uma espécie de salvo-conduto para ilícitos e falcatruas de todas as maneiras possíveis e imagináveis.
    Penso que o movimento que o nosso comentarista acima, José Paulo de Resende pertence, que lhe hipoteco minha solidariedade, deveria ser mais contundente, mais incisivo, se não fossem as dificuldades que enfrentam no cotidiano como provas suficientes dessas atribulações, mas quero me referir chamar à atenção da população quanto a este fato, usando de todos os recursos para esta finalidade, desde passeatas, greves de fome, entrevistas nas TVs diariamente, jornais, praças, entradas do ministério responsável ocupado por ex-funcionários da Varig, nos moldes do MST, enfim, Resende, se fazerem ouvir, se fazerem ver às autoridades os crimes que estão cometendo contra os teus colegas, contra brasileiros!
    E ganhar força este movimento em nível nacional, organizando-se, usando uma agenda igual para todos em termos de atividade, buscando ajuda através de algum parlamentar – difícil, sei disso, mas tentar, pelo menos -, e sensibilizar a presidente e o Levy para esta causa dramática, imperativa, que deve ter a primazia do governo à sua solução.
    Lá pelas tantas até paralisar aeroportos, impedindo que as pessoas viajem, com base nos movimentos do MST, que impede o ir e vir das pessoas quando bloqueiam as estradas e tem apoio do governo para suas reivindicações.
    Por que os ex-funcionários da Varig não poderiam usar do mesmo expediente?
    Ora, se não estão sendo atendidos dentro da ordem, então que sejam vistos com barulhos, estardalhaços, o que for necessário para que alguém os ouça, converse e estipule um cronograma de pagamentos.
    E quanto à Justiça, Resende, ela não pode auxiliar neste momento?
    Um abraço.

  5. Lula, Dilma e PT, realmente tem culpa por não procurar atender estes ex-funcionários da Varig, mas culpo principalmente, um poder judiciário lento, moroso, corporativista, nepotista, desumano, que poderia ter resolvido este problema rapidamente, dinheiro é o que não falta para pagar, mas o poder judiciário não se incomoda com o tempo, se morrer é uma pena e se ainda estiver vivo, peça a Deus, só ele pode resolver este problema criado pelo ser desumano dos poderes do Brasil.

  6. Lula nunca recebeu os Trabalhadores da Varig. A Sra. Dilma Rousseff, na época Ministra Chefe da Casa Civil , nos recebeu e foi categórica em afirmar que o Governo não pagaria a dívida com a Varig tampouco injetaria dinheiro na Pioneira .Para quem não conhece ou participou desse “CRIME LESA PÁTRIA”, Sugiro se informar para depois julgar. Muitíssimo obrigado a Tribuna e muito mais ao senhor Comentarista Mario Assis Causanilhas, que depois de 9 anos ainda nos ajudam a lutar pela justiça , num “País de Avilan”.
    Lucia Lopes

  7. A Varig quebrou por causa de mamatas internas. Salários altos e incompetencia administrativa.

    Era o sindicado tomando conta da empresa.

    Essa mulher é daquelas que tem que culpar o governo por tudo.

    Engraçado, quando a pessoa se dá bem, é ela a maravilhosa, quando se dá mal, é culpa de alguém. Da Dilma, claro. E do Lula.

    • Nao existe a necessidade de culpar o molusco ou a anta por coisas erradas que ocorrem conosco, simples pagadores de impostos. A incompetencia em administar a economia do pais, o pessimo gerenciamento d coisa publica, o fechar dos olhos para toda a roubalheira que corre ao redor, o desemprego e a inflacao chegando a dois digitos, o rombo nas contas publicas, a destruicao da estabilidade economica conseguida a duras penas via plano Real, isso ja eh bastante culpa impingida a essa dupla nefasta; essa corja de gatunos. Nao existe essa necessidade dessa pobre ex comissaria, vitima -sim- dos interesses ocultos do molusco e seu bando em patrocinar uma concorrente sem se importar com a vida de milhares de funcionarios. Seria comico se nao fosse triste: A Varig fechou durante um governo do partido dos trabalhadores…

    • Essa mulher a qual vc se refere era uma das melhores profissionais a bordo e durante muito tempo elevou o nome do Brasil junto a estrangeiros que voaram na VARIG. Gostaria de saber se da noite para o dia retirassem o chão debaixo de seus pés objetivando privilegiar uma concorrente que hoje também está com problemas se você teria a mesma opinião . Não fale de uma realidade que não é sua. Sua realidade hoje é igual a de todo brasileiro trocando extintor de carro ou tomada de parede.

      • Lula, gostaria muito que o Senhor Jesus, liberdade, 4 ou 5 espírito dos funcionários que se mataram, para passar cada noite no seu quarto, aparecendo pra você, te deixando alucinado e enlouquecendo, mas Deus é tão bom que te salva de já conhecer o inferno em vida. Não que esses espíritos sejam do inferno, são de pessoas boas e trabalhadoras, que você as induziu ao suicidio, eles viriam em nome de todos os colegas, que ate hoje sofrem, com a terrivel mudanças em suas vidas, como seria bom, você ver pra onde vai ainda em vida, para o INFERNO.

  8. A Fundação Ruben Berta contribuiu com 30 mil dólares em espécie, na campanha de Lula em 2002. É só os responsáveis por esta doação virem à público, denunciarem isto, que as coisas para ele se tornariam um pouco mais complicadas. Na época a legislação vedava doações ilegais e mais ainda aquelas que além de ilegais, fossem feitas em moeda estrangeira, neste caso, os eleitos seriam passiveis de cassação do mandato + inelegibilidade. Varig e Vasp foram pressionadas a doar, Canhedo se recusou a ceder à chantagem e mesmo antes de Lula estar eleito, Zé Dirceu já berrava decretando a falência da empresa dele, o pessoal da Varig entrou neste balaio pois a verba foi julgada “muito pequena” para garantir qualquer compromisso futuro, esta é a verdade, esta é a motivação por trás das decisões que levaram Varig e Vasp à falência…..

  9. Sabe o mais ridículo disso tudo é que o povo brasileiro fica falando demais e na hora de agir, de exigir seus direitos ficam todos paralisados como se fossem uns retardados, estou sofrendo muito porque sou comerciante, e quem vive de comercio está ferrado, mas o povo tem o governo que merece.

  10. Por maior ou mais alto que seja o cargo ou função ocupada pelo ser humano, não está imune e nem impune da justiça de Deus. Aqui se faz, aqui se paga. A justiça será feita mais cedo ou mais tarde.

  11. Já tive o privilegio de viajar pela VARIG, lembro que adorava viajar no horário do almoço, pois a companhia servia um big de uma refeição, super saborosa, saudade desta companhia, e lamento muitíssimo pelo ocorrido.
    Esta crise é só o inicio do Ice Berger, esta vai piorar é muito.

    vejam: https://www.facebook.com/Por-um-Brasil-Melhor-808245305934345/?ref=hl,

    Engraçado que dinheiro para levantar a VARIG não tinha porém: ““Relatório do TCU aponta irregularidades em obras da Odebrecht na Venezuela”, a matéria trata de um encontro que teria ocorrido em 2009, entre o então presidente venezuelano, Hugo Chávez, e Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a reportagem “O BNDES desembolsaria US$ 747 milhões para financiar a construção de linhas do metrô de Caracas.”

    Não tem nem o Q falar sobre este governo, mas…. a esperança é a ultima que morre.

  12. Li vários comentários em defesa de Lula, Dilma e PT, agora pergunto aos defensores destes ladrões, mal pagadores, mal gestores do dinheiro publico. O Brasil tá quebrado, como quebrou a Varig, sera também que isto foi por incompetência ou má gestão do dinheiro publico? Ou por salários altíssimos, que o governo paga aos seus aliados?
    Adoraria receber a resposta destes que ainda tem coragem de defender uma corja de safados, ladrões, quadrilheiros.

  13. Não acredito nisto, com fazem com as empresas públicas, desviam muito dinheiro, gerem mal e nós pagamos. No caso da Varig, acho que seria questão de uma recuperação assistida, sem extingui-la. Não precisaria ser uma Pasadena!

  14. Trabalhei mais de duas décadas na Varig e desde sempre ouvia comentários de altos funcionários, diretores e executivos e suas maracutaias. Desde que Rubem Berta morreu, a empresa ficou aberta à sanha de gente inescrupulosa. Rubel Thomas e suas festas milionárias onde servia-se caviar. Fernando Pinto e a história mal contada da transformação de uma dívida em Ienes para o dólar, meses antes da desvalorização brutal do Iene, a dívida continuou valorizada em dólar e segundo consta, FP embolsou uma gorjeta dos credores. Demitido, assumiu Yutaka Imagawa e junto com ele dezenas de negócios nebulosos envolvendo a familia Folegatti na Varig Travel (BRA) e Rocha Lima na VarigLog. Lá em 2002, o governo FHC no seu último ano, determinou a pane seca, cortando o abastecimento à prazo, numa tentativa de comprar a companhia, colocou seu ex-chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, e o economista Mendonça de Barros no comando da VRG. Depois veio o genro de FHC, David Zylbersztajn, à frente da empresa, e entulhou de tucanos a curadoria da VRG: (Omar Carneiro da Cunha, ex-presidente da Shell e filiado ao PSDB. Eleazar de Carvalho, ex-presidente do BNDES na gestão FHC; Marcos Azambuja, que foi embaixador do Brasil na França no governo FHC, e o brigadeiro Sérgio Ferolla, ex-ministro do Superior Tribunal Militar.) e de uma tacada só, retalhou a Varig, vendeu o que podia, acabou com o fundo AERUS, recebeu sua comissão e partiu deixando para o governo petista a missão de salvar a Varig. Ora, não havia interesse nenhum em salvar uma companhia atolada em falcatrua e sob o comando tucano desde a saída de Osiris Silva, mas é muito simplório e conveniente apontar que a culpa é do PETÊ… Claro…

    • o comandante está certissimo josé alencar foi encarregado de verificar a situação da varig e na época sua diretoria o impediu de tomar conhecimento da situação e ai nomearam o cunhado de fhc para administrar as finanças da empresa e o governo deixou com ele e deu no que deu, eu fui demitido em 92 e sei que muitos diretores que nao tinham função na empresa ficaram escondidos em salas de vendas de passagens e escritorios da empresa e ganhando altos salários e sem contar as mordomias do colegio deliberante é foi muito dinheiro colocado fora achavam que a teta nao ia secar nunca

  15. Nem tanto, nem tanto…
    A Varig quebrou por méritos próprios, como a Real, Transbrasil, VASP e outras que nem me lembro mais.
    A zona em que a Fundação se transformou é a causa de fundo da quebra da aérea. Voar sempre deu resultados mas o diabos sempre foi o que faziam com suas receitas.
    E não vamos exagerar: a quebra da Varig nem de longe se compara ao golpe que a milicada deu na Panair.

  16. Ao comandante petista: para de viajar meu caro. Parece que mentir é pré-requisito para ser petista.
    Mendonça de Barros e Clóvis Carvalho nunca se meteram nem na Varig nem na FRB!

  17. No fim das contas o que devia ser uma discussão produtiva virou mera conversa de coxinha.

    Quem se sente lesado não tem direito de colocar a culpa em alguém que não seja o próprio patrão. Há milhares de referencias à incompetência da diretoria na internet, que fez afundar uma empresa que era a única autorizada a fazer viagens internacionais. Uma vergonha.

    Outro ponto é que muita gente parece aquela viúva inconformada. Não fizeram mais nada da vida? Sairam todos incapazes da Varig a ponto de viver para cobrar divida trabalhista? Quem sabe se não poderiam ter feito mais da vida se tivessem olhado em frente ao invés de chorar o leite derramado?

    Finalmente, o que consta é que o congelamento tarifário foi danoso (talvez) nos anos 80 e 90. Governos posteriores “jamais deixarão de recorrer contra este tipo de ação”, pois neste caso está incorrendo em improbidade. Em qualquer ação contra o estado o recurso é obrigatório. E além disso, ninguém vai pagar a conta de atos de outros governos.

    Vocês não devem ser inocentes em pensar que quem mandava saiu de mãos abanando, e está como vocês, esperando que a justiça lhes dê o quinhão que leva ao paraíso da aposentadoria feliz. Estão todos bem, certamente.

  18. OLhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Li todos os comentários…………
    para os que defendem os corruptos, esqueceram de mencionar que aforça do lobby pra derrubar a Varig era grande também porque José Dirceu mantinha em sigilo 33% de ações na TAM…….
    entao……. tudo vem a tona agora……..
    mas nao importa eles estao comos bolsos cheios de grana…….
    e nós ?????? pendurados, doentes e tdo mais……

    pessoasssss….. a Varig sempre inovava……… permanceu tanto tempo como ????
    ela jah tinha dinheiro pra receber do governo desde aquela epoca
    e o governo, negou…… porque nao tem visão, jah tinha interesses proprios de colocar a Tam na dianteira, por causa do José Dirceu…….

    ou vc jah viu corrupto apoiar o negocio alheio???/
    que eu saiba nao, soh dos comparsas……

    entao………olhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    tem pessoas que nao sabe m o que estao falando, nem imaginam o que houve por tras…..

    assim como nos dias de hj o que veio a tona,
    tenho certeza eh apenas uma parte da sujeira……..

    por isso eles nao saem , precisam acabar de fazer o serviço sujo…….

    tem muito mais coisa a ser desvendada

    existe um rombo enorme no BNDES…….?????

    entao por fvr nao defendeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    corruptooooooooooooooooo, porque seu nivel desce ao mesmo degrau……

    eu ate votei um dia, soh que meu voto nunca mais……

    • Perfeito, Cmra. Esse comentário fecha todo o ciclo de maracutaias. O governo petista tinha sim interesse na TAM, que carregou a campanha deles de 2002 por todo o Brasil. O carcamano José Dirceu propunha a fusão com a TAM como alternativa, pois era muito ligado ao genro de Rolim Amaro, o Mandelli que foi presidente da TAM na época. A fusão não vingou por ser barrada pela BR distribuidora e apoiada por Dilma, então ministra das minas e energia, mas desconhece-se essa versão dele ser acionista, mesmo porque foi ventilado que a participação acionária era da mulher dele, e sabe-se pelo balanço acionário divulgado pela empresa, que Noemy Amaro e família, que possemi 72% das ações da companhia, os outros acionistas são fundos de investimento administrados pelos bancos Credit Suisse First Boston e BPL (Bassini, Playfair & Wright). Como bem falou Roberto no comentário acima, a Varig faliu por mérito próprio, pois por exemplo pagava percentuais para agências de viagens mais altos do país. E vários insumos eram sobretabelados, até o amendoim comprado pela Varig era o mais caro do mundo porque era fornecido por uma empresa de um ex-dirigente da Fundação.

  19. Vander, vai se informar meu caro: em 2002 a Varig já estava financeiramente quebrada. O japa pulou do barco em 2000 mas nunca largou o osso, o Ozires Silva pulou fora em 2002. E conselheiros da então recém-criada FRB-Par não mandavam nada nem na FRB nem na Varig. Na época, quem mandava prender e soltar na FRB-Par era o Armin Lore.
    A FRB-Par foi (mais) uma tentativa de salvar o que podia ser salvo na Varig. O problema na FRB era outro: a existência de dois conselhos, um de administração (este nem era tão ruim) e o conselho curador (este sempre foi o problema). A Varig e o conselho de adminstração da FRB decidiam uma coisa e o conselho curador anulava a decisão.
    Mas não precisa acreditar em mim: converse com o Ozires Silva. Aproveite e pergunte por que a Varig nunca aceitou um acordo com credores…

  20. Caro Vander, quando leio os seus “comentarios” lembro o que a minha falecida avo me dizia desde que era bem pequeno: “Meu neto, cuidado com os babacas. Sao irrecuperaveis!”

  21. A fundação R.Berta insistia numa gestao arcaica que nao soube modernizar a empresa para a aviação deste século, no final dos seus dias a Varig era um misto de cabidao de empregos, com processos arcaicos em quase todos os departamentos e uma massa previdenciaria enorme para sustentar. O governo contribuiu sim, mas quem matou a Varig foi a propria fundaçao.

  22. Entendam senhores o que acontece com as fundações é o que acontece com os fundos de pensão de estatais e estados e municípios.São elementos nomeados pela patrocinadora ou no caso de publico os executivos da administração e nós presenciamos tudo isto aí..No caso da Varig existe antigo diretor que hoje tem grandes investimentos no exterior

  23. A raça maldita do PT e o desgraçado do LULA, preocupado em seus interesses na GOL, companhia de pilantras e assassinos, achou por bem destruir a VARIG patrimônio nacional e embaixatriz mundo afora do nosso país.

    O ativo humano construido pela Varig, não tem igual em lugar nenhum e infelizmente tudo de bom é destruido pelo PT.

    Se o Lula tivesse pago o que o governo deve à Várig, a história teria um final feliz e gente digna
    como essa senhora Angel Paulo, e tantos outros amigos meus como o comandante ARTUR CARLOS BECKER, não estariam na situação vergonhosa em que se encontram.

    A dignidade, e a honra, dessa gente de valor jamais será pela cambada do PT.

    Sergio A.Oliveira.

  24. O que me chegou é que o Zé Dirceu, o maldito, acabou com a VARIG por causa de doações pequenas para a campanha do PT em eleições, ou não suficientes, mas confesso que não sabia que ele tinha 33 % de ações da TAM.

  25. Sabe ,chorei lendo a carta da colega .senti uma profun da tristeza ….Me lembrei dos meus 34 anos e da minha filha com 10 anos de voo .Eu ja tinha me aposentado porem ela foi pega de surpresa..,e uma dor doida que vem de dentro principalmente quando lemos algo assim ou vemos imagens dos bons velhos tempos..Obvio que existe muita gente falando bobagens sobre a quebra da empresa ,mais certamente sao pessoas que certamente gostariam de ter trabalhado conosco e que por algum motivo nao conseguiram…Deixa prá lá , hoje vemos uma aviaçao sem glamour, sem aquela beleza,profissionalismo ,atendimento ,segurança e pela alegria presencial que encantavam a totos.
    Eramos quase que um Consulado nas bases do exterior ,onde atendiamos a todos e por muitas vezes iamos bem alem na ajuda e tratamento aos nossos passageiros.É claro que esse governo maldito utilizou de todas as suas forças para nos quebrar e conseguiram,porem eles todos estao pagando ( uns ) outros ainda pagarao na justiça ,naõ por nossa causa ,mais sim pelas corrupçoes ,pelas propinas ,pelo uso indevido do cargo . Certamente veremos toda essa corja presa .Porem nao devemos esquecer que para isso ter acontecido ,houve ajuda de alguns funcionarios graduados da empresa ,esses tambem estao na fila e um dia deverao de alguma forma pagar.Bem obrigado… .

  26. Imperdoável não terem socorrido a Varig, orgulho maior de todo brasileiro. Referência pra cada um de nós em qualquer lugar do mundo.

    Outro dia, ao ver um avião da Varig em matéria sobre Collor, senti uma saudade imensa.

    Meu médico de vez em quando (e que médico!), Dr. Alvim (já falecido), era da Varig, fui entrevistá-lo no prédio da cia. que ficava na lateral do aeroporto.

    Celi, amiga da minha amiga de infância, também foi da Varig. Doeu em muita gente.

    Vão fazer o que hoje, quando a TAM virou LATAM?
    Quando se pretende aumentar a participação estrangeira nas nossas aéreas?

    O amigo do meu filho, amigo de infância, de colégio, e padrinho dele de casamento, é piloto de uma das atuais companhias aéreas.

    Quando leio qualquer coisa desagradável sobre as aéreas penso nele e no que aconteceu com a Varig.

    A cia. não voltará a voar. Mas os remanescentes da família Varig deveriam receber tudo a que têm direito. É o mínimo que poderiam fazer por ela.

    O resto é irrecuperável e imperdoável.

  27. Lembro me da época em que se falava da má gestão e tbem da esbornia que vivia seu proprietário…talvez seus filhos tenham ficado mais tristes por não ter os imos que recebia anteriormente…mas e quantas famílias puderam dar a seus filhos o que nunca nesse país tinham recebido antes…então bom refletir pra não ficar ai falando a partir do seu próprio umbigo.

  28. É muito triste que tenhamos tido um governo tão ladrão como foi lula e Dilma: O p t nunca deveria ter ganho um presidente, ele e ela, enganaram o povo BRASILEIRO e até parte de outros partidos, enganaram a todos, tenho sempre acompanhado o noticiário a respeito, não sou eu que digo ou chamo eles de ladrões, é as noticias escritas e faladas em todos os veículos de comunicação que assim mostram ao Mundo inteiro, afundaram a Petrobras, até sumiram com dois Navios sondas, e fico por aqui…

  29. A VARIG quebrou, como quebra toda companhia aérea. Ou vocês acham que a gol não vai quebrar, a transbrasil alguém lembra. A varig eta pessimamente administrada. Quebrou e se tivessem emprestado dinheiro quebraria novamente.

  30. Lamento que tudo isto tenha acontecido.Como, também, lamento o que aconteceu com a PANAIR do Brasil, cujos funcionários remanescentes até hoje se encontram e afirmam que ela foi quebrada para atender a interesses da VARIG nas rotas internacionais. Sempre a aviação brasileira foi parte de um jogo político sujo, e extremamente prejudicial para aqueles que dela dependiam.

  31. Hoje, em 2016, tantos anos apos o vagabundo Lula destruir a Varig, destruiu o Brasil todo, colocou brasileiro contra brasileiro, destruiu a Petrobras e o orgulho do brasileiro. Lula…desejo do fundo do meu coracao que voce va morar com o CAPIROTO.

  32. Aquele velho ditado aqui se faz aqui se paga, não tenha duvida que a justiça está sendo feita….

    Uma pergunta para a Sonia, vc é a comissaria de voo internacional da Varig que mora em Porto Alegre… abs

  33. Aqui esta, Alex e todos que ainda se dão o trabalho de procurar defender o indefensável no PT!

    Lula e companhia, toda essa classe politica desde Itamar já fizeram por merecer serem pendurados em praças publicas, de ponta cabeça.

  34. O governo Lula,financiou Obras na Argentina,Venezuela,Cuba,Bolívia cujo presidente índio cuspiu na cara do Lu la tomando a Usina de Gás da Petrobrás na MAIOR rindo da cara de todos,perdoou dívidas de vários Países Africanos que tinham com o Brasil é + países de merda da América Central.Quando a Varig precisou do BANDS, eles negaram literalmente, fizeram a maior Sacanagem conosco, crueldade,. Desumano.Deus não dorme caros amigos eu tinha certeza pelas palavras de minha saudosa Mãe quando ela me disse:Filha Deus nada deixa nesse mundo sem respostas, demorou. Mais chegou as Respostas, graças a. Deus.So a Vergonha que estão passando perante o Mundo,era. Pra se jogarem lá de cima do Imalaia. Eles lavam suas caras com Óleo de Peroba e não estão nem aí.Espalharam dinheiro roubados de nós por aí que devem terem sido tb roubados pelos Banqueiros que os acolheram.Ficarao Pobres,pior que nos e chorarao lágrimas de Sangue.Deus sabe o quanto sofri,e meus colegas tb..

  35. Por esta matéria, acho que ela errou o destinatário da carta.

    Outros levaram Varig à falência

    A Varig – maior empresa de aviação do país e da América Latina – está sendo levada à falência pela mãos dos tucanos que nela se alojaram no passado. No dia 6 de maio de 2005, o genro de FHC, David Zylbersztajn, foi colocado na presidência do Conselho de Administração da Varig, e logo que assumiu a função afirmou que resolveria o problema da empresa em menos de seis meses. “Preciso apenas de um tempo, estou pedindo menos de seis meses”, disse Zylbersztajn na época.

    A realidade mostrou que o tempo preterido por ele não seria para salvar a empresa, mas sim para inviabilizá-la. Os fatos ocorridos desde então mostram que a intenção real do genro de FHC é entregar a maior e principal empresa de aviação brasileira para os estrangeiros, objetivo não alcançado por FHC em seus oito anos de desgoverno – o tucano queria, além de quebrar a Varig, abrir até mesmo o mercado doméstico de aviação civil para empresas de outros países, situação que não existe em nenhum lugar do mundo.

    A primeira medida que Zylbersztajn tomou para atingir seus objetivos foi transformar o Conselho Administrativo da Varig em um antro de tucanos. O primeiro a ser chamado pelo genro de FHC foi Omar Carneiro da Cunha, ex-presidente da Shell e filiado ao PSDB. O próximo foi Eleazar de Carvalho, ex-presidente do BNDES no desgoverno FHC. Esse ficou famoso quando a Varig começou a passar dificuldades – entre elas o aumento das dívidas provocado pelo estouro do dólar após ruir a farsa da paridade artificial com o real -, negando todo e qualquer tipo de auxílio à Varig enquanto ocupava a direção do principal banco de fomento do país.

    Outro tucano escalado para sabotar a Varig foi Marcos Azambuja, embaixador do Brasil na França durante o desgoverno FHC. Já a presidência executiva do Conselho Administrativo foi ocupada por Henrique Neves, ex-presidente da Brasil Telecom. Na ocasião, a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, sentenciou: “É um desastre para a Varig”.

    Depois de instalados na Varig, os tucanos não apresentaram nenhuma proposta para salvar a empresa. Pelo contrário, as que foram colocadas em pauta foram de entrega direta para estrangeiros. Foram várias, como as de entregar para a Ocean Air, para a portuguesa TAP, para um fundo de investimentos do Texas ou para a empresa aérea Avianca.

    Surgiu até outro grupo, o obscuro Fonditec. Chamado de “Grupo Português”, o Fonditec é dirigido por Pedro Lobo Alexandrino, lusitano que mora no Panamá e que garante que seus acionistas são brasileiros, americanos e portugueses. Na época, o presidente da Varig, Luiz Martins, advertiu: “Isso me parece lavagem de dinheiro”, uma vez que, segundo ele, a intenção de Alexandrino era de injetar US$ 1,2 bilhão na Varig e logo depois sacar US$ 600 milhões de volta. “Eles não revelam sequer a origem dos recursos”, afirmou Martins revelando que a Fonditec contava com dinheiro da Opus Dei.

    Mas, para o genro de FHC, e demais tucanos na Varig, não importa a origem dos recursos, a demissão em massa dos funcionários ou o sucateamento das aeronaves, pois para entregar aos estrangeiros, vale tudo.

    O fato é que não se trata de uma empresa qualquer. Criada em 1927, a Varig emprega mais de 10 mil trabalhadores e é responsável por cerca de 75% dos vôos internacionais entre as empresas brasileiras (a TAM, segunda maior, responde por pouco mais de 23% das rotas internacionais). Símbolo nacional, ao longo de seus 79 anos a Varig transportou mais de 200 milhões de passageiros em mais de 2 milhões e quinhentos mil vôos. Merece, portanto, mais atenção para continuar voando alto.

  36. Vi hoje em um grupo uma carta de uma ex comissária da Varig onde acusa o ex presidente Lula pela falência da empresa. Fui então pesquisar, como é de praxe diante de qualquer acusação contra quem quer que seja, independente de ser o ex presidente Lula. Considero muito leviano imputar ao Lula a responsabilidade pela falência da Varig quando, na realidade, foi o governo FHC que não teve interesse em manter nenhuma empresa brasileira, a tática deles é falir as empresas brasileiras e vender tudo à preço de banana para o capital estrangeiro e ninguém fala sobre isso.. porque é mais fácil colocar a culpa em Lula por não ter mantido o monopólio da Varig e desmontado o ninho de tucanos criado por David Zylbersztajn, ex-genro de FHC. Ou seja, quem estava no comando da empresa eram os tucanos, acostumados a usar empresas para fazer seu caixa 2, não têm compromisso com as pessoas e nem com o país.. não defendo Lula, mas a verdade tem que ser dita.

  37. O Lula, ladrão – Extensivo a todo PT -, é o responsável, sim, por estarmos nessa situação deplorável. Lamentável, é, aturar pessoas que neles votaram – Algumas dizendo até que, imputar ao ladrão, Lula, responsabilidades, é uma leviandade. Que todos roubaram, não há dúvida mas, da forma como fez o PT, seria difícil de se imaginar. A verdade há de ser dita?! Qual a verdade? – Você, sabe? – Claro que não! Soubesse, sim, a verdade, não dirigiria – com certeza -, um só vocábulo que viesse a ser interpretado como pró-Lula. Lembremo-nos do poder construtivo e destrutivo da palavra!

  38. Cada dia que passa, pessoas, vítima dos desmando do PT, aparecem. Para contar a história de.sofrimento que passaram, por culp de uma política voltada aos interesses pessoais e sede de.poder.. Mas graças a Deus passou. PT nunca mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *