Confirmado: Lula levou diretor da Odebrecht em viagem oficial à África

(do jornal O Tempo)

Na única viagem internacional em que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi designado representante oficial do governo Dilma Rousseff, o petista pôs, entre os membros da delegação, o diretor da empreiteira Odebrecht, Alexandrino Alencar.

A relação de Lula com empreiteiras é próxima: elas pagaram quase a metade de suas viagens internacionais como ex-presidente.

O pedido para a inclusão do diretor da construtora na delegação que iria a Guiné Equatorial foi feito ao Itamaraty em 2011. A Odebrecht entrou no país após a visita de Lula, sendo favorita para obras na parte continental do país, onde está sendo construída uma capital administrativa.

O pedido de Lula causou estranhamento no Itamaraty, que cobrou, em 27 de junho de 2011, informações sobre o caso à assessoria do ex-presidente. A assessoria de Lula disse que ele é acompanhado em suas viagens por “diretores do Instituto Lula, lideranças políticas, sindicalistas, empresários e intelectuais”.

Segundo a construtora, “assuntos de interesse da Odebrecht não constaram da pauta dos encontros e das reuniões das quais o ex-presidente Lula participou”.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *