
Charge sem assinatura (arquivo Google)
Maurício Ferro
O Globo
A ex-presidente Dilma Rousseff pode pegar de três a oito anos de reclusão, e multa, pelo crime de obstrução à Justiça, segundo o professor Thiago Bottino, da FGV Direito, ouvido pelo GLOBO. Em delação premiada, a publicitária Mônica Moura, mulher de João Santana, relatou que Dilma tinha conhecimento da conta que o casal mantinha na Suíça. Por diversas vezes, a ex-presidente teria perguntado se a conta era segura. Além disso, também teria sugerido que o endereço fosse mudado da Suíça para Cingapura. “Neste caso, sim (poderia ser enquadrada no crime de obstrução), porque tem relação direta com investigação” — explicou Bottino.
Como demonstrou o criminalista, o caso da ex-presidente se enquadraria no Art. 2º: Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa. O parágrafo primeiro, no qual Dilma se encaixaria, diz: “Nas mesmas penas incorre quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa”.
CODINOME – A ex-presidente, segundo Mônica Moura, também mantinha um e-mail com codinome Iolanda, usado para manter a comunicação com o casal. Por meio deste canal, Dilma teria comunicado que os publicitários, à época no exterior, seriam presos quando retornassem ao país. De acordo com Bottino, porém, o simples aviso não seria crime de obstrução:
“Avisar, simplesmente, que haverá uma prisão não me parece que se enquadre (como obstrução à Justiça), porque a prisão não é um “ato de investigação”, comentou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Com todo o respeito à opinião do o ilustre criminalista, é preciso ressalvar que Dilma (ou Wanda, ou Estela ou Iolanda) pode ser enquadrada em obstrução por avisar Santana sobre o mandado de prisão, cuja decretação lhe foi comunicada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Tudo indica que o aviso foi feito com o intuito de que ele se evadisse. Caso contrário, a informação da delatora seria dada assim: “Dilma pediu que Santana se entregasse à Polícia”. Como se vê, existe uma diferença enorme entre as duas concepções do fato. (C.N.)
E agora? Não foram viver num país com excesso de democracia, como a Venezuela, e agora perderam o timming. Se arrependimento matasse…
Mas só 8 anos … ? Ah não, tem coisa errada aí !!!
Notícia recente: circula nos jornais que durante um jantar na Casa Branca entre James Comey, ex diretor do FBI, e Donald Trump, este o perguntou: você será leal a mim? Resposta do Comey: serei honesto com o senhor.
Vamos nos transportar para o Brasil atual. Jantar entre Temer e Renan. Temer pergunta a Renan: você será leal a mim? Resposta do Renan: quanto levo nisso?
O Brasil preocupando e o Lula afirmando que “vai ser só marolinha”…
O Brasil destroçando e o Mantega persistindo na idiotice….
O Brasil desesperando e a Dilma saudando a mandioca…
Golpe foram os anos que tivemos que aguentar esses imbecis cuidando da coisa publica.
Dilma nomeou Graça Foster para acabar com corrupção na Petrobras, diz Santana
Graça estava lá, por determinação dela, para acabar com a “esculhambação”
https://goo.gl/vVYTJA