Dilma tem pouca comunicao com as mulheres

Pedro do Coutto

Reportagens de Fernando Canzian e Fernando Rodrigues publicadas na FSP de domingo sobre detalhamentos da pesquisa do Datafolha, divulgada no sbado, destacam aspectos interessantes que formam o resultado hoje das intenes de voto para presidente da Repblica que apontou 38 pontos para Jos Serra e 28 por cento para Dilma Roussef. So detalhes importantes, talvez essenciais, para o desenrolar da campanha sucessria.

or exemplo: entre os homens, resultado mdio de todas as regies, Serra alcana 38 contra 33 de Dilma. Entre as mulheres, no entanto, a diferena em favor do ex-governador de So Paulo passa a ser muito maior: 38 a 22. No primeiro segmento, como observamos, a distancia de cinco pontos. No segundo, de dezesseis degraus. O que pode explicar isso? Alis, fenmeno raro em poltica a falta de convergncia estatstica entre eleitores e eleitoras.

A nica hiptese vivel para o entendimento de tal raridade numrica s pode residir na falta de comunicao mais efetiva entre a ex-chefe da Casa Civil e as mulheres. Sua linguagem e sua mensagem ainda no conseguiram sensibilizar a opinio pblica feminina. Como fazer isso a questo colocada para os magos do marketing eleitoral. s vezes no nada complicado. Basta uma palavra mais simples e, por isso mesmo, mais motivadora. Ela no falou at agora ao corao das mulheres. Talvez por sua postura demasiado tecnocrtica. No atingiu as mes de famlia, as donas de casa, as mulheres comuns que lutam para sustentar e dar ensino a seus filhos. O caminho me parece ser por a.

A poltica para lembrar o conceito de De Gaulle algo extremamente complexo. Porm todas as suas formulaes tm que ser claras. Poltica uma ao firme e forte em torno de idias claras e simples, acrescentou quando em 65 foi eleito pelo voto direto, no segundo turno, derrotando Mitterrand.

Analisando-se com frieza e objetividade os resultados setoriais do levantamento do Datafolha, verificamos uma surpresa: Dilma perde para Serra, por 34 a 25, nas classes D/E, as de menor renda e que, segundo a empresa da Folha de So Paulo, pesam 30,8 por cento do eleitorado. Uma contradio, pois exatamente nestes grupos que o presidente Lula obtm seus melhores ndices de aprovao. Isso de um lado. De outro, revela que a pesquisa de inteno de voto, a partir do momento em que Lula se empenhar mais claramente, quando no perodo de propaganda na televiso, pode apresentar mudana substancial. Pois os segmentos de menor renda mensal (de 804 a 1.115 reais por ms) ainda no fixaram a imagem de Roussef como candidata do presidente. Fenmeno cultural e de fato natural, tipicamente brasileiro.

Na classe C, que engloba 53 por cento dos eleitores (renda mensal de 1.115 a 4.807 reais), Serra leva a melhor por 36 a 28. Nas classes A/B, as de renda mensal melhor, o ex-governador bate a ex-ministra por 37 a 28. difcil mudana nesta faixa social, com peso de 15,6 por cento do total do eleitorado. So os que recebem acima de 4,8 mil reais por ms. Neste ponto, considero pessoalmente uma incluso um pouco forada. Afinal de contas, uma pessoa que ganha mensalmente em torno de 5 mil reais no deve ser considerada de classe mdia. E as despesas com alimentao, sade, educao dos filhos, com moradia? Seja como for, a mais bem situada na escala scio econmica. A tendncia do grupo votar em Serra. Da mesma forma que a tendncia, ainda no registrada de votar em Dilma, terminar predominando nas classes de renda mais baixas. Exatamente por isso que o quadro atual, apontando vantagem para Serra, no est consolidado. O tempo vai esclarecer.

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