Chargista Duke lança livro sobre futebol

ChargeSuper03-12-11 

O comentarista Carlos Germani nos lembra o lançamento do livro do grande chargista mineiro Duke, do jornal O Tempo, que transcrevemos com orgulho aqui no Blog da Tribuna.

Como todo chargista, Duke vive da desgraça alheia. “É o ofício”, justifica ele. “Quanto pior, melhor para o chargista. Porque a charge é do contra – charge que elogia não é charge, é propaganda. No caso do futebol, o que interessa é a derrota”, continua.

Não surpreende então que foi de um contexto bastante negativo que surgiu o interesse para a publicação do seu “Só Futebol 2011”, que será lançado esta noite na Choperia Al Capone. Em 2008, Duke havia lançado um livro com charges políticas e sociais publicadas em O TEMPO. E agora, com os três times mineiros em situação de rebaixamento, fornecendo possibilidades das piadas as mais diversas, foi o momento do futebol. “Em virtude do péssimo momento dos três times da capital, eu lancei a ideia do livro”, comenta o chargista.

Duke agiu bastante rápido entre a ideia do livro e a sua execução. Ele queria aproveitar as atenções voltadas para o futebol, no clima de ressaca de campeonato. “Quis aproveitar a onda do fim de ano. Futebol tem muita emoção, e emoção é passageira. Se fossem charges atemporais, não teria problema, mas estão ligadas a esse campeonato”, explica, acrescentando que a coletânea reúne charges feitas este ano e publicadas no Super Notícia. Das mais de 300 imagens feitas ao longo do ano, foram selecionadas aproximadamente 100 para o volume que tem prefácio do jornalista Chico Maia.

Apesar de não serem “atemporais”, os trabalhos que compõem o livro apresentam, segundo o chargista, um caráter “histórico”. “O livro, além de ser um registro das charges, tem também seu aspecto jornalístico, porque abaixo de cada imagem tem uma legenda contextualizando o trabalho. Acaba servindo como registro histórico também”, acrescenta ele.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *