Datafolha confirma forte avano de Dilma

Pedro do Coutto

A pesquisa do Datafolha, encerrada quinta-feira e publicada na edio de sbado da Folha de So Paulo, reportagem de Fernando Rodrigues, confirma o forte avano alcanado pela candidatura de Dilma Roussef s eleies presidenciais deste ano e tambm, o que importante para anlise dos nmeros, um recuo acentuado de Jose Serra. O candidato da oposio desceu 5 degraus em relao ao levantamento de abril feito pelo mesmo instituto.

Para o Datafolha, Marina Silva permaneceu com 12%, Dilma avanou 6. Resultado final, ela 37 e o ex-governador de So Paulo tambm 37%. Traando-se um panorama geral, os dados coincidem com os do Vox Populi, revelados h cerca de dez dias. O Vox Populi apontou uma subida de Roussef de 29 para 38 e uma queda de Serra de 38 para 35%. Os dois institutos concordaram com a progresso de Dilma e um declnio de Serra.

Se examinarmos com ateno, e sobretudo com iseno, vamos verificar que a subida de uma e a descida de outro, nas duas pesquisas conduzem mesma soma de 12 pontos. Depois do resultado do Datafolha, no h como negar a evidncia que os percentuais assinalam. No se trata de torcer por esta ou aquele, trata-se de constatar. preciso interpretar e dar personalidade aos nmeros.

Eles acentuam uma tendncia preocupante para Serra, da mesma forma que certamente entusiasmam Dilma. Isso porque enquanto a candidata de Lula encontra-se em ascenso, o candidato do PSDB tem que conter a reduo das intenes de voto a seu favor. Este aspecto, inclusive, o Datafolha revela quando focaliza as taxas de rejeio, que tambm pesquisou. De abril a maio, o ndice de rejeio de Dilma desceu de 24 para 20%. O de Serra cresceu de 24 para 27%. Enquanto isso, a aprovao do governo Lula aumentou no mesmo perodo de 70 para 76 pontos. Dezenove por cento o consideram regular. E apenas 5% ruim e pssimo. Uma pequena parcela, como se v. Isto influi nos rumos da campanha.

O que Jos Serra far para neutralizar esta realidade? Alguns comentaristas, entre eles o prprio Fernando Rodrigues, atribuem o avano da ex-chefe da Casa Civil presena do presidente da Repblica no espao partidrio do PT, na televiso. Sem dvida foi isso. E ser isso principalmente a partir de agosto quando comea o horrio poltico eleitoral livre na TV e no rdio. O tempo que cada candidato dispe uma face da questo, mas no toda ela. O espao na mdia eletrnica tem que ser usado de forma convincente e despertar entusiasmo. Caso contrrio, no adianta nada. Assim, o problema no s o tempo, mas principalmente a utilizao eficiente dele. Ser ou no ser, como disse o poeta, eis a questo essencial.

***

Outro assunto. Acaba de ser lanado pela professora e psicanalista Maria Tereza Saraiva Melloni, o livro Uma Psicanlise Possvel, focalizando a evoluo do tema sade, de modo geral, no Brasil, a partir de 37, e tambm a organizao da Psicanlise e seu relacionamento com as prticas cientficas, assistenciais, polticas e econmicas. O livro importante e de leitura agradvel.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.