Dilma sabe que o motivo da espionagem não é terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos

Sabrina Craide
Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff divulgou uma nota oficial hoje (9) dizendo que, se forem confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo das tentativas de violação e de espionagem de dados do Brasil, que agora têm como alvo a Petrobras, não é a segurança ou o combate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos. “Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro”, disse.

Reportagem veiculada ontem (8) pelo programa Fantástico, da TV Globo, mostrou que documentos vazados pelo ex-consultor de informática Edward Snowden indicam que a rede privada de computadores da Petrobras foi monitorada pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

“Por isso, o governo brasileiro está empenhado em obter esclarecimentos do governo norte-americano sobre todas as violações eventualmente praticadas, bem como exigir medidas concretas que afastem em definitivo a possibilidades de espionagem ofensiva aos direitos humanos, à nossa soberania e aos nossos interesses econômicos”, diz a nota.

Segundo Dilma, as tentativas de violação e espionagem de dados e informações são incompatíveis com a convivência democrática entre países amigos, sendo manifestamente ilegítimas. “Da nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas”, diz o comunicado.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

15 thoughts on “Dilma sabe que o motivo da espionagem não é terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos

  1. -EXIGIR?
    -O Brasil EXIGIR de quem? Dos Estados Unidos?

    -Onde já se viu um país GALINHA exigir alguma coisa de um país ÁGUIA?

    Abraços.
    ET: Avisem a nossa presidente que não existe AMIZADE entre países. Existe INTERESSE! Será que ela não tem assessoria dos nossos DIPLOMATAS para dizer isso?

  2. Quem estuda matemática sabe que quando se encontra uma solução 2=3 isto representa um absurdo e o conjunto solução é o vazio – { }.Pois bem: a nota da presidente medíocre é um absurdo, vazio, oco, inócua sem sentido.Mas como sempre que o PT faz, eleitoreiro.Nessas alturas a presidente deve estar com 75% de popularidade, é o que se espera, porque só tem dado Dilmona na mídia.

  3. A ABIN pode espionar os tucanos, divulgar informações confidenciais do sigilo fiscal do Joaquim Barbosa, investigar o Eduardo Campos em Suape…., mas acham ruim quando os “yankees imperialistas” nos espionam.
    Fazem pacto com as Farc, o Foro de Sao Paulo, ajudam a nomear um TRAFICANTE INTERNACIONAL de COCAÍNA na chefia da UNASUL, dão abrigo a terroristas e assassinos internacionais, deram apoio ao Iran no Conselho de Segurança da ONU e não querem se investigados?
    A sorte do PT e que os EUA ainda não colocaram a boca no trombone. Ainda!

  4. Para uma Presidência da República, essa é realmente uma nota absurda e escancaradamente eleitoreira. Uma presidente de qualquer República jamais poderia fundamentar qualquer mensagem com uma suposição. A suposta espionagem que a Agência de Segurança Americana teria promovido contra a Petrobras. Ora, paciência tem limite. Vejam a frase principal da mensagem da Dilma:

    “Assim, se confirmados os fatos veiculados pela imprensa…”

    Ou seja: a nota acusatória foi emitida sem que o Governo Federal tenha certeza de que a espionagem ocorreu, baseada simplesmente em depoimentos de jornalistas, repercutidos por uma emissora de televisão que está cagando de meda. Baseada em hipótese não comprovada! Quanto amadorismo! Quanta incompetência. O rato continua a rugir. Haja estômago!

  5. Espionagem é normal em todo os setores da humanidade.
    Nesse caso, da Petrobrás, a conclusão da espionagem é que o Brasil não é auto-suficiente em petróleo e que
    pouco significa estrategicamente no planeta em combustíveis.

    Enfim, são estudos geo-econômicos feito por qualquer país.
    País sério, claro. Não o Brasil

  6. Bom dia, senhores.

    Isso eh o que dah ter um BANDO DE INCOMPTENTES gerenciando o setor de inteligencia.

    Tomam PORRADA e nao aprendem.

    CADA MACACO NO SEU GALHO.

    ABIN? Tao de sacanagem!

  7. Porque será que os USA reativou a Quarta Frota no oceano atlântico? Terá sido pelos belos olhos da dilmANTA,ou da viúva alegre da Argentina? ou do pré-sal? A incompetência brasileira para tirar conclusões e abissal.

  8. Como tem desinformados por aqui capturados por alguma religião ou ideologia que os transformam naquilo que são.

    Pensam que só o Brasil tem pré-sal. Não sabem que a costa africana está cheia deles e já deve ter empresas os explorando há algum tempo.

    Agora a pergunta: tem país que progride com gente assim?

  9. Aos desavisados e aos que tem espirito de porco e de vira latas. Quando Nixon espionou adversarios politicos, foi um cataclismo . Agora, 100% dos brasileiros verdes e amarelos, devem exigir, que nosso governo tome, ao menos medidas economicas , contra os americanos. Nao podemos amarelar, como os tucanos, todas as vezes que ficavam sem sapatos e dignidade, la pelas bandas do Norte

  10. Alô, quem fala? é você que ficou revoltadíssimo com FHC com a privatização da telefonia e hoje todos tem telefones?
    Perdeu sua rendinha esperta com o aluguel deles?
    Voce tinha muitos telefones enquanto mais de 70% da população não tinha nenhum, né?
    Esta carência do povo era ótima para voce, pois disso voce obtinha lucro?

    Esse cara tem um espírito santo.

  11. Hoje aluga apartamentos pois muitos nao tem casa. Por falar em telefones o Paraguai e a Bolivia tiveram crescimento da telefonia superior ao brasileiro, deve ser a administraçao de Fhc, na Africa a telefonia tambem explodiu, esse fhc é um sujeito ” capaiz ” nao confundir com capacho sem sapatos por cima

  12. E ainda por cima cortam verba da defesa,não investem em tecnologias capazes de barrar tais ações,a base de Alcântara está lá ,já deveria estar enviando nossos próprios satélites ,mas ao invés disso alugamos satélites por onde se transmite as mais diversas informações ,e quem transmite ? cobrar explicações de quem? sugiro que seja de quem tem a caneta nas mãos.(e tem gente que aplaude diplomata que dá fuga a um criminoso )

  13. No mínimo deveria ser suspenso o leilão de Libra.
    Já é um contra senso, muito mais nessas condições.
    É vender nossas riquezas na bacia das almas.
    Deplorável!!!

  14. Não estou entendendo nadica de nada! Acho que estou ficando lelé da cuca. Senão, vejamos: Primeiro, um autóctone boliviano invade com seus legionários e toma, do governo brasileiro, uma refinaria da Petrobrás e o presidente daqui disse que podia ficar assim porque os bolivianos são pobrezinhos.
    Agora, a presidente sucessora alardeia que a Petrobrás foi “espiada” e exige reparos do presidente do mais poderoso país do mundo? Ora! Que diabos ofensa nacional é essa? Oque é pior? Uma olhadinha nas nossas coisas ou uma invasão e tomada de território nosso? Argh! Algum diplomata explica essa coisa? Quem sabe, Seu Francisco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *