Desembargador que mandou soltar Cavendish enfim se declarou “suspeito”

Athié homenageado no IAB, que é presidido por Técio Lins e Silva

Chico Otávio e Juliana Castro
O Globo

O desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), declarou-se suspeito para atuar nos casos que envolvem o ex-diretor da Delta Fernando Cavendish, aceitando pedido feito pela procuradora regional da República Monica de Ré. Como O Globo mostrou na edição desta terça-feira, o desembargador já foi defendido pelo mesmo escritório de advocacia que atua em favor do empresário. Cavendish foi um dos cinco beneficiados na última sexta-feira por decisão de Athié, que converteu a prisão preventiva dos detidos na Operação Saqueador em domiciliar. Mesmo com a determinação do desembargador, Cavendish, o bicheiro Carlinhos Cachoeira e outros três seguem em Bangu 8, já que o governo do Rio está sem tornozeleiras eletrônicas.

O Ministério Público Federal (MPF) havia pedido à Justiça que o desembargador não julgasse mais os casos relacionados ao ex-dono da Delta. O pleito se baseia na demonstração de laços de amizade anterior entre o referido desembargador e o advogado que representa o empresário Fernando Cavendish.

SEM IMPARCIALIDADE –“Sem pretender fazer juízo de mérito sobre o julgamento realizado, não há como se recusar a constatação de que as circunstâncias descritas retiram do magistrado o distanciamento e a imparcialidade necessários à apreciação desse processo, sobretudo pelo fato de Fernando Antônio Cavendish Soares constar como parte”, salientou a procuradora regional Monica Campos de Ré no pedido.

O MPF também recorreu da decisão de Athié de converter a prisão domiciliar dos detidos na Operação Saqueador em domiciliar. A sessão está marcada para o próximo dia 13.

O Globo tentou entrar em contato com Athié, por meio da assessoria do tribunal, para saber se ele se manifestaria sobre o pedido do MPF para que ele fosse declarado suspeito, mas não obteve resposta. No dia anterior, a assessoria havia informado que o magistrado entrou de férias na última segunda-feira.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGA desmoralização do Judiciário é impressionante. O mais incrível foi o advogado Técio Lins e Silva pedir e obter notas de solidariedade da OAB e do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), que vem a ser presidido por ele próprio. Parece que as pessoas estão perdendo até o senso do ridículo. (C.N.)

11 thoughts on “Desembargador que mandou soltar Cavendish enfim se declarou “suspeito”

  1. “GEDDEL É CONFIRMADO NA DELAÇÃO DE CLETO (O Antagonista)

    Brasil 05.07.16 21:49
    A Veja obteve novo trecho da delação de Fábio Cleto em que o ex-VP da Caixa cita o ministro Geddel Vieira Lima. No mês passado, O Antagonista revelou que Geddel era mencionado por Cleto.

    Diz a reportagem:

    “Em sua delação, Fábio Cleto também revela que o doleiro Lúcio Funaro costumava dizer que tinha um ‘bom relacionamento com toda a cúpula do PMDB’ e com políticos de outros partidos. Entre os nomes citados pelo suposto operador de Eduardo Cunha estão Henrique Alves e o atual ministro Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo. Cleto não esclarece em quais circunstâncias os peemedebistas foram mencionados — e qual era a relação deles com Funaro. ‘Acredita que havia uma troca de benefícios recíprocos entre os políticos e Lúcio Bolonha Funaro’, afirmou o ex-vice-presidente da Caixa.”

  2. Tem muito comunista e diversos petistas frustrados tentando tumultuar o governo Temer. Essa turma, repleta de pelegos, nunca gostou de trabalhar, mas sempre amou os cofres públicos. A começar por Lulla.

  3. O negócio aqui no Brasil é ROUBAR, mandar a grana para algum país sério, se mudar para lá e levar uma vida honesta.

    Claro que ANTES VOCÊ TERÁ QUE MANDAR OS SEUS FILHOS para que não sejam vítimas dos bandidos do andar de baixo deste fuzuê, nem se misture com essa GENTALHA descabelada…
    O que se passa além do carro blindado ou da segurança armada não interessa mesmo para ninguém!

    -Executivo?
    -Legislativo?
    -Judiciário?

    ATÉ A PRESENTE DATA, não passam de TRÊS QUADRILHAS nas quais você precisa está inserido, mantendo boas relações com todos e contatos certos com cada um para se dar bem…

    PS: Enquanto o governo brasileiro tem direito a FORO PRIVILEGIADO para roubar a população de miseráveis, o americano explora Plutão e Júpiter…

  4. Pois não é que agora o lula quer que o Juiz Moro se declare incompetente para julgar seus casos?
    Para quem nomeou o Tóffoli como ministro do supremo, achar o Moro incompetente é uma façanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *