Cunha não deixa CPI da Petrobras investigar a gestão de FHC

Deu na Folha

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), diz que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras deve limitar seus trabalhos de investigação aos governo Lula e Dilma (2005-2015). Ele sinalizou que, se eventualmente houver algum recurso feito ao comando da Casa para ampliar o objeto de investigação, ele negará.

Cunha argumentou que é “regimentalista” e que o pedido de CPI que foi apresentado com apoio dos deputados restringe a apuração nos últimos dez anos. A oposição justifica que o período de investigação foi definido pelo início das tratativas da polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

“Eu sou regimentalista. Sou favorável que se cumpra o regimento. A ementa que lá está tem que ser cumprida. Seja do escopo de investigação, sobre o prazo, sobre tudo. Se quiserem fazer CPI diferente do que está lá, tem que fazer outro requerimento”, afirmou.

PMDB É CONTRA

A Folha de S.Paulo mostrou que o PMDB articula um movimento para rejeitar articulação do PT para investigar a Petrobras também no governo Fernando Henrique Cardoso. A ofensiva contra a gestão tucana foi defendida pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ).

Sérgio vai apresentar seu calendário de atuação na próxima quinta, mas, na semana passada, afirmou que seria importante levar a investigação para o período de FHC.

Os relator se baseia no depoimento do ex-gerente Pedro Barusco que, em sua delação premiada, afirmou à Polícia Federal que começou a receber propina entre 1997 e 1998, da empresa holandesa SBM Offshore. Barusco também relatou que o esquema da Petrobras rendera ao PT entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões entre 2003 e 2013.

###
NOTA DA REDAÇÃO
O relator sonhou que ia investigar o PSDB. Mas acontece que na Câmara quem manda é Eduardo Cunha e seu bloco majoritário. O PT não manda mais nada. E tudo indica que a CPI vai ganhar sub-relatores, para evitar que tudo novamente acabe em pizza. (C.N.)

8 thoughts on “Cunha não deixa CPI da Petrobras investigar a gestão de FHC

    • Não tenho a menor duvida que todos que participam desta tribuna com o objetivo de ver o Brasil passado a limpo, deseja que todas as pessoas envolvidas em corrupção neste país sejam punidas exemplarmente independente de ideologia,religião ou partidos politicos, doa a quem doer.Que seja uma punição coerente e justa bem diferente da punição exercida no mensalão.
      O Brasil e seu povo,necessita de uma faxina honesta sem demagogia e principalmente sem politicos desonestos.

  1. Dudu Cunha está saindo melhor do que a encomenda. O partido petralha agora esta conhecendo um politico profissional que não se submete aos interesses do Planalto. Está ai um bom exemplo de quem manda no Congresso. O partido quadrilha na realidade não tem maioria, comprou a maioria mas não esta levando mais o produto, sorry darling! ver os quadrilheiros estrebuchar naum tem preço naum! nunca pensei que ia me divertir tanto. Vejam o discurso lamuriento sobre o golpismo do Impeachment…quando foram eles que o usaram e como com o Collorido…aqui se faz aqui se paga! sorry again! mas que esta sendo divertido está…e muito!

  2. É para ver como são cretinos, safados e pilantras os petistas e alguns de seus aliados.

    Tiveram 12 anos para criar CPI, construir processos e udo mais emr elação aos governos de FFHH e nada fizeram. Por que e para que? Para fazer pior, para aprofundar a corrupção. Encontraram as coisas erradas e ampliaram-nas.

    Agora que está ardendo no delles, querem alguém para dividir o pepino?

    Vão preparando as roupinhas para férias na Papuda. Primeiro vão os bedéis, depois irão os dedos e o anéis! E não adianta argumentar com câncer. O SUS atenderá a elles.

  3. Nada disso estaria acontecendo, se o FHC, tivesse honrado a palavra dada ao ITAMAR FRANCO, e mantido
    o acordo entre ambos.
    Não teria havido reeleição e muito menos o PT e lula teriam se apossado do pais. Agora querem reabilitar o
    Fernando Henrique, elevando o dito cujo ao patamar de estadista. Segundo sua falecida esposa, é um
    narcisista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *