Dilma diz a Lula, por telefone, que é preciso reagir “até o fim” aos ataques infundados

Lula continua despachando no hotel Royal Tulip

Vera Rosa
Estadão

A presidente Dilma Rousseff criticou duramente, nesta terça-feira, 3, a ofensiva do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o Palácio do Planalto. Em conversa por telefone com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Brasília, Dilma disse que é preciso reagir a ataques “infundados” e não deixar nenhuma acusação sem resposta.

Convencida de que a Comissão Especial do Impeachment instalada no Senado aprovará, na sexta-feira, 6, o parecer recomendando sua deposição e que o plenário da Casa também votará por seu afastamento, no dia 11, Dilma reforçou o discurso da resistência.

“Eu vou resistir até o fim”, repetiu a presidente, nesta terça-feira, na conversa com Lula. Antes dessa ligação, o ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner, também esteve com Lula, no hotel Royal Tulip, em Brasília. “Estou à disposição das autoridades e não acredito na aceitação definitiva do meu nome no processo”, disse Wagner. “Estou tranquilo e confio nas investigações.”

INQUÉRITO NO STF

Janot decidiu pedir abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal contra Dilma e Lula. Ele quer investigar se a presidente tentou nomear Lula para a Casa Civil, em março, apenas para garantir foro privilegiado a seu padrinho político, atrapalhando a Operação Lava Jato, e também se houve crime na indicação do ministro Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O procurador-geral da República incluiu Lula como investigado no principal inquérito da Lava Jato. Wagner e os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação Social), além do assessor especial da Presidência da República, Giles Azevedo, e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também estão nesta lista.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A reportagem requer tradução simultânea. As informações foram passadas pela assessoria do Planalto, a repórter não entrevistou ninguém. Fica parecendo que é a presidente Dilma que está à frente da situação, quando a realidade é bem outra. Há quase dois meses a presidente parou de ler jornais e revistas e não assiste a telejornais. É informada através de uma pequena sinopse, escrita por assessores, que amacia as notícias para não agravar o estado de saúde dela. Ela nem sabe que vai ser investigada criminalmente pelo Supremo. A verdade é que Dilma está vivendo numa realidade à parte, num mundo do faz de conta, a ficha ainda não caiu, é uma situação deplorável, incentivada por Lula e pelos ministros e assessores palacianos. (C.N.)

20 thoughts on “Dilma diz a Lula, por telefone, que é preciso reagir “até o fim” aos ataques infundados

  1. Marina Colasanti, no seu livro Um Idéia Toda Azul, conta a história de um rei que, cansado de ouvir más notícias, pediu à abelha que tapasse seu ouvido com cera.

    Marina é o que há de sensibilidade.na literatura.
    Tô quase recomendando uma boa abelha para os ouvidos da Dilma.

    Por mais que ela tenha se atrapalhado toda diante da nação, me dá um dó daqueles saber que ela está do jeito que você diz que ela está, Newton.
    Não li a revista.

    O mundo é um moinho, como cantava Cartola. Reduz as ilusões a pó.

    Ontem, uma amiga me disse que todo esse dinheiro não foi aplicado em nada, ou não foi aplicado todo, está em algum lugar, escondido. Será?

    A gente ouve e lê tanta coisa… Valha-me Deus!..

    • Tudo isso é muito triste, Ofélia, revela a desmedida ambição das pessoas que disputam o poder. Dilma precisa de tratamento e paz, mas Lula, o PT e os ministros do núcleo duro preferem usá-la como massa de manobra, é uma perversidade. E a família dela finge que não está acontecendo nada.

      Abs.

      CN

  2. Um dia, Newton, o irmão do Hélio me disse: “Você não sabe o que é o poder”. Eu perguntei: “E você sabe?”
    Ele se calou. Com toda a inteligência que tinha, talvez por isto mesmo, sabia que não conseguiria explicar sem que tivesse tomado parte nesse tal poder. Pior: explicar pra mim.

    Ah: a família, que você diz, são os netos, a filha e o ex-marido?

    Está sozinha.

    Abç

  3. Só há uma maneira da Dilma cair ” relativamente em pé ” . Seria ela mandar a sua defesa junto ao TSE, assumir a culpa das inúmeras irregularidades nas contas da campanha, mas reforçando que esses ilegais benefícios foram para a chapa como um todo, o que incluí o Temer.
    Quem sabe assim , não teríamos um ‘ alma honesta ‘ do porte do Romero Jucá no Planejamento.

  4. O Clube Militar e a Realidade :

    ” Os três comandantes militares já bateram continência para o vice-presidente Michel Temer, até para reiterar o compromisso das Forças Armadas com a normalidade democrática e o respeito à Constituição. Para o staff de Temer, as reuniões foram importantes para sinalizar que as Forças Armadas jamais se deixariam utilizar pelo projeto de poder petista, como alguns próceres do governo Dilma Rousseff pretendiam. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

    Contaram ao ministro Aldo Rebelo (Defesa) que os comandantes militares foram recebidos por assessor de Michel Temer. Ele acreditou.

    Os comandos da Aeronáutica e Marinha negam o encontro com Temer; o do Exército admite ter ido ao Jaburu apenas entregar um convite.

    Dilma avaliou assinar decreto Estado de Defesa, no auge dos protestos que levaram entre 4 e 6 milhões às ruas, em favor do impeachment.

    Consultados, comandantes militares recusaram apoio ao “Estado de Defesa”, que suprimiria sigilo até de telefonia e o direito de reunião”.

    ( Diário do Poder ).

  5. Se correr o bicho pega, se ficar….

    Se perder mandato, Delcídio pode “empurrar” Lula para Moro

    Por: Severino Motta  04/05/2016 às 6:06

        

    Delcídio e Lula: destinos cruzados

    Caso se confirme a expectativa de cassação do mandato de Delcídio do Amaral nos próximos dias, o processo contra o senador que corre no STF, será enviado ao juiz Sérgio Moro. Delcídio permanece no STF, graças aos termos de sua delação premiada, mas todos os demais que não forem delatores vão para a Justiça Federal no Paraná.

    Lula foi incluído na denúncia de Delcídio pela Procuradoria-Geral da República e no inquérito-mãe do petrolão, que também corre no Supremo.

    Nenhum dos dois casos se enquadra nas investigações da Triplo X, a fase da Lava-Jato que apura a propriedade do apartamento do Guarujá e do sítio de Atibaia atribuídos ao ex-presidente. Esse caso está no STF até decisão final do pleno.

    Mas não há nenhuma decisão da corte que salvaguarde Lula de “descer” para as mãos de Moro juntamente com Delcídio se este for o destino dos incluídos na denúncia do senador.

  6. A Funai vai virar um revenda autorizada ???

    Dilma informa que os médicos cubanos também consertam índios que antes morriam por falta de assistência técnica !!!

    Por que tanta gente demorou tanto tempo para descobrir que a presidente da República não consegue dizer coisas inteligíveis?

    Por: Augusto Nunes  03/05/2016 às 20:16

    Depois de responsabilizar “os opositores” pela crise econômica que produziu em parceria com Lula, depois de informar que o impeachment não golpeia apenas a “pessoa individual” da presidente, depois de comunicar que gastaria com o Bolsa Família o dinheiro que o governo não tem, Dilma Rousseff resolveu explicar à plateia do comício da CUT por que prorrogara o prazo de validade do Programa Mais Médicos.

    Daqui a muitos anos, diante do vídeo que registra esse trecho da discurseira do 1° de Maio, os brasileiros que se mantiveram lúcidos tornarão a perguntar-se por que tanta gente demorou tanto tempo para descobrir que a presidente da República não conseguia governar a própria cabeça, não dizia coisa com coisa e era incapaz de encadear duas ou três frases inteligíveis. Confiram o que disse Dilma ─ sem que a turma no palanque parecesse espantada.

    “Não tinha médicos nas regiões mais pobres e mais habitadas. No interior também, nas regiões indígenas… vocês sabem que índios no Brasil murriam por falta de assistência técnica. Intão, é muito importante a prorrogação desse programa”.

    O mundo agora sabe que a discípula completou a obra do mestre. Lula descobriu que os silvícolas destas paragens ─ como os computadores, as geladeiras ou os automóveis ─ precisam de assistência técnica permanente. E Dilma descobriu que os médicos cubanos são os únicos do mundo especializados em conserto de índios com problemas técnicos que, no tempo de FHC, dizimaram centenas de tribos.

  7. As últimas notícias querem nos fazer acreditar que finalmente caiu a ficha na mente funda e fecunda do Procurador-Geral da República
    Rodrigo Janot!
    Eureka!
    A sociedade mentecapta e desmemoriada é chamada a comemorar o fato de que a Justiça tarda mas não falha. Depois de um enoooorme e meritório esforço cognitivo , Janot chegou à brilhante conclusão que Luis Inácio Lula da Silva devia ser denunciado ao Supremo Tribunal Federal como o verdadeiro chefe da quadrilha que idealizou e operou, tranquilamente, durante mais de uma década , o maior esquema de corrupção desse mundo!
    Quem acredita levante a mão!
    Lembram daquela quadrilha que, em 2013 , os ministros do Supremo chegaram à conclusão que sequer existia?
    Era a mesma!
    A mesma que hoje Rodrigo Janot passou a chamar de organização criminosa – depois que nós a apelidamos de ORCRIM por aqui – e que face às revelações que HÁ MESES , fazem os condenados da Odebrecht , da OAS, da Andrade Gutierrez sob segredo de Justiça , ele avalia só agora – sabia de nada , inocente! – que “jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dela participasse.”
    Que país é esse?
    Lembram do Mensalão? Daquela pegadinha, daquela sequência de crimes descontinuados , que o PT , nos narrou com se fossem delitos pueris , dignos das Pequenas Causas , cometidos por heróis brasileiros para o bem comum?
    Agora Janot chegou à conclusão de que o mensalão foi apenas uma das faces do Petrolão .
    Impressionante!
    Nada temos a agradecer ao PGR. Além das mazelas causadas à sociedade durante todos os anos durante os quais ele e o plenário do Supremo levaram para terem a coragem e a vergonha na cara necessárias para identificar no desgoverno uma quadrilha “verticalizada” e nela o Lula como o verdadeiro chefe fazendo “articulações espúrias” para interferir na Operação Lava Jato.
    Janot e o STF têm o dever de responder algumas básicas questões: não era evidente por causa das diversas e contraditórias versões dadas por Lula para tais crimes que ele mentia quando jurava que num çabia de nada?
    Por quais cargas d’água o Ministério Público “esqueceu” que , no depoimento dado pelo publicitário Duda Mendonça na CPI dos Correios , em 2005 , foi anunciado ao vivo e a cores , o crime , o autor , o beneficiário , a conta off shore e o extrato bancário?
    Por que o então Procurador Geral da República Ministério sequer citou o nome desse criminoso no rol dos 40 petistas e cúmplices que viraram réus na AP470?
    Por que não andam os processos contra o presidente do Senado Renan Callheiros?
    Parece-me que as gavetas de Janot , na Procuradoria Geral da República e, bem assim, aquelas dos ministros , no Supremo, por tempo demais , estiveram cheias de ratos.
    Se o juiz Sérgio Moro não tivesse liberado geral aquelas gravações obscenas , se a nação não tivesse escutado , alto e bom som , todos aqueles ” tchaus , queridos e queridas” , o bandido hoje seria ministro da Casa Civil , Dilma nos flagelaria até 2018 e os nossos doutos PGR e supremos ministros continuariam cegos, surdos e mudos, enquanto nós , na planície , continuaríamos , como era do conhecimento de todos eles: penando nas mãos dos bandidos a quem eles devem as suas- e as de descendentes! – nomeações não menos ” espúrias”.
    Que Janot não espere por agradecimentos por ter feito ,quando bem quis e com imperdoável atraso, a sua obrigação, ao denunciar o Poderoso Chefão , além do resto da famiglia: Dilma , Jaques Wagner, Ricardo Berzoini, Edinho Silva, Aluísio Mercadante , Giles Azevedo, José Sérgio Gabrielli, Antônio Palocci , Erenice Guerra, que , por óbvio, não poderiam ter roubado tanto , sem a conivência da Lei.
    Fato é que por causa da lerdeza de uma Justiça cooptada em Brasília , hoje e aqui, num Brasil de verdade , mais de 11 milhões de cidadãos brasileiros , não sabem se serão capazes de dar de comer a seus filhos amanhã.
    Aqui , agora , longe do País das Maradilmas, ninguém esquecerá que de saída o ilustre PGR achou – por escrito ! – que a master mind boquirrota e pornográfica tinha todo o direito de governar o Brasil sem mandato a partir da Casa Incivil, nem se convencerá de a caneta do Procurador – Geral, só se mexeu para denunciar Lula, quando se tornou incapaz de camuflar por mais tempo os delitos dos petistas.
    Não houve qualquer – fiat lux! – nas investigações do PGR quanto aos mais do que evidentes crimes de desvio de finalidade e a obstrução da Justiça. Rodrigo Janot apenas só desembarcou do Dilmanic , quando a orquestra
    começou a tocar o réquiem.
    O Poder Judiciário foi atropelado pelos fatos, pelos malfeitos, pelas ruas, pela população brasileira ,por todos nós que , cansados de ser roubados impunemente, cansados de ouvir lorotas em latim, cansados da inação , da omissão e da hipocrisia de uma Justiça que protege meliantes e lhes garante privilégios e impunidade, não esperamos pelo momento político ideal , como faz hoje o Procurador Geral da República para agir.
    Nós não mais confiamos na Justiça de Brasília.
    Por aqui , agradecemos sim , todos os dias, é ao Juiz Sérgio Moro, pois sem ele essa canalha continuaria aplicando uma interminável felação premiada do Brasil.
    Torcemos para que – já que a cumpanherada está prestes a perder o foro privilegiado – os seus crimes saiam da competência e das mão benevolentes do Supremo Tribunal Federal e possam ser julgados na República que fala a nossa língua: a de Curitiba.

  8. Janot só mandou investigar Lula e Dilma,depois que ele viu que os dois vão cair de podre.Enquanto ele via uma possibilidade das coisas acalmarem, os protegeu.Agora que a coisa está indo irremediavelmente para brejo está querendo ficar bem avaliado pela sociedade.

  9. Acho que estou indo para a oposição ao Temer…

    Nos casos em que não está topando manter até o mesmo ministro de Dilma Rousseff, como pode acontecer com Gilberto Kassab nas Cidades, Michel Temer estuda transformar pastas em verdadeiras capitanias hereditárias.

    Pernambuco, uma das mais prósperas capitanias do Brasil colônia, pode resgatar esse passado glorioso, justamente com uma de suas famílias políticas mais tradicionais: os Bezerra Coelho.

    O ex-ministro Fernando Bezerra, que tanto hesitou em deixar o ministério de Dilma quando Eduardo Campos, seu padrinho, resolveu romper com o PT, agora é um defensor convicto do impeachment.

    Seu filho, o jovem deputado Fernando Coelho Filho, é o mais cotado pela equipe de Temer para assumir a cadeira que foi do pai.
    ( Radar Veja ).

  10. Na hipótese de Dilma estar, realmente, com problemas mentais, esse fato poderá ser usado para tentar livrá-la de futuras condenações alegando inimputabilidade.
    No entanto alguém teria que ser responsabilizado por ter ocultado situação tão grave, o que permitiu sua permanência à frente do governo.

  11. Dilma tem então duas graves doenças, Newton. A solidão é uma doença séria, capaz de matar.

    Em tempo: a compaixão por uma pessoa não exclui a compaixão por outra, com motivos diferentes.

    No filme Heleno, de há alguns anos, interpretado por Rodrigo Santoro, vê-se a tristeza que é alguém não estar com a cabeça boa, não importa a razão, que palavra! (royalties para o jornalista Hélio Fernandes).
    Heleno teve sífilis. Sabe-se lá o que Dilma passou pra ficar como dizem que está. Ou sei lá se antes de se engajar na luta política ela já era assim. Como saber?

    O Brasil não é prático. Que leitura mais chata a desse relatório que, já se sabe, condena Dilma. Não é chato porque condena. Mas porque ninguém merece ficar ouvindo esse palavrório todo.

    Eu já deixei a Globo News de lado. Quero o resumo do resumo. A sentença todos nós sabemos.

    Dilma deveria ir pra São Lourenço, MG, fazer o que antigamente chamávamos de ‘estação de águas’. E largar tudo nas mãos dos companheiros como o vice Michel Temer.

    Ah, ele não era companheiro, mas torço para que acerte a mão como num jogo cheio de fichas na mesa. Nós precisamos da habilidade dele. Não sei se tem. Tomara que tenha. E não venha a ser afastado do cargo. .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *