Comentarista lembra acertos dos governos de Lula, em diversos setores.

Flavio Jose Bortolotto

O ex-presidente Lula, no seu octavonato, fez um governo que não foi ruim. Embora eu sinta claramente que o saudoso ex-vice-presidente José Alencar teve muita participação nos acertos, o presidente Lula soube entender e valorizá-lo. Aceitou seus bons conselhos.

Assim, o presidente Lula elevou a massa salarial da economia de 39% (2.002) para 41,5% (2010), pouco ainda, o ideal seria uns 65%, mas melhorou, Criou muitas escolas técnicas, tem que se fazer ainda muito mais, manteve a inflação sob controle, cerca de 7% ao ano. Reduziu a taxa Selic de 39% para 8,75% ao ano (criando inclusive problema com a poupança, que passou a render mais que os Títulos do Tesouro).

Deslanchou a irrigação em grande escala no sertão do Nordeste, iniciou a transposição das águas do Rio São Francisco (cerca de 300 mil m3 por segundo), projeto que vinha do Império (D. Pedro II) e nunca saia do papel, e nisso copiou o Projeto Salitre do bom governo Médici (cerca de 30 m3 por segundo), também no Rio São Francisco, lá perto, um grande sucesso.

Reduziu o desemprego involuntário de 12% para 8% da força de trabalho, melhorou a autoestima do nosso povo e elegeu com folga a sucessora, atual presidente Dilma Rousseff. Sendo relativamente jovem para ex-presidente (65 anos) e sendo presidente de honra de um dos maiores partidos políticos do Brasil, o PT, é natural e de direito que tenha muita participação no atual governo. A oposição é que não soube produzir uma alternativa, prometendo dobrar os acertos do presidente Lula com diminuição da carga tributária.

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *