Cunha não tem mais escapatória e sua cassação é só uma questão de tempo

Cunha conseguiu incriminar também a mulher e a filha

Daniel Biasetto
O Globo

Um dia depois de o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negar publicamente que possui contas no exterior nem qualquer patrimônio que esteja “sob sua propriedade”, o Ministério Público da Suíça reafirmou que elas pertencem ao peemedebista. Segundo o MP, as contas encontram-se bloqueadas à espera de uma condenação definitiva das autoridades brasileiras para devolver o dinheiro sequestrado ao país.

— Podemos informar que o Brasil solicitou a assistência jurídica mútua, a fim de bloquear as contas de Eduardo Cunha. Esse pedido foi aceito e os ativos também foram apreendidos por meio dessa assistência. Agora, é aguardada uma decisão das autoridades brasileiras ou sua liberação por um tribunal brasileiro para que haja a repatriação dos ativos em definitivo – informou nesta sexta-feira a procuradoria suíça, por meio de sua assessoria.

BLOQUEIO DAS CONTAS

O pedido de sequestro e bloqueio dos valores foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, junto com o pedido de abertura de um novo inquérito para apurar a origem do dinheiro mantido na Suíça. O objetivo da medida é assegurar o ressarcimento dos cofres públicos, se ficar comprovado ao fim do processo que o dinheiro é fruto de crime.

Em outubro do ano passado, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a determinar a transferência do dinheiro depositado em nome de Cunha na Suíça. Segundo o Ministério Público Federal, são aproximadamente 2,5 milhões de francos suíços, equivalentes a cerca de R$ 9,6 milhões. O dinheiro está bloqueado na Suíça até o julgamento definitivo do deputado afastado.

“Tem-se como justificada a necessidade da medida requerida, pois efetivamente demonstrada a existência de indícios suficientes de que os valores eram provenientes de atividades criminosas diante da farta documentação apresentada pelo Ministério Público, assim como há o evidente risco de desbloqueio dos valores com a consequente dissipação dos valores, uma vez que houve a formal transferência das investigações pelas autoridade suíças”, escreveu o ministro na decisão.

A MULHER, TAMBÉM

Segundo as investigações realizadas pelas autoridades suíças, Cunha era titular de três contas na Suíça, e a mulher dele, Cláudia Cruz, era titular de outra. Duas das contas de Cunha foram encerradas antes que as autoridades suíças conseguissem bloquear o valor. As outras duas contas tinham saldo de 2,39 milhões de francos suíços e de 176 mil francos suíços. O dinheiro teria sido proveniente de pagamento propina referente a contratos da Petrobras.

No inquérito aberto no STF, também são investigadas a mulher de Cunha e uma das filhas dele, Danielle Dytz da Cunha Dotorovitch. A suspeita é de que os três tenham cometidos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O deputado também é suspeito de corrupção.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Cunha não tem escapatória. Há fartura de motivos para sua cassação, é só uma questão de tempo. Os patéticos argumentos da defesa de Cunha são contestados pelo Banco Central. A Suíça bloqueou já R$ 9 milhões em suas contas, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. E agora o Ministério Público da Suíça confirma que as contas realmente pertencem a Cunha, que conseguiu incriminar a mulher e a filha. E como ele é evangélico, nem adianta se queixar ao Papa, como está em moda atualmente. (C.N.)

6 thoughts on “Cunha não tem mais escapatória e sua cassação é só uma questão de tempo

  1. Caro CN … como cassar EC se ele exerce liderança sobre a maioria dos deputados federais … sendo que nosso STF reconheceu que agiu por necessidade!!!
    Liderança se conquista … não é comprada.
    Seria interessante descobrir como e porque EC conseguiu tanto poder.
    Já dei várias dicas.
    Abr.

  2. “Meu Malvado Favorito” está na hora de acertar as contas com a DONA JUSTA. Vá em frente, pague pelos seus crimes e aguarde esperançoso que criminosos com maior pedigree do que o seu irão logo a seguir, lhe fazer companhia na PAPUDA ou quem sabe na Penitenciária de São José dos Pinhais, atendendo ao chamamento da República de Curitiba.

    “Meu Malvado Favorito”, sei que és um criminoso e portanto não vou te defender (isto é papel de esquerdistas/comunistas), mas vou te agradecer pelos excelentes serviços prestados ao país durante seu mandato à frente e na Presidência da Câmara Federal.

    “Meu Malvado Favorito”, creia que ao trabalhar com afinco para tirar essa petralhada do poder, fizeste muito mais pelo país do que muita gente que ainda se gaba de ser um FICHA LIMPA.

    Vá em frente. Aguarde. Em breve terás companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *