Claudio Humberto anuncia que Romero Jucá saiu da liderança do governo

O comentarista José Carlos Werneck nos envia essa nota do jornalista Claudio Humberto, sobre a demissão do senador Romero Jucá (PMDB-RO), que já estava enraizado na liderança do governo.

Acabou a posição de “independência” do senador Eduardo Braga (PMDB-AM): a presidenta Dilma o convidou para o cargo de líder do governo no Senado, em lugar de Romero Jucá (PMDB-RR), e ele aceitou o convite imediatamente.

A escolha pode ter surpreendido o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), que esteve esta tarde com a presidenta Dilma, mas é mais provável que a ideia tenha sido dele e Dilma a acolheu. Mas até mesmo o presidente do Senado, José Sarney, aliado de primeira hora, ficou sabendo da mudança por terceiros e até pelo próprio Braga.

O senador Romero Jucá também tomou conhecimento do seu afastamento nos corredores do Senado. A cabeça do ex-lider do governo numa bandeja era exigência da bancada do PT no Senado, mas a intenção dos senadores, como Lindenberg Farias (RJ), era assumir o lugar de Jucá.

A presidenta Dilma resolveu dois problemas de uma só vez: anulou a “ïndependência” de Eduardo Braga, esvaziando a bancada que se opõe à liderança de Calheiros e Sarney, e atendeu ao PT retirando Romero Jucá do posto.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *