Dilma continua isolada no mundo de fantasias que ela própria criou

Débora Bergamasco
IstoÉ

Um interlocutor que esteve com Dilma nas 24 horas anteriores ao afastamento a definiu como “fria. Absolutamente fria.” Os mais próximos dizem que essa é uma característica manifestada por ela especialmente em momentos de crise. De tão gélida, a presidente ganha objetividade e, às vezes, até faz troça da própria desgraça. Nos momentos de reflexão, a frase mais recorrente foi: “Fizemos tudo o que podíamos”.

Já as reclamações mais contundentes foram destinadas aos que viraram casaca aos 45 do segundo tempo. Nos últimos dias, Dilma descobriu que o então ministro Waldir Simão, do Planejamento, vinha mantendo reuniões secretas com o nome escolhido por Temer para comandar a pasta, o senador Romero Jucá.

Outra decepção foi saber que outro funcionário Dyogo Oliveira, que foi secretário executivo de Nelson Barbosa no Planejamento e posteriormente na Fazenda, também estava fechado com Jucá para integrar sua equipe.

VÍTIMA DE “GOLPE”

Apesar de abatida e ciente de que será praticamente impossível reverter sua situação, ela continuará insistindo na tese de que foi afastada injustamente e que foi vítima de um golpe, o que mostra que ela ainda permanece mergulhada no mundo da fantasia que ela criou para si mesma.

Nesse mundo paralelo, não houve pedaladas fiscais nem estelionato eleitoral, muito menos envolvimento de petistas no Petrolão. No País das maravilhas de Dilma também não existiram tentativas de obstrução de Justiça, por ela mesma, nem tramas para dificultar os trabalhos da Lava Jato. As delações de Delcídio do Amaral e, mais recentemente, de Marcelo Odebrecht teriam sido apenas quimeras.

No mundo real, Dilma vai tirar os próximos dias para descansar em Porto Alegre para visitar sua filha, Paula, e seus netos Gabriel e Guilherme, que ainda é de colo.

MORDOMIA GARANTIDA

Durante o período em que estiver afastada, continuará contando com um avião da Força Aérea Brasileira para levá-la para onde ela quiser. Poder viajar em jatinhos da FAB era uma questão crucial para ela, que anseia percorrer o Brasil e exterior a fim de entoar a já enfadonha cantilena do “golpe”. Outra regalia obtida foi o direito a salário integral, no valor de R$ 27,8 mil.

Dilma também terá direito a carro oficial com motoristas, segurança pessoal e assistência médica, além de uma estrutura de gabinete pessoal.

O ex-presidente Lula, no entanto, ficará afastado. Na semana passada, o petista confidenciou a amigos já ter cumprido sua missão. Agora, vai cuidar da própria sorte.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A jornalista Débora Bergamasco, diretora da IstoÉ em Brasília, escreveu com Sérgio Pardella a explosiva reportagem que revelou o delicado estado de saúde da presidente Dilma Rousseff. Segundo o site Diário do Centro do Mundo, muito bem informado em assuntos ligados ao governo, Débora é casada com o ex-ministo José Eduardo Cardozo, ou seja, realmente tem acesso privilegiado a informações de bastidores do Planalto e continua exercendo a profissão com total liberdade. (C.N.)

5 thoughts on “Dilma continua isolada no mundo de fantasias que ela própria criou

  1. Senhores,

    Sobre o protesto da Venezuela e do Maduro em relação à queda da Dilma, vale ver o artigo abaixo:

    “PREOCUPAÇÕES DOS EUA SOBRE POSSÍVEL COLAPSO DA VENEZUELA AUMENTAM

    Os Estados Unidos estão cada vez mais preocupados com o potencial colapso político e econômico da Venezuela, estimulados por temores de um calote da dívida, crescentes protestos nas ruas e deterioração do essencial setor de petróleo, disseram autoridades da inteligência dos EUA nesta sexta-feira.
    Em uma avaliação da piora na crise da Venezuela, as autoridades expressaram DÚVIDAS de que o impopular presidente de esquerda Nicolás Maduro permitiria uma convocação para um referendo este ano, apesar dos protestos liderados pela oposição exigirem uma votação para decidir se ele permanece no cargo.
    Mas as duas autoridades, falando com um pequeno grupo de jornalistas em Washington, previram que Maduro, líder do país mais veementemente contra o governo norte-americano na América Latina e um grande fornecedor de petróleo para os EUA, provavelmente não seria capaz de completar seu mandato, previsto para acabar após eleições, no fim de 2018.
    (…)
    Escassez na Venezuela leva saqueadores a roubar de frangos a roupa íntima:
    Multidões da Venezuela roubaram frangos, trigo e até roupa íntima nesta semana, quando os saques aumentaram no país-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), atingido por uma crise que tem provocado a escassez de muitos produtos básicos.”

    Post completo (Reuters):
    http://www.defesanet.com.br/crise/noticia/22354/Preocupacoes-dos-EUA-sobre-possivel-colapso-da-Venezuela-aumentam/

    -Ué? Os empresários e capitalistas (expulsos do país) não eram o mal da Venezuela?
    -Não dava para fazer uma sociedade perfeita sem os empresários e outros “exploradores” da mão-de-obra do pobre?

    • E a claque vem, insistentemente, dizer que o problema do mundo é o neoliberalismo.

      Das duas uma, ou é imbecilidade ideológica ou se trata de masoquismo/sadismo.

      Está aí a Venezuela, um país livre do “neoliberalismo” com uma economia 100% planificada e mantida pelo governo.

      Que se acabem para aprender a lição!

  2. A Dilma deveria ir para Cuba e fazer um tratamento
    na base da sonoterapia, ficar na ilha a espera do “cartão vermelho”, afinal já esta de cartão amarelo.
    Esperar o desenlace, sempre sob os protestos do
    Titio Fidel, que também vai perder uma mina de ouro da sua ilha.
    Certamente madame, não deverá atravessar Brasília, montada num cavalo e sem roupas, como uma Lady Godiva sapiens, acompanhada de todos os “quarenteneiros” remunerados, como
    forma de chamar a atenção do mundo sobre o “golpe”.
    A frente do cortejo, poderia ir o Joaquim Barbosa, agora convertido ao petralhismo, embora tardiamente
    A Dilma que com o seu vasto conhecimento religioso, em tempos passados chamou Nossa Senhora de “Deusa Mulher”, talvez peça a mãe de
    Jesus para lhe fazer um milagre, porque só no
    bla´blá do Cardoso, esta difícil.

  3. O Brasil assume o papel de republiqueta chinfrim ao permitir que a madame use jatinhos pagos com o dinheiro do povo para ir contar mentiras e dar espetáculos de insanidade mental pelo país.

    Basta !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *