Em meio a sucessão de polêmicas, Datafolha aponta que reprovação de Bolsonaro cresce para 38%

Charge do Aroeira (www.humorpolitico.com.br)

Deu na Folha

Pesquisa nacional feita pelo Datafolha aponta a erosão da popularidade de Jair Bolsonaro (PSL) em pouco menos de dois meses. A reprovação do presidente subiu de 33% para 38% em relação ao levantamento anterior do instituto, feito no início de julho, e diversos indicadores apontam uma deterioração de sua imagem. Foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios. A aprovação de Bolsonaro também caiu, dentro do limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, de 33% em julho para 29% agora. A avaliação do governo como regular ficou estável, passando de 31% para 30%. Na pesquisa de julho e na anterior, de abril, estava consolidado um cenário em que o país se dividia em três partes iguais: quem achava Bolsonaro ótimo ou bom, ruim ou péssimo e regular.

De dois meses para cá, o presidente viu aprovada na Câmara a reforma da Previdência, sua principal bandeira de governo. Ato contínuo, iniciou uma escalada de radicalização, acenando a seu eleitorado mais ideológico com uma sucessão de polêmicas. Neste período, Bolsonaro sugeriu que o pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) havia sido morto por colegas de luta armada na ditadura, indicou o filho Eduardo para a embaixada brasileira em Washington e criticou governadores do Nordeste —a quem também chamou de “paraíbas”. O último item coincide com a região em que mais disparou a rejeição a Bolsonaro. O Nordeste sempre foi uma fortaleza do voto antibolsonarista, mas seu índice de ruim e péssimo subiu de 41% para 52% na região de julho para cá. O período viu o presidente bater de frente com o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) acerca de mudanças na Polícia Federal e extinguir o Coaf (órgão de investigação financeira em atuação desde 1998), recriado de forma ainda incerta sob o Banco Central —medidas lidas como tentativas de coibir investigações sobre seu filho Flávio, senador pelo PSL-RJ.

AMAZÔNIA – Também nesses dois meses explodiu a maior crise internacional do governo até aqui, sobre o desmatamento e as queimadas da Amazônia. Como a Folha mostrou no domingo (1º), há grande rejeição à condução de Bolsonaro no quesito (51% a consideram ruim ou péssima). Aqui, a crise teve demissão do diretor do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por falta de concordância do presidente com os números de desmate aferidos pelo órgão e bate-boca internacional com o presidente francês Emmanuel Macron. A perda de apoio de Bolsonaro também foi acentuada entre aqueles mais ricos, com renda mensal acima de 10 salários mínimos. Neste segmento, a aprovação ao presidente caiu de 52% em julho para 37% agora —bastante significativa, ainda que se mantenha acima da média. A pior avaliação do mandatário é entre os mais pobres, que ganham até dois salários mínimos (22%), os mais jovens (16 a 24 anos, 24%) e com escolaridade baixa (só ensino fundamental, 26%).

Voltando ao corte regional, a disparada de rejeição no Nordeste é acompanhada também em áreas tradicionalmente bolsonaristas. A região Sul, por exemplo, teve um aumento de 25% para 31% entre os que avaliam o governo como ruim ou péssimo. As mulheres seguem rejeitando mais o mandatário do que os homens: 43% delas o acham ruim ou péssimo, ante 34% dos homens. Com tudo isso, Bolsonaro segue sendo o presidente eleito mais mal avaliado em um primeiro mandato, considerando FHC, Lula e Dilma. Há outros indicativos dos motivos do azedume da população com o presidente, cujo governo ganhou nota 5,1 dos entrevistados. Nada menos que 44% dos brasileiros não confia na palavra do presidente, enquanto 36% confiam eventualmente e 19%, sempre.

EXIGÊNCIAS DO CARGO – O estilo presidencial, que o entorno de Bolsonaro tenta vender como autêntico e direto, não está lhe rendendo também boa avaliação. É preponderante a percepção de que o presidente nunca se comporta conforme o cargo exige. Subiu de 25% para 32% o contingente que pensa assim — em abril, eram 23%. Já os que acham que Bolsonaro cumpre a liturgia do cargo caíram de 22% para 15%, ante 27% em abril. Ao mesmo tempo, cai a expectativa sobre o governo. Acreditavam em abril que Bolsonaro faria uma gestão ótima ou boa à frente 59%. Em julho, eram 51% e agora, 45%. Na mão contrária, creem numa administração ruim ou péssima 32% —eram 24% em julho e 23%, em abril.

Já a opinião sobre o que o presidente já fez pelo Brasil segue estável, negativamente: 62% creem que ele fez menos do que o esperado, 21% acham que ele correspondeu às expectativas e 11%, que fez mais do que o previsto. Previsivelmente, quem votou em Bolsonaro no segundo turno de 2018 é quem mais está satisfeito com o governo: 57% o acham ótimo ou bom. Na via inversa, quem apoiou Fernando Haddad (PT) o reprova mais: 69%. O corte partidário traz uma curiosidade: no momento em que o governador João Doria (PSDB-SP) vem assumindo um papel antagonista ao antes aliado Bolsonaro, os entrevistados que se dizem tucanos aumentaram sua aprovação ao governo. Eram 35% em julho, são 42% agora.

O aumento veio da desidratação de quem o acha regular (48% para 31%), com consequente aumento também na rejeição, de 17% para 27%. O Datafolha também apresentou alguns assuntos para avaliar em quais áreas o governo vai melhor e pior. Para 17%, a relação com presidentes estrangeiros e com a população brasileira é o destaque. Já 15% acham que é o relacionamento com os ministros, 12%, com a imprensa e 10%, com o Congresso. Nove por cento acham que ele vai melhor nas declarações sobre o governo. Já na avaliação negativa, 33% apontam a relação com a população, 22%, com a imprensa e 13%, com presidentes de outros países. Depois vêm as declarações sobre o governo (9%), diálogo com Congresso (6%) e ministros (4%).

56 thoughts on “Em meio a sucessão de polêmicas, Datafolha aponta que reprovação de Bolsonaro cresce para 38%

  1. Ai o macaco pergunta, de que adianta pesquisas agora se a eleição já acabou?
    De que adianta saber se ele tem polularidade ou não, se ele não fizer nada contra a lei não se pode tira-lo da cadeira mesmo que com 1% de popularidade, e ainda insistem em dizer que ele é que esta em campanha até hoje, a esquizofrenia persistente dos perdedores teima em não acabar.
    Perderam pro bozo vão ganhar de quem?
    Os celerados canhotos não contavam com essa!!!!!

  2. Só espero que ele governe até o fim do mandato. Nada de golpe. Já sabemos que a cada golpe, mais lascados ficamos. Após o golpe sempre aparecem os oportunistas.

    • Pois eu acho, sr Ronaldo, que ele não fecha 2020. Será impichado. É só os urubus supremos porem na rua, com a capivara zerada, o maior larápio de todos os tempos – aí com condições de concorrer à presidência.
      Os corruptos estão de volta e querem recuperar o tempo perdido. Estão meio descapitalizados e contam com o atual presidiário para soltar grana da grossa.

    • Datashit, ibope, etc. sequer chegaram próximos na eleição passada.
      Que credibilidade tem estes esquerdistas.

      Ah Ah Ah Ah

      A ficha ainda não caiu até hoje.

  3. Deixa ver… Data folha… não é aquela que previu a vitória de Haddad e que Bolsonaro não tinha NENHUMA chance de vencer as eleiçoes? Ahhh, tá!

    “Não precisa explicar, eu só queria entender!”

  4. Jair sobre a lei de abuso de autoridade

    “Deixo bem claro. O Ministério Público, em muitas oportunidades, abusa. Abusa. Eu sou uma vítima disso. Respondi tantos processos no Supremo por abuso de autoridade. Isso não pode acontecer. Todo o MP, eu sei que grande parte é responsável, mas individualmente alguns abusam”

    A turma da arminha faz louvor.

    • Alex Cardoso, meu caro … alertei Dona Dilma que atiçava os históricos do MDB ao implantar Comissão da Meia Verdade … e novamente alertei que atiçava o PMDB pisando no Vice Temer … e deu no que deu – e foi ruim tanto para PT quanto para MDB, né???

      Nunca vi um Presidente em choque com o MP … logo o MP que é o Defensor da Ordem Jurídica, do Regime Democrático e dos Direitos Constitucionais … … … será que teremos um CHOCÃO???

      Sds.

  5. Informação para o “Datamentira”, ontem no Recife, no Mercado de Casa Amarela, Hadad e Organização Criminosa Lulopetralha unidos não levaram mais do que 250 pessoas, contados pelas mãos de petistas apaixonados, para aquela baboseira que eles apoiam de “lulaladrão livre” e era domingo, em um bairro reduto da esquerdopatia pernambucana, depois os defensores dos pobres, que não são de ferro, foram para o Palácio do Governo almoçarem lagostas, vinhos e muito whisky 42 anos às custas do dinheiro do povo pernambucano, e se deliciarem com as mentiras do “Pior Governador da História de Pernambuco” Paulo Atraso Câmara e Geraldo Risadinha Julio o “Pior Prefeito da História do Recife, completando a Tríade da Destruição do Recife João Paulo e João da Costa do PT”, que unidos arrasaram social, economicamente, financeiramente a Capital e Pernambuco do Sertão ao Cais…Vocês sabiam que o Estaleiro fechou em Pernambuco, e que o Comércio do Recife e de todo Estado sofrem a grandeza de falências e fechamentos da Empresas de todos os tamanhos e que o Recife tá ficando deserto com o Comércio fechando as portas e Imoveis vazios e a Cidade deserta porque perdeu suas oportunidades de desenvolvimento desde a “União PT e PSB,PCB,PSOL,REDE,PDT e atrasos unidos” ???? Repassem grandes senhores da “Datamentira” pelo menos vão publicar uma “verdade” em meio a pesquisas mal assombradas que produzem para agradar a quadrilha petralha. Hoje na Globonews o Valdo quase tinha orgasmos dando essas pesquisas mentirosas !!!!

  6. “COM A BOLA KIKANDO desse jeito na área, não consigo resistir à tentação de mandá-la para o fundo da rede. CARACA, fico pensando aqui com os botões do povo brasileiro e tenho a impressão de que ao eleger a família Bolsonaro o Brasil acabou se casando com a famigerada “Dona Encrenca”, do Leonardo, que dá conta de que coisa ruim vem de penca. https://www.youtube.com/watch?v=e2phIH8YB58. Daí vem o Josias de Souza, e oferece a Bolsonaro uma sugestão no mínimo perigosíssima porque vem ao encontro dos sonhos ou delírios do infeliz, tal seja “… terceirizar a soberania nacional à Casa Branca, consolidando uma floresta que está ao deus dará como uma espécie de Mãe Joana’s House”. Isso seria ir muito além de FHC e Lula que apenas sentaram,gostosamente, no colo do capital velhaco. Isso seria colocar o Brasil de quadro, à moda quadrúpede, fazendo boquete para Tio Sam.Tenho sugestão mais digna,vem comigo Brasil,via RPL-PNBC-DD-ME,rumo ao futuro alvissareiro. https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2019/09/02/amazonica-ganha-aspecto-de-mae-joanas-house/?fbclid=IwAR3kiXcK52xEYNtyp0jepBmGLiqoh62QpbaR84wqLRnC2mhqhET34EBBXFE

  7. Veja por este ângulo. Para forçarem o governo a fazer propaganda para aumentar a popularidade os jornais encomendam pesquisa nos dataflhas para mostrar que a avaliação com seus entrevistados vai mal.

    Simples assim: primeiro inundam a população de notícias ruins sobre o governo, depois fazem pesquisas e em seguida vão vender para o governo propagandas para melhorar a imagem.

    Isto acabou com a posse do Bolsonaro, esta linha de manobra vai quebrar.

    Que patrocinador vai querer ver a sua propaganda após uma notícia ruim???

    A população já está associando a imagens dos grandes anunciantes às desgraças mostradas diariamente.

  8. Amigos que moram no estrangeiro, já recebem sinais verdadeiros de entes públicos e privados de todas as tendencias, e meios acadêmicos, que o Brasil toma novos rumos, novos caminhos, mesmo que a Mídia e seus Patrões da Orcrim Lulopetralha tentem diuturnamente destruírem, com a ajuda graciosa de seus iguais togados, a inviabilização do atual governo para continuarem a delinquir unidamente, e que o Brasil não se desenvolva, o que é um favorecimento para as próximas eleições municipais. Hoja as 10 horas a Globonews veio com uma pesquisa que somente em 2018 as queimadas na Amazônia subiram 198% , para quem conhece Geografia e a Amazônia seria coisa de um Estado de Sergipe e Alagoas, juntos,todos pegando fogo, e aquelas jornalistas esquerdopatas endoidecidas ainda tem a coragem de falar sobre tal pesquisa que fede igual a cabeça delas e do diretor de redação daquela pocilga petralha !!! Tá nojenta, alguém tem que dá um freio nesse mar de mentiras sobre a Amazônia.

  9. Só caiu 38%??
    Só mesmo 38%????

    Porque a campanha sórdida que está sendo vítima da mídia e da esquerda, Bolsonaro já deveria estar com 100% de desaprovação!!!

    Jamais se viu algo igual nesta republiqueta, de
    um presidente ser tão perseguido, injuriado, ofendido, agredido, conforme está sendo feito com Bolsonaro.

    As investidas contra o presidente são ataques ao país, à democracia – mesmo com esta que temos e suas deficiências.

    A ojeriza por Bolsonaro atingiu o seu ápice com a questão sobre a Amazônia.
    Traidores solertes, porcos imundos, covardes, chegaram ir a Paris para se queixar para o Macron, que estávamos destruindo as florestas, bando de canalhas petistas e pessolistas!

    Até o Papa, meu xará, entrou na onda que a Amazônia é o pulmão do mundo, e que está sendo destruída!!!
    Sua Santidade está na mesma situação de Bolsonaro:
    Assessores que não distinguem promontório de proeminente, logo, ocasionam que seus chefes saiam a dizer bobagens.

    Portanto, mais uma “pesquisa” irreal, mentirosa, tendenciosa, cujo intuito é depreciar Bolsonaro sequer pelo que faz de errado ou não faz, mas com a ideia de vê-lo diante de um possível impeachment ou de ser impossível a sua reeleição.

    • Caro leitor e comentarista Francisco Bendl,
      Será que essa chamada grande imprensa brasileira pensa que nós acreditamos em Papai Noel?
      O ex-ministro da educação que hoje ganharia do atual Presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro se as eleições fossem hoje, segundo o Datafolha, chama o seu adversário de fascista em que o Estado é máximo e simultaneamente acusa Bolsonaro de querer um Estado AUSENTE.
      Aí está a razão pela qual ano passado Jair Messias Bolsonaro ganhou de Fernando Haddad no segundo turno, apesar de ser apoiado por 99% pela grande imprensa, pelo meio acadêmico, pelas celebridades globais, pelas pesquisas, pelos medalhões dos comentaristas políticos.
      Haja incompetência do candidato do Lula.

      • Meu caro dr.Belem,

        A imprensa ainda não se deu conta que não é mais formadora de opinião, que está em descrédito com o povo, que é falsa, tendenciosa e venal!

        Bolsonaro luta contra o quarto poder no Brasil, a mídia nacional, que sabe como ninguém usar as armas que possui, principalmente aquela que tem a propriedade de mentir, enganar, caluniar, difamar, quem ela elege como inimigo!

        E, o atual presidente, provocou o inimigo quando decidiu que as verbas publicitárias seriam diminuídas sensivelmente.
        A partir dessa declaração, a imprensa começou a promover a campanha mais sórdida, lesiva e prejudicial não só contra Bolsonaro, mas também envolvendo o povo e país.

        A culminância desse movimento de depreciar Bolsonaro foi nesta episódio com a França, onde tivemos um bando de gente traidora, inescrupulosa, péssimos cidadãos, que se queixaram a Macron porque Bolsonaro estaria desmatando e queimando a Amazônia!

        O estardalhaço feito pela mídia vendida, sem dignidade qualquer, sem honra, crucificou o presidente, haja vista que a tal “vaza jato” perdera o seu “impacto”, o seu objetivo, de desgastar Moro e, por consequência, o atual governo.

        A Amazônia veio a calhar, então os exageros, a imprensa se excedeu, comprovando que o Brasil não é o objetivo, mas a volta ao poder daqueles que enchiam as burras de dinheiro dos veículos de comunicação.

        Abração.
        Saúde.

        • Caro amigo Bendl, Com relação a Amazônia o Bolsonaro está certo, deveria até proibir esses milhares de ONGs estrangeiras no Brasil, que certamente não estão aqui para defender os interesses do Brasil.
          O problema do Bolsonaro, por falta de preparo é falar coisas e tomar medidas absurdas que dão argumentos para mídia e a turma de ladrões do PT para critica-lo.
          Bolsonaro ao insistir como estivesse em campanha batendo no PT, comunistas, esquerdista etc., cria uma rivalidade que só interessa ao PT. O Brasil vai ficar dividido entre nós e eles, isso não é bom para o governo.
          É obrigação, após assumir a presidência, o eleito deve unir o país e não ficar comprando briga gratuitamente em nome de uma ideologia ultrapassada.
          Posso estar errado, mas essa é minha opinião. Aceito argumentos que me provem o contrário.
          Um grande abraço e muita saúde.

          • Meu caro Jacob,

            Nada a contestar o que escreveste, nada!

            Bolsonaro, de fato, acirra mais ainda as diferenças ideológicas, enquanto deveria se manter mais equilibrado nesse aspecto.

            Falta ao presidente assessores competentes e corajosos para alertá-lo que não “mije fora do penico”. que tenha respeito.

            Imaginando que o Brasil é a sua casa, e não de todos, pensa que pode agir como quer, sem se preocupar em deixar embaixo do mesmo teto um clima mais ameno, de um convívio mesmo que distante, porém sem provocações.

            Um forte abraço, Jacob.
            Saúde.

      • Froes, meu caro amigo,

        Há quanto tempo!
        Por onde andas?
        Tudo bem contigo?
        Saúde, família, negócios …?

        Che, por que esse desaparecimento?
        Decepção amorosa?
        Frustração “política”?

        A tua verve faz falta na TI.
        Teus conhecimentos, cultura, observações, o modo como escreves – volta pra cá, meu.

        Muito obrigado pela lembrança desse teu amigo, e muito me alegro porque ainda achas que estou lúcido!
        Na verdade, Froes, tu não tens ideia do quanto me esforço neste sentido, a ponto que às vezes saio dos trilhos, e posto um que outro comentário meio chulo nas expressões.
        Claro, contra os poderes constituídos, que imaginam ter sido criados para combater o povo, matá-lo de várias formas mas, principalmente, mantê-lo permanentemente na miséria, na pobreza, desempregado, pois então sem forças para protestar e reivindicar seus direitos ou, no mínimo, dar um basta a tantas injustiças que está sendo alvo impiedosamente!

        Uma grata surpresa esse teu comentário, Froes.

        Um forte e fraterno abraço.
        Saúde, parceiro.

  10. As outras pesquisas não, mas nessa podemos confiar? Esses institutos de pesquisa no Brasil são uma verdadeira piada. Vamos colocar a coisa de uma forma bem ilustrativa, confiança se consegue com trabalho árduo e de longa data, mas se perde com imensa facilidade, num piscar de olhos. Até estes institutos recobrarem a confiança da população menos imbecilizada tudo que mostrarem pode e vai ser contestável.

    • “”” Esses institutos de pesquisa no Brasil são uma verdadeira piada. “””

      não são !

      na VERDADE, são mesmo:
      Picaretas, Trapaceiros, Safados, Nojentos, Abjetos etc. etc. etc.

      apenas isso !!!

  11. Continuo a NÃO acreditar nos resultados do Datafolha. A julgar pela pesquisa feita na minha família e com amigos, 38% é um número totalmente errado. O Bolsonaro tem rejeição de 60%! Mínimo.
    E a rejeição vai crescer muito mais com o filhinho nos desmoralizando. Ele agora passou a usar um boné verde com o slogan do Trump (Make America Great Again). É um novo Silvério dos Reis!
    Resumindo: O BO é grosso, nepotista, incompetente, desiquilibrado, deselegante, displicente – e, o pior de tudo, virou crente!

    • Não fala assim, Jaburu!

      As fanzoquinhas do Mito vão te chamar de ixquerdopata, cumunista, petralha, petista e vão dizer que você tá com medo de perder a boquinha!!!!!!!

    • Ainda bem que as eleições não são no dia de hoje, ainda bem!

      Certamente se Haddad tivesse vencido, teríamos Lula fora da cadeia, e a quadrilha petista metida no Planalto planejando como dar continuidade aos roubos que foram interrompidos por Moro, na operação Lava Jato.

      Desde que Bolsonaro assumiu, os crimes lesa-pátria de Lula, ladrão e genocida, passaram a ser deixados de lado.
      O presidente passou a liderar, através de uma campanha sórdida da esquerda e mídia nacional, os problemas brasileiros como seu responsável!

      Ora, quando vejo a petezada vociferar na congresso, em simpósios de vagabundos, em reuniões de traidores desse país, exigindo que Bolsonaro resolva o desemprego, a inadimplência, as queimadas na Amazônia, saúde pública, ensino público, rodovias, ferrovias … constato a má fé, a má intenção dessa gentalha, pois tais graves situações que envolvem o povo foram ocasionadas pela quadrilha petista, liderada pelo chefe Lula, ladrão e genocida!

    • Então no proximo pleito daremos mais tempo pros celerados canhotos se situarem.
      Perderam pro bozo vão ganhar de quem?
      2022 pode até não se o bozo mas não vai ser canhoto.

    • A eleição já passou e a próxima será em 2022, a ver quem serão os candidatos. Ou o Datafolha dispõe de um Túnel do Tempo para levar eleitores de volta a 2018 e eleger Haddad? E porque não voltar logo ao primeiro turno e votar em outros candidatos, nos “competentes” Alckmin, Meireles ou Amoedo, ou na Marina? Porque tanta dedicação ao Haddad?

      Essas não foram aquelas pesquisas que disseram que a Dilma seria a senadora mais votada de Minas, que a eleição para governador do Rio seria entre o Romário e Paes, e por aí vai? Pesquisa eleitoral há muito perdeu qualquer credibilidade no Brasil. Quantas pesquisas viram Romeu Zema e Wilson Wiltzel caminhando para a vitória em seus estados?

  12. Relaxem, quadrúpedes!

    Verdadeiros ou não, não liguem pra esses números!

    O que importa é que em 2022 São Moro estará aí pra salvar vocês!!!!!

    Aiiiiiiiinnnnn, agora eu sô devota de São Moro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

  13. Ressuscitaram as pesquisas. A mídia ativista entra em desespero.
    Sai Witzel entra Paespalho.
    Sai Zema entra Anastasia.
    Sai Bolsonaro entra o Poste.
    Segundo datafalha… o infalível!

  14. Caro Francisco, saudações pernambucanas do bem e de homens de bem. No Recife nessa manhã de domingo, no Bairro mais populoso e esquerdista do Recife, domínio da esquerda pernambucana a “Caravana da Orcrim Luladrão Livre” levaram, somente, contados por petralhas, 71 pessoas, e o Hadad falando para as moscas em meio a uma organização da Prefeitura e do Governo do Estado, com dinheiro do falido Pernambuco, com os banheiros químicos, centenas deles tão vazios como as mentes desses 71 aloprados. A Mídia daqui, 90% esquerdopata silenciou, e o Hadad que não é besta, foi ao Palácio do Governo se esparramar no menu bem caro palaciano, enquanto alí, bem perto no Recife Antigo, centenas de seres humanos dormiam ao relento esfomeados e outros tanto espalhados entre os baobás na frente do Palácio do Governo escondiam sua fome e sua miséria dormindo entre árvores e o sol causticante que insistia em aparecer diante de um domingo de chuvas. Foi o retrato do que essa gente fez ao Brasil. Claro que ele e a milionária comitiva hospedada em hotéis de luxo não iriam bem perto dalí ver as centenas de Famílias que dormem e vivem todos os dias pelas ruas do Recife bem na vizinha Rua do Imperador´. A Cidade tava calma, ninguém acredita, diante do que Lula e sua canalha deixaram e que seus iguais Governadores assumiram em conjunto essa obra do caos, na mudança disso enquanto eles insistirem em derrotar o Brasil para continuarem seus crimes contra o Povo e a Nação. Ruas do meu Recife irredentos deram um não a Comitiva da Orcrim Lulopetralha que só foi acolhida e tratada no luxo pelo Governador Paulo Câmara !

    • Meu caro Edjailson,

      Meu reconhecimento pelo contundente comentário que postaste, e endereçado a mim, informando a “grandiosa recepção” que Haddad teve dos pernambucanos.

      Essa esquerda ladra, exploradora e manipuladora não emplaca mais!

      Os discursos de ódio dos petistas para com Moro, veiculados pelo Youtube, ofendendo-o, agredindo, insultando, caluniando, difamando, deveriam ser proibidos porque essas demonstrações de radicalismo não são democráticas, mas CRIMINOSAS!

      Que haja a crítica, o comentário, o enaltecimento do partido oposicionista, sem problemas, no entanto, a intenção é conspirar, destruir o país, de modo que a esquerda tenha a esperança de voltar ao poder.

      Ao mesmo tempo, meu caro amigo, constatamos a hipocrisia e o cinismo no auge, em toda a sua malícia e distorção da realidade.

      Um forte abraço.
      Saúde.

    • Na terra de painho lula, comício do PT, com haddad e toda a fortíssima esquerda recifense, junta uma merreca de mortadelas.
      E o datafalha dizendo que haddad venceria se a eleição fosse hoje… é muito pânico dos ativistas. Ainda não entenderam que qualquer um vence o PT, hoje, num mata-mata.
      Para quem quiser conferir,rir,rir…
      https://www.youtube.com/watch?v=GfuyTnWrYR8

  15. Uma coisa deveria ser estabelecida quando malhamos merecidamente o Bolsonaro: Ele não pode ser reeleito, mas os petistas devem ser presos por terem acharcado o governo e roubado o futuro dos nossos jovens. Se tivèssemos pena de morte em nossa pátria para corruptos lulanianos seria ótimo, mas não temos. Entretanto, fica a sugestão.

    • Caro leitor e comentarista Al,
      Permita-me, com todo o respeito, corrigi-lo.
      O interlocutor do vídeo do link não é Cristóvão Buarque mas Antonio Abujamra, se não me falha a memória já falecido, não sei ao certo se o sobrenome se escreve do jeito que escrevi.

  16. É hilario ver as bolsonaretes atacando a Folha de São Paulo para tentar defender o “mito”.

    O próprio Boçalnaro já demonstrou que se informa nos próprios meios de comunicação que ele (Boçalnaro) finge combater, para derrubar os seus (ex) aliados.

    Boçalnaro algumas semanas atrás mostrou até mesmo que é um assíduo leitor do The Intercept Brasil

    HAHAHAHAHAHAHA

  17. Agora, vão me chamar lulista,comunista,etc..

    Queira ou não queira,as eleições passa pelo Lula-PT. Reconhecido mundialmente,”o cara”,
    Através do seu carisma,sua perspicácia,ele detém monopólio da oposição….

    Quadro atual :
    pela direita Bolsonaro,e Dória que morto não tem nada.

    Ao centro:
    Ciro Gomes,Rodrigo Maia se credencia.

    No meu entender, Bolsonaro,der uma guinada para INCLUSÃO social,adotar medidas efetivas rumo ao crescimento,onde o Macri,da Argentina,adotou recentemente .

    Bolsonaro,se credencia pra 2022.

    Por,favor,falo do quadro político….

    Não tô falando, Ali babá e seus 40.

    • O PT também realizou um intenso trabalho de demolir possíveis lideranças alternativas, basta lembrar como trataram Marina Silva nas eleições de 2010 e 2014, e a rasteira que deram em Ciro em 2018. Lula na verdade fez muita questão de ser insubstituível, e agiu para isso..

  18. Meira,

    O PT sequer preparou no próprio partido quem poderia suceder Lula.

    O natural sucessor do ladrão e genocida seria Zé Dirceu.
    Não porque Lula quisesse, mas pela personalidade do petista, que também está na cadeia.

    Com os dois maiores nomes do PT fora de ação, sobrou quem?
    Dilma é artificial, sem história no PT, sem tradição,a não ser de incompetência,permissiva, corrupta e atabalhoada;
    Haddad não tem carisma algum, além de ser um água morna, que não mexe com o povo ao seu redor.
    Gleisi?
    Rosário?
    Pimenta?
    Não existe mais um nome que os petistas possam enaltecê-lo, e colocá-lo na linha de frente de uma eleição presidencial.

    Falta liderança, recado, essência, não existe alguém que reúna a quadrilha para enfatizar um sucessor de Lula, e apresentá-lo nacionalmente.

    Ciro imaginou que poderia ser o cara que aglutinaria esse vácuo nas esquerdas, pois os nomes existentes em outros partidos, PCdoB, PCB, Psol, mais têm repulsa do povo que simpatia.

    No entanto, e já escrevi à exaustão, Ciro carece de autenticidade, de ser instável partidariamente, além de exclusivista, megalômano, tão ou mais que Lula, pois se julga dono da verdade, o senhor da razão, o mágico, o gênio da lâmpada!

    Logo, quem poderá derrotar Bolsonaro no próximo pleito será o próprio Bolsonaro, que se encarrega freneticamente para que essa possibilidade aconteça!

    Abraço.
    Saúde.

    • Boa análise, Bendl.
      Acho que o Lula, no fundo, nunca quis preparar nenhum sucessor de verdade, e ficou feliz quando perdeu os que tinha, o José Dirceu e o Palocci, que poderiam ter se tornar as figuras máximas do partido se chegassem à presidência da República, e reduzir Lula a um retrato na parede. A crise do mensalão acabou repercutindo em benefício de Lula, que se tornou dono absoluto do partido e pôde se dar ao luxo de ir dispensando gente que tinha algum brilho próprio e uma longa ficha de serviços prestados ao partido – Cristóvam Buarque, Marina Silva e por fim Marta Suplicy – e se cercar de nulidades como Dilma, Rui Falcão, Gleisi e Haddad, que nunca empanarão o prestígio do chefão. Lula será o dono do partido até morrer, e depois disso, o partido será um círculo de carpideiras a chorá-lo. Os peronistas foram um caso semelhante.
      Ciro é um egocêntrico oportunista.
      O Bolsonaro teve o mérito em 2018 de aglutinar um eleitorado de direita que durante muito tempo não se viu representado pelo sistema partidário, e que havia a contragosto votado em candidatos do PSDB em eleições passadas. Mas seu desempenho efetivo como presidente vem deixando demais a desejar para assegurar que a façanha será repetida em 2022.

  19. Primeiro, agradeço por concordar com minha modesta análise,sem agressões,sem taxação de rótulos…

    Entendo,que discordar dentro da civilidade,das idéias,deve,sempre permear essa tribuna…

    Agora,ao meu ver, Bolsonaro já escolheu seu adversário..

    Sr. Dória,governador SP.

    Em relação,ao centro,e centro esquerda,sem dúvida Ciro Gomes, reúne melhores chances, de tirar votos tanto da direita entreguista,e do PT do Lula…

    Para isso,vai ter que compor com setores progressistas,e liberais,digamos,Nacionais,que estejam comprometidos com inclusão social,e um conjunto de medidas,para sair da estagnação…

    Em relação ao Zé Dirceu, botox cubano.
    Realmente,era o cabeça pensante do PT,seus auxiliares frei Beto,Boff,etc.

    Zé Dirceu,era pra ser Presidente,com apoio de Fidel Castro,mas houve acidente de percurso,com participação do agente Barba,( CIA),que não admitia outro ator no palco…

    • Boas considerações, mas acho difícil o Ciro ter chance de chegar à presidência. Tenho a impressão de que ele sempre dará um jeito de tropeçar nas próprias pernas.

  20. O site Poder 360 traz algumas informações interessantes sobre a “metodologia” utilizada pelo Datafolha nessa pesquisa:

    “A pesquisa Datafolha divulgada nesta 2ª feira (2.set.2019) tem 1 detalhe metodológico importante. Antes de perguntar em quem o entrevistado votaria agora num eventual 2º turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), a empresa do Grupo Folha fez diversas outras perguntas.

    É o que pode se depreender do questionário divulgado pelo Datafolha (aqui a íntegra) para sua pesquisa realizada nos dias 29 e 30 de agosto, com 2.878 entrevistas em todo o Brasil e margem de erro de 2 pontos percentuais.

    Na lista de perguntas há uma série de questionamentos ao entrevistado antes que lhe seja indagado em quem votaria hoje num eventual 2º turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

    Em pesquisas de intenção de voto há 1 consenso sobre primeiro fazer a pergunta sobre o voto. Só depois entrar em detalhes sobre características do candidato.

    Quando o estudo começa perguntando o que o eleitor acha de bom e de ruim sobre 1 determinado político, essas perguntas podem impactar no resultado final.

    Pesquisadores tentam em estudo sobre intenção de voto simular o que há de mais próximo do momento do voto, em que o eleitor na cabine e diante da urna eletrônica apenas diz sua preferência, sem outros estímulos.

    No Datafolha, o resultado da pesquisa deu 42% para Haddad e 36% para Bolsonaro.

    Num outro levantamento realizado pela FSB de 16 a18 de agosto de 2019 (com 2.000 eleitores e margem de erro de 2 pontos percentuais) o resultado foi diverso: Bolsonaro com 48% e Haddad com 35%.

    Há 1 fator que realmente pode ter alterado o cenário de 18 para 30 de agosto: o noticiário negativo sobre as queimadas da Amazônia. Ainda assim, houve uma diferença grande entre os 2 resultados.

    A ORDEM DAS PERGUNTAS
    O “esquenta” do Datafolha foi com as seguintes perguntas antes de entrar no questionamento sobre possível 2º turno entre Bolsonaro e Haddad:

    1) avaliação – “Na sua opinião o presidente Jair Bolsonaro esta? fazendo um governo: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?”;

    2) nota – “De zero a dez que nota você da? para o desempenho do governo Jair Bolsonaro nesse período de governo?”;

    3) opinião sobre o que Bolsonaro fez – “Você diria que Bolsonaro nesses 8 primeiros meses de governo… a) fez pelo país mais do que você esperava; b) fez pelo país o que você esperava que ele fizesse ou c) fez pelo país menos do que você esperava?”;

    4) comportamento de Bolsonaro – “Pelo que você viu das atitudes do presidente Jair Bolsonaro ate? agora, na sua opinião, considerando o cargo que ele ocupa, o presidente: a) em todas as ocasiões se comporta como um presidente da República deveria se comportar; b) na maioria das vezes se comporta como um presidente da República deveria se comportar, mas em algumas não; c) em algumas situações se comporta como um presidente da República deveria se comportar, mas na maioria não ou d) em nenhuma situação se comporta como um presidente da República deveria se comportar”;

    5) o melhor do governo – “Pensando nas ações do presidente Jair Bolsonaro, em qual destes aspectos ele esta? se saindo melhor? a) na sua relação com presidentes de outros países; b) na sua relação com a população brasileira; c) na sua relação com os ministros; d) na sua relação com a imprensa; e) na sua relação com o Congresso; f) nas suas declarações sobre o governo”;

    6) o pior do governo – “E em qual ele esta? se saindo pior? a) na sua relação com a população brasileira, b) na sua relação com a imprensa; c) na sua relação com presidentes de outros países; d) nas suas declarações sobre o governo; e) na sua relação com o Congresso; f) na sua relação com os ministros”;

    7) confiança – “Você diria que sempre confia, às vezes confia ou nunca confia nas declarações do presidente Jair Bolsonaro? a) sempre confia, b) às vezes confia e c) nunca confia”;

    8 e 9) perguntas e respostas ainda não divulgadas pelo Datafolha

    10) expectativa de governo – “E na sua opinião, daqui para frente o presidente Jair Bolsonaro fara? um governo?: ótimo/bom, regular, ruim/péssimo?”;

    11 a 18) perguntas e respostas não divulgadas pelo Datafolha.

    19-b) eleição presidencial – “E se a eleição para presidente da República fosse hoje, em quem você votaria em? Fernando Haddad, Jair Bolsonaro, Branco/nulo/nenhum ou não sabe”.

    https://www.poder360.com.br/pesquisas/datafolha-esquentou-eleitor-antes-de-testar-2o-turno-com-bolsonaro-e-haddad/

  21. Souza, meu amigo e conterrâneo,

    A meu ver, quem vai escolher o adversário de Bolsonaro será a situação brasileira, ou seja, se o povo entender se foi um bom ou mau governo, em princípio.

    Depois, entendo que haverá a disputa pelos candidatos, ainda mais aquele que tiver consigo propostas exequíveis, menos fantasiosas.

    Por último, a questão ideológica.

    Meira, acima, escreveu uma verdade:
    a direita ou conservadores ou ortodoxos ou os contrários às roubalheiras do PT, da esquerda, do socialismo e comunismo falsos que sempre foi pregado para o povo, pela primeira vez se viu representada por uma pessoa que sempre se identificou de direita!

    Bolsonaro nunca se apresentou de uma forma e depois, eleito, mudou o seu perfil.
    Logo, o atual presidente, se partir para a reeleição, terá a seu favor uma qualidade que será a sua marca registrada, e um bom cartão de visitas:
    a sua autenticidade, a sua característica que ele é o que é, uma espécie de nova versão de “ame-o ou deixe-o”, ainda atrai muita gente.

    Quanto a Zé Dirceu, faço uma ressalva:
    Eu não disse que ele seria o presidente da República substituindo Lula, mas que seria o seu imediato, o seu sucessor.
    Se eleito, a questão seria outra, e muito diferente.

    Lembro que Zé era uma figura regional, paulistana e mineira.
    Seu nome possuía fronteiras, limites, que seriam difíceis rompê-las, e sem o carisma de Lula, fundamentalmente.

    Trata-se do mesmo caso de Ciro Gomes, teu candidato.
    Falta a ele nacionalidade, o brasileirismo, que tem Lula, por ser nordestino, retirante, foi um trabalhador, o cara que se fez sozinho, o legítimo self-made man, e que empolgava plateias.

    Ciro empolga a si mesmo, e não interessa se vibram com o seu discurso, aplaudem, concordam, importa é ele ouvir as suas próprias palavras e se deixar inebriar pela sua voz, por entender que não exista quem mais saiba sobre os assuntos políticos, sociais e econômicos que ele, o tal, o maioral, o sábio.
    Ah, claro, e falta-lhe o principal:
    tradição político-partidária.

    Vou mais além, meu caro:
    Acho que a próxima eleição para presidente será aquele que desfraldar uma bandeira só, e não várias, e não dar atenção devida a elas, em consequência.
    Explico:
    Ou o candidato – pode ser até mesmo Bolsonaro pleiteando a reeleição – opta pela educação ou saúde pública ou infraestrutura ou combater a violência ou que fará as reformas necessárias ou que combaterá o desemprego ou NÃO SERÁ ELEITO!

    No meu caso, se o candidato não se fixar em um ponto crucial para o Brasil, para o povo, dizendo que desta forma terá como levar adiante o seu projeto, a sua plataforma, terá o meu voto.
    Agora, o sujeito que aparecer discutindo os mais variados e exóticos assuntos, da economia à educação, dos transportes ao desemprego, das ferrovias à agricultura, da saúde à violência, do salário mínimo aos mais altos proventos do funcionalismo … não mesmo.

    Trata-se do que penso hoje, amanhã posso até mudar.
    No entanto, diante das extremas dificuldades que temos ou se pega um segmento prá valer, prá resolver ou, então, continuaremos nessa infindável fila de situações caóticas!

    Abração, gaúcho.
    Saúde.

    • Caro Bendl,dos candidatos,o mais Nacionalistas,mais Brasileirismo,sem dúvida Ciro Gomes, é que melhor em carma esse sentimento.

      Também, discordo do amigo em relação a troca de partidos. Teu candidato Bolsonaro,trocou várias vezes de partido. Por último barganhou,e seus filhos é que manda PSL.

      Do outra banda teu candidato fugiu dos debates, quando ainda podia,hj sai pela tangente, se acha que sabe tudo..

      Agora, já frisei no outro post,cabe Sr. Bolsonaro descer do palanque e trabalhar em prol da inclusão social,banir essa estagnação que se encontramos.

      Macri,da Argentina.tardiamente tomou a decisão do fomentar o mercado interno,com conjunto medidas,que visivelmente começa dar resultados.

      Isso,pode ser alcançado,sr. Bolsonaro resolver conversar com todos os setores da sociedade,mesmos com os diferentes.

      Só assim teremos a união nacional,o progresso,paz social que almejamos..

      Rodrigo Maia,no meu ponto do vista, está desempenhando esse papel,que deveria ser do senhor Bolsonaro…

      Como se Vê, não sou radical,Eu também posso mudar meu voto,meu pensar.

      É só me convencer com fatos e argumentos plausível.

      Forte abraço..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.