Delação da OAS agora dirige jato da corrupção para Toffoli, ministro do Supremo

Charge do Aroeira, reprodução do Portal O Dia

Pedro do Coutto

Reportagem de Robson Bonin, Thiago Bronzatto e Rodrigo Rangel, revista Veja que circulou sábado e está nas bancas, revela que o ex-presidente da OAS, José Aldemario Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, um dos personagens centrais do mar de corrupção na Petrobrás, em um dos pontos de sua delação premiada afirmou que a empresa supervisionou obras na casa que o ministro Dias Toffoli possui em Brasília, sob a forma de cortesia para um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal.

Os repórteres tiveram acesso a este trecho da proposta de delação premiada, que politicamente dirige o foco das investigações para um dos titulares da Corte Suprema. O jato molha a imagem do ministro, porque, pelo cargo que ocupa, não deveria aceitar o que podemos chamar de gentileza surpreendente.

Surpreendente, porque Leo Pinheiro e Dias Toffoli, segundo a reportagem, até então não eram amigos, tampouco tinham intimidade de um para outro. Mas foi no encontro que tiveram em Brasília que Dias Toffoli teria revelado que estava enfrentando problemas de infiltração em sua casa e na estrutura de alvenaria. Pronto. Leo Pinheiro um homem simpático e agradável, imediatamente assumiu o encargo de resolver o problema que afligia o ministro Dias Toffoli.

O ministro Toffoli ficou com sua imagem atingida fortemente. Em primeiro lugar, porque autoridades não devem aceitar favores de estranhos, sobretudo pessoas envolvidas em negócios públicos. Segundo, porque nenhum ministro da Corte Suprema encontra-se em condições éticas de aceitar surpreendentes favores. Quais as razões tanto para quem propõe quanto para quem as aceita?

DÚVIDA CRUEL – Uma nuvem de comprometimento envolve o resultado do encontro que tiveram. Agora, Dias Toffoli terá que responder as questões que todos os leitores estão fazendo interiormente. Mas a questão não é apenas esta.

Dias Toffoli, seja qual for a versão que apresentar, não conseguirá desfocar a lente da dúvida em relação ao episódio. Afinal de contas, sabendo que dialogava com um presidente de uma empreiteira que fazia obras públicas, por qual motivo achou que deveria narrar os problemas relativos ao imóvel em que reside. No mínimo, a atitude foi inoportuna.

Na sequência, Leo Pinheiro indicou uma empresa especializada nesse tipo de obra. Terminada a tarefa, engenheiros da OAS realizaram uma vistoria. O encontro entre Leo Pinheiro e Dias Toffoli ocorreu em novembro de 2014, pouco antes de empreiteiro ter sua prisão decretada.

O reflexo mais forte do episódio foi o de incluir o STF no processo ético da operação Lava-Jato. Como procederá a Corte Suprema, com um de seus integrantes suspeito de aceitar favores sem motivo algum? E como procederá o ministro Dias Toffoli no sentido de evitar que matéria repercuta no tribunal,  função de julgador final e definitivo de acusados? E mesmo se os favores prestados pelo ex-presidente da OAS possuíssem algum motivo lógico, a obrigação de Dias Toffoli seria rejeitá-los.

Um ministro do Supremo Tribunal Federal não pode receber favores pessoais. Principalmente aqueles que surgem das águas da surpresa no meio da tempestade. Assim é escrito mais um capítulo da história atual do Brasil.

20 thoughts on “Delação da OAS agora dirige jato da corrupção para Toffoli, ministro do Supremo

  1. Tabelinha ? Kkkkk
    De que ele foi acusado ? Qual crime cometeu se a OAS disse que foi ELE que pagou o conserto ? ” jornalismo” de instigação barato para denigrir a imagem de quem ira participar do julgamento da CHAPA Dilma / Temer.
    Vassalagem desnecessária de alguém mal informado, pois já saiu uma abjeta orientação do
    TSE que é um liberou geral.
    Mais realista que o próprio rei ……

  2. Pior foram os encontros na calada da noite do Gilmar Mendes com a parelha Aécio Gilmar e os pixulecos recebidos por um dos principais assessores do Temer via Fundação Ulysses Guimarães.
    Volto ao assunto.

      • Ai é Republicano…kkklk
        Não sabem mais o que inventar para livrarem a cara do Temer no TSE….
        Já tem até nova orientação . A Constituição virou papel higiênico…klkk

          • Não esqueça do encontro com Cunha (era uma vez cinco amigos….) em plena noite de domingo…..Aliás nesse encontro o Temer falou pra cima ou pra baixo????

          • A Constituição virou papel higiênico…klkk

            Virgilio, não fale assim da Constituição, tem uma Senhora ai que gosta de dar entrevistas para a Folha do ZéVampiro de São Paulo dizendo que vai defender a Constituição, “doa, a quem doê-la” até o fim de seus dias.
            E por falar nisso, segundo o mesmo jornaleco, essa senhora ‘recebeu’ do Partido da Dona Scarllett Moon a modesta quantia de 45 mil contos para defender nossa Cosntituição com unhas e dentes…..

          • Falavam do populismo petista, mas o Temer acabou de lançar o Crédito Cartão Bolsa Família e o Programa Criança Feliz, vulgo Bolsa Draculinha ! kkkkaaass

  3. Caro Pedro, esperar o que do stf, com toffoli juiz-ministro, reprovado duas para ser juiz da 1ª, solta ladrão de funcionário publico, passando trator nas instâncias inferiores, compra urnas eletrônicas fraudáveis, é conivente com a corrupção petista, que dª dilma o colocou no stf, para continuar servidor do pt- governo, porque o pt-sonho, o lula já matou! outro juiz-ministro decano, solta assassino.
    Um pleno do supremo, que é conivente com os ladrões do cofre público, ao estuprarem A LEI DA FICHA LIMPA, DANDO UMA BOFETADA EM MILHARES DE CIDADÃOS, E O juiz-ministro gIlmar, os chama de bêbados; ESPERAR O QUE, DE UM TRIBUNAL, QUE ESTUPRA E VILIPENDIA A Srª JUSTIÇA!?????
    COMO CIDADÃO-ELEITOR, QUE PAGA OS SALÁRIOS E MORDOMIAS DESSA suprema, FICO COM RUI BARBOSA: TENHO VERGONHA DE MIM EM SER HONESTO.
    LEMBRO A TODOS, TEM UMA JUSTIÇA QUE FAZ JUSTIÇA, A DIVINA, CUJO TRIBUNAL É A CONSCIÊNCIA, QUE JULGARÁ NOSSAS OBRAS, ALÉM TÚMULO. A VIDA CONTINUA, PARA À LUZ E PAZ OU RANGER DE DENTES. OS PODEROSOS DO GOVERNO E PRIVADA, QUE USAM O PODER DO CHAMADO “VIL METAL” (A BEM DA VERDADE VIL É O HOMEM QUE O UTILIZA, PARA SATISFAZER SEU EGOÍSMO).
    QUE DEUS NOS AJUDE, PARA O BRASIL VOLTAR A SER DECENTE E JUSTO.
    É DOLOROSO CONSTAR A PODRIDÃO DOS 3 PODERES, ONDE A HIPOCRISIA É MEDALHA DE OURO.

  4. Pingback: Delaçao da OAS atinge Dias Toffoli – Debates Culturais

  5. Pingback: Delações da OAS atinge Dias Toffoli – Debates Culturais

  6. Esse Supremo é fogo….kkkass.

    Jucá concorda com o interlocutor e ressalta que somente Renan Calheiros, que, segundo ele, “não gosta de Temer”, é contra a proposta de afastar Dilma do Palácio do Planalto por meio de um processo de impeachment.

    “Só o Renan que está contra essa porra. Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra”, diz Jucá ao ex-presidente da Transpetro.

    Na sequência, Machado destaca que é preciso “botar o Michel num grande acordo nacional”.

    “Com o Supremo, com tudo”, enfatiza o ministro.

    “Com tudo, aí parava tudo”, concorda Machado.

    “É. Delimitava onde está, pronto”, avalia Romero Jucá, sugerindo que quem já está sendo investigado continuaria alvo da Lava Jato, mas quem ainda não faz parte da apuração do esquema de corrupção ficaria blindado.

    Juca também disse na gravação que havia mantido conversas com ministros do Supremo, mas ele não menciona o nome dos magistrados com os quais teria falado. Ele ressalta, entretanto, que são “poucos” os ministros da Suprema Corte aos quais ele não tem acesso.

    O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, seria um desses ministros, destacou o peemedebista, que acrescentou que Teori é “um cara fechado.

    Um dos investigadores da Lava Jato, o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula comentou nesta segunda-feira, em uma entrevista coletiva em Curitiba, que a corporação foi “pega de surpresa” com o teor da conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado.

    O delegado disse que a origem do áudio deve ser apurada no foro adequado. Ele também negou qualquer interferência no trabalho da Lava Jato por conta da troca de governo. “O trabalho segue normalmente”, enfatizou.

  7. Exemplo de uma coligação ‘ ideológica ‘…kkkkaass
    Exemplo de uma coligação ‘ideológica’ ! kkkkaas

    Aguardando julgamento
    Situação Candidatura.

    PV / PDT / PC do B / PTN / PRB / PT / PSL / SD / PTB / PMDB / PPS / PP / PRP / PEN / PMB / PRTB / REDE / DEM / PR

    Acho que os garotos propagandas serão o Reinaldo Azevedo e o Leonardo Boff ! kkkkaass

  8. Família unida permanece unida!! kkkkkkk

    Família do Ministro do STF/TSE Dias Toffoli é formada por colaboradores nas empresas alvos da Operação Lava Jato
    http://vetorm.com/?p=460

    Quem não tem filhas, caça com esposas! kkkkk

    “Mulher de Toffoli denunciada pelo MP por participar de falcatrua de R$ 25 milhões contra cofres do Distrito Federal.”

  9. Atenção puladores de cerca! Cuidado com as amantes!!!!!!!!! kkkkkkkkkk Nessa o Totó se deu mal!!!!!!kkkkkk

    Família unida permanece unida!! kkkkkkk
    Família do Ministro do STF/TSE Dias Toffoli é formada por colaboradores nas empresas alvos da Operação Lava Jato
    http://vetorm.com/?p=460

    Quem não tem filhas, caça com esposas! kkkkk

    “Mulher de Toffoli denunciada pelo MP por participar de falcatrua de R$ 25 milhões contra cofres do Distrito Federal.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *