Chegou a hora de conferir os números das pesquisas e os das urnas

Pedro do Coutto
É isso aí. Nesse início das eleições presidenciais, para os governos dos estados, parlamentares federais e estaduais, estamos todos nós a pouco tempo de podermos conferir o que disseram o Datafolha e o Ibope e o que as urnas deste domingo vão revelar.
Amanhã, provavelmente, já teremos os resultados parciais, porém indicativos das tendências gerais dos eleitores. Escrevo este artigo na sexta-feira, antes de levantamentos apontarem se o julgamento sobre o desempenho dos candidatos no debate de quinta-feira da Rede Globo refletiu ou não, ou de que maneira produziu reflexos nas intenções de voto do eleitorado. Aécio Neves saiu-se muito bem, Marina Silva não alcançou o mesmo resultado.
O confronto entre o senador mineiro e a ex-ministra do Meio Ambiente é fundamental porque essa é a única dúvida existente em torno de quem alcançará a segunda colocação, o que dará direito a disputar o segundo turno com a presidente Dilma Rousseff, líder das pesquisas, nas urnas definitivas de 26 de outubro.
O Datafolha, Folha de São Paulo de sexta-feira 3, apontou 24 pontos para Marina, 21 para Aécio. Três pontos a diferença. Mas é que nos últimos três dias Marina recuou de 25 para 24. Aécio subiu de 20 para 21%. Para o IBOPE, a diferença é de 2 pontos. Quem terá razão? – eis um confronto interessante.
Mas dúvida não existe quanto a primeira colocação: Dilma Rousseff alcança 40 pontos contra 24 de Marina Silva e, como citei há pouco, 21 para Aécio Neves. Não existe portanto possibilidade dela ser ultrapassada. O Datafolha divulgou, momentos atrás, pesquisa sobre os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos e nulos: Dilma 45; Marina 27; Aécio 24%. Os nulos e brancos, assim, situam-se na escala de 11%. Os nulos e brancos, assim, situam-se na escala de 11%. Mais uma estatística a ser conferida.

2 thoughts on “Chegou a hora de conferir os números das pesquisas e os das urnas

  1. Bom, depois de um belo café da manhã, com brioches, crossaint , torradas com patê de figado de cabras holandesas, vou a base eleitoral para acionar a maquininha que não dá recibo de compra e venda do produtos , no caso o VOTO….
    Infelizmente sou obrigado aVOTAR no Paisque dizem ser democrático, não tenho emo direito de não ir as bases porque senão depois é aquele trabalho e gasto de tempo para não ter meus direitos todos tomados pelo PHODER porque não fui VOTAR……..
    Mas,hoje igualmente faço desde 1996, vou ACIONAR TODOSOSZEROS DAQUELA MAQUININHA FRAUDULENTA……..
    Por consciência e por não concordarcom as regras do jogo, CONTINUO A VOTAR NULO….
    NULO NESSACAMBADA DE CORRUPTOS E FARISEUS NEFASTOS……..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *