Comandante do Exército defende a aposentadoria plena dos militares

Resultado de imagem para gen eduardo villas boas

Villas Bôas está usando bengala, mas não se afastará

Natália Lambert
Correio Braziliense

O comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, 65 anos, tem enfrentado com disposição mais uma batalha: uma doença neuromotora degenerativa que o deixa com dificuldades de locomoção e o obriga, em alguns momentos, a usar uma bengala para caminhar. À frente de uma tropa de mais de 215 mil homens, Villas Bôas expôs de forma corajosa a doença, que limita a presença do comandante em algumas operações e cerimônias. Em um vídeo institucional veiculado nesta semana, o militar ressaltou estar pleno no desempenho da função.

Villas Bôas mostrou bom humor e ressaltou que o maior prejuízo será para o esporte nacional: “Já que não poderei participar dos próximos Jogos Olímpicos”, brincou. “E, por outro lado, como estou usando a bengala, o Estado-Maior terá que elaborar as normas para utilização da bengala quando em serviço e em cerimônias.”

FORÇA DE VONTADE – A mensagem foi bem recebida por militares, que viram no comandante otimismo e força de vontade para lutar. Villas Bôas decidiu divulgar o vídeo para falar sobre a doença e o eventual uso da bengala, depois de dúvidas na tropa sobre o seu real estado de saúde.

Ao falar sobre a reforma da Previdência, Villas Bôas ressaltou a importância de se trabalhar para mostrar as peculiaridades da profissão militar. “Um ano que em menos de três meses já mostrou que exigirá muito de nós. Me sinto plenamente em condições de prosseguir e chegar ao fim ou até o momento que o presidente julgar necessário.” O general, que foi comandante militar na Amazônia e chefe do Comando de Operações Terrestres (Coter), está no cargo desde fevereiro de 2015. O presidente Michel Temer e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, não se manifestaram sobre a condição de saúde do general.

AUMENTO DO SOLDO – Outra batalha que o general destaca que terá pela frente neste ano é a possibilidade de conseguir um aumento na remuneração dos militares. Em entrevista ao Correio, Villas Bôas, em setembro de 2015, criticou a ausência de reajustes da categoria comparados aos de outras carreiras.

“Se colocarmos ou fizermos um ranking dos salários das polícias militares, o Exército estará no meio. Deveria estar no topo. É um parâmetro. O que o governo tem despendido para o pagamento de pessoal das Forças Armadas vem decrescendo em relação a outros setores. Isso, claro, aumenta a frustração interna”, comentou, à época.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O fato de haver policiais militares recebendo remuneração superior à dos integrantes das Forças Armadas é inaceitável e exibe a esculhambação institucional em que vive este país. Aliás, repetindo Francelino Pereira e Renato russo, que país é esse? (C.N.)

33 thoughts on “Comandante do Exército defende a aposentadoria plena dos militares

  1. Discurso fora do contexto do que atualmente se questiona e se discute sobre as contas da Previdência. Ou então ele não quis perder a chefia e ficou com medo de se posicionar sobre o alegado déficit e sobre a CPI da Previdência e ficar de mal com o Comandante…
    -Que se danem os outros.

  2. Desfiles de 7 de setembro, viaje por nossas fronteiras…
    Em Ponta Porã você compra até tanque de guerra, Porto Soares idem.
    O ministro fica a 1.200 quilómetros do presidente….

  3. Para distribuir agua no Nordeste, levar vacinação e atendimento medico na Amazonia, invadir presidio, oferecer segurança em mega eventos, treinar força reservista para defesa territorial…mas aqui é Brasil, sempre tem os da vida boa mesmo.
    E a senhora serve pra que mesmo ?

    • Eu não tinha visto tal serventia. Realmente… os esquerdistas falam mal dos militares à noite, em jantares, e durante o dia convocam todos para diminuir o CAOS QUE REINA NAS CIDADES por eles, esquerdistas, administradas…

    • Não devemos criticar os militares por terem condições diferentes daquelas dos civis. A vida do militar é chata, a disciplina horrível, e a progressão na carreira é lenta. São geralmente bem formados e servem o país com patriotismo. No entanto, há gente servindo café no senado que ganha tanto quanto um coronel. Nem quero mencionar os assessores de porra nenhuma que devem ganhar mais que um general.
      Os caras erraram em 64? Erraram grande, tanto erraram que hoje temos que aguentar vermelhos e corruptos de toda cor. Se pelos menos tivessem feito uma limpeza melhor, a vida do brasileiro seria bem mais tranquila.

  4. NÃO TENHO PARENTE MILITAR.
    Mas enquanto no mundo existir o maior tomando o que pertence ao menor e enquanto o mais fraco dispor de recursos que desperte a cobiça do mais forte, existirá a necessidade de existência das forças armadas.
    O Brasil atualmente não tem perspectiva de uma guerra na fronteira. Mas, mesmo assim, é preciso que exista militar para MANTER as “informações” sobre o funcionamento teórico do que seja uma força armada e para guardar das instalações físicas.
    Hoje está tudo bem. Mas, e daqui a cinquenta anos? Quem serão os nossos vizinhos?
    Além disso, atualmente, as forças armadas só têm pessoal (e recursos) suficiente para fazer isso mesmo: Guardar instalações. Quem tem mais idade consegue se lembrar como era possível ver mais recrutas pelas ruas do que nos dias de hoje, mesmo com a população triplicada.
    Não temos marinha, nem exército, nem aeronáutica. Mas pelo menos as forças armadas mantêm as informações atualizadas e a estrutura funcionando. Pelo menos teoria… pois esse tipo de instituição não tem como ser feita ou se fazer funcionar da noite para o dia.
    O melhor exemplo é o submarino nuclear, o veículo lançador de satélite e os jatos da Força Aérea… dezenas de anos de estudos e ainda estão na prancheta.

    Abraços.

  5. E a aposentadoria de deputados e senadores?

    Esses malandros, que aposentam até como suplente, com poucos meses de mandato, querem ferrar todo mundo.

    Vão acabar com sua gordas aposentadorias proporcionais?

    E o Temer vai abrir mão de sua mega aposentadoria, que conseguiu aos 54 anos.

    Pimenta no .. dos outros, é refresco!

  6. O comandante do Exército está correto em defender a sua instituição.

    Pressiona os parlamentares que não alterem o sistema previdenciário verde-oliva, diante de alegações resultantes dos serviços prestados pelo Exército quando convocado para sair da caserna.

    Agora, me insurjo contra esta omissão odiosa e o espírito de corpo de deputados e senadores, que não falam sobre como farão com suas aposentadorias estratosféricas, que ofendem a honra e a dignidade dos brasileiros!

    De recolherem para sua “previdência” – diga-se de passagem, dinheiro do povo, explorado e roubado – somente dois anos de “contribuição”, e se “aposentam” com salários na ordem de R$ 10.000,00!!!

    Basta uma legislatura, quatro anos, e auferem R$ 20.000,00 por mês, independente da idade que possuem!!!

    Esta é a questão, grave, séria, de magnitude pelos custos envolvidos do erário, que Temer se acoca, agacha-se, rasteja, perante a Casa do Ladrão, pois deles depende para aprovar seus projetos contrários ao povo!!!

    A reforma da Previdência é para a obtenção de recursos para pagar os salários milionários e aposentadorias de juízes, parlamentares e ex-governantes, que transformaram este país neste caos econômico que se encontra!

    Obviamente, quem patrocinará o bacanal com essa locação de verbas incalculáveis somos nós, os idiotizados e imbecilizados, os incultos e incautos, cidadãos brasileiros!!!

    A menos que dermos um basta nesta festival pornográfico sem qualquer censura, onde o corporativismo se despe sem qualquer pudor, e mostra as partes pudendas horríveis, mal conservadas, frouxas, mal lavadas, fedorentas!

    Como?!

    Greves, acampamentos em frente à Casa do Ladrão, apoio de outras categorias, inclusive dos militares,protestos generalizados, passeatas, greves … greves … greves, enfim, parar o país, simplesmente!

    • Esqueci do ridículo da Barca Rio/Charitas que tem de diminuir a sua velocidade para não fazer marola nos veleiros dos oficiais da Marinha…. Os mais de 1.000 passageiros que se danem !

    • Casa de graça , carro , motorista , etc, etc , etc….O tio da minha mulher foi Almirante, tinha um ajudante de ordem até para buscar café antes dele acender o cachimbo….
      Fui gerente da empresa pertencente ao General Antonio Ferreira Marques , que foi chefe do EMFA do Figueiredo… Como patrão foi boa gente.

    • Praias particulares? Dá para ser mais específico? Se a praia se encontra dentro de uma unidade militar, a praia tem que ser particular. É a isso que o senhor se refere? Salão de festa particular?! Salão de festa?! Meu caro, aí já é baixar demais a discussão. Qual o problema de um salão de festa dentro de uma unidade militar, especialmente se há residências militares.
      Foquem nos malandros do STF, do Planalto, no Congresso. Aí sim, o senhor vai ver mordomias acintosas. Abs.

    • A praia da Urca é onde há o IME, um dos melhores institutos de engenharia do país. Digo um, porque há outro, também sob o comando militar que é pra lá de bom: o famoso ITA.

    • Não sou militar , mas respeito muito todas as profissões. Umas diferentes das outras e conforme suas finalidades têm suas prerrogativas. As ideias podem ser contestadas e debatidas , mas com fundamentos e conhecimento necessário . Não é necessário combater o autor da ideia , mas a ideia pode ser rejeitada ou não.

  7. Só sei que já ouvi muitas vezes, entre os militares das FFAA daqui do Distrito Federal: “No Brasil tem duas forças: A do Rio de Janeiro e o “resto”.
    Mas apenas ouvi…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *