Despesa com servidores sobe para R$ 928 bi e atinge maior patamar da histria

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Charge do Dum (Arquivo Google)

Gustavo Patu
Folha

A despeito da crise oramentria que se abateu sobre todas as instncias de governo, as despesas com servidores pblicos permaneceram em alta nos ltimos anos de recesso aguda seguida de semiestagnao da economia. De acordo com dados apurados pelo Tesouro Nacional, os gastos com os funcionrios ativos de Unio, estados e municpios aumentaram do equivalente a 12,3% do PIB (Produto Interno Bruto), em 2014, para 13,6%, ou R$ 927,8 bilhes, no ano passado.

O patamar o maior j medido pelas estatsticas disponveis e semelhante ao dos desembolsos nacionais com a Previdncia, que incluem aposentadorias dos servidores.

IMPRECISO – Os nmeros esto sujeitos a alguma impreciso, principalmente devido dificuldade de coletar informaes completas e padronizadas dos 5.570 municpios do pas.

Alm disso, parte da expanso dos percentuais est associada queda do PIB em 2015 e 2016. Mas a tendncia de alta persistiu nos anos seguintes.

As estimativas mais recentes, do primeiro trimestre deste ano, tambm indicam elevao em taxa superior do PIB. Isso significa, na prtica, que o funcionalismo, graas a suas garantias de estabilidade no emprego e ao poder poltico de obter reajustes salariais, conseguiu elevar sua participao na renda nacional.

ANOMALIA – Embora o ritmo desse crescimento no seja to acelerado quanto o dos encargos previdencirios, o montante da despesa com salrios e outros benefcios do setor pblico brasileiro j se mostra uma anomalia em termos internacionais.

No por acaso, planos para uma reforma administrativa esto em estudo desde o governo Michel Temer (MDB). De mais concreto, a atual equipe econmica indicou apenas que pretende reduzir ou mesmo suspender contrataes.

Nas estatsticas do FMI (Fundo Monetrio Internacional), atualizadas at 2016, dificilmente se encontram pases que destinem mais de 13% do PIB ao pessoal ativo. No G20, que rene as principais economias do mundo, apenas a frica do Sul, com 14,2%, aparece frente do Brasil. Mesmo na Frana, de longa tradio de Estado forte, a proporo fica nos 12,3%.

MENOS SERVIDORES – Entre ricos, como EUA, Japo e Alemanha, e emergentes, como Mxico e Chile, so comuns cifras entre 5% e 10%. Para alguns casos, como Argentina e China, no existem informaes oficiais.

Como percentual do PIB, a folha de pagamento brasileira mais alta que a de qualquer mdia regional de pases, afirma documento do Banco Mundial sobre as finanas pblicas do pas.

Ao que tudo indica, o que leva essa despesa a nveis to atpicos no Brasil no o nmero de servidores e sim suas elevadas mdias salariais quando comparadas s da iniciativa privada. Na administrao federal, nos governos estaduais e nas prefeituras contam-se cerca de 11,5 milhes de empregados, dos quais 7,9 milhes so estatutrios (com estabilidade funcional) e militares.

CRESCIMENTO – Esse contingente apresentou crescimento nas ltimas duas dcadas, de maneira particularmente acentuada nos municpios, cujos contratados saltaram de 2,4 milhes, em 1995, para 6,6 milhes em 2016, segundo publicao do Ipea (Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada).

Trata-se, nesse caso, de um reflexo da ampliao de servios pblicos para a populao como educao, sade, segurana e urbanismo. J nos estados, a tendncia de alta foi interrompida em 2010.

No governo federal se nota maior influncia de orientaes ideolgicas e programticas na gesto de pessoal.

VAIVM – O quadro encolheu durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), mas o processo de enxugamento foi revertido com sobras nas administraes petistas (2003-2016).

Ainda assim, o nmero de servidores corresponde a algo em torno de 5,5% da populao do pas, acima da mdia da Amrica Latina (4,4%), mas bem abaixo do verificado em naes mais desenvolvidas, onde se chega perto dos 10%.

Em poucos lugares do planeta, entretanto, to evidente a vantagem salarial do funcionalismo sobre os trabalhadores da iniciativa privada. Assim o demonstram diferentes levantamentos estatsticos.

DIFERENA – Em um clculo do Banco Mundial, a diferena de remunerao entre os dois setores no Brasil chega a 67%, a maior num grupo de 53 pases pesquisados pelo organismo.

Embora as comparaes diretas sejam difceis, dadas as peculiaridades das carreiras estatais, a instituio encontrou discrepncias de mais de 200% nos salrios iniciais de profissionais de formao semelhante, considerando valores pagos pela Unio.

Em valores de 2016, o salrio esperado no setor privado de um advogado snior, com oito anos ou mais de experincia, era de R$ 7.100. J na Advocacia-Geral da Unio pagavam-se mais de R$ 18 mil mensais.

VAI AUMENTANDO – Trabalhando com dados da Rais, cadastro que contempla apenas o emprego formal, a pesquisadora Thas Barcellos, da consultoria IDados, apurou que a diferena entre um setor e outro cresceu ao longo do decnio 2007-2017.

Na mdia geral, ela saltou de 72,6% para 84,4% no perodo. A vantagem aumentou entre os trabalhadores de maior escolaridade (nvel mdio e superior), tendo cado entre os de nvel fundamental.

Na pesquisa de emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), o rendimento mdio mensal dos servidores estatutrios e militares de R$ 4.235, quase 95% superior aos dos celetistas (R$ 2.175) e o triplo do recebido pelos assalariados sem carteira (R$ 1.390).

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NOTA DA REDAO DO BLOG
So dois lados da questo 1) servidores demais; 2) salrios mais altos do que a iniciativa privada. Temos falado nisso aqui na TI, apontando que a culpa da Justia, que engordou os salrios com penduricalhos legais e no vai diminu-los, a pretexto de serem direito adquiridos. O governo Paulo Guedes includo no est nem a. A culpa era toda da Previdncia. E a dvida pblica, alis, ningum discute. tabu. (C.N.)

18 thoughts on “Despesa com servidores sobe para R$ 928 bi e atinge maior patamar da histria

  1. Bolsonaro foi eleito para excluir a quadrilha petista do governo, pois o Brasil vinha sendo dilapidado cruelmente pelo PT, cujos objetivos eram somente roubar, explorar e manipular o povo e Pas!

    Mesmo assim, esperava-se mais de Bolsonaro, principalmente sobre a dvida pblica, e que trouxesse tona as irregularidades que vinham sendo praticadas pelos governos que lhe antecederam, alm de ser o presidente que verdadeiramente iria diminuir o desemprego, a inadimplncia do povo, os juros extorsivos, e trazer de volta administrao pblica a tica e a moralidade.

    Aps sete meses de governo, o que se constata que Bolsonaro igual, rigorosamente igual aos seus antecessores:
    jamais atacou o desemprego;
    jamais abordou a dvida pblica;
    jamais pensou em uma auditoria Previdncia;
    jamais quis mudar o sistema que nos esmaga diariamente;
    jamais teve como inteno atualizar a defasada Tabela de Restituio do IR;
    jamais se preocupou com a misria e a pobreza no Brasil!

    Dito isso, o Pas seguir a pleno vapor com as suas injustias, segregaes, preservao das discrepncias salariais, as brutais diferenas de ganhos entre um parlamentar, intil e corrupto, com os vencimentos dos professores e policiais, a segurana, educao e sade “imexveis”!

    Absolutamente inaceitvel, nessas alturas, diante do quadro nacional catico e irrecupervel, ganhos que ultrapassam o famigerado e enganador “teto salarial” no funcionalismo pblico!

    Logo, quem disser que no existem castas no Brasil, trata-se de um desinformado ou um indivduo mal intencionado, haja vista as evidncias flagrantes que comprovam, que atestam, suas existncias e cada vez mais acentuadas.

    Decididamente, o mal deste pas se chama governo, e em todas as reas:
    prefeitos, governadores e presidente desta republiqueta!

    Soluo?
    No existem mais.
    O brasileiro regrediu de tal maneira que nos igualamos aos irracionais, pois sobrevive o mais forte ou quem pertencer aos Trs Poderes ao Legislativo e Judicirio.

    E, Bolsonaro, fazendo das tripas corao para manter essas diferenas to acentuadas quanto indignas e revoltantes contra o simples cidado deste Pas!

    • E DA, DONA REPBLICA, vc quer danar comigo, que te prometo sete filhas maravilhosas, capazes de se sustentar s prprias custas, sob o som e o luar da RPL-PNBC-DD-ME, ou prefere continuar danando com a velha turma do golpismo ditatorial, do partidarismo eleitoral, e dos seus tentculos, velhaco$, sob a escurido da plutocracia putrefata, que esto contigo s por interesse financeiro, mercenarismo ? https://www.youtube.com/watch?v=Q6ffd0UqT0Q

  2. A culpa e do FHC AGADA . Antes dele, todo servidor obedecia a um nico plano de carreira: de nivel mdio ia do nivel 1 a 33; de nvel superior de 1 a 25. O fernando esculhambou tudo.

    A soluo, creio eu, tentar tornar esta Lei inconstitucional. (estou chutando. No sei se possivel)

    • Prezado Almir Bello,

      O gacho Jos Plcido de Castro nasceu em So Gabriel, RS, cidade conhecida como “Terra de Marechais”.

      Morreu em uma emboscada aos 34 anos de idade, e foi o sexto presidente da Repblica do Acre!

      Plcido foi um poltico, militar idealista brasileiro, e lder da Revoluo Acreana, alm de ter lutado na Revoluo Federalista, a mais cruel da Amrica Latina, e conhecida como a “Guerra da Degola”.

      Pois , Elmir, o problema que o ideal foi substitudo pela ideologia, desvirtuando objetivos e planejamentos que desenvolvessem o indivduo e a sociedade em si.

      No por nada que citamos figuras do passado como idealistas, enquanto nos ltimos anos existiram apenas interesses e convenincias polticas e partidrias.

      A ttulo de eu fazer justia, outro gacho poderia ser tambm definido como idealista, Leonel de Moura Brizola, com relao ao Ensino/Educao!

      No entanto, olha s o que o PT e demais partidos fizeram dos CIEPs:
      simplesmente os dissolveram e esqueceram da maior obra que tivemos para as crianas pobres e miserveis!

      Agora, ningum capaz de me citar qualquer exemplo positivo ou obra realizada atravs das ideologias, ningum!

      Logo, o idealismo precisava ser extinto, riscado do nosso dicionrio, pois absorvia milhes de pessoas mediante exemplos e comportamentos dirigidos ao bem comum, ao progresso, ao bem-estar do cidado!

      Portanto, meu caro amigo, Plcido e tantos outros nomes importantes da nossa Histria se tornaram lendas, a ponto que tambm no existem mais no meu RS outra pessoa que possa chegar pelo menos perto desta figura que mencionaste.

      Alis, afirmo convictamente que no Brasil no temos mais um idealista no meio poltico, e at mesmo no aspecto empresarial, hoje sinnimo de exploradores ou especuladores, e no mais empreendedores!

      Com exceo, antes de eu cometer uma injustia, o dono das Lojas Harvan, Luciano Hang, que abre uma filial por ms da sua empresa de departamentos, criando empregos diretos.

      Um abrao.
      Excelente domingo.
      Sade.

  3. E da vem o C.N. e diz que o Bolsonaro tem que ouvir os militares que, na pessoa do General Heleno, representante dos mesmos, no quer saber de outra coisa seno apenas mais soldos, mais vantagens e mais privilgios, e da a conta cada vez mais salgada para ns os otrios contribuintes pagarmos. bonito isso, Lilico. Fala srio Bussunda. Que pas este, Renato Russo ?

  4. Algumas sugestes maquiavlicas:

    1. Tres deputados no mximo representariam cada estado. Como consequncia, haveria menos privilgios, mais eficincia e menos gastos.

    2. Extinguir o STF e ter as suas funes atuais exercidas pelo TSJ. Requisitos para os juizes do TSJ com nivel de STF: no ser beiudo, nem babaca, nem lacaio do PT. Fica probido a esses juizes terem consortes com banca de advocacia para lavar dinheiro sujo.

  5. Vai ver a quantidade de servidores pblicos nomeados (cargo em comisso ) l “de paraiba” pra cima. E pra baixo tambm. Por isso a conta no fecha. Se metade desses soubesse ao menos ler… a falcatrua generalizada graas ao PT. Por isso esto esperneando.

  6. Estado socialista (Getlio 1935 – estado Novo) assim mesmo: pega -se o dinheiro do povo atravs de impostos absurdos como o de 62% na gasolina (EUA 7%) entre outros, inclusive em alimentos e remdios, e gasta – o todo com a burocracia criada para fazer o “bem” para o povo trabalhador.

    “Viva Getlio, o pai dos pobres”

    Enquanto isso , nos pases capitalistas como os EUA, que nem leis trabalhistas possui…..

    • Desmontar esse estado maligno (socialista) no vai ser fcil.
      Roberto campos lutou em vo para isso e agora temos o Paulo Guedes tentando.

      O problema este tipo de estado como a herona ou o crack, vicia na primeira dose e, o nosso povo est gravemente viciado: com o crebro destrudo s ambiciona direitos e mais direitos e se esquece do principal, o direito ao emprego, que s se consegue com investimentos na produo, o que muito difcil em pases socialistas que tem muitos obstculos “legais” e “morais” contra os investidores.

  7. Esse o problema mais grave do Brasil:
    A luta entre ideologias, abandonando totalmente os ideais, o idealismo!

    No por nada que estamos neste caos econmico, poltico e social!

  8. Paulo Guedes no tem nenhum projeto para o nosso pas. pau mandado de banqueiros. Cad a auditoria da dvida? O homem s fala em privatizar. Privatizao sem auditoria traio.

    • Nenhum pas tem projeto de ningum.

      Tem dois caminhos a seguir:

      O CAPITALISTA ou o SOCIALISTA.

      Com o primeiro, o povo tem mais chances de conseguir melhor qualidade de vida.

      Com o segundo, os ocupantes do estado fazem a festa com o dinheiro que toma do povo.

  9. O congresso faz a opo de beneficiar o servio pblico e no cortar na prpria carne. Governadores e Prefeitos querem ficar de fora da reforma. Todas as aes propostas pelo governo para moralizar, descentralizar, desburocratizar, simplificar e solidificar o sistema so rejeitadas pelo legislativo e judiciario e no fim BOLSONARO NADA FAZ, NO SE IMPORTA, NO TEM PROGRAMA DE GOVERNO, o que uma mentira como a populao j percebeu, etc.

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