Da cadeia, Lula articulou as ações que causaram o isolamento de Ciro Gomes

Resultado de imagem para lula psicótico charges

Charge do Mariano (Charge Online)

Marina Dias
Folha

Preso há 116 dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Luiz Inácio Lula da Silva coordenou os principais movimentos da pré-campanha até agora e conseguiu, antes mesmo do início oficial da disputa, isolar Ciro Gomes (PDT) e abrir espaço para uma candidatura mais competitiva do PT na sucessão de Michel Temer.

Nos cálculos de Lula, a eleição será novamente polarizada entre direita e esquerda e só há espaço para um nome de cada campo. Ciro seria o adversário direto do PT na competição por votos, principalmente entre os eleitores do Nordeste.

DESIDRATAÇÃO – Desde meados de junho, o ex-presidente então articulou movimentos, executados pela cúpula do PT, que desidrataram antecipadamente a candidatura de Ciro. Como o substituto de Lula só será lançado a 20 dias da eleição, os petistas trabalharam para impedir que o ex-governador do Ceará ganhasse musculatura que o consolidasse como nome da esquerda antes que o herdeiro petista seja conhecido.

Lula mandou recados por interlocutores que o visitam frequentemente na prisão e deu aval para decisões terminativas da presidente de seu partido, Gleisi Hoffmann (PR), para pelo menos cinco atos que reverberaram contra Ciro: sinalizou com a vice do PT para Manuela D’Ávila (PCdoB) no momento em que o partido era assediado pelo PDT; repreendeu governadores petistas que defendiam aliança com Ciro; assistiu ao PR, de Valdemar Costa Neto, levar o centrão para a órbita de Geraldo Alckmin (PSDB) ao invés de fechar acordo com o PDT e, em seguida, fez pesar sua relação familiar de anos na negativa do empresário Josué Alencar (PR) em ser vice do tucano.

ACORDO COM PSB – Por fim, nesta quarta-feira (1º), Lula teve participação direta na negociação que neutralizou o PSB na eleição nacional, afastando-o definitivamente de Ciro Gomes.

O partido de Eduardo Campos, morto em 2014 e amigo e confidente do ex-presidente, estava sendo cortejado pelo ex-governador cearense, mas deve anunciar neutralidade na disputa ao Planalto no domingo (5). O golpe em Ciro será imediato: isolado, ele contará com apenas 36 segundos para fazer campanha no rádio e na TV.

As ações partidárias, sobre PCdo B e PSB, foram coordenadas com Glesi, que visita o ex-presidente religiosamente toda semana, mas as outras movimentações foram mais diluídas, com a participação de diversos atores.

ELO COM O PR – Cotados como plano B caso Lula seja impedido de concorrer ao Planalto, Jaques Wagner e Fernando Haddad foram fundamentais na ponte com o PR.

Em 12 de julho, Jaques esteve pessoalmente com Valdemar Costa Neto e, uma semana depois, Haddad telefonou para outra liderança do PR. Todos queriam saber sobre a possibilidade de Josué Alencar ser vice na chapa petista e, caso isso não ocorresse, qual caminho a sigla indicaria ao centrão se resolvesse seguir com o grupo.

Valdemar queria apoiar Lula, mas avalia que o ex-presidente será barrado pela Lei da Ficha Limpa e não estará na urna em outubro. Inserido no centrão, jogou pela preferência lulista, reorientando tendências e sacramentando o primeiro revés ao Ciro quando selou o apoio do bloco a Geraldo Alckmin.

EM NOME DO PAI – Josué, por fim, também levou em conta sua relação histórica com Lula ao negar ser vice do tucano. O pai do empresário foi vice do petista nos oito anos de governo e Lula foi o principal fiador de sua filiação ao PR.

Caso pudesse concorrer, o ex-presidente queria reeditar a chapa com a nuance empresarial, de aceno à classe média e ao mercado.

Agora, dizem petistas que já admitem, mesmo que nos bastidores, uma eleição sem Lula: o ideal é um vice com a cara do PT. E está aí a opção Manuela.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGBoa matéria, mostrando que Lula continua o mesmo, quer ser no novo Rei Sol, primeiro e único. Para ele, o poder é tudo. Ao invés de deixar que surja um novo líder, ele prefere destruir o próprio partido.  Vai acabar conseguindo uma transferência para um hospital psiquiátrico, onde fará discursos memoráveis que ninguém irá ouvir. (C.N.)

19 thoughts on “Da cadeia, Lula articulou as ações que causaram o isolamento de Ciro Gomes

  1. Surpresa?
    Surpreendente é o fato dos nossos autointitulados cientistas politicos acharem, que um preso no Brasil está alijado do processo de comunicação com o mundo externo.
    Parece que eles vivem em outro país, e não no Brasil, pois não sabem que um preso chamado Marcola comanda o PCC, outro chamado Beira Mar comanda todo o narcotráfico e armas com as Farc e por fim o ex presidende que articula e reúne sua entourage na cadeia para decidir os destinos eleitorais. Tudo com as devidas bênçãos dos indicados pelo Quinto Constitucional.
    Francamente.

  2. Torço para que Lula continue agindo assim como um Rei Sol, e destrua a chamada esquerda brasileira, composta quase que totalmente por pilantras de ideologia puramente cleptocrática.

    Não que a chamada direita brasileira seja composta por pessoas honestas. Esta polaridade é muito semelhante à outra, em matéria de pilantras.

  3. Boa noite , ilustres leitores(as).

    Senhora Marina Dias ( da Folha de São Paulo ),por qual cargas d’água NENHUMA das entidades ditas defensoras dos direitos humanos (OAB,CIMI ,ONG) e sua congêneres não entraram na justiça , requerendo o direito à ISONOMIA extensivos , aos 200 mil ou mais presos comuns pelo Brasil afora , que nem sequer tem uma acusação FORMAL ,mas para o ex – presidente LULA ´´e foi (é) permitido tudo ?
    Por ironia do destino ele TIDO e HAVIDO como defensor dos FRACOS e OPRIMIDOS .

  4. Lula nasceu e morrerá psicopata.

    Típico anticristo que trás a milhões sofrimento e destruição.

    A natureza foi sábia ao limitar a vida humana e como todos é finito.

    Na verdade é um pobre coitado que em breve há de arder no inferno de onde nunca deveria ter saído.

  5. Pelos cálculos do Lula, seu redator? Lula anda por milagre. Ele é uma excepcionalidade, deve ser único entre os homo sapiens. Qualquer um com o conhecimento que ele tem estaria andando de quatro!

    • Cirola é ou não é um comprador de sonhos?
      mais uma vez enganado. Em breve terá “!mais um ataque de nervos”.
      Ainda irá pedir “pinico” para alguém, novamente.
      Fallavena

  6. Com quem será que Lula aprendeu a “articular da cadeia”?
    Este individuo inescrupuloso poderia ser professor ao pessoal das facções criminosas que estão em outras cadeias.
    afinal de contas, ele tem know-how no tema! Quantas e quantas palestras ofereceu á empresários!
    Fallavens

  7. -As cadeias brasileiras, assim como as punições aplicadas aos criminosos, são uma verdadeira comédia! Coisa de terra onde safados criminosos vivem encastelados em palácios, protegendo os roubos dos seus subalternos.
    -Coisa típica de país de doutores sem-vergonha e sem princípios, capachos de genocidas! Tudo por dinheiro! Se o Marin estivesse preso neste PROSTÍBULO JURÍDICO, ele conseguiria dirigir a Seleção Brasileira de dentro da cela!

  8. No Brasil traficante e bandidos nunca perdem o reino em suas funções.

    Muita regalia na prisão só poderia dar nisso.

    O Medo de ter um Bolsonaro com o poder da caneta e acabar ou diminuir os privilégios de bandidos.

  9. Incrível é alguem acreditar que Lula da cadeia, podendo receber apenas uma visita semanal, articulou as ações que levaram ao acordo PT e PSB.

    Fake news total kkkk

    É claro que Lula deu diretrizes gerais…mas as articulações do dia-a-dia são do diretório nacional..afinal política se faz olho no olho… no calor do momento… e não por via de bilhetes…

  10. A título de curiosidade:

    “Conflito armado deixou mais de 260 mil mortos na Colômbia, diz relatório – Estudo é o mais abrangente já realizado no país e contabilizou mortes relacionadas à guerrilha desde 1958. Maioria das vítimas era civil.” (Fonte: DW)

    No Brasil são assassinados mais de 60 mil por ano. Mesmo considerando a diferença entre as duas populações, também vivemos uma guerra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *