Carta-aberta ao presidente Michel Temer, sobre a crise da geração de energia

“Excelentíssimo Senhor Michel Temer
M.D. Presidente Interino da República Federativa do Brasil

Excelentíssimo Senhor Presidente,

O Setor Elétrico é um dos principais motores do Desenvolvimento Nacional. No Brasil, além de permitir o processo de industrialização levou a modernidade e o conforto para milhões de lares ao longo do território, de Norte a Sul. Medidas governamentais, ao longo dos últimos 20 anos, trouxeram para o Setor a maior crise de sua história, causando fragilidades financeiras de monta. Alterações administrativas voltadas para recuperar a saúde setorial vêm sendo realizadas, mas ainda há muito que fazer.

Cabe lembrar que, com raras exceções o Setor foi dirigido por profissionais de seu próprio quadro, com sucesso, o que permitiu a construção, entre outras, das emblemáticas usinas de Sobradinho, Furnas, Itaipu e Tucuruí.

É fundamental manter essa trajetória, corroborada por medidas propostas pela Controladoria Geral da União – CGU, na direção de implantar nas empresas estatais completa e competente integridade em sua atuação.

O Clube de Engenharia, ouvida também a vontade da população brasileira, preocupa-se com a manutenção da gestão profissional do Setor Elétrico, que seria ameaçada com eventual interferência político-partidária nas nomeações dos principais dirigentes das empresas do Grupo Eletrobrás.

Nesse sentido solicitamos a V. Excia. uma audiência, com a participação dos Ministros envolvidos com o Setor, para debater essa questão. Propomos também, caso convier, patrocinar um encontro, incluindo outras entidades preocupadas com o assunto, o qual poderia se dar em nossa sede no Rio de Janeiro.

Atenciosamente,

Pedro Celestino Pereira
Presidente do Clube de Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *