Cesar Maia denuncia o prefeito carioca Eduardo Paes por corrupção. É o roto falando mal do esfarrapado. Vejam a que ponto chegamos.

Carlos Newton

Sob o título “Rio: pedágio da Linha Amarela cresce 9,3%! Por quê? Como?”, o ex-prefeito Cesar Maia, criador da Linha Amarela, que melhorou o trânsito entre o centro da cidade e a zona oeste, denuncia o atual prefeito, Eduardo Paes, que entrou na política apadrinhado justamente por ele e teve a audácia de prorrogar a concessão da importante via por mais 15 anos, sem nenhuma justificativa. Diz Maia:

1. Faça as contas. 15 anos x 365 dias x 4,70 reais x 220 mil carros por dia. Use sua maquininha. O resultado é:
R$ 5.661.150.000,00

2. (Globo, 31) O secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, explicou na sexta-feira que o reajuste da Linha Amarela acima da inflação foi acertado há quase dois anos com a Lamsa, quando o contrato de concessão foi revisto. Em abril de 2010, o prefeito Eduardo Paes prorrogou a concessão da via expressa, que iria expirar em 2022, por mais 15 anos (até 2037). Na época, a prefeitura anunciou que a medida teria como contrapartida investimentos de R$ 241,5 milhões em obras de infraestrutura para melhorar a operação na via. Essas intervenções ainda estão em andamento. O município só não revelou que a parceria também previa revisões na política tarifária.

3. Ao mesmo tempo o tal bilhete único carioca que era para favorecer os usuários de renda menor, teve a tarifa reajustada em 10%. Arghhh! Faça as contas com o número de usuários que a prefeitura informa para este bilhete.

4. (Globo, 03) Tribunal de Contas do Município nega ter sido informado sobre reajuste de pedágio da Linha Amarela. O presidente do órgão afirma que não sabia que prefeitura aumentaria tarifa acima da inflação. “Nós não fomos comunicados. Por sinal, há mais de um ano temos um processo em tramitação no qual pedimos esclarecimentos sobre os valores da tarifa. Até o momento, não recebemos resposta” — disse o conselheiro Thiers Montebello, presidente do TCM.

***

Nota de Redação Quando um político como Cesar Maia chega ao ponto de denunciar corrupção, é sinal que a situação administrativa ficou completamente fora de controle. Pensem nisso.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *