Conselho de Direitos Humanos da ONU aprova resolução sobre direitos dos idosos. E daí?

Carlos Newton

A Agência Brasil anuncia que o Conselho de Direitos Humanos (CDH), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou uma resolução proposta pelo Brasil e pela Argentina para reconhecer os direitos humanos dos idosos.

A resolução, intitulada Direitos Humanos dos Idosos, é o primeiro texto do CDH especificamente para essa parcela da população que, em 2050, representará mais de 20% da população mundial.

O texto, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, reconhece os desafios para garantir os direitos humanos dos idosos, determina a realização de consultas públicas sobre o tema e convoca os países a assegurarem esses direitos, com implementação de políticas antidiscriminação por idade.

A inclusão de uma resolução específica para os idosos no CDH, na avaliação do Itamaraty, deverá fortalecer a proteção internacional dos direitos dos idosos e o compartilhamento de experiências positivas entre países nesse tema.

Na teoria, tudo bem, mas na prática, tudo ao contrário. No Brasil, os direitos dos idosos são os primeiros a serem desrespeitados. Basta conferir o que acontece com as aposentadorias e pensões, com o atendimento médico à terceira idade, com o julgamento de causas de interesse de idosos, e por aí vamos.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *