Chomsky defende Lula, mas diz que PT “sucumbiu à maldição da corrupção”

Resultado de imagem para

A esquerda precisa de autocrítica, diz Chomsky

Patrícia Campos Mello
Folha

Uma das maiores referências da esquerda no mundo, o linguista norte-americano Noam Chomsky, 89, acredita que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é injusta e uma vingança das classes dominantes, inconformadas com as reformas do governo petista. Mas, em entrevista à Folha, ele afirma que a esquerda e o PT precisam passar por um profundo processo de autocrítica, para entender por que sucumbiram à corrupção e perderam a oportunidade de diversificar a economia durante a bonança das commodities. 

Noam Chomsky também diz que, na Venezuela de hoje, a democracia foi reduzida marcadamente em sua substância.

Qual o significado da prisão de Lula?
O rigor da punição, além da rejeição do pedido de habeas corpus, vai muito além do crime alegado, e essa punição só pode ser interpretada como parte de um ataque generalizado das classes privilegiadas contra tudo o que o governo Lula representou. Na realidade, Lula está sendo punido pelas políticas reformistas que deram um apoio muito necessário à massa da população que é reprimida. O fato de “essa gente” ter voz na determinação dos rumos do governo, em vez de ficar em seu lugar na base da pirâmide social, é ainda mais intolerável para as classes dominantes. O objetivo mais imediato é impedir Lula de se candidatar em uma eleição que ele certamente venceria, de acordo com pesquisas recentes. 

Qual é o impacto da prisão sobre a esquerda no Brasil?
Apesar de todas as falhas do governo Lula, que foram reais, suas políticas beneficiaram muita gente, dando sustentação econômica, oportunidade de educação, dignidade e uma sensação de que essas pessoas tinham um papel a desempenhar na vida do país. O silêncio imposto a Lula e o colapso do PT —em parte, há que se reconhecer, autoinfiligido— são um golpe duro contra as esperanças de o Brasil realizar seu potencial de chegar a um grau maior de justiça social e desenvolvimento econômico e cultural. O assassinato brutal de Marielle Franco [vereadora do PSOL] é outro ataque amargo contra direitos humanos básicos e as aspirações das vítimas tradicionais da repressão e injustiça. As marretadas do governo reacionário de Temer contra a sociedade brasileira são um presságio de um futuro sombrio para a população do Brasil.

O que a esquerda brasileira deve fazer agora?
A esquerda deveria fazer uma autocrítica muito séria, examinar o que deu errado e pensar em todas as oportunidades que foram desperdiçadas porque sucumbiu à maldição da corrupção e a planejamentos falhos. A base social precisa ser reconstruída do zero, com participação direta de comunidades e instituições. Uma das principais tarefas é reverter as políticas atuais, que têm implicações nefastas para o futuro do Brasil. Uma esquerda revitalizada deveria propor programas que emergem da deliberação popular. 

Qual é a imagem do Brasil no mundo hoje em dia?
As iniciativas de Lula, em coordenação com seu ministro das relações exteriores, o altamente eficiente Celso Amorim, transformaram o Brasil em um dos atores mais influentes e respeitados no mundo. O Brasil liderou um movimento para dar voz ao “mundo em desenvolvimento” na administração global, dando seguimento a esforços para criar uma nova ordem econômica internacional que havia sido massacrada pela coalizão de poder e dinheiro capitaneada pelos EUA. Essas esperanças foram despedaçadas pela destruição — em parte, autodestruição — do PT e a reversão de seus feitos. A imagem atual do Brasil é festejada pelas classes investidoras predadoras e os governos ligados a elas, mas entre aqueles que se preocupam com direitos humanos, justiça social e democracia, a decadência da imagem do Brasil é drástica.

O sr. acredita que existe uma tendência de combate à corrupção e responsabilização até dos políticos mais poderosos, ou uma politização da Justiça?
É correto lutar contra a praga da corrupção e insistir na responsabilização para todos, inclusive os políticos mais poderosos, mas isso precisa ser feito com honestidade e integridade. O processo foi manchado pelo “golpe light” contra Dilma Rousseff, uma das poucas figuras políticas não acusadas de corrupção, ao contrário de seus opositores mais estridentes. 

O sr. considera a Venezuela uma democracia?
De acordo com observadores internacionais respeitados, como a fundação Carter, e levantamentos do Latinobarómetro, a Venezuela realizava eleições íntegras e tinha apoio popular durante os anos Chávez, mas a situação deteriorou severamente desde então e, apesar de o país se manter democrático na forma, na substância a democracia foi reduzida marcadamente. Infelizmente, a oposição oferece muito poucas respostas construtivas ou alternativas. As perspectivas são sombrias.

Em uma entrevista para o site Democracy Now em abril de 2017, o sr. afirma que “os governos de esquerda não aproveitaram a oportunidade que tinham para criar economias viáveis e sustentáveis. O que esses governos e o Brasil deveriam ter feito?
Eles deveriam ter usado as oportunidades para diversificar suas economias, em vez de continuar dependentes de exportação de bens primários, o que também minou a indústria doméstica. Essas sociedades estão bem posicionadas para criar economias sustentáveis, como foi feito em condições bem mais adversas no leste da Ásia, onde não há os recursos da América Latina e a segurança. Eles deveriam ter resistido à tentação de adotar as práticas extremamente corruptas que têm sido um câncer matando uma sociedade que poderia estar prosperando e ter uma ordem social muito mais justa.

Na mesma entrevista, o sr. diz: “havia uma quantidade enorme de corrupção. É doloroso ver o PT, que implementou políticas importantes, mas não conseguiu ficar fora da corrupção. Eles se juntaram a uma elite extremamente corrupta, que rouba o tempo todo, e participaram na corrupção, o que os levou a ficarem desacreditados.” O sr. mantém a opinião?
Infelizmente, isso está cada vez mais claro, na medida em que surgem novas revelações. Mas as grandes conquistas de Lula e do partido continuam a ser fundamentalmente significativas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Excelente entrevista. Aos 89 anos, Chomsky mantém uma impressionante lucidez e mostra que realmente acompanha a politica brasileira. O pensador norte-americano defende os avanços sociais do governo Lula, mas sabe reconhecer os gravíssimos erros cometidos, ao contrário dos analistas brasileiros ligados ao PT, que não conseguem enxergar erro algum na atuação de Lula e de seu partido. (C.N.)

25 thoughts on “Chomsky defende Lula, mas diz que PT “sucumbiu à maldição da corrupção”

  1. Ele diz que na Venezuela”…a democracia foi reduzida marcadamente”.
    Chega né? Opinião marcadamente ideológica. Se nega a dizer que a Venezuela é uma ditadura.
    Não é só a esquerda brasileira que precisa de uma autocrítica.

  2. Lugar de bandido é na cadeia !

    A PGR Raquel Dodge entrará para a história como a Prevaricadora Geral da República !

    Ela só atua para continuar engavetando a 3ª denúncia contra Temer !

    Famoso crime de prevaricação !!!

  3. É notória a incapacidade de líderes populares – partidos idem – fazerem autocrítica quantos as suas reveladas práticas de roubo sistemático dos cofres públicos. Lula não escapa desta. Toca perifericamente no assunto e… “o problema e são os outros que já roubavam. Não mudamos as práticas, apenas as melhoramos.” Sabe quando?

  4. Oh que avanço!! A TI reconhece os avanços sociais do governo Lula e Dilma!!

    Para o cientista político Bruno Lima Rocha, uma voz crítica ao lulismo vinda da esquerda, foram 62 milhões beneficiadas pelo governo Lula e Dilma e não 44 milhões, como o próprio PT defende.

    “Alguns dados dos governos de Lula (2003 e 2010) e o período com Dilma na Presidência (2011-2016) indicam a mobilidade social de cerca de 44 milhões de brasileiros. Outros números apontam que o total de pessoas atingidas por alguma política pública como Minha Casa Minha Vida; Bolsa Família; Pronatec; Prouni; Luz para Todos; IPI Reduzido; Vale Reforma; Vale Cultura; Linha Branca; Linha Cinza, dentre outros, chegaria a mais de 62 milhões. É fato, um quarto da cidadania do país mais desigual do mundo industrializado e mais violento do planeta, foi atingida por ações de governo. ”

    https://goo.gl/HYb6Ze

    • O Prédio que caiu ontem e outros tantos no Centro do Tucanistão invadidos por várias pessoas dá uma dimensão do que foram os desg0vernos do PetêSDB.
      Quer visitar o Centro.?
      Dê uma passadinha lá para o Sr. ver com seus próprios olhos a Venezuelização do Páis;.
      Nem vou citar o que está acontecendo nos Bairros Periféricos ao Centro do Tucanistão.
      O Sr. com certeza cairá da cadeira.

  5. Este HOMEM é INOCENTE!
    Não foi ele quem lavou dinheiro ocultando duas propriedades, nem foi ele quem ganhou imóveis e reformas de empreiteiras, muito menos foi ele quem fez o BNDES emprestar 8 bilhões para Odebrecht fazer obras sem concorrência em países bolivarianos, nem tão pouco foi ele quem comandou uma organização criminosa que quebrou a Petrobrás, nem foi ele quem contratou sondas superfaturadas da Schahim para receber comissões e dinheiro sujo para a campanha, nem fez ele acobertar o assassinato do prefeito Celso Daniel pagando com dinheiro da comissão das sondas, nem fez ele a Petrobrás fornecer nafta à Braskem abaixo do valor de mercado, causando prejuízo superior a 5 bilhões, nem saqueou os palácios ao ir embora, levando não só presentes de Estado como até a prataria da casa…
    Não foi ele quem escolheu e elegeu uma presidente incompetente, despreparada, desequilibrada e burra, propositadamente, esperando com isso sucedê-la 4 anos depois, nem foi ele quem a elegeu e reelegeu tapeando o povo numa campanha criminosamente mentirosa, irrigada com dinheiro roubado da Petrobrás, nem foi ele quem permitiu que sua quadrilha saqueasse os fundos de pensão de quase todas as Estatais, prejudicando as aposentadorias de centenas de milhares de petroleiros, carteiros, bancários…
    Não foi este inocente, juramentado, que permitiu que a Bancoop lesasse milhares de bancários para favorecer a OAS e ganhar um triplex no Guarujá, nem tão pouco foi ele quem deu aval político e dinheiro para que organizações criminosas como o MST invadissem e depredassem impunemente fazendas, centros de pesquisa e prédios públicos, nem comprou apoio político através do Mensalão e Petrolão, e muito menos foi ele quem colocou um estafeta no Sesi Nacional, que transformou a instituição num cabide de empregos para os companheiros e parentes vagabundos…
    Não foi este injustiçado quem ajudou o enriquecimento ilícito de seus filhos em troca do favorecimento de empresas de telefonia e outras, nem foi ele quem vendeu medidas provisórias isentando montadoras de impostos em troca de comissões, nem foi ele quem inchou o governo e as estatais com centenas de milhares de funcionários supérfluos, quebrando o Estado e provocando déficit público recorde, nem foi ele quem loteou mais de 30 mil cargos de confiança com seus parasitas, dando o comando das estatais e autarquias para petistas incompetentes que mal sabiam administrar suas vidas, nem elegeu outro poste como prefeito da maior cidade do país, também com dinheiro roubado das estatais…
    Não foi este puro que comprou milhões de votos com programas de esmola como o Bolsa Família, nem foi ele quem criou o Bolsa Pescador, e deixou 3 milhões de falsos pescadores se inscreverem para receber a sua esmola compradora de votos, nem foi ele quem criou o MONOPÓLIO DAS INDÚSTRIAS PETROQUÍMICAS no país, nem foi ele quem aumentou nossa carga tributária de 33 para 40% do PIB, nem foi ele quem aumentou nossa dívida pública para quase três trilhões de reais, tornando-a impagável, nem favoreceu o sistema financeiro com taxas exorbitantes de juros, transferindo renda dos pobres para os ricos…

    Não foi este santo homem que promoveu a desagregação do povo brasileiro através de sua política racista, preconceituosa, discriminatória sexual, ideológica, social, objetivando dividir o povo para melhor dominar, nem foi ele quem destruiu a educação de base, nem foi ele quem implantou a doutrinação marxista em salas de aula…
    Não foi este imaculado que conseguiu fazer o Brasil torrar toda a bonança da maior onda de alta das comodities na década passada, nem loteou todas as agências reguladoras fazendo-as inúteis na proteção dos cidadãos, nem tentou aparelhar até o STF nomeando ministros comprometidos com a proteção à sua ORCRIM, nem foi ele quem deixou a Bolívia expropriar a refinaria da Petrobrás sem fazer nada, nem foi ele quem humilhou nossas Forças Armadas nomeando ministros da Defesa comunistas e incompetentes…
    Não foi este ícone que favoreceu comercialmente ditaduras como as de Angola, Venezuela e outras, nem tão pouco foi ele quem esfriou relações e esnobou as maiores economias do mundo, direcionando nossas relações exteriores para países inexpressivos comercialmente, apenas no afã de ganhar prestígio e votos na ONU…
    Não foi este mártir em vida que humilhou o Itamaraty orientando a política externa através de conselheiros mafiosos como Marco Aurélio Garcia, nem foi ele quem nos envergonhou deixando nossas embaixadas e consulados sem dinheiro para pagar aluguéis, nem comprou um aerolula da Airbus pelo triplo do que poderia ter comprado um Embraer, nem descuidou dos programas de saúde pública através de ministros incompetentes e desvio de verbas, permitindo a volta de doenças como a dengue e o zika, nem aparelhou todas as universidades federais com reitores de esquerda, obtusos e incompetentes, nem fez o Brasil ser motivo de chacota no mundo inteiro, nem nos tirou o orgulho de sermos brasileiros…
    Não, nada disto foi ele e, no entanto, o acusam de tudo!
    Se alguém souber quem fez tudo isto, por favor, liguem para o Sergio Moro e avisem-no, pois um inocente está pagando pelos crimes cometidos por outros!!!
    #lulaSOLTOecubaLIBRE, no primeiro muita cachaça, no segundo muito rum!
    (Texto de Jorge Cosmo com informações de Joiarley Souza)

    • Já dá uma boa noção do conjunto da obra, mas ainda está incompleto, por incrível que pareça.

      Tem tanta m** nesse canal de esgoto cloacal aí que até Deus dúvida…

  6. Já uso o Huawei desde 2016 mas o Apple é ainda um pouquinho melhor. Mas, não esqueçamos que os EUA vivem de vender tecnologia e nisto eles ainda são os mestres. O Huawei 20 pode até vir a ser o melhor, mas se abrir, tudo o que é importante foi desenvolvido na Califórnia.

  7. Noam Chomsky,

    De qual Brasil vc está falando?, de qual democracia?
    De qual anta honesta?
    Vamos partir do seguinte principio, o presidente assume o poder em nome do povo para o povo e pelo povo, onde sua função é tomar conta do que é do povo de forma honesta e eficaz para não dilapidar nem desperdiçar os humildes recursos da união usando-os de forma eficiente proporcionando evolução em todos os campos da dignidade humana e não para rouba-lo.
    vá estudar profundamente quem é a anta os malabarismos financeiros que a meliante produziu para se grudar na cadeira reelegendo-se e em conluio com quem, com a pobreza do pais não!!!
    foi com a riqueza as zelite, proporcionando um nicho de roubo em todas, todas todas as politicas implantadas em””””beneficio do pobre carente”””’
    VÁ DA PALPITE ERRADO ASSIM LÁ NA CHINA

    • Para mim só existe um autor sério: aquele que demonstra ter uma mínima noção da nossa natureza. A natureza humana.
      Sem isso é o mesmo que construir prédios sem base.
      Com o tempo cai.

  8. Grande autor, sem duvida. Pena que nessa altura de sua vida tão prolífica tente analisar o desastre que foi o PT. Deu no que deu: disse uma besteira que nenhum americano vai notar, mas muitos brasileiros decentes não vão esquecer.
    O PT não fez grandes conquistas, Mr Chomsky – ele nos negou a oportunidade de crescer, de melhor educarmos nossos filhos, de nos tornarmos uma potència. O Lula surfou no avanço econômico que aconteceu em todo o mundo e aproveitou para fazer demagogia barata e nos roubar bilhôes do nossos parcos recursos.
    Nem que Lula apodreça na cadeia sem cachaça nem cigarro nem cabrita não paga o que de mal nos fez.

  9. “Apesar de todas as falhas do governo Lula, que foram reais, suas políticas beneficiaram muita gente, dando sustentação econômica, oportunidade de educação, dignidade e uma sensação de que essas pessoas tinham um papel a desempenhar na vida do país”. Isso não se pode negar, mas o PT caiu por não saber administrar os seus companheiros que seguiram o mesmo caminho do seu antecessor. Prova é que nunca investigaram as privatizações feitas naquele governo. Dizer que foi privatizado é brincar com agente, na verdade deram o nosso patrimônio aos especuladores. No entanto o povo e principalmente os assalariados comeram o pão de sofrimento, sem contar uma grande maioria dos funcionário públicos que ficaram oito anos sem aumento. Porém, a elite não aguentava mais ouvir falar em Lula e Dilma no poder. Arma-se um pretexto para o golpe e convence o povo que isto era necessário pois havia 14 milhões de desempregados no país, e a causa de tudo isso era o governo Dilma. Esqueceram que agrande maioria do congresso também tinha culpa por não ajudar na governabilidade. Veio o golpe e com ele a esperança de melhoria para nação. E o que realmente fizeram: o deficit que era de 60 bilhões passou a 170 bilhões; congelaram por 20 anos o aumento dos gastos públicos; fizeram a reforma trabalhista com o alarde de criarem milhões de empregos e os empregos ficaram nas promessas. Em resumo, o nosso país não mudará se não houver uma mudança estrutural nos três poderes. E o povo começar a entender que ele é o ponto principal nesta mudança, começando a eleger os seus verdadeiros representantes.

    • Prezado José,

      As tais politicas tinhão sim intuito de beneficiar a população carente, mas erroneamente implantadas e mal administrada, impedindo a sustentabilidade da politica, gerando ai o tal rombo e a necessidade da maquiagem das contas publicas (que o pt insistem em dizer que não existiu).
      AZELITI que não querem as esquerda no poder é justamente a zelite que mais se beneficiou do butim, ou vc acha que para a Odebrecht ficou feliz com o impitimam, não, mesmo porque a empresa e seus donos faliram e foram presos, o pt teve a maior força dentro do congresso de todos os tempos, e não fizeram as reais mudanças estruturais necessitarias a sustentabilidade das tais politicas, o atual governo temer é resquício do pt são seus dejetos que ficaram pelo caminho, analise despido de ideologia, tudo que foi feito contra o Brasil por todos os partidos não digo só o pt todos uns em menor grau outros em maior depois da ditadura, e chegara ao entendimento que a unica saída que temos é bando bom é bandido na cadeia seja de que partido for, independente de que tenha feito isto ou aquilo, bem ou mau, muita gente pouca gente, rico ou pobre , se roubou tem de pagar pelo erro, e sair da vida publica. Não poderemos separar o joio do trigo se toda hora que separamos vem um e mistura, por isto mesmo todos devem ser processados punidos e banidos da vida publia, todos não tenho idolatria a eles, estão lá para servir e não para serem servidos aproveitando-se do povo.

  10. O título poderia ser a matéria inteira.
    “Chomsky defende Lula, mas diz que PT “sucumbiu à maldição da corrupção””.

    Ora, é como fazer limonada com abacaxi!

    Espero chegar a idade dele mas com convicções mais firmes e/ou sanidade melhor.

    Como um líder dirige um partido e um grupo imenso de pessoas corruptas e não é culpado de nada?

    Lula não sabia de tudo? Não comandava do governo? Não decidiu e conduziu nada da corrupção? Deus, Lula foi enganado pelos seus?

    Brincadeira. pessoas jogam sua história e conceitos no lixo, quando lhes falta coragem para assumir e enxergar a verdade. Então, para ele, Lula é um culpadinho. Assim, merece uma peninha.

    Parece que perdeu algo pela estrada da vida.

    Fallavena

  11. O único avanço que consigo ver nos governos lula e Dilma, foi ao bolso da classe média.
    Deixar de corrigir a tabela do imposto de renda, avançar significativamente nos ganhos dos assalariados, liberar o sistema bancário para explorar o povo, financiar obras em países decadentes, que agora dão o calote e ainda distribuir dinheiro público, fomentando o aumento da dependência dos mais pobres ao governo, que em troca, apenas deveriam votar no PT, para mim, carateriza é um atraso monumental.
    O lula deveria ser, como esta, preso, por tudo de ruim que fez, principalmente por jogar fora dinheiro público, com financiamentos irresponsáveis e perdão de dívidas de países devedores.
    Porém, acredito que a melhor ação do lula, foi deixar a Dilma concorrer a reeleição, caso contrário, hoje seria ele que estaria ai, nos assombrando e possivelmente sendo reeleito.
    Há males que vem para o bem, Assim foi a Dilma.

  12. Com todo respeito, acho que o Chomsky tá ultrapassado, pra dizer o mínimo, e estamos muito mal se ele é uma das maiores referências da esquerda no mundo.

    Ao considerar a prisão do Lula uma injustiça e vingança das “elites” já fica desautorizado, pois tá mais do que provado que ele esteve associado aos setores mais perversos dessas elites.

    Parece que a esquerda não consegue mesmo encarar de frente a luz do sol sem os óculos do dogmatismo mais primário, repetindo chavões e as mesmas justificativas de sempre, andando em círculos feito barata tonta. Durma-se com um barulho desses…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *