Defesa de Lula vai à ONU para denunciar o “estado de exceção” no Brasil

Resultado de imagem para lula recorre à onu charges

Charge sem assinatura (Arquivo Google)

Joelmir Tavares
Folha Press

Em ato com a presença de advogados e professores de direito, na noite desta segunda-feira (29), a defesa de Lula disse que irá à ONU (Organização das Nações Unidas) denunciar o que chama de “Estado de exceção” no Brasil, representado pelo processo que condenou o ex-presidente no episódio do tríplex.

Entre os pontos que serão atacados estão a celeridade no andamento da ação, o cerceamento do direito de defesa e a gravação de ligações telefônicas do escritório que cuida do caso do petista, informou Cristiano Zanin Martins, advogado que defende Lula na ação do apartamento de Guarujá e em outras acusações.

PROVA DE INOCÊNCIA – “Temos visto sistematicamente direitos e garantias serem desprezados, não só no caso do ex-presidente Lula”, disse. Para ele, a Justiça ignorou a prova de inocência do petista que existe nos autos.

A condenação do ex-presidente em segunda instância levou em conta provas como planilhas indicando a reserva do apartamento para a família dele, mensagens de celular rastreadas pela Operação Lava Jato e uma foto de Lula visitando o prédio. Ele diz que o tríplex nunca foi seu.

Geoffrey Robertson, advogado que representa o político na Comissão de Direitos Humanos da ONU, disse no evento, no teatro Tucarena (zona oeste), que o petista tem direito a um julgamento imparcial, como qualquer cidadão.

JUIZ PARCIAL – “E não há como o juiz [Sergio] Moro ser esse juiz [que conduz um julgamento imparcial]”, afirmou ele, acrescentando que Lula não possui imunidade nem está acima da lei, mas “tem direitos humanos fundamentais e por isso deve ser tratado de maneira justa”.

O evento, promovido pelo Instituto Lawfare, criado por Cristiano e Valeska Teixeira Martins (ambos da defesa de Lula) e pelo advogado Rafael Valim, reuniu filiados ao PT e apoiadores da candidatura presidencial de Lula – que está em risco após a confirmação da condenação dele no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), na quarta-feira (24).

“O que aconteceu nesse processo, e é o que eu entendo por ‘lawfare’, é que primeiro você acha o culpado e depois você busca o crime”, disse no debate Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores no governo Lula, resumindo o conceito jurídico discutido pelos advogados do ex-presidente.

DEMONIZAÇÃO – “É o mau uso da lei com o objetivo de demonização e de deslegitimação de um adversário político”, afirmou Valeska Martins, citando como outro exemplo a “guerra jurídica” sofrida por Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul.

Cristiano, que vem apostando nos últimos tempos em discurso duro contra a Justiça para desqualificar as ações contra o ex-presidente, falou que é preciso evitar generalização. “Não se pode fazer ataque, crítica, a todo o Judiciário brasileiro. O que não podemos admitir é a perseguição a uma pessoa.”

O seminário acabou se transformando também em um ato de desagravo aos advogados do petista. Cristiano e Valeska Martins foram classificados nos discursos como profissionais combativos que têm enfrentado escrutínio e críticas de adversários políticos do ex-presidente e de colegas de profissão.

23 thoughts on “Defesa de Lula vai à ONU para denunciar o “estado de exceção” no Brasil

  1. Definitivamente este país não tem como dar certo.
    Esta matéria é o cúmulo da desfaçatez!
    Vejam que 6 capas pretas estão na tenebrosa lista.
    Se tiverem coragem de cavucar só 30 cm. a republiqueta cai. O Brasil não aguenta mais isto.
    Socorro!!!
    Desculpem pelo assunto fora da pauta.
    Atenciosamente.

    Desmatadores doaram R$ 59 milhões a campanha de deputados; 6 ministros estão na lista

    https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/01/30/desmatadores-doaram-r-59-mi-a-campanha-de-deputados-ministros-estao-na-lista.htm

    • Espectro
      O tema esta dentro. É tudo corrupção, sacanagem. Estye tema deveria ser levado á ONU. Mais uma pena para políticos corruptos. O Lula não. Ele não sabe de nada disso e de coisa alguma. Ele não tem tempo para coisinhas assim. Só palestras, só contratos, só comissões.

      Já pensou quem elegeu estes “nobis diputadus”?
      Temos que criar ongs para defender a natureza, dos moradores e dos legisladores.
      Democracia é boa quando tem povo e voto responsável.Fora disso, só mais um “ciclo da borracha”.
      Fallavena

  2. Sim, o pessoal da ONU adora os ditadores, bandidos e crápulas do terceiro mundo. O que o Lula e seus advogados vão fazer lá é apenas corroborar a ideia de que o Brasil é um país tropical onde os macacos e as onças desfilam pelas ruas.
    E, o Lula e seus macacos vai ter que ir muitas vezes até a ONU porque só este ano ele vai ser condenado em mais dois processos.

    • Ótimo.
      Ninguém mais respeita a ONU. os Estados Unidos que em direito a veto, ameaçam sair. Aqui é um grande circo decorado.
      |Levem tudo, até os recibos “ideologicamente falsos”. Duvido que farão isto.
      Por educação, recebem qualquer “zé ninguém”. mas um presidente CONDENADO CRIMINALMENTE, será o primeiro!
      Vai lá Lula e leva a Dilma com a mandioca!
      Fallavena

        • José Augusto Aranha
          Puxa, parei o trabalho para rir um pouco!
          Tem coisas que não podemos esquecer. Esta da Dilma, mais uma e outras, é do cachimbo!
          antigamente, alertavam motorista que “atrás de uma bola sempre tem uma criança”. Que progresso nas crianças. “Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que algo muito importante!

          Deus, li, reli e não entendi. Acho que estou com problemas.

          mas passa. É só lembrar a figura construtora desta monstruosidade gramatical.

          Fallavena

  3. Se vão a NY as próprias custas, tudo bem – ninguém tem nada com isso. Vão fazer alarde e pagar um grande mico. É o desespero.
    Do the crime, pay the time! 做犯罪付出的时间

  4. Vai sonhando petralha, chora e continue esperneando.Idoneidade moral, cárater e honra, inexistem na tua seita!Obs.:falta denunciar o Brasil no Conselho Jedi, convocando o mestre Yoda para defender o “jesuis cristo dos burros encantados”.

  5. Os comunas da Onu não vão dar bolas para a denúncia, o Brasil é insignificante no cenário internacional, não tem voz para nada.Os doutores idiotas pensam que ninguém no exterior, conhece a verdade sobre a abjeta criatura e os demais.

  6. O pt é o que de pior aconteceu no Brasil. Eta gente pernóstica. Apresentaram ´até prova da inocência.
    Nunca vi disso, afinal, todo mundo é inocente até que se prove sua culpa E, isto, a culpa, ficou evidente ao longo do processo.CERCEARAM O DIREITO DE DEFESA. Que gente asquerosa, ordinária, cretina. Justiça boa é aquela que os beneficia.

  7. Esse pessoal do PT sabe que a ONU não vai resolver nada. O que estão fazendo é denigrir a imagem do Brasil. Alias, a Dilma vem visitando alguns países falando mal do Brasil.

  8. É isto mesmo, vivemos em uma ditadura onde os poderes Judiciário e Legislativo não tem autonomia, a censura prévia é quase uma realidade e os direitos de ir e vir e de reunião foram suspensos. Sim, vivemos em uma Ditadura se acreditarmos nas fake news pestistas.

  9. Sem dúvida, os “magistrados da ONU vão analisar os ALTOS do processo”, só que o problema pode estar nos baixos.

    Ah, sim, o advogado australiano “ficou maravilhado com a defesa de Lula”. É que ele sofria de insônia e, depois de dormir durante a exposição de Zanin, contratou o rábula para niná-lo.

    Falando em contratar, que tal você trabalhar para mim no blog de piadas que mantenho, Yuri?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *