
Advogados contestam a isenção da força-tarefa da Lava Jato
Carolina Brígido
O Globo
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para ser julgado logo o recurso que contesta a isenção da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba para conduzir as investigações sobre o tríplex no Guarujá (SP). Os advogados querem que a condenação seja anulada, com a libertação do petista. Segundo a defesa, nesta terça-feira, dia 20, Lula completa 500 dias de prisão “inconstitucional e injusta”.
“Na véspera de completar 500 dias da — inconstitucional e injusta — prisão do Paciente, vem a Defesa reiterar os termos e os pedidos formulados neste habeas corpus”, escreveram os advogados. Eles também pedem o compartilhamento, nesse pedido específico de liberdade, dos supostos diálogos entre procuradores da República entre si, e das mensagens que teriam sido trocadas entre o procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sergio Moro.
MEIOS ILEGAIS – O material foi divulgado pelo site The Intercept Brasil e revela que os investigadores e o então juiz teriam conversado privadamente sobre as investigações. “O conteúdo de tais mensagens reforça que tais procuradores da República promoveram uma verdadeira cruzada contra o Paciente, utilizando-se de meios ilegais para lhe impor uma condenação a qualquer custo”, diz a peça. Para a defesa, as condutas dos procuradores foram “incompatíveis com os postulados da legalidade, impessoalidade e moralidade — além da imparcialidade também aplicável a membros do Ministério Público”.
O recurso contra os procuradores da Lava-Jato foi apresentado ao STF na última semana e ainda não foi liberado para julgamento. Por outro lado, está marcado para o dia 27 a análise de um outro recurso, em que a defesa pede para seja suspensa a ação penal sobre o Instituto Lula, que aguarda julgamento na primeira instância, em Curitiba. A defesa tem esperança de, nesse mesmo dia, ser discutido o recurso sobre os procuradores.
PARCIALIDADE – Os advogados também querem que seja retomado logo o julgamento sobre a suposta parcialidade de Moro na condução do processo do triplex. O recurso contra Moro começou a ser julgado pela Segunda Turma do STF no ano passado, quando o relator da Lava-Jato, ministro Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia votaram contra o pedido dos advogados. Ainda faltam votar Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
Além desses processos, um outro recurso da defesa de Lula está sendo julgado desde a última sexta-feira no plenário virtual do STF. No sistema, não há necessidade de encontro físico entre os ministros; os votos são postados por meio eletrônico. Os advogados contestam a autorização de perícia em documentos da Odebrecht mantidos em sigilo durante o processo sem que a defesa tivesse oportunidade de contestá-los. A votação termina na quinta-feira.
Uma mentira contada mil vez acaba se transformando em uma verdade. Daqui há pouco, o Moro e Dallagnol estarão presos e o Lularápio, Cunha e amigos voltarão para assaltar o bolso do contribuinte. Bolsonaro não vai vencer esta guerra contra a esquerdalha, eles estão em todos os lugares. Impossível, eles estão na mídia, nas Universidades, na OAB, no STF, nos Tribunais, no Congresso.
Antonio, “eles” (esquerdistas) podem estar entranhados em todos esses antros que você citou, mas entre os brasileiros – povo brasileiro – “eles” são minoria absoluta.
.
mas,
há uma pergunta que ainda NÃO FOI respondida.
A Sociedade deseja um esclarecimento !!!
por que ALGUNS desses ditos mim.nistros desse tal stf
[ e formam maioria ! ]
têm tanto m.e.d.o do Detento FICHADO 700004553820?
têm tanto m.e.d.o que se obram todim !!!
POR QUE ???
POR QUE ???
POR QUE ???
É RABO PRESO ???
Serviçais a merce de corruptos. e a gente paga o salário desses deuses.
Tem que apressar logo. O LADRÃO agradece.
1) Outro dia o prezado comentarista escreveu que era “pedreiro”.
2) Deduzi que era um “pedreiro livre”, como tb são chamados os Maçons – pessoal que muito respeito.
3) Saudações Espiritualistas !
Fora do assunto:
Embraer anuncia investimento de R$ 120 milhões para expansão de unidade em SP
Ampliação se deve à parceria com a Boeing; número de funcionários do centro irá triplicar, para mais de 4.000.
Quantos mil recursos mais? Infinitos? E quem paga esses advogados? Há quem acredite na justiça brasileira ainda, mas a culpa é de quem fez as leis!!!
A pressa é nossa, povo brasileiro, para ver essa figura menor devidamente condenado por tantos outros cometimentos ao longo da sua passagem aterradora na presidência.
Se você tentar entrar com um mesmo recurso duas vezes qeu foi rejeitado é multado pelo juiz por litigância de má fé, por atrapalhar a justiça, etc.
O Lula entrou mais de 30 vezes sobre o mesmo assunto que já rejeitado e sempre foi atendido de imediato e nunca foi multado, por que será???