Dona Dilma, com os olhos fechados, não ouve nada. O povo, com os olhos bem abertos, vê, não houve nada. Dessa forma, como tenho dito, Dona Dilma não governa, não faz, pensa (?) que o Congresso vai fazer. Este não faz, seus ‘líderes’ dão o jeitinho do jatinho. A espionagem dos EUA no Brasil, maior do que no resto do mundo.

Helio Fernandes

O protesto do povo nas ruas está completando um mês. Aparentemente amainou ou os manifestantes se preparam numa espécie de reabastecimento mental, físico e até geográfico, estratégico. Começou praticamente localizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, com pauta de reivindicação restrita.

Mas se aprofundou de tal maneira, que ganhou proporções nacionais e repercussão internacional. E naturalmente as colocações-reivindicações se transformaram em exigências. Os Poderes Executivo e Legislativo, acuados, assustados e emparedados, foram se mostrando verdadeiramente acovardados. E aumentando o poder de fogo das ruas.

Só que os manifestantes dispersaram seus objetivos, poderiam tem obtido muito através de negociação, o que não aconteceu. Depois de amanhã (quinta-feira), a chamada “tropa de choque oficial” estará também nas ruas. Chamam de “Dia Nacional de Luta” (não confundir com Dia Nacional de Lula, embora tenha tudo para ser).

DONA DILMA QUER A “QUINTA”
DA REABILITAÇÃO-RECUPERAÇÃO

É evidente que ela não vai para as ruas, tentará comandar tudo de dentro do Planalto, dando ordens para o lado de fora. Funcionará segundo seus planos? Ou essa chamada “tropa de choque” terá que enfrentar duas forças opostas? A dos manifestantes atuantes ostensivos, e a outra, não tão evidente ou identificada, mas também sabendo o que pretende?

Nos bastidores do Planalto só se fala na “quinta” da reviravolta (textual), quando Dona Dilma retomará o Poder, que sabe que perdeu duplamente. Nas ruas e nas vielas do próprio Planalto, que Tancredo Neves gostava de chamar de “grotões e igarapés”.

“QUINTA” HISTÓRICA?

Todos, no governo, participando dele ou trabalhando para 2014 e até depois dessa data, se dizem “irmanados”, rigorosamente “aliados”, até mesmo “acumpliciados” pelo bem nacional e a tranquilidade do país. E quando sabem de alguma restrição “a essa ida para as ruas”, vem a ordem do próprio Planalto: “No momento estamos todos juntos, e não nos separaremos depois, de modo algum”.

Essa “quinta” vem sendo preparada ou tramada, no Palácio e no Instituto, exatamente há 12 dias (exclusivo).

EXECUTIVO E LEGISLATIVO PERDERAM
MUITO, O POVO NAS RUAS GANHOU POUCO

Nos primeiros momentos de junho-julho, a impressão era de vitória das ruas, derrota dos palácios. Mas com os dias passando, a constatação foi mudando de rumo e de direção. Assustados e mesmo se hostilizando, os dois Poderes foram compreendendo ou se convencendo de que não perderam coisa alguma. O Executivo se perdeu constrangido completamente com a absurda “Constituinte restrita”, que durou 24 horas.

O Legislativo derrubou a PEC 37, e por proposta do senador Pedro Taques (PDT-MT), com “apoio” de Renan Calheiros, transformou a corrupção ativa e passiva em crime hediondo, que ninguém sabe o que é, além de tremenda mistificação. E nem o Executivo ou o Legislativo avançaram para qualquer providência verdadeiramente efetiva, produtiva, positiva, construtiva.

O JEITINHO DO JATINHO

Recuperada a “confiança” e tendo certeza de que o povo nas ruas perdera o poder de pressão, Renan e Henrique Eduardo (e mais o ministro da Previdência) voltaram logo às mordomias do passado não muito distante. E requisitaram jatinhos para assistir jogo de futebol ou ir a casamentos. Apanhados em flagrante, reagiram de forma diferente.

Renan: “Não tenho que pagar nada, agi corretamente”. 24 horas depois, mudou: “Vou devolver 32 mil reais”. Henrique Eduardo: “Vou devolver 9 mil e 700 reais”. Fazem as contas com suas próprias maquininhas de calcular. Com isso, consideram que garantiram o direito aos jatinhos “regulamentados”. Eles e os outros 39 ministros.

O JEITINHO DO JATINHO 2

Não tem que haver regulamentação alguma, e sim proibição total de parlamentares e ministros REQUISITAREM aviões da FAB. Uma das exigências do povo nas ruas: MOBILIDADE no transporte. Faltam ônibus, trens, metrôs. E os poucos que existem são engarrafados nas ruas, com viagens ultrajantes dentro dos veículos.

Indo de casa para o trabalho e do trabalho para casa, no mínimo 3 horas, metade na ida, metade na volta. E por que alguns privilegiados podem andar nesses jatinhos da FAB, privilégio ultrajante. Basta uma ordem urgente e direta: “JATINHOS para esses poderosos, de maneira alguma”. E que passe a valer desde já.

DONA DILMA SE ENROLOU COM
AS PERSEGUIÇÕES DE OBAMA   

Primeiro, Dona Dilma, sempre incerta ou omissa, tomou posição diplomaticamente ultrajante, ao determinar ao Itamaraty que “não tomasse nenhuma posição ostensiva”, na questão do insulto ao presidente da Bolívia, cujo avião não pôde aterrissar em diversos países da Europa. Motivo? Obama achava que o ex-funcionário da CIA, Snowden, estaria nesse avião. Não estava, os países vizinhos da Bolívia, como eu escrevi, “protestaram pedindo desculpas ao presidente dos EUA”.

DONA DILMA TEVE QUE ABANDONAR
A OMISSÃO: OBAMA VIGIOU O BRASIL

As coisas não estavam nada bem para a presidente. Precisa muito que a “quinta” (depois de amanhã) produza efeitos extraordinários para ela. Por enquanto, vai dando tudo errado. Tentou, como contei ali em cima, não entrar em choque com os EUA e Obama. Mas O Globo (através de Roberto Kaz e José Casado, excelentes) conseguiu duas matérias sobre as gravações de Obama. Deram manchetes da Primeira, e colocaram no alto “Exclusivo”, para não deixar dúvida.

As denúncias foram e são de tal gravidade que Dona Dilma foi obrigada a mudar totalmente de comportamento. E para surpresa até do ministro do Exterior, deu a ordem: “Quero que o Itamaraty exija explicações dos americanos, sobre todas as questões reveladas nas matérias”.

O BRASIL, “MONITORADO” E
“INVESTIGADO” AQUI DENTRO

O mínimo que os americanos fizeram contra o Brasil foi a “espionagem por satélites”. Com bases montadas aqui mesmo no país. Invadiram o Brasil de todas as formas, gravando até mesmo telefonemas de empresas e pessoas físicas.

PS – O que não está nas matérias: ninguém sabe durante quantos anos essas gravações existirão. E que uso os EUA farão das violações do nosso território, independência e privacidade?

PS2 – Existe o “temor” no ministério: que Dona Dilma mude as ordens, considere que essa denúncia prejudica sua reeleição. O Itamaraty não se surpreenderia.

PS3 – Com 15 meses de antecedência, Dona Dilma só pensa (?) na reeleição, se exibe diariamente na televisão, pela obsessão de mais 4 anos no Planalto.

PS4 – O Congresso, usando uma simples e rápida PEC, pode acabar com a reeleição já para 2014, fixando o mandato em 5 anos e uma só eleição.

PS5 – Para os que possam dizer, “não pode atingir Dona Dilma, que foi eleita com direito à reeleição”.

PS6 – Ora, FHC foi eleito em 1994, sabendo que não havia reeleição. E como achava que não ganhava de Lula, REDUZIU o mandato para 4 anos.

PS7 – Depois, no Poder, comprou e pagou a reeleição para ele mesmo. Ainda tentou o terceiro mandato, não teve sucesso, exatamente como Lula.

PS8 – Se fosse por acreditar que “4 anos era pouco para um presidente”, FHC poderia ter defendido a reeleição, publicamente, mas para ele mesmo?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

44 thoughts on “Dona Dilma, com os olhos fechados, não ouve nada. O povo, com os olhos bem abertos, vê, não houve nada. Dessa forma, como tenho dito, Dona Dilma não governa, não faz, pensa (?) que o Congresso vai fazer. Este não faz, seus ‘líderes’ dão o jeitinho do jatinho. A espionagem dos EUA no Brasil, maior do que no resto do mundo.

  1. Caro Helio, Dª Dilma, está mais perdida que cego em tiroteio, que o POVO desperte totalmente, exigindo pacificamente as mudanças que a CIDADANIA EXIGE.
    Dª Dilma, só saiu em defesa da SOBERANIA NACIONAL, com a reportagem do O GLOBO, deixou passar caso da ofensa ao Presidente EVO, e o Brasil, continua como filial dos EUA, D. PEDRO I precisa ser lembrado comseuGRITO:INDEPENDÊNCIA OU MORTE”. ESSA SITUAÇÃO, CRIOU O PT, T DE TRAIDOR.
    O Problema do BRASIL é: em quem confiar para 05/10 de 2014!? para GOVERNAR O BRASIL SEM CORRUPÇÃO DESLAVADA!?
    Só nos resta rezar muito à DEUS, pedindo MISERICÓRDIA.

  2. Prezado Helio Fernandes. Não fico surpreso de você, jornalista sempre muito bem atualizado e de grande sagacidade, informar que a espionagem do governo norteamericano no Brasil é maior do que no resto do mundo. Qualquer pessoa medianamente culta e bastante inteligente sabe que o Brasil dispõe de grande capacidade tecnológica e científica. A simples pretenção de governos recentes formularem a candidatura do Brasil para membro permanente do Conselho de Segurança da ONU já desperta suspeitas de que o país há muito está preparado em termos de energia nuclear. O que cria a necessidade de espionagem é aquilatar o gráu de tal preparo. Mas estão, como se diz no Brasil, com a pulga atrás da orelha.
    Muitos brasileiros acreditam e divulgam a tal fabulação de que as Forças Armadas no Brasil estão sucateadas. Ótimo que eles pensem assim e que divulgem isto. Só que as potências estrangeiras são um pouquinho mais espertas e desconfiadas. O governo norteamericano está cada vez mais empenhado em descobrir a verdade, daí a velha e surrada espionagem.
    Jovens como Edward Snowden não saõ os primeiros, nem serão os últimos, a colaborarem com o resto do mundo, correndo para a China e para a Russia e revelarem o que sabem. Os americanos suspeitam de que no Brasil os Segredos de Estado são muito mais secretos, sendo essa história de sucateamento das Forças Armadas apenas uma cortina de fumaça.
    Nas primeiras décadas do século vinte houve um jovem médico canadense chamado Norman Bethune que se mandou para a China com a finalidade de colaborar com o governo comunista, não só na guerra sino-japonesa, como na luta contra o fascista e capitalista Chiang Kai-chek, este fortemente apoiado pelo governo norteamericano.
    O fabuloso Mao Tse-tung logo declarou que o povo chinês sabia distinguir a difetrença, primeiro entre o povo e o Governo dos E.U.A. e segundo, dentro do referido Governo, entre os que decidem a política e os funcionários em geral. “Comuniquem aos fabricantes da política de seu Governo que nós os proibimos entrar nas regiões liberadas, porque sua política é apoiar Chiang Kai-shek contra os comunistas, e não lhes temos confiança. Podem vir às regoões liberadas se seu propósito é combater o Japão, mas precisam chegar a um acordo”.
    O camarada Norman Bethune era membro do Partido Comunista do Canadá. Tinha uns cinquenta anos quando enviado pelos Partidos Comunistas do Canadá e dos Estados Unidosm para ajudar a causa chinesa contra o Japão. O camarada Bethune, no entanto, colocou em prática a conhecida linha leninista.
    Edward Snowden não vai ser o último a colaborar com a China e com a Russia, já que inventaram a tal de globalização, tão decantada pelo “sociólogo” e entreguista FHC.

  3. Como já li por aí: só desenhando.
    .
    Prazo, verba não se constituem em argumentos que invalidem o fato de um povo pretender tomar as rédeas de seu próprio destino.

    Não sobressai desses protestos uma pauta sobre o “que fazer”. O “que fazer” está desde 1988 previsto na Constituição que mesmo impõe como dever do Estado: SAÚDE, SEGURANÇA e EDUCAÇÃO. O que fica evidente é a indignação generalizada contra o método, os meios, o “como fazer”, à corrupção sem controle com a conivência e participação direta do grupo governante.

    Constituinte, plebiscito ou referendo? Os dois últimos não se prestam para o presente momento. Não pela técnica que representam, mas porque a mudança exigida permanece ao alvedrio e vai de encontro justamente ao interesse dos desidiosos e inescrupulosos responsáveis pela manifesta indignação popular, ou seja, daqueles detentores do poder. Poder, que é sabido: “não se dá, não se troca nem se retoma, mas se exerce”.

    Qualquer mudança efetiva passa pela ruptura com o presente, por uma Contituinte.

  4. Tem gringo nisso?

    Por conta da grande crise mundial do sistema capitalista, desde 2008, batendo muito forte na economia do primeiro mundo, especialmente em Portugal, Espanha, Grécia, e outros, causando imensos desempregos, a mais de 22%, expressos em variadas violentas manifestações de ruas, repletas de desempregados enfrentando a polícia.

    Por outro lado, em países com altos níveis de desempregos, mas não tão a elevados patamares, as manifestações de ruas praticamente nem existiram, como nos EUA, Inglaterra, França e outros.

    Mesmo nos países atingidos por severo desemprego, pelo que me consta, não assistimos os cruéis bloqueios de rodovias, causando deliberada criminosa desestruturação de toda rede de abastecimentos e sérios comprometimentos do setor industrial. Porque será que aqui no Brasil, justo com economia apresentando índices de desempregos da ordem de 5%, em algumas cidades do Sul, abaixo de 2,5%, ainda assim, insistem em bloqueios de rodovias? Tem gringo nisso?

  5. ERRO TRIPLO DO PT – Lideranças do movimento sindical que organizam o manifesto da próxima quinta-feira, 11 de julho, anunciaram a intenção de centrar suas reivindicações em busca da redução da jornada de trabalho, do fim do fator previdenciário, de reajuste para os aposentados e maiores investimentos em educação e saúde. O deputado Paulinho da Força Sindical (PDT-SP) está protestando contra a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que decidiu na quinta-feira passada convocar os petistas a engrossarem as manifestações sindicais com a defesa de plebiscito para reforma política. Comete três erros o alto comando petista: 1. Tenta interferir numa luta de classe com claro propósito de deformar o significado de suas manifestações; 2. Insiste com plebiscito sobre reforma política como saída para a crise sabendo que não há chance de ser viabilizado; 3. Celebra 10 anos de poder tendo fechado suas prévias pelo presidente Lula, que fez uma “reforma política às avessas” sem contestação da estrutura.

  6. Fanático ou espertalhão. Tudo indica a segunda opção.
    Gringo fechando rodovias.
    Acredite se quiser.

    É muita malandragem.

    Se a máscara não cai diante da realidade que desmente os mentirosos, o que fazer?
    Só a psiquiatria pode resolver.
    Ou mandar para o olho da rua esses vagabundos que fingem trabalhar em setores do estado e ganham fortunas.

  7. Segundo a presidente, a reforma política é um dos cinco pactos firmados junto aos governadores, em reunião há duas semanas no Palácio deo Planalto, como forma de dar uma satisfação aos manifestantes que se espalharam pelas ruas das principais cidades brasileiras. “Eu quero dizer para vocês que esta presidenta aqui ouviu claramente a voz das ruas, tanto porque essa voz é legítima, quanto porque nós temos uma democracia, e faz parte da democracia a luta por mais direitos”, disse.

  8. Baixo nível

    Visando manter o bom nível, dentro das ideias, muito importante para todos que buscam contribuir para um Brasil mais justo e honesto, a Tribuna da Imprensa não devia permitir certo tipo de rasteiras agressões nesse espaço.

  9. Ué, Naveira: só agora percebeste?! Aqui também tem alguns “mais iguais” que outros. O Limongi se foi, mas deixou herdeiros – no plural mesmo! -, Abbott e Costello tupiniquins… isso sem contar as cópias chinfrins!

  10. Naveira, continuando…

    A internet da minha residência é utilizada na rádio comunitária, já que a grana por lá é mais curta ainda, rss! Bem mais de uma centena de estudantes passam por lá, semanalmente. Um percentual elevado estuda Jornalismo. Vez por outra me mostram, por meio de “print screen”, as mais variadas formas de censura e apadrinhamento que os blogs tupiniquins utilizam. Infelizmente a TI também se vale de tais métodos. Não estou sendo leviano. Vi alguns desses “prints”. Alguns comentaristas realmente são apadrinhados, pois se algo de forma mais contundente se contrapor a tais figuras, a probabilidade de censura é muito grande. Os blogs globais são piores ainda!

    • Batista Filho,

      Você foi leviano e irresponsável, ao fazer esse tipo de afirmação sobre “suposta” censura na Tribuna. Vamos direto ao ponto. Diga o que foi censurado e quando.

      Não tenho tempo nem paciência para esse tipo de comentário, mas sou obrigado a responder, ao invés de estar fazendo alguma coisa mais útil.

      Carlos Newton

  11. Meu Deus do céu, mas que gestão desastrosa, essa da dona Dilma Roussef…Será que não há ninguém no PT com tutano para chegar na presidente e dar o recado: Dilma, cumpra o resto do seu mandato e caia fora! Ou isso, ou o PT entregará o poder a qualquer uma “da rua”, parafraseando Marcelo Caetano, quando pediu que os capitães da Revolução dos Cravos trouxessem o general Spínola, para que lhe transmitisse o cargo … Se o PT continuar apoiando a gestão desastrosa de Dilma, vai entregar o poder, de bandeja, ao ruinoso PSDB…Que país, Hélio!

  12. Fim do forum previlegiado?

    Tiro no pé da população. Pois, os parlamentares serão beneficiados com processos voltando para 1a.instâncias. Lá eles, compram sentenças e ficam sem julgamento até levar os recursos para o STF.

    Abestados nas ruas:

    Fim do forum previlegiados só beneficia parlamentares bandidos.

    Se não vejamos:

    Hoje, os processos contra parlamentares só tem o STF para julgá-los definitivamente.

    Após a aprovação da nova lei.

    Eles terão direito a dezenas de recursos at
    A venda de setenças vai sofrer aumento devido a demanda com novos clientes.

    O corregedoria e CNJ, vai ter muito trabalho para investigar juízes e desembrgadores vendedores de setenças para esses parlamentares.

    O Coaf, vai descobrir que o volume de saques em dinheiro para compra de setença sofrerá aumento exponencial.

  13. Mirem-se no exemplo do Egito, e veja a tática dos FDP, goslpistas-ditatoriais. Colocam nas ruas os seus paus mandados mercenários, violentos,e tb dissimulados, usando ou escudando-se atrás de inocentes úteis e marias-vão-com-as-outras, para promoverem o quebra-quebra, a baderna, a confusão, o vandalismo, dão proteção aos FDP, criam o clima de golpe, e depois aparecem como salvadores da pátria: com aviões sobrevoando o mar de “revoltos” jogando a estes flores, beijinhos, beijinhos, beijinhos, e depois pau, pau e pau ( já mataram 51 defensores da democracia e já feriram mais de 300 a balas de chumbro grossos). Tudo por mais 21 anos de loucuras, loucuras e loucuras ? Cambada de psicopatas, FDP, apaixonados por poder e dinheiro, que me perdoem as putas que comparadas a mentalidade miligna e golpista dessa gentalha , Elas são Santas. O Brasil não é honduras, nem paraguay, e muito menos o Egito, e bobo é sapo que anda de cócaras, seus canalhas. Não é de hoje, que estavamos vendo e denunciando que vocês, golpistas, à moda pombos no tabuleiro de xadrez, iriam aprontar mais merda e mais canalhices contra a Democracia e contra o nosso Brasilzão. Quer vocês queiram, quer não queiram, doravante, faremos do nosso Brasilzão a Nação mais Democrática do mundo, a nossa Democracia provou a vocês que já está madura o suficiente para resistir aos gollpes dos dinossauros jurássicos. Que coisa feia, que coisa horrorosa. Enquanto lutamos pela Evolução da Democracia, esses dinossauros golpistas, sujos, traiçoeiros e covardes, fazem exatamente o oposto, pugnam pela destruição da Democracia. Inaceitável. Vocês foram longe demais em suas demências. Agora fechamos o quebra-cabeça, a orquestração está de fato explicada: o joio maldito está detectado. Burrice extrema é sair às ruas para fazer o jogo que convém aos dinossauros e seus manipuladores, entre elles, Tio Sam, que há muito tempo nos espiona, aqui, ali e acolá, como já haviamos denunciado aqui, alí e acolá, restando-nos apenas dar os nomes dos sites, ou valhacoutos internéticos,entre os quais um que apresentava como o mais aberto e democrático e que já foi fechado às pressas, sintomaticamente, usados como base de operações dos agentes da CIA da mesmice, onde se fazia inclusive apologia explícita do retrocesso ao golpismo.

  14. Tenho reiteradamente divulgado a isenção deste Blog incomparável, ao mesmo tempo que destaco a importância e experiência de um dos ícones da informação, Hélio Fernandes, e o trabalho incansável de Carlos Newton para nos permitir um espaço essencialmente democrático e amplo para comentários, palpites, idéias, conceitos, pensamentos…
    Causou-me surpresa ler que a Tribuna da Imprensa se utiliza da censura, mas a minha indagação maior é quanto aos comentaristas…”apadrinhados, pois se algo de forma mais contundente se contrapor a tais figuras, a probalidade de censura é muito grande”.
    O Newton precisa esclarecer esta afirmação, sob pena de descrédito e ofensa aos que imaginam igualdade de condições em postagem de seus textos, menos considerar que a Tribuna faz diferença entre este ou aquele frequentador do Blog.
    Não posso crer que haja esta sistemática deplorável, ainda mais partindo de duas pessoas que têm recebido o nosso apoio e reconhecimento pela excelência do trabalho apresentado, Newton e Hélio, de modo que venham à tona acusações graves neste sentido, de apadrinhamento e de censura quando as críticas a tais protegidos se tornam mais incisivas.
    E, se peço explicações, devem-se as constantes intervenções que sofro, muitas delas em baixo nível, pois em caráter pessoal e não referente ao tema discutido.
    Aguardo manifestações da Tribuna sobre a existência ou não de apadrinhamentos e proteção às críticas desses protegidos, diante do comprometimento do Blog com atos que mais temos sido contrários, justamente as diferenças de tratamento para apaniguados.
    Ou Newton traz as devidas satisfações aos frequentadores do Blog ou, então, está disseminada a dúvida entre todos os comentaristas a respeito de quem é quem neste espaço, que deixa de ser democrático, e passa a ser restrito àquelas pessoas que detém a simpatia dos proprietários da Tribuna!

    • Prezado Bendl,

      Li teu comentário, por acaso, porque com a mudança ocorrida no Blog a quase totalidade dos comentários é postada direto, sem moderação.

      Não sei quem falou em censura no Blog, não tenho a menor ideia do que se trata. Ora, se os comentários são postados direto, sem moderação, como pode ocorre censura???

      Abs.

      CN

  15. Prezado Mauro Júlio Vieira,
    Deves desculpas ao Naveira e Silva.
    Este senhor é um cavalheiro, independente de ser simpático ao PT ou até partidário, pois tem esse direito.
    Que suas afirmações não estejam de acordo ao que pensamos, mas temos de respeitá-lo porque jamais ele usou de expedientes ofensivos ou tenha agredido quem quer que seja, mesmo com aqueles que dele discordam.
    Justamente por esta elegãncia, educação, Welinton não pode ser tratado de forma depreciativa, por favor!
    Espero a tua compreensão, pois sei que tu és humilde e reconheces quando erras e, desta vez, exageraste nas palavras ao Naveira.

  16. Por outro lado, haja vista os comentários permanentes contra o governo militar brasileiro, a ditadura, percebe-se algumas contradições neste Blog quando os que mais se colocam contrários a regimes de força querem a censura ou eliminação de certos participantes, uma espécie de limpeza do espaço para que possam desfilar seus pensamentos sem qualquer obstáculo.
    Festejar a saída de um e outro como vitória, denota absoluta contradição, ainda mais se somarmos os rótulos que são colocados em alguns com o intuito de fazê-los desistir da postagem de seus textos porque contrários às idéias dos que patrulham a Tribuna, que querem de todas as formas que seus conceitos prevaleçam sobre aqueles que lhes desagradam.
    Pois eu lamento a saída dos que contrapõem o que escrevo quando com educação e respeito, mas as interpretações feitas a respeito da política, e não em caráter particular.
    Certamente discutir os temas apresentados é o que menos interessa, vale desqualificar oponentes e carimbá-los como do “grupo” ou fora dele, pois é esta a função que se autoconcederam.
    Talvez a resposta dos apadrinhados e censurados esteja exatamente nesta maneira de contestação que tem como alvo a pessoa, e não debater o pensamento, nessas alturas de somenos importância!

  17. É fato sabido que na máquina pública existem milhares de vagabundos. O PT ainda a inflou com mais 25 mil cargos que todos sabem por que.

    Não citei nome de ninguém.

    PS. Prezado Francisco Bendl, você está colocando nos meus comentários coisa que eu não escrevi.

  18. FERNANDO GABEIRA

    ‘O sertão virando mar’

    Trecho: Os burocratas do PT respondem ao movimento das ruas com um plebiscito, na tentativa de dar ao processo o final empolgante de uma reunião de condomínio. O objetivo do PT é controlar tudo, como já controla o processo político. Num país onde muitos eleitores não se lembram do parlamentar em quem votaram, eles querem aprofundar a distância por meio de lista fechada. Na verdade, o governo não entendeu os novos tempos simplesmente porque sua estrutura mental não o permite. É uma estrutura fortemente hierarquizada. Participar das redes sociais, para eles, significa pagar a um batalhão de idiotas para repetir slogans e escrever blogs venenosos.

  19. POR CERTO TODOS TEM O DIREITO DE ESCOLHER E TER SUAS TEORIAS, A FAVOR OU CONTRA O SISTEMA ATUAL DE GOVERNO,SEJA PASSADO OU NO PRESENTE, CABE A CADA PESSOA SER EDUCADA E MENOS DRAMATICA NO LIGUAJAR USADO NESSE BLOG, QUE TEM UMA HISTORIA. NAO VEJO NECESSIDADE DE SE QUESTIONAR A INTEGRIDADE DE NOBRES JORNALISTAS QUE MANTEM ESSE CANAL ABERTO, SINCERAMENTE SR MAURO VIEIRA TEM O DIREITO DE SE EXPRESSAR E O DEVER DE RECONHECER AS PALAVRAS USADAS FORAM INFELIZES DE ESCOLHA, MAIS O O DIREITO DELE DE COMETER ESSA GAFE….QUANTO AO SR NAVEIRA E SILVA, TENS O DIREITO DE SE MANIFESTAR, NAO E PORQUE DISCORDAMOS QUE VAMOS OFENDER OU BAIXAR O NIVEL.
    TEM CERTAS HORAS QUE DA VONTADE DE SOLTAR O VERBO…MAIS O QUE ACONTECERIA SE TODOS FOSSEM ASSIM?

  20. Carlos Newton, boa tarde!

    Quem falou em censura AGORA fui eu, João Batista de Oliveira Filho (batista filho).

    Uma vez me dirigi diretamente a ti a respeito de problema com comentários de minha autoria. Isso depois de vários deles terem sido removidos. Infelizmente não obtive resposta. Inicialmente creditei tais problemas à própria instabilidade do servidor anterior.

    Como frisei acima, disponibilizo banda larga para uma rádio comunitária. Mais de uma centena de estudantes passam por lá. Alguns deles, atendendo a trabalhos de escola, acompanham a programação de outras rádios e blogs. Têm uma série de estatísticas levantadas bem interessantes, inclusive sobre blogs provavelmente financiados com dinheiro público. Outros levantamentos se referem a notícias veiculadas por informativos mais à direita ou à esquerda. Na questão específica, CENSURA E APADRINHAMENTO na TI, por várias vezes me mostraram “print screen” que na visão desses estudantes – e na minha também! -, infelizmente comprovam tal prática.

    Caso possa me enviar e-mail, você já tem o meu, enviarei o último print screen de um desses estudantes – que, honestamente, não vejo quaisquer razões para que não tenha sido liberado.

    No aguardo.

  21. Este blog poderia ter mais leitores se não tivesse uma tendência religiosa, não se sabe por medo ou por convicção.

    Quase todos nós, encantamos-nos com as fantasias que a mente produz, mas elas se esvaem diante de fatos concretos. E gostamos quando isso acontece. Sentimos mais seguros.

    Enfim, fatos concretos atraem mais que fantasias.

    Tem blogs pela net com 5 milhões de acessos e, pelo que observei, eles são desmistificadores, por isso atraem grande número de acessos. Contrapõe os misticismos dos boffs, santayanas, janios de F, Minos da vida com fatos concretos.

    Quanto a patrocínio, o pudor quanto à preferência de ser de pessoa física e não jurídica, na prática não se sustenta moralmente.

  22. Caro Mauro Júlio,

    É da contradição que nasce o novo, já dizia certo líder oriental. Tenho pensamento político-filosófico diametralmente oposto ao seu, mas nem por isso chamo de vagabundo quem discorda de minhas convicções, inclusive você. Penso que em respeito ao Hélio, ao Carlos Newton e a todos os comentaristas e leitores que fazem deste blog um espaço tão democrático, devíamos nos tratar com mais urbanidade. Admiro sua admiração pelos EUA e pelo american way of life, embora eu faça severas reservas aos governos estadunidenses…faz parte de sua índole e de suas convicções, e isso deve ser respeitado. Assim como admiro a lealdade do Welinton Naveira aos ideais socialistas e a sua ácida crítica ao capitalismo. É essa pluralidade que faz desta Tribuna um espaço único na blogosfera brasileira. Vamos mantê-lo assim, por favor.

  23. Mudando de assunto: ontem no Roda-Viva, mais um entusiasmado com a idéia do paraíso. Um tal Szeck. E ainda se diz psicanalista, mas demonstra desconhecimento da condição humana.
    Pessoalmente até é simpático, mas embarcou no humano demasiado humano.
    Para essa gente que não consegue perceber a vida na prática, um pouco da condição humana, pode pegar um Nietzsche e Um Cioram. Não garanto nada com livros, mas quem sabe entendam que as leis da natureza são IRREVOGÁVEIS.

  24. Meu prezado Mauro Júlio,
    Reproduzo o teu texto que foi motivo do meu comentário te pedindo que enviasses desculpas ao Naveira:

    Mauro Julio Vieira

    julho 9, 2013 até 10:14 am · Reply

    Fanático ou espertalhão. Tudo indica a segunda opção.
    Gringo fechando rodovias.
    Acredite se quiser.

    É muita malandragem.

    Se a máscara não cai diante da realidade que desmente os mentirosos, o que fazer?
    Só a psiquiatria pode resolver.
    Ou mandar para o olho da rua esses vagabundos que fingem trabalhar em setores do estado e ganham fortunas.

    Agora, Mauro, observa o texto do Welinton que motivou o teu comentário acima reproduzido:

    Welinton Naveira e Silva

    julho 9, 2013 até 9:45 am · Reply

    Tem gringo nisso?

    Por conta da grande crise mundial do sistema capitalista, desde 2008, batendo muito forte na economia do primeiro mundo, especialmente em Portugal, Espanha, Grécia, e outros, causando imensos desempregos, a mais de 22%, expressos em variadas violentas manifestações de ruas, repletas de desempregados enfrentando a polícia.

    Por outro lado, em países com altos níveis de desempregos, mas não tão a elevados patamares, as manifestações de ruas praticamente nem existiram, como nos EUA, Inglaterra, França e outros.

    Mesmo nos países atingidos por severo desemprego, pelo que me consta, não assistimos os cruéis bloqueios de rodovias, causando deliberada criminosa desestruturação de toda rede de abastecimentos e sérios comprometimentos do setor industrial. Porque será que aqui no Brasil, justo com economia apresentando índices de desempregos da ordem de 5%, em algumas cidades do Sul, abaixo de 2,5%, ainda assim, insistem em bloqueios de rodovias? Tem gringo nisso?

    Ora, meu caro, tu só podias estar te dirigindo ao Welinton, e eu não escrevi diferente.
    A verdade é que temos de nos policiar mais quando registrarmos nossos textos. Escrever ao sabor da emoção ou do momento não é bom, a gente diz volta e meia algum impropério e depois se torna difícil a correção.
    Mais a mais, Mauro, se eu te fiz uma observação foi no intuito de te querer atuando sem que tu sofras algum tipo de crítica desnecessária porque manifestas o que sentes, porém sem maiores cuidados, e deves tê-lo, haja vista que devemos levar em conta a sensibilidade alheia que pode ser mais ou menos do que imaginamos, e podem não aceitar nossas palavras e devolvê-las com mais intensidade, criando um clima beligerante, ruim.
    Eu jamais escreveria que tu registraras o que não havia deixado para todos lerem, mesmo sem que nomes fossem citados, apesar de facilmente identificável o alvo da tua contestação.
    Continua, Mauro, queremos os teus pareceres, mas aborda-os sem te dirigires ao comentarista pessoalmente, mas às suas idéias, eu te peço como amigo, se é que tu me colocas neste patamar, óbvio.
    Um abraço.

  25. Santo Deus!
    Há um trecho de uma antiga música(Zé Geraldo,creio)assim: “Isso tudo acontecendo e eu aquí na praça dando milho aos pombos”.
    Pois é exatamente isso que me vem á cabeça. Centenas de eventos e assuntos sérios ocorrendo no país e no mundo e alguns internautas discutindo o “sexo dos anjos”.
    Fui…

  26. Dilma, que tinha uma reeleição aparentemente tranqüila, deixou de ser favorita. Não significa, porém, que já esteja liquidada. Faltam 18 meses para a eleição, tempo suficiente para uma recuperação. Aqui entra uma coleção de “se”: se a economia deslanchar, se o governo produzir respostas que contentem as ruas, se outros candidatos não se viabilizarem…Foi assim que Lula, tendo caído a 28% de aprovação em 2005 (índice menor que o de Dilma agora, portanto), conseguiu emergir, recuperar-se e reeleger-se em 2006.

  27. Muito obrigado

    Pelos sinceros empenhos, aqui manifestado, de velhos e respeitados comentaristas, sempre externando os seus pontos de vista, críticas e ideias, na visão política de cada um, mas, sempre acreditando na possibilidade da construção de um Brasil mais justo, desenvolvido e forte, sinto orgulho de frequentar essa rebelde e nacionalista Tribuna da Imprensa, junto com essa turma de brasileiros que amam o Brasil. Gratos a todos. Que Deus nos ilumine.

  28. Prezado Sr. Francisco Bendl, Saudações.

    Parabéns pelo “pequeno puxão de orelhas” no nosso Colega, Sr. Mauro Júlio Vieira, solicitando que ele enviasse desculpas ao nosso Colega Sr. Welinton Naveira e Silva. Reforço a tua solicitação. E não tem problema nenhum da gente se desculpar, porque a gente as vezes, mesmo sem querer usa palavras inadequadas, como a meu ver foi o caso. E acho que tenho autoridade moral para pedir, porque também sou da Direita Nacionalista Desenvolvimentista, Positivista Utilitarista, da Escola do Sr. Mauro Júlio Vieira. Mas todos sabemos que entre o céu e a terra, tem muito mais que simples aviões de carreira- Barão de Itararé. É verdade que o Sr. Welinton carregou nas cores, e não houve “criminosa desestruturação de toda a rede de abastecimentos e sérios comprometimentos do setor industrial”, mas entendí que intenção dele era mostrar que houve graves problemas, com várias mortes, etc. Ora, sem ser um “Salomão”, a resposta do Sr. Mauro Júlio Vieira foi exagerada, pois não vimos nem Fanatismo, esperteza nem malandragem no trecho que descreve a greve dos Camioneiros. Abrs.

  29. Bortolotto, meu caro,
    Na razão direta de ter pedido ao Mauro Júlio que se desculpasse com o Naveira, AUTORIZO quem quer que seja a fazer o mesmo comigo quando eu for agressivo ou ofender algum participante deste Blog incomparável.
    No tema referente à espionagem americana, pedi desculpas ao laco, e não foi porque faltei-lhe com o respeito, mas por ter duvidado de uma informação que ele dera.
    Pois bem, um colega nosso me chamou à atençao sobre meu erro, eu o reconheci e pedi perdão, simples.
    Não me senti humilhado por isso, mas disposto a manter o nível que este espaço democrático deve ter, caso contrário ele será mesmo incomparável nas ofensas e falta de respeito!
    Inegavelmente deveremos refrear nossas palavras quando formos contestados, agora, que o pessoal acostumado a rotular e debochar dos demais que também se deem conta que não estão colaborando agindo desta forma, razão pela qual a reação se dá em patamares deselegantes e que exijam uma ou outra intervenção de modo que os ânimos se acalmem.
    Mauro Júlio é inteligente, um artista plástico, sensível, e entende esta nossa preocupação que, se não o considerássemos como uma pessoa que também merece respeito, não solicitaríamos a ele este reconhecimento de que exagerou.
    E, ele se lembra, já reclamei em seu favor quando foi ofendido pessoalmente, a ponto ter agradecido a mesma intervenção de hoje, porém ao contrário.
    Obrigado, Bortolotto, em me ajudares com o Mauro neste aspecto, da manutenção da civilidade ente todos nós.
    Um abraço forte e cordial.

  30. Acorda Hélio Fernandes, o real problema do brasil é a mega sonegação da elite, a mãe de todas as corrupções: diante do volume de recursos sonegado os demais crimes contra o patrimônio público mais parecem troco.
    Veja-se, considerando o volume roubado por ano.
    2011 – 415 bilhões;
    2012 – 425 bilhões;
    até o presente momento de 2013 – 212 bilhões.
    Diria o Bil Clinto: “É a sonegação, estúpido!”

  31. Ficaram espantados ao saberem que os EUA espionam o Brasil de modo mais intenso do que fazem em relação a outros países? Deveriam observar que os comandantes militares do Exército, Marinha e Força Aérea permanecem no cargo desde a primeira fase do Governo Lula da Silva. As mesmas pessoas ocupando o cargo máximo de cada Força Armada há quase 12 anos. Não acham estranho? Tudo indica que o Governo norteamericano está atento a esse “detalhe”.
    Como se costuma dizer no Brasil, gato escondido com rabo de fora.
    Há coisa mais prioritária nas Forças Armadas do que aquela repetitiva aquisição de aviões de caça, por exemplo? Tudo faz crer que os americanos pensam que sim, e estão procurando saber o que é.


  32. Manutenção de comandantes militares é irregular, diz dirigente de entidade
    Por Vasconcelo Quadros – iG São Paulo | 07/07/2013 10:00
    .

    Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica ultrapassaram o limite da “expulsória” definido pela Constituição e pelo Estatuto dos Militares
    Agência Brasil
    Comandantes Enzo Peri (Exército), Juniti Saito (Aeronáutica) e Moura Neto (Marinha)
    Denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal de Brasília pelo sargento reformado Marcelo Machado, presidente da Associação Nacional dos Militares do Brasil (ANMB) – entidade que representa militares da ativa e da reserva -, sustenta que os comandantes do Exército, general Enzo Peri; da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, estão sendo mantidos irregularmente nos cargos.
    Com mais de 70 anos, os três, segundo argumenta em ofício o presidente da entidade, ultrapassaram o limite de idade da “expulsória” definido pela Constituição e pelo Estatuto dos Militares (Lei 6880) – pelo qual a reforma se dá aos 68 anos – e estão impedindo a promoção de outros oficiais generais aos postos de comando das Forçadas Armadas.
    Ele cita também a Lei Complementar 97/99, que impede a permanência em postos de comando dos militares reformados por idade, o que é o caso dos três. A mesma lei, segundo Machado, só permitiria a permanência em postos de comando desde que os indicados pelo governo estejam em situação de reserva remunerada. No Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro que chega aos 70 anos deixa automaticamente a função. É a chamada expulsória.

    Conforme a representação encaminhada ao MPF, com informações retiradas do site oficial das três Forças, Julio Soares, Saito e Enzo Peri já têm completos, respectivamente, 70, 71 e 72 anos. Os três foram empossados em 2007 pelo ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, no início do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e estão sendo mantidos pela presidente Dilma Rousseff.
    Procurado pelo IG, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse, por meio da assessoria de imprensa, que não comentaria a denúncia. A indicação ou exoneração dos comandantes das Forças Armadas, que têm status de ministros e funcionavam como órgãos distintos na Esplanada antes da criação da Defesa, é de livre nomeação da Presidência da República.
    O dirigente da entidade sustenta que o Palácio do Planalto faz vistas grossas ao que determina a legislação por medo de mexer na área mais sensível do governo diante do quadro de instabilidade gerado com as recentes manifestações.
    “A meu ver e de boa parte da tropa, é a garantia que o governo tem de manter as FFAA no cabresto”, afirma Marcelo Machado, que está coordenando a mobilização de associados da ANMB – entidade inexpressiva, mas que representa militares das Forças Armadas, dos corpos de bombeiro e policiais militares – para uma manifestação na próxima terça-feira na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
    O protesto é contra a corrupção e por melhores salários, mas na pauta estará também o que ele chama de passividade dos comandantes do militares diante dos baixos salários e da crise política e econômica que o País vem enfrentando.
    “Os comandantes militares têm se comportado como meras figuras decorativas em nossos pleitos e reivindicações. Não sentem o peso da inflação em seus soldos, que são compostos por gratificações, diárias e outros aditivos que a grande maioria da tropa não tem”, cutuca o militar. Ele diz que pediu providências ao MPF como cidadão e afirma que o governo administra com artifícios políticos a insatisfação generalizada no meio militar.
    Antes da eclosão da crise política provocada pela onda de manifestações, a manutenção de Enzo Peri, Juniti Saito e Julio Soares tinha como objetivo evitar estremecimento do governo com a área militar por causa da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A mesma entidade, embora inexpressiva e ligada a grupos políticos de direita, chegou a pedir que a CNV investigasse também os exageros cometidos pelas organizações de esquerda durante os anos de chumbo.
    Os coordenadores da CNV criaram um canal de interlocução com Exército, Marinha e Aeronáutica por meio dos três comandantes e sempre argumentaram que qualquer mexida nesses cargos poderia interromper o fluxo de informações indispensáveis para reconstituir os crimes da ditadura militar e esclarecer o paradeiro dos desaparecidos políticos.

  33. Caro Jornalista,

    Por falar em JATINHOS…Veja esta notícia da Capital da Eficiência e da Moralidade:

    Flagrado usando um carro oficial para ir a bares e restaurantes, o chefe da Seção de Apoio a Perícias do Instituto Médico Legal (IML) de Brasilia foi exonerado do cargo na tarde desta segunda-feira (8/7).

    Na semana passada, um funcionário do IML usou, por dois dias seguidos — quarta e quinta-feira — uma viatura descaracterizada para frequentar bares em Taguatinga Norte e na Asa Sul. Nas duas ocasiões, ele aparece acompanhado do diretor-geral do órgão que ainda se valeu de uma carona no carro oficial ao voltar para casa, na Asa Norte.

    Nesta segunda (8/6), a Corregedoria da Polícia Civil abriu sindicância para apurar o caso, prevista para ser encerrada em 60 dias.

    AOS PODEROSOS TUDO DE DESCULPA. AOS FRACOS NADA SE PERDOA…

  34. Sinceramente que paisinho vivemos pessoas medíocre no poder, cercadas por pessoas totalmente incompetentes, Americano faz o que quer aqui mesmo só temos trouxas e corruptos ditando nossas leis e ainda sendo subordinados dos americanos,Os caras fazem o que querem aqui e nossos políticos medíocres não tem moral alguma para travar os americanos definitivamente são como marionetes nas mãos dos americanos.
    Corruptos vagabundos e totalmente incompetentes vermes desprezíveis.

  35. Dilma não nós representa não pode ir aos Estados Unidos nós vender, com certeza em Outubro vai receber as propinas americanas para as próximas eleições, Como pode o Brasil ter o Povo que tem, como uma nação pode dormir enquanto miseráveis gente sem qualquer competência para administrar nossa nação, todos os partidos políticos se transformaram em organizações criminosas a justiça anda de braços dados com os partidos temos hoje e um BRASIL SEM BRASILEIROS NO COMANDO.

  36. Somo um gigante com alma pequena, sem voz sem ambição no mundo, um pais com medíocres no comando uma nação sem rumo nas mão de corruptos e gangues, somos uma nação sem dono, sem comando sem direção, uma nação vergonhosamente comandada sempre por cretinos e corruptos de todos os partidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *