Defesa de Palocci diz que há provas da corrupção de Lula e André Esteves, do Banco BGT

André Esteves deixa o controle do BTG Pactual e o passa para sete ...

André Esteves está sempre bem próximo dos governantes

Mônica Bergamo
Folha

A defesa do ex-ministro Antonio Palocci emitiu uma nota para afirmar que há, sim, provas das acusações que ele fez a Lula e ao banqueiro André Esteves, do BGT Pactual, em delação premiada que firmou com a Polícia Federal, e que foi homologada pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2018.

O advogado Tracy Reinaldet contesta o relatório do delegado Marcelo Daher, que encerrou o inquérito sem indiciar os acusados e afirmando que as informações dadas por Palocci em sua delação “parecem todas terem sido encontradas em pesquisas de internet”, sem “acréscimo de elementos de corroboração, a não ser notícias de jornais”.

.Segundo Palocci, o banqueiro Esteves administrava um fundo de propinas para o petista em troca de informações privilegiadas sobre a política de juros do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central.

NEGAR É NORMAL – “É natural que investigados neguem o fato delatado, como já ocorreu em diversos inquéritos da operação Lava Jato. É importante dizer que há na investigação da PF prova pericial que comprova a veracidade da colaboração de Palocci”, diz o texto, assinado pelo advogado Tracy Reinaldet.

“Além disto, existem outros fundos indicados pelo colaborador que ainda não foram investigados pela PF e que confirmam a versão do ex-ministro”, acrescenta a nota da defesa.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGA matéria anterior da Folha reconhece que “os jornais, na época, haviam feito reportagens sobre os ganhos astronômicos do Bintang em setembro de 2011”, quando o Copom derrubou os juros. Segundo a delação de Palocci, o então ministro Guido Mantega, mantido pela presidente Dilma Rousseff, informou previamente a decisão a André Esteves, do BGT Pactual, que fez a festa. Sobre o restante das provas alegadas pela defesa de Palocci, vamos ver o que dizem os procuradores responsáveis pela delação. (C.N.)

7 thoughts on “Defesa de Palocci diz que há provas da corrupção de Lula e André Esteves, do Banco BGT

  1. Não sei porque esse texto me lembra de um brilhante advogado criminalista que tivemos aqui no RS. Chamava-se Oswald de Lia Pires. Ele conseguia convencer todo mundo, inclusive o culpado, que seus clientes eram inocentes.

    • José, passei sete anos num Tribunal como Oficial de Justiça e sai com algumas convicções. Uma delas, é que um advogado só vira uma Ação se, o Juiz ou Promotor cochilarem ou forem muito burros, os dois (raro) ou se um deles for venal. ou, ainda, se tiver traíra no cartório da Vara.

  2. Bandidos e corruptos de esquerda e direita festejam a trégua que a sociedade tem dado à dobradinha Indústria da Miséria/Indústria da Corrupção. São tão afoitos que nem esperam passar a pandemia e a reação a eles, abutres que se lambuzam na desgraça humanitária, e cuja hora chegará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *