Como estimular o comparecimento às urnas

Resultado de imagem para ELEIÇÕES CHARGES

Charge do Duke (dukechargista.com.br)

Carlos Chagas

As abstenções, os votos nulos e em branco poderão superar as preferências dadas aos vencedores e aos derrotados nas eleições de prefeito nos municípios que amanhã estarão votando no segundo turno. Trata-se de um perigoso sinal. De um vexame, é claro, mas acima e além do desinteresse de parte dos cidadãos incumbidos de zelar pelo próprio futuro, de um libelo contra o voto obrigatório. Também, de um alerta para 2018. Caso o número de ausências supere o de eleitores, melhor seria encontrar novos mecanismos de aferição da vontade popular.

Pelas projeções ainda insuficientes para as eleições de presidente da República, parece que candidatos aos montes se apresentarão. E se mais da metade do eleitorado recusar-se a comparecer? A ridícula multa de 3 reais para quem faltar não pesará na equação. Pelo contrário, será um incentivo a que o eleitor fique em casa.

FALTA QUALIDADE – A rejeição ao processo dito democrático corre por conta da qualidade dos eleitos. Ou da falta dela. Agora, que mais uma vez se cogita da reforma política, seria oportuna a busca de alternativas. Que tal criar obrigações adicionais para os candidatos? Ou estabelecer filtros para a seleção de quantos pretendam submeter-se ao voto popular? Considerar inelegíveis para sempre quantos não tenham conquistado um certo número de votos nas eleições anteriores? Proibir reeleições em todos os níveis após o cumprimento de um único mandato?

Renovando os candidatos, quem sabe não se oxigenaria o eleitorado a ponto dele voltar a participar maciçamente do processo eleitoral?

6 thoughts on “Como estimular o comparecimento às urnas

  1. Caro Chagas, proibir reeleições em todos os níveis, é a Chave que abre para a moralização da Administração pública. O político, que faz da política, profissão, permite a formação de quadrilhas com a mão no cofre público, o que temos visto, não nos deixa mentir. A prescrição do roubo do cofre, e outras imoralidades de privilégio, tem que acabar, Na Democracia Republicana, de Sócrates: todos são iguais perante a Lei, a Liberdade de expressão é uma realidade,expressa: O Governo do povo para o povo. o que temos: uma Democradura: democracia em osmose com a ditadura.
    o stf continua stf, é conivente com os estupradores e vilipendiadores da DEMOCRACIA, os juízes sinistros, não nos deixa mentir, a Reunião de ontem, foi uma ofensa à Cidadania, homenagem a um Amoral presidente do senado, que ofendeu os 2 outros poderes, mas…estão de mãos dadas, para sacrificar ainda mais esse povo sofrido, com suas hipocrisias.
    Chego a conclusão: os 3 poderes, estão podres, suas presidência, estão para “chefe de quadrilha” merecem o repudio da Cidadania.
    Consciente. Suas canetas, flagelam 200 milhões de brasileiros, e a intenção, é piorar, a escravidão em que já vivemos, de entregar 06 meses de nossos miseráveis salários, sem o retorno devido dos Direitos da Cidadania, para serem roubados.
    Que Deus nos acuda, o Horizonte está tempestuoso.
    Por um Brasil decente e justo.
    Em 87 anos de vida, nunca vi tanta podridão na administração pública.
    Deus Pai, proteja o Juiz Sergio Moro, e sua Equipe, exemplo de Dignidade, de Amor à Justiça e ao Brasil, os que o acompanham, neste Brasil, nessa luta de moralização da Pátria.
    A Cada um segundo suas obras e Pagarás até o último ceitil, Jesus, o Cristo, Leis Divinas, aplicadas no Tribunal da Consciência, no além túmulo, a vida da Alma continua, e a sentença, duas: Paz e Luz ou Ranger de Dentes, Sócrates mil anos antes de Jesus, já alertava: O que tens deixarás, o que és, levarás, se enquadra perfeitamente no alerta de Jesus.

    • Bingo, acertou em cheio,,,,,
      Sr. Alex, em São Paulo, a Câmara de Vereadores, lugar onde só tem projetos para alterar e dar nomes de ruas, parques , viadutos, pontes, tem 55 Vereadores, 33 conseguiram se reeleger, alguns deles já com duas décadas de “sentar” e levantar” da cadeira toda as eleições.
      Cada um deles tem um custo mensal de R$ 180 mil reais, não incluido ai as taxas de propinas, corrupção, cafezinho por fora, taxa da Odebrechi$ e outras coisinhas por debaixo dos panos……..
      Sendo o Voto obrigat´roio, com certeza nas próximas eleições os mesmos e os que ficaram de fora com certeza vão voltar a sentar o traseiro flácido nas cadeiras, mesmo que seja só para dar nomes a ruas e avenidas de São Paulo……

  2. Só cortando a cabeça de alguns parlamentares em praça pública
    Estão querendo alterar completamente as 10 medidas de combate a corrupção, inclusive incluindo uma anistia de impostos na repartição do dinheiro roubado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *