Dilma pode pegar até oito anos de prisão por obstruir a Justiça, diz criminalista

Resultado de imagem para dilma presa charges

Charge sem assinatura (arquivo Google)

Maurício Ferro
O Globo

A ex-presidente Dilma Rousseff pode pegar de três a oito anos de reclusão, e multa, pelo crime de obstrução à Justiça, segundo o professor Thiago Bottino, da FGV Direito, ouvido pelo GLOBO. Em delação premiada, a publicitária Mônica Moura, mulher de João Santana, relatou que Dilma tinha conhecimento da conta que o casal mantinha na Suíça. Por diversas vezes, a ex-presidente teria perguntado se a conta era segura. Além disso, também teria sugerido que o endereço fosse mudado da Suíça para Cingapura. “Neste caso, sim (poderia ser enquadrada no crime de obstrução), porque tem relação direta com investigação” — explicou Bottino.

Como demonstrou o criminalista, o caso da ex-presidente se enquadraria no Art. 2º: Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa. O parágrafo primeiro, no qual Dilma se encaixaria, diz: “Nas mesmas penas incorre quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa”.

CODINOME – A ex-presidente, segundo Mônica Moura, também mantinha um e-mail com codinome Iolanda, usado para manter a comunicação com o casal. Por meio deste canal, Dilma teria comunicado que os publicitários, à época no exterior, seriam presos quando retornassem ao país. De acordo com Bottino, porém, o simples aviso não seria crime de obstrução:

“Avisar, simplesmente, que haverá uma prisão não me parece que se enquadre (como obstrução à Justiça), porque a prisão não é um “ato de investigação”, comentou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Com todo o respeito à opinião do o ilustre criminalista, é preciso ressalvar que Dilma (ou Wanda, ou Estela ou Iolanda) pode ser enquadrada em obstrução por avisar Santana sobre o mandado de prisão, cuja decretação lhe foi comunicada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Tudo indica que o aviso foi feito com o intuito de que ele se evadisse. Caso contrário, a informação da delatora seria dada assim: “Dilma pediu que Santana se entregasse à Polícia”. Como se vê, existe uma diferença enorme entre as duas concepções do fato. (C.N.)

 

5 thoughts on “Dilma pode pegar até oito anos de prisão por obstruir a Justiça, diz criminalista

  1. Notícia recente: circula nos jornais que durante um jantar na Casa Branca entre James Comey, ex diretor do FBI, e Donald Trump, este o perguntou: você será leal a mim? Resposta do Comey: serei honesto com o senhor.
    Vamos nos transportar para o Brasil atual. Jantar entre Temer e Renan. Temer pergunta a Renan: você será leal a mim? Resposta do Renan: quanto levo nisso?

  2. O Brasil preocupando e o Lula afirmando que “vai ser só marolinha”…
    O Brasil destroçando e o Mantega persistindo na idiotice….
    O Brasil desesperando e a Dilma saudando a mandioca…

    Golpe foram os anos que tivemos que aguentar esses imbecis cuidando da coisa publica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *