Direita manipula a energia das ruas para fragilizar a presidente (e desmoralizar o PT)

Leonardo Boff

É notório que a direita brasileira, apoiada pelas mídias privada e familiar, está se aproveitando das manifestações massivas nas ruas para manipular essa energia a seu favor. A estratégia é fazer sangrar mais e mais a presidente Dilma Rousseff e desmoralizar o PT, e assim criar uma atmosfera que lhe permite voltar ao lugar que por via democrática perderam.

Se, por um lado, não podemos nos privar de críticas ao governo do PT, por outro não podemos ingenuamente permitir que as transformações político-sociais alcançadas nos últimos dez anos sejam desmoralizadas e desmontadas por parte das elites conservadoras.

É sabido que, com a vitória do capitalismo sobre o socialismo estatal do Leste Europeu, em 1989, o presidente norte-americano Reagan e a primeira-ministra britânica Thatcher inauguraram uma campanha mundial de desmoralização do Estado, tido como ineficiente, e da política como empecilho aos negócios das grandes corporações globalizadas e à lógica da acumulação capitalista. Com isso, visava-se chegar ao Estado mínimo, debilitar a sociedade civil e abrir amplo espaço às privatizações e ao domínio do mercado, até conseguir a passagem de uma sociedade com mercado para uma sociedade de puro mercado, na qual tudo vira mercadoria. Conseguiram.

PRIVATIZAÇÕES

O Brasil, sob a hegemonia do PSDB, se alinhou ao que se achava o marco mais moderno e eficaz da política mundial. Protagonizou vasta privatização de bens públicos, que foi maléfica ao interesse geral.

Que isso foi uma desgraça mundial se comprova pelo fosso abissal que se estabeleceu entre os poucos que dominam os capitais e as finanças e a grande maioria da humanidade. Sacrifica-se um povo inteiro, como a Grécia, sem qualquer consideração, no altar do mercado e da voracidade dos bancos.

A crise econômico-financeira de 2008, instaurada no coração dos países centrais que inventaram essa perversidade social, foi consequência desse tipo de opção política. Foram os Estados que tanto combateram que os salvaram da completa falência, produzida por suas medidas montadas sobre a mentira e a ganância.

Então, se devemos criticar a nossa classe política por ser corrupta, e o Estado por ser ainda, em grande parte, refém da macroeconomia neoliberal, devemos fazê-lo com critério e senso de medida. Caso contrário, levamos água ao moinho da direita. Esta se aproveita dessa crítica não para melhorar a sociedade em benefício do povo que grita na rua, mas para resgatar seu antigo poder político, especialmente aquele ligado ao poder de Estado, a partir do qual garantiam seu enriquecimento fácil.

NAS RUAS

Por isso, as massas devem continuar na rua contra elas. Precisam estar atentas a essa infiltração, que visa mudar o rumo das manifestações. Elas invocam a segurança pública e a ordem a ser estabelecida. Quem sabe, até sonham com a volta do braço armado para limpar as ruas.

Daí, cabe reforçar o governo de Dilma, cobrar-lhe, sim, reformas políticas profundas, evitar a histórica conciliação entre as forças em tensão e a oposição para, juntas novamente, esvaziarem o clamor das ruas e manterem um status quo que prolongue benefícios compartilhados.

Dessa forma se enfrentarão as articulações da direita e se poderá, com mais força, reclamar reformas políticas de base que vão na direção de atender a infraestrutura reclamada pelo povo nas ruas: melhor educação, melhores hospitais públicos, melhor transporte coletivo e menos violência na cidade e no campo.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

36 thoughts on “Direita manipula a energia das ruas para fragilizar a presidente (e desmoralizar o PT)

  1. Lamentável que você Leonardo não saiba mais distinguir manifestação espontânea ocorrida em junho passado, de passeata manipulada pelas centrais sindicais e organizações pró PT e Governo. Ou não está sendo honesto quando fala de Direita tentando manipular as massas contra o PT e a Dilma. Sugiro: Leia mais um pouco as publicações (revistas, jornais ), e poderá verificar que as manifestações não tinham lideres, nem os manifestantes queriam um. Aquilo Leonardo, era revolta com tudo de errado que vem acontecendo neste país.

  2. É o que eu sempre digo aqui.
    Agora quero ver quem não vai dizer que o elemento não é réu confesso.
    Taí a confissão do fanático.

    Com a geladeira cheia de produtos do agro-negócio, quem não dizer que pimenta nos olhos dos outros é refresco?

    Povão, cuidado com essa gente da salvação vermelha.
    Aqui tá mais um deles afirmando que vocês estão mentindo.

    Só tem uma palavra para definir esse canalha: HEDIONDO.

  3. Em um país dominado há mais de vinte anos por pessoas com o pensamento retrógrado marxista, agrupadas no que denominam partidos mas que não passam de quadrilhas planejadas para o domínio do poder e, principalmente, das burras estatais, costumam taxar como viúvas da ditadura os que manifestam saudade do período militar, alegando que a bipolaridade mundial acabou em 89. O que dizer desse cidadão que se refere a “direita” nesses tempos? O que é direita sr Boff? FHC, o príncipe da sociologia? Ou José Serra, o humilhador das tripulações militares nos aviões da FAB? Ou quem sabe o motorista e guarda-costas de Marighela? Para retomar os conceitos de direita-esquerda, haveria que ter uma oposição aos cúmplices de Lula et caterva. Quem é a “direita”? O PSTU? O PSOL?

  4. Concordo com as letras de Mauro Julio Vieira, e, acrescento, fanático, vingativo e com ideias que representam a vanguarda do atraso.
    Caro Leonardo, o PT e a Dilma, se desmoralizam por si só, se bastam, junto como 9Dedos, para a derrocada do LuloPTismo no Brasil, a descoberta do véu que cobria as falsas éticas e moralidades decantadas pelos militontos.

  5. Parece piada esse bando de asneiras que este padre de araque escreve, será que ainda anda bebendo muito. Em pleno século XXI no Brasil não existe mais esta besteira de direita ou esquerda. São apensa dois grupos se digladiando pelo poder nada mais. São farinha do mesmo saço ou pior são fezes da mesma cloaca.

  6. A meu ver, o grande Teólogo e Escritor, Frei Leonardo Boff, está muito enganado se julga que a única opção ao PT no Governo, é o PSDB. Tem outras opções muito mais viáveis. As articulações da Direita, após esses 10 anos, poderão dar certo. E depois, a rotatividade no Poder é coisa muito salutar. Abrs.

  7. Tem gente que anda escrevendo seus delírios ou mente tanto que esta acreditando nas suas mentiras. Mais parece um sem noção. Vejamos:
    1. Charge do Alpino – Tribuna da Imprensa 13Jul2013 – PT desiste de participar de protestos
    2. Tribuna da Imprensa – 12Jul2013 – – A bola de cristal do marqueteiro João Santana e suas erradas
    3. Tribuna da Imprensa – 12Jul2013 – Centrais pagaram claques para engrossar mobilização – De O Globo
    4. Tribuna da Imprensa – 11Jul2013 – Centrais sindicais esqueceram de convidar o povo e pagam mico com o fracasso do ‘megaprotesto’
    5. Tribuna da Imprensa – 11Jul2013 – Dia Nacional de Lutas é o Samba do Crioulo Doido em versão político-sindical

    O pior é que o PT esta a mais de dez anos no poder e o povo saiu as ruas por que? Será que é por que anda hiper satisfeito com a situação do país? Por que esta giga satisfeito com a administração do PT e seus aliados? Porque será que o povo não mais acredita em Partido Político da Situação e Oposição, Centrais Sindicais, etc.etc.

  8. Eminente Leonardo Boff,

    Quem quer desmoralizar a excelente presidente Dilma e impedir sua reeleição,que já era fato consumado é unicamente o ex-presidente Lula.O PSDB,NEM QUAISQUER OUTROS PARTIDOS, JAMAIS, CONSEGUIRIAM IMPEDIR QUE A LÚCIDA PRESIDENTE FOSSE REELEITA.
    Não consigo entender como um brilhante intelectual de sua estirpe não se dê conta disso.
    De qualquer modo é sempre muito gratificante ler o que o sr.escreve,pelo brilhantismo,cultura,inteligência e invejável erudição de seus textos.
    Continue nos brindando com sua inteligência!

  9. Caro Frei,
    O PSDB é mais parecido com o PT do que o senhor e seus colegas querem que eu acredite. O PSDB é tão esquerda quanto o PT e o PT é tão direita quanto o PSDB.
    Vamos parar com esse história infantil e superada de que somente PT e PSDB existem no país, chega de maniqueísmo. Para quem interessa ter somente esses dois partidos fortes ou existentes, já que são quase siameses? Há lideranças além de Lula e FHC.
    Ah, a esquerda não é boazinha assim, vide a força que o dito maior partido de esquerda deu aos mensaleiros, Renan, Sarney e Collor. Nem a direita é a única “malvadona” e manipuladora (os dois lados que o senhor apresentou e insiste em nos induzir que são os únicos que existem; são)!
    Obrigado, minha opinião é apenas uma discordância de ponto de vista, favor, discordem, mas não ofendam.

  10. Quanta besteira. Esqueçam de comunismo: nem mais a China e a Rússia é comunista. Nem os governos ditos de Direita nem os de Esquerda estão conseguindo tirar seus respectivos países do abismo a que todos chegaram ou estão a caminho. Claro está que o Mercado não resolve tudo, nem tampouco a intervenção do Estado. O que fazer? Não sei, só sei que tudo está errado. Errado porque uns poucos se enriquecem em detrimento da grande maioria dos desafortunados e não adianta chamar os pobres de preguiçosos ou de vagabundos. A verdade é que do jeito que o mundo está sendo concebido, não tem lugar para todo mundo. E as mudanças pra valer só virão a conta-gotas porque a Natureza não dá saltos, já se disse. Como consolação, digo que o mundo está passando por um período de transição e a tendência é piorar ainda mais até que seja separado o joio do trigo. Enquanto predominar a ideia do ser humano dissociado de seu lado espiritual o mundo só verá mesmo o que vemos todos os dias nas praças, na televisão, na internet. Mas o bem há de se sobrepor ao mal. Custe o que custar.

  11. Mas esse Boff é muito alienado. Aliás, é um reaça dos grandes. Que ideias mais antigas e conservadoras, sô! Talvez já esteja com o mal de Alzheimer. Certamente o lugar dele, no post mortem, é no inferno, único destino onde ele encontrará a igualdade. Quer dizer, há controvérsias. A cúpula capetínea não é tão igual assim. A nomenclatura infernal certamente deve usufruir de algumas mordomias, como, por exemplo, visitar o nosso planeta mais vezes.

  12. Senhor Leonardo Boff.

    O PT leva para a posteridade o “galardão” de ter sido o partido que desmoralizou a esquerda. João Amazonas, Luiz Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, e tantos outros vultos (verdadeiros) da nacionalidade brasileira, dedicaram as suas vidas, por longo período histórico, para erguer a verdadeira esquerda, com muita dedicação, suor, lágrimas e sangue, Sr. Boff. Lulla, Zé Dirceu, Dilma, Idelis Salvattis da vida e tantos outros que ostentam a tal estrelinha vermelha no peito, estão à léguas de ombrear àqueles ilustres brasileiros da verdadeira e genuína esquerda. Ser de esquerda é, também, ser honesto, não mentir, cultivar a ética, não se aliar a escória política e econômica que tanto suga o nosso povo, é não comprar congressistas, é não fazer com que o marketing seja o principal instrumento de governo para iludir o povo, é não ressuscitar homens públicos nefastos para a vida do país. Enfim, eu que votei nesse partido nocivo que governa o país, sito-me fraudado, decepcionado, triste e com profunda dificuldade de explicar para os meus jovens filhos; afinal, que esquerda é essa que está no poder?

  13. Prezado Teólogo,um conhecido professor aposentado da UnB, ex-fundador do PT-DF me disse, no primeiro governo Lula que o PT ao trocar de lado, jogou na lata do lixo da História 60 anos de lutas das Esquerdas, pena que PDT, PCdoB, PSB tenham ido atrás… Concordo com o Marcos. Descanse em paz Esquerdabras… eu tb fui eleitor, divulgador etc.

  14. Ninguém, como nunca nesse país, se imiscuiu tanto com a direita predatória.O PT fisiologicamente,oportunisticamente,predatoriamente,se aliou ao que há de pior na política brasileira,creio não ser preciso elencar!Vade retro!

  15. Diga muitas vezes que o PT é a esquerda, que acaba virando verdade. O PT é a pior direita,
    aquela que usa a capa da esquerda, conseguindo enganar até ilustríssimos e cultos personagens.
    Quem desmoralizou o PT (Lula), foi ele próprio, sendo a continuidade do governo FHC. Lula
    virou até amigo dos empresários beneficiados pelas privatizações. Tudo de ruim e de bom que FHC
    fez, o PT (Lula) deu continuidade, não tinha projeto de governo, por incompetência.
    Enquanto os banqueiros e a elite, nunca ganharam tanto dinheiro como ganharam no governo do PT (Lula), os pobres recebiam esmolas como cala boca, que nada mais é que tática eleitoreira.
    Não entendo como o Brasil tem uma produção de grãos que dá para atender a toda a população
    e ainda sobra bastante para exportar, e uma grande parte da população passa fome.
    Os 3 pratos de “comida” diário que o Lula pregava, o miserável está esperando até hoje.

  16. Esmiuçando o bofe! Aproveita-se alguma coisa?

    ….permitir que as transformações político-sociais alcançadas nos últimos dez anos sejam desmoralizadas e desmontadas por parte das elites conservadoras. transformações?, ëlites?,conservadoras? O mesmo palavrfiado de sempre. Tá na hora de virar o disco. Melhor seria quebrá-lo.

    …uma campanha mundial de desmoralização do Estado,…isava-se chegar ao Estado mínimo, debilitar a sociedade civil e abrir amplo espaço às privatizações e ao domínio do mercado, … uma sociedade com mercado para uma sociedade de puro mercado, na qual tudo vira mercadoria. Blá, blá, blá, blá.

    …o PSDB,….Protagonizou vasta privatização de bens públicos, que foi maléfica ao interesse geral. O mal feito é só o outro que faz, eu não.

    …Que isso foi uma desgraça mundial… entre os poucos que dominam os capitais e as finanças e a grande maioria da humanidade.?????

    …Foram os Estados que tanto combateram que os salvaram da completa falência, produzida por suas medidas montadas sobre a mentira e a ganância. Mentira e Ganância são peculiaridades de quem vive enganado(10 anos de PT – “não sabia”, não vi”, não sei de nada”).

    …a partir do qual garantiam seu enriquecimento fácil. Este assunto – enriquecimento fácil, é a pauta diária para quem foi condenado mas está solto planejando o próximo golpe.

    …melhor educação, melhores hospitais públicos, melhor transporte coletivo e menos violência na cidade e no campo. Tinha que revelar que é. Marxista-leninista-comunista-esquerdista e qualquer outra coisa ista.

    Acabou a farra de vcs. Sua cultura teórica foi vista na praticidade dos desmando que o PT fesz nestes ultimos anos. PT nunca mais!

  17. Oh seu boffe…o senhor na sua idade tem as seguintes opcoes: ficou louco de vez, eh cinico, eh miope, eh burro, nao le a tribuna onde poderia ver a coluna de hoje do helio sobre a crise do pt, vive noutro planeta? Ou todas as opcoes juntas? Ou melhor ainda nao engana mais seu prtenso messianismo esquerdista

  18. Os fascistas e seus filhotes ficam furiosos com a lucidez, o preparo e o posicionamento socialista do brilhante Leonardo Boff.
    Eu, como esquerdopata intransigente, fico encantado com as babaquices que escrevem aqui a título de comentários. Baixo nível intelectual.

  19. E o segundo comentarista é o mineiro que dá de ingênuo,cético, mas que milita mesmo no fascismo. Passa o dia inteiro fazendo intervencões ideológicas em blogs. Nunca adiciona informação imparcial para o conhecimento de leitores, além de entreguista feroz quando o texto contraria interesses de corporações estrangeiras.

  20. A palavra “DESMORALIZAR”, o PT? Será que ele por si só, já não se desmoralizou o bastante nestes mais de 10 anos no poder, o próprio PT deixou que isto acontecesse e ainda continua deixando, são tantas mazelas que pensaram que o povo estava dormindo e fizeram o mesmo que os partidos que antes estavam no poder, agora aguenta as consequências.

  21. Há quem tenha testemunhado a presença de dois representantes brasileiros, nos primórdios da década de noventa do século passado, em reuniões do consenso de washington, quais sejam: luis inacio lula da silva e fernando henrique cardoso!
    Em sendo verdade, e o passado recente parece não desmentir, quem é direita ou esquerda nesse país?
    Aliás, esse discurso já está esgotado. Não mais existe isso de direita ou esquerda. Existe somente um falacioso uso de retórica em torno dessa questão!

  22. Caro Boff o PT se desmoralizou a muito tempo,as privatizacoes de FHC nao foram desfeitas pelo PT e SR Boff no leste europeu nao houve socialismo estatal mais capitalismo de estado e sao estas afirmacoes equivocadas que desacreditam o verdadeiro socialismo que esta pautado segundo a minha compeensao numa sociedade organizada de forma horizonta com decisoes da populacao de forma direta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *