Dunga, Globo e Brahma: o meio no a mensagem

A forte hostilidade do treinador Dunga para com reprteres da Rede Globo, segundo revelaram o Caderno de Esportes da Folha de So Paulo de segunda-feira e a comunicao do leitor Jim Incio Muller ao editor deste site, Carlos Newton, que a colocou na tela no mesmo dia, teve, no fundo, origem em dois fatos que se passaram na concentrao brasileira de Johannesburg.

A reprter e apresentadora do Jornal Nacional, Ftima Bernardes, aps autorizao do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, procurou o tcnico para uma entrevista exclusiva para a Rede Globo. Alguns jogadores participariam tambm. Alm de a matria possuir importncia jornalstica, funcionaria tambm como um suporte a mais, indireto, publicidade contratada pela Brahma com a emissora que lidera a comunicao no pas.

Dunga, entretanto, recusou-se a dar entrevista exclusiva e no seu estilo rude disse que todas as televises recebem dele tratamento igual, no vendo razo para o privilgio. Sem entrar no mrito da questo, mas focalizando os fatos, segundo Igncio Muller, Ftima Bernardes persistiu e se comunicou com Ricardo Teixeira. Este determinou a Dunga que atendesse Globo. Mas o treinador ficou firme em sua negativa. Pelo telefone, colocou seu cargo disposio se a presso continuasse e acrescentou, ainda segundo Muller: o senhor (Ricardo Teixeira) ento escale a Ftima Bernardes em meu lugar. Esta a primeira parte da histria, que no explica, muito menos justifica, a reao de Dunga com Alex Escobar e Marcos Uchoa durante a entrevista coletiva aps a vitria sobre a Costa do Marfim.

O tcnico descontrolou-se e, deseducadamente, partiu para uma srie de agresses verbais contra os que nada lhe fizeram, tampouco foram responsveis pela presso contra ele. Vem fazendo deste comportamento uma constante, assinalando no compreender o papel dos jornalistas. A imprensa, seja ela escrita, falada ou televisada, um canal de comunicao o nico, alis entre a fonte das informaes e a sociedade em geral. Agredindo os encarregados deste transporte factual e analtico, Dunga est se distanciando da opinio pblica. Pois sem a mdia, no pode haver afirmao humana nem viso analtica dos acontecimentos. No existir, sem trocadilho, comunicao globalizada. Isso de um lado.

De outro, segundo a coluna Painel, Caderno de Esportes da FSP, o comportamento de Dunga vem desagradando profundamente os patrocinadores da TV Globo e da CBF, especialmente a Brahma. Por que isso? Simplesmente porque nenhuma empresa deseja unir sua imagem e sua mensagem a quem no se identifica com o mercado a ser atingido. Como est se verificando uma condenao s atitudes do tcnico, em conseqncia os consumidores tendem a bloquear a mensagem que ele sintetiza: a garra pela vitria da Seleo de Ouro.

A questo, entretanto, no termina a neste ponto. Ela vem tambm negar que seja totalmente positivo o conceito de Macluhan, autor do belo ttulo “A Galxia de Gutenberg”, para quem o meio a mensagem, outro ttulo alis, o mais conhecido de sua obra.

Nem sempre o meio a mensagem, sustento eu. Se fosse, a Brahma, veiculada pela Globo, independeria do comportamento de quem encarna a mensagem que se prope a transmitir para ampliar sua presena no consumo. O meio a mensagem, sim. Mas at certo ponto. O meio, no caso a Rede Globo, no pode dispensar o carter do contedo. Este, no fundo, que predomina, pois o substantivo pesa mais que o adjetivo.

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