Dona Dilma deveria dar o pontapé da CPI dos Estádios. Teria apoio do doutor Renan, doutor mesmo. O ministro de Campos não está contra ele, os irmãos Ciro e Cid, sim. Michel Temer não gostou de perder. Os canalhas também morrem, epitáfio para Videla, Pinochet e Ustra.

Helio Fernandes

Disforme e sem uniforme, Dona Dilma deu o pontapé no estádio Mané Garrincha. Já fizera o mesmo no Maracanã, Minas, Ceará e ontem repetiu em Pernambuco. Não escolhe nem as companhias, ficou abraçada com o governador Agnelo Queiroz, que soterrou uma CPI para se livrar da punição pelas acusações, das quais não se defendeu e ninguém o defendeu.

É bem verdade que os governadores Sergio Cabral e Marcone Pirillo pegaram carona nessa operação. (A palavra soterrou fica muito bem, pois como sempre existiam empreiteiras construtoras riquíssimas envolvidas).

Esse pontapé foi repetido na televisão, tiveram o cuidado de editar sem a foto do governador, suspeitíssimo. Na verdade, foram 17 pontapés no cidadão-contribuinte-eleitor, que está pagando a construção superfaturada de todos esses estádios, que serão usados circunstancialmente.

Como não tem conselheiros ou assessores com autoridade e independência, e ela mesma é lenta na análise. Dona Dilma ainda nem percebeu o conteúdo de marquetismo que está jogando fora. Poderia dar o pontapé para uma CPI que fizesse o levantamento dos custos desses “elefantes bancos”. Desculpem o lugar comum, não há como fugir).

Começaria pelo próprio Mané Garrincha, orçado em 680 milhões, ainda não está pronto, no final custará mais de 1 bilhão e 500 milhões. Daria um pulo ao Estádio do Rio, quase a mesma coisa. Iria custar perto de 800 milhões, vai chegar a quase 1 bilhão e meio, e terá que ser reformado para a Olimpíada. Mas 288 milhões.

PS– Não teria o menor problema para criar a CPI. Poderia ser do Senado, teria mais pompa e liturgia. Está aí mesmo à disposição o prestimoso, o doutor Renan Calheiros.

PS2 – Doutor, mesmo, foi até ministro da Justiça da base, só que comparada (nada a ver com comprada) à era do PSDB e de FHC, qual a diferença?

PS3 – De qualquer maneira, Dona Dilma estaria iluminada (?) por uma de suas seduções: o holofote.

MINISTRO DE CAMPOS
NÃO ESTÁ CONTRA ELE

Foi noticiado que Fernando Bezerra, da Integração Nacional, indicado pelo governador de Pernambuco) apoiaria Dilma. Já escrevi sobre isso há 10 dias, com os fatos verdadeiros.

O ministro quer ser governador, com apoio de Campos. Se não for, aí sim, pode apoiar Dona Dilma. Ela é apenas trampolim, estão em campanha para a candidatura. Todos, inclusive Dona Dilma. No PSB, contra Campos, só mesmo os irmãos Cid e Ciro.

QUEM PERDE MAIS:
PMDB OU MICHEL TEMER

É difícil, quase impossível fazer levantamento sobre o rescaldo, ainda não apagado da soturna “madrugadada” dos portos. Todos foram atingidos, ninguém ancorou em boas condições, muitos bastante avariados. Michel Temer passa recibo na derrota, deixa “vazar” quebra de relacionamento.

Vencedores mesmo, Daniel Dantas, Libra, Eike, Odebrecht. Perdedor único: o interesse nacional. Os portos estatais naufragaram.

###

PS – Resta esperar a CPI apregoada, anunciada e retumbada pelo deputado-delegado Protogenes. Virá mesmo? Se não vier, significa a palavra dele.

PS2 – Por que não viria? Proclamada da forma como foi, com a Câmara quase completa e audiência de televisão recorde para aquela hora, não teria sentido. Além do mais, até agora Protogenes tem crédito acumulado. O que não acontece com seu partido, o PCdoB.

EPITÁFIO PARA
UM TORTURADOR

Adequadamente, na campa do túmulo do coronel Ustra: “Os canalhas também morrem”. Como epitáfios servem mais para mortos, podem ser usados para Videla e Pinochet. Embora Ustra não esteja longe deles.

FILHA DE RAÚL CASTRO FAZ
ACORDO COM O PAI E O TIO

Mariela Castro é uma espécie de porta-voz dos gays de Cuba. Eles quiseram fazer passeata em Havana, não conseguiram nem chegar perto da autorização. Falaram com ela, que antes de conversar com o pai, procurou o tio. Fidel lhe disse: “Deixa eu falar com ele, mas têm que fazer concessão”.

Fidel falou com o irmão, que de cara, vetou: “Passeata gay, você está de acordo?” Fidel disse, “não estou de acordo, mas eles confiam nela, pode valer mais tarde”.

Raúl perguntou como fariam, Fidel mandou esperar. No dia seguinte, Mariela veio com a proposta, logo aceita. Cartazes com duas frases: “Homofobia, NÃO. Socialismo, SIM”. Houve a passeata, um sucesso para todos.

CABRAL GANHA NO TJ, VAI
PERDER NO STJ E NO STF

A luta de Cabral contra os donos da cadeiras do Maracanã, chamadas de “cativas” ou “perpétuas”, é uma vergonha. Essas cadeiras começaram a ser vendidas em 1948, financiaram uma parte da construção do estádio. Agora esquecem tudo e um dos secretários de Cabral diz esta barbaridade: “Quem comprou essas cadeiras queria apenas ver a Copa de 50”.

Como ele soube se nem era nascido? Agora, a chamada “guerra das nucleares” se transformou em luta coletiva. No STJ e no STF, quem ganhar ganhou, quem perder perdeu, coletivamente. Só que esses dois tribunais não podem votar contra o direito adquirido.

TV CULTURA TEVE 
CANDIDATO ÚNICO

Há mais de um mês, informei aqui: o ex-ministro João Sayad está querendo continuar como presidente da Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura. Ainda perguntei: por que alguém trabalha tanto para presidir uma televisão sem audiência? E acrescentei: contra o governador Alckmin, não tem a menor chance.

Ainda não havia surgido o nome de Marcos Mendonça (nome do mais famoso goleiro do Fluminense, aristocrata e tricampeão) e a exigência do governador que ele fosse candidato único. Se a reeleição fosse tão fácil assim, que maravilha viver.

SERRA, SEMPRE SERRA,
A GRANDE ATRAÇÃO

O ex-governador pelo menos conseguiu uma grande atuação na convenção do PSDB. Foi a grande atração. Acima de um ex-presidente da República, de um governador no cargo, do próprio duas vezes presidenciável, Aecio Neves.

Este pretendia a presidência do partido, sem concorrentes. E a presidência da República, com todas as restrições internas. O porta-voz dessas restrições, José Serra, se colocou habilmente nessa posição. Por isso, a ansiedade em relação à sua fala, quando a “fala do trono” devia vir de Aecio.

Serra cumpriu o que ele mesmo programara. Não chegou com FHC e Alckmin, como acreditavam. Não citou o nome de Aecio uma só vez. Confundiu deliberadamente os “intérpretes”. Nenhum analista, por mais serviçal que seja, pode afirmar que Serra não será candidato em 2014, ao Planalto, ou numa opção, a voltar ao Bandeirantes.

E nessa opção deixa em aberto a possibilidade de disputar a Presidência pela terceira vez em 2018, com 76 anos. O ex-prefeito, ex-ministro várias vezes, senador (praticamente sem exercer o mandato) e governador representa Carlos Drummond de Andrade, é a pedra no meio do caminho do PSDB.

###
PS – As chapas (únicas) dos quatro primeiros presidentes da República eram chamadas de “café com leite”. E os três primeiros eram de São Paulo: Prudente, Campos Salles, Rodrigues Alves.

PS2 – O quarto, Afonso Pena, era uma reivindicação de Minas, para o seu governador. Mas o que valeu mesmo é que se não fosse ele, seria Rui Barbosa, pânico dos políticos. Poucos sabem disso.

PS3 – A morte de Afonso Pena, deixando 17 meses para o vice Nilo Peçanha, acabou com o “café com leite” obrigatório.

PS4 – Volta agora, Aecio pela primeira vez tem uma certeza: sem São Paulo não ganha, nem sequer chega ao segundo turno.

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

13 thoughts on “Dona Dilma deveria dar o pontapé da CPI dos Estádios. Teria apoio do doutor Renan, doutor mesmo. O ministro de Campos não está contra ele, os irmãos Ciro e Cid, sim. Michel Temer não gostou de perder. Os canalhas também morrem, epitáfio para Videla, Pinochet e Ustra.

  1. Caro Helio, parabéns, Bilhões gastos no Pão e Circo, sendo roubados, e a Saúde (Cidadãos morrendo ou ficando aleijado por falta de tudo, e Educação com livros editados pelo governo, com erros grosseiros, Segurança com bala perdida, tudo no no caos, esse é o governo que temos, ou será melhor dizer:Desgoverno.
    Pergunta que não quer calar: onde andam os TCs, os MPs??? os “representantes do povo, federais e estaduais???, todos se dando bem, omissão, teu nome é corrupção!!,e o povo se danando, escorchado em impostos, para serem roubados.
    Temos que lamentar dar razão a De Gaulle.
    Rui Barbosa, atualíssimo, Tenho Vergonha em ser honesto.

  2. Helio, a Odebrech deve 62 bilhões segundo informaram alguns jornais do país. Paga as despesas das viagens de Lula mundo a fora. Participa da construção de vários estádios da Copa de 2014, tudo construído com dinheiro público. E por mais incrível que possa parecer, esta mesma empreiteira devedora assumida, descaradamente pagando as viagens de um ex-Presidente imoral, recebendo dinheiro público para construir estádios ainda ganha de presente a concessão para administrar vários estádios. Caramba! Como é possível uma coisa dessa? Vergonha!!!

  3. EPITÁFIO PARA
    UM TORTURADOR
    Hélio, está faltando muita gente nesta sua lista, segue a minha pequena contribuição. Os irmãos Castro, Mao, Stalin, Hitler, Chaves.

  4. -CPI não passa de um sonho de verão. Todos os “partidos” estão envolvidos até o pescoço, então….

    -Fernando Bezerra quer ser governador mas se não tiver o apoio de Eduardo Campos, passa para o lado de Dilma. PICARETA DE CARTEIRINHA, vá ser cara de pau assim lá em Pernambuco.

    -Michel Temer sempre foi um verdadeiro ASPONE, por isso procura sempre salvar o seu e o resto que se f…

    -No epitáfio do Ustra deveria ser escrito assim: OS CANALHAS JUNIORES TAMBÉM MORREM, já que por aqui, diferente de outros países, os PEIXES GRANDES foram poupados.

    -É uma pena que a TV Cultura tenha tão pouca audiência. Ainda é uma das poucas que se salva, independente de suas disputas políticas.

    -Digo e repito. Esse “ET de São Paulo” atualmente é o maior cabo eleitoral do PT.

    Se me esqueci de citar mais alguma coisa, me desculpem.

  5. Dona Dilma só enxerga, caro e nobre Jornalista Helio Fernandes, o próprio ego e umbigo e não larga dos mesmos que são superestimados por ela e sua turminha. Ela só quer mostrar para os incautos ( e são milhões espalhados pelo Brasil adentro ) que acreditam nela e no seu governo que ela sabe governar. Governa o que mesmo Helio Fernandes esta senhora? Quem no primeiro ano de mandato teve que aceitar demissões de ministros envolvidos em falcatruas ( A imprensa fez o seu papel denunciando ) e recentemente devolveu o Ministério do Trabalho a um homem ligado ao corrupto e subordinado Carlos Lupi não pode ser levada a sério pelos cidadãos que possuem esclarecimentos neste País. Infelizmente mantendo-se a grande maioria do povo na ignorância ( a Educação de um povo, tão importante, não passa por perto de certos governantes do Brasil/ Lula e Dilma incluídos neste rol dos recentes governantes ) e dando ao mesmo povo somente as migalhas pode-se governar com tranquilidade e continuar com sua arrogancia e soberba achando-se uma grande presidente. Vergonhoso tudo isto caro e nobre Jornalista Helio Fernandes.

  6. PresidANTA e Ustra; respectivamente, terror e tortura atrás do difuso discurso democrático. Quem é quem?
    .
    Insisto que os dois queriam democracia e a democracia que aí está deve sim, e muito, aos dois com enorme vantagem para a presidANTA.
    Queriam, eles, democracia cada qual a sua e ao seu modo. Ustra, segundo e em defesa do conceito legal vigente prescrito pelo Estado que ele auxiliou a preservar; ela, a democracia de suas convicções pessoais, portanto, marginais onde o terror se inseria como meio e o Estado era mera fachada. Necessária àqueles que lei e ordem não são fins, são meios.
    Essa via marginal, ausência de legalidade, do “TUDO É PERMITIDO” (do lado de Ustra, suposta e bastante questionável se na luta contra o terror) que ora se agiganta e consolida com a presidANTA anistiada, é o regime da violência igualmente ilimitada que coloca em risco o mais poderoso instrumento democrático, o Estado. Pois, sem constituição, sem Estado de Direito não há Estado.
    E esse estímulo ao desprestígio do legal bem atrai as massas a quem a legalidade pouco serve em suas necessidades mais imediatas. Massas que são responsáveis pela instalação de governos democráticos. H. Arendt traça o seguinte quadro:
    “Esses movimentos, pelo contrário, demonstraram que as massas politicamente neutras e indiferentes podiam facilmente constituir a maioria NUM PAÍS DE GOVERNO DEMOCRÁTICO e que, portanto, UMA DEMOCRACIA PODERIA FUNCIONAR de acordo com normas que, na verdade, eram aceitas por apenas por uma minoria” …“nada mais constituíam senão um silencioso pano de fundo para a vida política da nação”
    .
    O maquiavelismo está ultrapassado:
    “Deveis saber que existe duas maneiras de combater: uma com as leis, a outra, com a força”.
    Pois, a inserção do DINHEIRO permitiu a manipulação das duas:
    “Ao inventarem o dinheiro, porém, os homens não suspeitavam que estavam criando um novo poder social, o poder universal único, diante do qual a sociedade inteira ia se curvar – Engels, Friedrich”
    .
    O fim de semana foi marcado pela corrida dos “bolsistas” à Caixa (deles) necessitando, aqui pelo nordeste, de esforço policial. Segundo dizem, pelo boato de que a “Bolsa Família” ia ser extinta; outros, que a “mãe” presidANTA tinha mandado depositar um “presentinho” pela passagem do dia das mães.
    .
    E diz Rousseau: “Distribuam dinheiro e logo terão grilhões”.
    .
    Qual democracia?
    .
    Fico, infelizmente, com Rousseau:
    “Tomando o termo no rigor de sua acepção, nunca existiu verdadeira democracia e jamais existirá. É contra a ordem natural que o grande número governe e que o pequeno seja governado ( e conclui):
    Se houvesse um povo de deuses, ele se governaria democraticamente. Um governo tão perfeito não convém aos homens”
    .
    Arrego!

  7. Ela deveria dar é um ponta pé na podridão implantada no Pais pelo seu partido (PT) e parar de apoiar os criminosos do mensalão.

  8. Mestre Helio Fernandes diz “Adequadamente, na campa do túmulo do coronel Ustra: “Os canalhas também morrem”. Como epitáfios servem mais para mortos, podem ser usados para Videla e Pinochet. Embora Ustra não esteja longe deles” Concordo plenamente….só que….faltou citar Fidel Castro, mestre Helio….não é verdade??

  9. ONGs e Pastorais da vida pretendem importar “índios” da Índia (e Bangladesh) para usarem em manifestações no Brasil. Pensando bem, quem melhor do que um “índio” da Índia, para a empreitada, não é verdade?

  10. O século XX foi rico em golpes ou revoluções. Dá no mesmo. Dois tipos distintos estavam por traz deles ou delas: uma positivista comandada por militares e outra, da religião marxista-leninista. A primeira , não se importava com o povo e apenas queria consertar o país pela baderna em queele se encontrava. A segunda, a comunista, procurava se ligar ao povo e ainda procura pelo sentimentalismo de sua salvação. Pela demagogia. No fim, as duas não dão em nada, ou em coisa pior. Os tais revolucionários se prolongam no poder e este os corrompe.
    Como a revolução de Fidel teve o manto do sentimentalismo religioso, ela está tendo maior duração, para infelicidade dos cubanos.
    Até hoje ainda comove muita gente, que acha ainda que Fidel salvou seu povo do grande satã, os EUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *