Dilma atropelou o protocolo, cansou o Papa e chocou os que viram o discurso pela TV

 Discurso inoportuno

Cesar Maia 

1. Dilma – desde o avião – era dirigida pelo publicitário. Tinha que manter um riso forçado. Quando se distraía, recebia um sinal e abria o sorriso outra vez. Durante a cerimonia dos hinos e discursos foi flagrante e forçado demais.

2. O Papa – cansado depois de duas horas e meia de percurso, cumprimentando estava naturalmente cansado. Afinal, seus 77 anos deveriam ser respeitados.

3. Dilma atropelou o protocolo. Em vez de saudar o Papa, fez um longo discurso para a transmissão direta da TV Globo. Um discurso politico, como se estivesse numa rede presidencial de TV. Procurou dar aulas de justiça social e desigualdade para uma claque que a aplaudia por qualquer coisa que falasse. Quase um comício em rede nacional.

4. Criticou a política econômica da austeridade. Foi deselegante com os governos anteriores, pois só nos últimos 10 anos, disse, há políticas sociais no Brasil. Usou e abusou dos clichês. E ainda explicou as manifestações de rua como produto dos avanços nestes dez anos. Falou mais de meia hora. Usou o Papa para tentar recuperar-se do desgaste em rede nacional de TV.

5. As feições do Papa permitiram ver o desconforto com tanta demagogia. Seu discurso cumpriu o protocolo e o respeito: pouco mais de 5 minutos. Falou como líder católico, focalizado no evento para o qual veio, sublinhando sua confiança que os jovens – tendo lastro em educação, saúde…- entrarão por essas janelas de futuro.

6. O Papa e a diplomacia presentes certamente se chocaram com tamanho desrespeito. Os milhões que viram pela TV a manipulação do evento para Dilma tentar se explicar aos telespectadores se chocaram. O desrespeito só a fez naufragar ainda mais. Se fosse feita uma pesquisa após os discursos, confirmaria o que as redes comentaram ao vivo e depois.

(artigo enviado por Mário Assis)

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

32 thoughts on “Dilma atropelou o protocolo, cansou o Papa e chocou os que viram o discurso pela TV

  1. Perfeito o artigo. É realmente incrível como a presidente e os seus acessores encontram-se a léguas de distância da realidade. Certamente quem assistiu o enfadonho, irreal e mentiroso discurso da presidente, ficou de “medidas cheias”. Piora, a cada momento que se pronuncia, a “performance” da presidente.

  2. NOVO MOVIMENTO MUNDIAL NO RIO EM FEVEREIRO DE 2014.

    O MMG:

    Movimento MundiaL das Gostosas.

    É carnaval gente!

    Pare de se preocupar. Cada turista que vem a cidade, fica apaixonados por tudo e por todos.

    Os Cariocas, vão mandar todas às cidades do planeta tomar suco de caju…

    • Quanto vc ganha pra mandar esses comentários em blogs por aí?

      To falando sério, to precisando de uma graninha!

      Eu posto esse lance de PIGs na internet inteira se precisar :/

  3. O pronunciamento da presidente foi fora de propósito.Preocupou-se em exaltar o governo do PT do que, ater-se ao tema do evento. Mais uma bola fora, mais um fiasco monumental.

    • Verdade!!! Me fale quanto vc ganha para escrever esses posts em blogs da internet?

      To falando sério, preciso levantar uma graninha :/

      Eu defendo qualquer bosta por dinheiro 🙁

    • É lamentável que alguém ainda consiga ver as manifestações no Brasil como briga de partidos ou ideologias. Vc ainda não percebeu que não é nada disso? estamos falando de um estado de coisas que não é mais suportado pelo povo. Pare de falar em direita ou esquerda, e se informe melhor. O que nós queremos é uma renovação em tudo e em todos que estão no comando deste país. O que nós queremos é o exërcício pleno da Democracia Capitalista e não comunista como o governo atual quer. Isso não existe. Democracia só existe quando eu posso ganhar o que quero, comprar o que quero, pensar e dizer o que quero, escolher o que quero e ter tudo o que me é de direito pela Constituição: Saúde, Educação, Emprego e Segurança.

      Mas o que o PT entende de ideologia?? Eles não leem, não estudam, não se informam… Não são de direita, nem da esquerda e nem do centro. São sim um bando de oportunistas que só pensam em roubar, mentir e enganar. O lema deles deveria ser: “Quer ficar rico sem trabalhar? Venha pro PT, já!!!

  4. “INCOMPETENTA”. Mais uma vez, por falta de capacidade de discernimento, leu um discurso escrito pelos marqueteiros, totalmente fora do contexto. Pau mandado é isso…

  5. C Mala!? Cadê vc? Estás em qual partido? Qual será o próximo a dar-lhe algum crédito?
    De vc a gente só espera explicação, e muita. Conheço-o quando só usava o palanque do PDT, mas pelas costas…

  6. “Chorando de barriga cheia”
    .
    Bem que poderíamos desenvolver a argumentação governamental se houvesse seriedade por parte de quem interpreta e distorce os fatos. Mas, é público que não há. Dilma não pretende atender ao método dialético em busca de uma verdade sobre os protestos; porém de mentir por saber que:
    “O espírito do homem é feito de tal modo que pode ser dominado muito melhor pela mentira do que pela verdade – E. de Rotterdam”

    Ainda há pouco relia a parte final de Origens do Totalitarismo onde encontro: “Uma ideologia é bem literalmente o que o seu nome indica: é a lógica de uma idéia”. Toda mentira, assim, é uma ideologia no sentido de que necessita de uma lógica interna onde o que vale é o movimento, o processo e não os fatos. As ideologias pretendem conhecer os segredos do passado, as complexidades do presente e as incertezas do futuro em virtude da lógica inerente de suas próprias ideias.

    O saber popular diz que: “no papel e na conversa tudo cabe”. Horkheimer e Adorno formalizam o mesmo em dizeres mais formal: “Afinal, que construção teórica, por mais equivocada que seja, não pode preencher o requisito de exatidão formal”

    A mentira do rePeTido discurso governamental surge de um cuidadoso sofisma. Algo mais ou menos assim: toda necessidade insatisfeita sobrevêm sentimentos de frustração, agressividade, etc. Premissa verdadeira. Conclusão falsa: portanto, nenhum governo jamais satisfará o povo governado que viverá constantemente protestando. Tal como a máxima: “chorando de barriga cheia”. Olvidando, desta feita, tanto a hierarquia das necessidades quanto pressupondo, cínica e falsamente, que a barriga da sociedade está cheia de satisfação das necessidades fisiológicas, segurança, sociais, status e estima e autorrealização.

  7. Com todo o respeito que o Papa merece, sem querer retirar os méritos que lhe é facultado pelo poder, não consigo visualizar os dividendos desta visita e menos ainda a razão de tão grande investimento,porem, pela tradição que tem o catolicismo Brasileiro e mundial, seja bem vindo sua santidade o PAPA, aja visto sua importância quanto autoridade religiosa,santidade poderia se abster de alguns deslocamento e naturalmente cumprindo sua extensa agenda com menos sacrifício!

  8. A presidente estar mal assessorada, o discurso foi inoportuno, demagógico, foi a tentativa de explicar o inexplicável, querendo pegar carona na popularidade do papa, que coisa feia, ridícula.
    Por que não tentou explica a péssima saúde, péssima educação, péssima segurança, etc., os gastos com a Copa.O povo estar de olho já não aceita mais esta maneira de fazer política.

  9. Ei, meu povo… Mentir não é pecado não? O discurso da Dilma só teve mais de meia-hora se tiver sido repetido pelo menos três vezes pela Globo. Porque a fala dela teve precisos 11 minutos e 18 segundos, incluindo os cumprimentos e agradecimentos de praxe (1min30seg). Já o discurso do Papa teve 9 minutos e 18 segundos. Realmente, essa história de que o jornalismo no Brasil é um dos mais independentes do mundo deve ser verdade mesmo. Como já disseram por aí, é independente até dos fatos. Eu, hein…

    http://www2.planalto.gov.br/imprensa/discursos/discurso-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-durante-cerimonia-oficial-de-chegada-de-sua-santidade-o-papa-francisco

  10. Comportamento deselegante,inoportuno e desrespeitoso.Lamentável sob todos os aspectos,que envergonha a todos os Brasileiros.Atitude fria,calculada e comportamentalmente sociopática.Pensada e atuada por um grupo que almeja apenas o poder e suas benesses,sem se importar com sequelas ou consequências,próprio das personalidades psicopáticas.

  11. Essa é a realidade para esse povo Brasileiro que elegio uma presidenta inculta,mau educada que tem que ler um discurso que ñ saiu nem dela “”marionete””Mas para levar para o bolsinho o seu ninguem vai precisar ensinar,já tem tudo bem organizado ):

  12. Tudo isso é uma palhaçada e cada um quer tirar proveito para ter sua vez de ocupar um cargo chupa teta nos alto escalão do governo para saquear o erário público e _uder o povo, balaio de ineptos que nada fazem e nada farão para o real crescimento de um Brasil para todos.

  13. Infelizmente os políticos sempre querem aproveitar carona e presidente Dilma foi fora do normal. Desde o início da visita que ela se comporta como se o Papa andasse fazendo um visita ao Brasil por conta dela, ou de seu governo. Se duvidar na campanha eleitoral ela vai usar a figura do papa e dizer que do papa fez parceria com ela. Pelo o hábito que tem de fazer parceria, ela quer tirar proveito de tudo. Até parece que o papa precisa de fazer parceria com governo. Duvido que ela mostre sua popularidade andando de carro com vidro aberto. Desafio qualquer político para sair no Rio de Janeiro de vidro aberto. sabe por que não fazem? Porque são mentirosos, prometem muitas coisas e quando realizam, realizam somente o que pode favorecer seus intereses ou de grupos de parceria. Que peninha Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *